alguém arranja o grafico da curva de potencia e binario do 1.5iLS 115cv... para podermos esclarecer o nosso amigo?
ps: o melhor é conhecer o motor o carro a fundo... para depois conseguir distinguir os regimes em que o motor faz menos esforço (logo menor consumo)...
1º- Motor bem afinado. Revisões em dia.
2º- Em andamento evitar baixar das 2000 rpm ou ultrapassar as
3200.
3º- Em A.E. tentar manter velocidade constantes e nunca passar
dos 115 kms/hora.
O binário deste motor deve estar muito "em cima" mas deve aguentar-se bem na faixa das 2 a 3000 rpm sem perder ritmo ou
deixar o motor fraquejar.
E a sua teoria em termos absolutos também está correcta.;)
Concordo também, e a 300% sobre "as relações de caixa não são feitas à sorte".
Teorias para poupar existem muitas e felizmente tenho-me dado bem :D
Tenho formação em Eng. Mecânica sim. Mas aqui considero-me igual a todos os outros. Existe muita coisa que não se aprende nas Universidades. Às vezes faz bem uma formação supelementar. E este fórum é pródigo nessas situações. Quem quer um doutoramento tem aqui a sua tese [}][}][}][}]
Eu tou no último ano ;)
Na universidade pouco se aprende. O fundamental é ter umas bases, gostar da área e pensar muito!
Nas 2000 rotaçoes nao fraqueja, e ás 3000 puxa muito bem.
Vou tentar mante-las pelas 2000.
Cumprimentos, obrigado.
Boas. Eu tb tenho 1 civic (neste caso o 1.5iLS de 115 cv) e tinha exactamente as mesmas dúvidas. Tb ando normalmente entre as 1500-2000 rpm (sempre que não me apetece esticar o pópó eheh)pois pensava que seria o melhor regime de consumo, mas vou passar a fazer o mesmo, entre as 2000 e as 3000 rpm numa mudança abaixo, e ver a comparaçao dos consumos no próximo depósito.
Actualmente faço cerca de 7,0l/100km em média com estrada mista, vamos ver se melhora, dps coloco aqui os meus resultados.
Uma coisa boa que este meu traz é 1 sinal de economia verde, que se acende sempre que vai (supostamente) a consumir pouco, julgo que é 1 bom indicador, não sei se o teu tb vem com isto.
O gráfico que devem estar a falar, deve ser qualquer coisa deste género..
Civic 1.6iVT
Esse motor 1.5 iLS é a obra de arte da onda [^]
Neste iLS a Honda põe 3 motores e não de 1.. como alguns deverão saber este motor em baixa carga e abaixo das 3000 rpm funciona apenas com 12 válvulas, sendo 1 admissão e 2 escape.
Neste motor os menores consumos são obtidos obviamente nestas condições, sendo elas muito longe da rotação de binário máximo.
Temos sempre de ter em atenção que a maior parte dos carros que tem o binário máximo acima das 5000 rpm (por exemplo) muito provavelente obtém 90% desse valor numa rotação perto das 3000 rpm. Logo é nesse "quase máximo" que será obtido o menor consumo, se estivermos a falar de uma carga média.
Se estivermos a faler em carga nula é óbvio q o menor consumo é obtido às 1000/1500 rpm.
Se estivermos a falar de carga máximo... esqueçam os consumos!
Nas 2000 rotaçoes nao fraqueja, e ás 3000 puxa muito bem.
Vou tentar mante-las pelas 2000.
Cumprimentos, obrigado.
Boas. Eu tb tenho 1 civic (neste caso o 1.5iLS de 115 cv) e tinha exactamente as mesmas dúvidas. Tb ando normalmente entre as 1500-2000 rpm (sempre que não me apetece esticar o pópó eheh)pois pensava que seria o melhor regime de consumo, mas vou passar a fazer o mesmo, entre as 2000 e as 3000 rpm numa mudança abaixo, e ver a comparaçao dos consumos no próximo depósito.
Actualmente faço cerca de 7,0l/100km em média com estrada mista, vamos ver se melhora, dps coloco aqui os meus resultados.
Uma coisa boa que este meu traz é 1 sinal de economia verde, que se acende sempre que vai (supostamente) a consumir pouco, julgo que é 1 bom indicador, não sei se o teu tb vem com isto.
Cumps
Essa luz verde, o "Econo" indica quando o motor vai a funcionar apenas com 12 válvulas. Funciona a partir da 3ª mudança, em baixa carga de acelerador e abaixo das 3000 rpm.
Em cidade, se na 1ª e 2ª não puxarmos além das 2000 rpm, e a partir daí não deixarmos a luz apagar, fazemos facilmente esses 7 l/100.
Eu também tenho uma máquina destas, e o único "defeito", q acaba por ser bastante útil para o conforto (ruído em alta velocidade) e consumos, é a caixa longa e inesgotável. Penso q feitas as contas a 5ª esgota nos 280![:X]
O meu lema para este motor é: para andar depressa esqueçam a 5ª.
Civic 1.5 LSi, rotaçoes de 0 a 9000, a que rotatividade o carro esta a fazer melhores consumos?
Bem, às 9000rpm esquece porque esse bloco não chega lá nem de perto.
Melhores consumos , lê a descrição da monica, parece-me correta.
Por acaso nao chega. Ja o coloquei no velocimetro entre os 210 e os 220, e "a direito", fixa-se nas 6500/6600 rotaçoes. E nao passa daí. Em 5ª velocidade. Nas restantes, nao chega la tambem, 7mil e nao sei quantas, corta.
Nuno é melhor editares essa velocidade .........olha que eles andam ai!
ou será que com os hondas tbem é como com os BMW!...temos liberdade de expressão total?:D
Isto não é verdade para a maioria dos carros, se em 5ª o motor mantiver a velocidade às 1500rpm aposto que o consumo é menor em 95% dos carros ligeiros do que em 3ª (ou em 4ª, etc.) para a mesma velocidade....
citação:Originalmente colocada por mcabral
citação:Originalmente colocada por Nuno_Cabral
Andava a tentar cnduzir ás 1700 rotaçoes. Vou subir para as 2000.
e se ao fundo for em 5ª e nao acelarar e que nao consome[:P]
Para poupares não é com limite de rpm que vais lá.
1º carregar o menos possível no acelerador (é preferivel ir a 3000rpm em 3ª do que a 1500rpm em 5ª para aguentar a mesma velocidade)
Bah, gráficos e binários e o camandro... Eu na prática "sinto" o carro. Com o cú sentadinho no banco e o curso que dou no acelerador sinto onde o motor se sente mais à vontade, usando então a caixa de acordo com a situação.
Sem um gráfico de consumo específico, nada feito. Isso varia muito de motor para motor (há inclusivamente motores que têm o menor consumo específico à sua velocidade de rotação máxima - depende da aplicação do motor).
Esses gráficos de consumo específico que aqui foram colocados são interessantes mas só são válidos para carga máxima do motor. Como raramente andamos com o pedal a fundo, a sua utilidade é apenas indicativa e não deve ser tomada como verdade absoluta.
Para uma análise um pouco mais séria é preciso relações de caixa, diâmetro das rodas, curvas de resistência ao avanço e um gráfico de consumo específico dependente da carga.
Bah, gráficos e binários e o camandro... Eu na prática "sinto" o carro. Com o cú sentadinho no banco e o curso que dou no acelerador sinto onde o motor se sente mais à vontade, usando então a caixa de acordo com a situação.
exacto... e nao ha respostas universais. Depende do motor em questao, e da mudanca em que se vai.
No meu corsa 1.2 a andar em 5a entre as 2000 e 3000 era quando gastava menos.
Eu pelo menos no meu ando sempre entre as 2000 e as 3000 rpm. Evito que o motor morra (mais vale por 2ª às 3200 rpm que andar em 3ª a 1500 rpm - além disso é manco por isso faz um barulho desgraçado :D). Em descidas tiro sempre o pé do acelerador mas mantenho a mudança engatada, travo sempre com antecedência de modo a usar mais a caixa e não os travões.. E faço umas belas médias ;)
O pedal do acelarador é o principal factor para os consumos.
Não é a rotação a que vais que faz puxar o combustivel, é o acelarador que ao injectar mais combustivel faz as rotações aumentarem ou vice versa.
Digamos que a subida/descida das rotações é uma consequencia de, previamante, ter antrado mais ou menos combustivel que o necessário para a rotação actual.
Por ex (sem contar com relações de caixa, etc) para manter a rotação y precisa de x combustivel. Enquanto a quantidade x se mantiver, mantem-se a rotação y. Se for x+1 combustivel a rotação aumentará como consequencia, o inverso se passa para x-1.
O menor consumo é feito á menor rotação pois são executadas menos injecções por segundo com menos rotação, e mais com mais rotação.
Isso não é verdade. Eu posso ir às 1500rpm com pedal a fundo: há poucas injecções de grande quantidade de combustível e gasto muito. Posso ir as 3000rpm com o pé quase cá em cima: há o dobro das injecções mas de pouquíssimo combustível.
O consumo depende da carga imposta ao motor (posição do acelerador) e do seu rendimento. O rendimento total depende do rendimento do ciclo teórico, do rendimento de execução do ciclo teorico, rendimento mecânico, rendimento volumétrico......
Não é correcto dizer que a baixa rotação o rendimento é melhor que a alta rotação. As perdas mecânicas são menores, sim. Mas as perdas por bombagem podem ser maiores (depende do motor) e as perdas térmicas também serão maiores. O que é verdade para um motor pode ser falso para outro.
O menor consumo é feito á menor rotação pois são executadas menos injecções por segundo com menos rotação, e mais com mais rotação.
Isso não é verdade. Eu posso ir às 1500rpm com pedal a fundo: há poucas injecções de grande quantidade de combustível e gasto muito. Posso ir as 3000rpm com o pé quase cá em cima: há o dobro das injecções mas de pouquíssimo combustível.
O consumo depende da carga imposta ao motor (posição do acelerador) e do seu rendimento. O rendimento total depende do rendimento do ciclo teórico, do rendimento de execução do ciclo teorico, rendimento mecânico, rendimento volumétrico......
Não é correcto dizer que a baixa rotação o rendimento é melhor que a alta rotação. As perdas mecânicas são menores, sim. Mas as perdas por bombagem podem ser maiores (depende do motor) e as perdas térmicas também serão maiores. O que é verdade para um motor pode ser falso para outro.
cumps
Ás 1500 com pedal a fundo???
Mas isso é para pores o carro a acelerar!!!
Olha que se ha coisa em que o meu carro não é famoso é em baixas rotações, e eu consigo manter o carro a andar a direito com duas pessoas, em 5ª as 1500RPMs, sem nunca passar disso.
E não preciso de calcar a fundo para ele manter as 1500, é mesmo com o pé cá em cima...
E olha-se para o CB e vejo os consumos instantaneos...
E faço as contas no fim e faço 8 em cidade, quando a ALFA anuncia 10,4, por isso o meu raciocinio não deve andar longe da verdade...
Estás a falar de tirar rendimento do andamento, não de consumos, não se pode confundir. ;)
Tenho aqui umas subidas jeitosas que consigo ir a fundo (em 4ª) e o motor não passa das 1800rpm.
Também tenho umas rectas jeitosas que consigo ir quase sem tocar no acelerador (em 4ª) e o motor mantem-se nas 3000rpm. E as 3000rpm gasta muito menos por km e por hora. Só para explicar que isso das rotações não é o unico factor para os consumos. A posição do acelerador é de longe muito mais importante para o consumo.
Agora... É verdade que a direito, em 5ª as 1500rpm ele gasta pouco. Mas não é garantido que em 6ª às 1200rpm (à mesma velocidade, em km/h, quero eu dizer) ele gaste menos. Depende de motor para motor e depende também de que velocidades de rotação falamos. E isso não se vê claramente pelas indicações do CB, sendo que o unico indicador fiável para isto são os gráficos de "consumo específico vs rpm vs carga" para aquele motor em concreto em conjunto com outros dados do automovel (diametro de roda, relaçoes de transmissão, resistencia ao avanço).
Tenho aqui umas subidas jeitosas que consigo ir a fundo (em 4ª) e o motor não passa das 1800rpm.
Também tenho umas rectas jeitosas que consigo ir quase sem tocar no acelerador (em 4ª) e o motor mantem-se nas 3000rpm. E as 3000rpm gasta muito menos por km e por hora. Só para explicar que isso das rotações não é o unico factor para os consumos. A posição do acelerador é de longe muito mais importante para o consumo.
Agora... É verdade que a direito, em 5ª as 1500rpm ele gasta pouco. Mas não é garantido que em 6ª às 1200rpm (à mesma velocidade, em km/h, quero eu dizer) ele gaste menos. Depende de motor para motor e depende também de que velocidades de rotação falamos. E isso não se vê claramente pelas indicações do CB, sendo que o unico indicador fiável para isto são os gráficos de "consumo específico vs rpm vs carga" para aquele motor em concreto em conjunto com outros dados do automovel (diametro de roda, relaçoes de transmissão, resistencia ao avanço).
cumps
Num carro a carburadores o acelerador mexe directamente na borboleta, logo mexe directamente no que é injectado.
Num carro a injecção electronica é a centralina que injecta combustivel conforme vê que é necessário, respeitando sempre a ordem do acelerador claro, mas já corres menos risco de "afogares" o carro pois ele controla tudo de maneira bem mais eficaz...
Eu a subir claro que também já não consigo manter a 5ª, tenho de reduzir...
citação:[i]
O que interessa mais nos consumos é o peso do pé no acelerador, quanto menos carregares mais vais poupar.
[^][^] tenho que arranjar uns sapatos mais leves... [^][^]
em coisas pequenas (saxo 1.1i e afins) é às 2000 em 4ª/5ª... já experimentei muitas coisas e esta foi a que gastou menos. é só ter paciência para ir sempre a 60/80... [8][8]
citação:[i]
O que interessa mais nos consumos é o peso do pé no acelerador, quanto menos carregares mais vais poupar.
[^][^] tenho que arranjar uns sapatos mais leves... [^][^]
em coisas pequenas (saxo 1.1i e afins) é às 2000 em 4ª/5ª... já experimentei muitas coisas e esta foi a que gastou menos. é só ter paciência para ir sempre a 60/80... [8][8]
1.5 dci , procuro mete-las logo apos das 2500 ,,
o que não invalida que de vez enquando lá me distraio,
mas mesmo assim , se tiver estrada para embalar ele chega aos 150 km/h, demora mais um bocadinho mas chega lá.
a partir dai é que passa mesmo das 3.000............................................. ..........................
se quero "disparo" carrego e gasto, se vou com tempo uso a tecnica dos 2500
Andava a tentar cnduzir ás 1700 rotaçoes. Vou subir para as 2000.
e se ao fundo for em 5ª e nao acelarar e que nao consome[:P]
Para poupares não é com limite de rpm que vais lá.
1º carregar o menos possível no acelerador (é preferivel ir a 3000rpm em 3ª do que a 1500rpm em 5ª para aguentar a mesma velocidade)
2º utilizar o menos possível os travões
Se fores a plano de certeza k o carro em 5ª aguenta as 1500 RPM e se tiveres CB vais verificar k os consumos compensam largamente!!!Já fiz condução como tu referes, para experimentar, e acredita k como refiro compensa bastante!!!Cumps!
Um factor muito importante é o declive da estrada.
Porque conduzir em plano no regime de binário máximo, não é de todo o regime mais eficiente.
Eu sou mais um dos que defende a suavidade com que se trata principalmente o acelerador para obter bons consumos. E também conta muito preparar o carro para subidas e ultrapassagens, porque não adiante nada ir em 5ª a 100km/h em AE, em plano e quando se encontra uma subida carregar a fundo no acelerador para este não perder velocidade.
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