De longe a longe há umas revistas que fazem o famoso teste dos 0-160-0... ou seja, acelarar até aos 160 km/h e travar até parar.
Lembro-me há uns anos que o melhor classificado na questão da travagem tinha sido o clio RS (ainda a versão de 172cv), que na altura estava a concorrer com ferraris, porsches etc.....
Mas é claro que não se deve exclusivamente aos travões, mas também o peso do carro etc... mas aquilo tinha realmente um grande poder de travagem.... facto que confirmei com a condução de um que um amigo já teve...
De longe a longe há umas revistas que fazem o famoso teste dos 0-160-0... ou seja, acelarar até aos 160 km/h e travar até parar.
Lembro-me há uns anos que o melhor classificado na questão da travagem tinha sido o clio RS (ainda a versão de 172cv), que na altura estava a concorrer com ferraris, porsches etc.....
Mas é claro que não se deve exclusivamente aos travões, mas também o peso do carro etc... mas aquilo tinha realmente um grande poder de travagem.... facto que confirmei com a condução de um que um amigo já teve...
não sou conhecedor nesse campo(travagens),mas pela tua ordem de ideias o peso inferior é uma vantagem?
Quanto menos peso, menos força tens que exercer para o deter.
Pensa numa bola de futebol chutada a 40 km/h. Tu consegues pará-la, por causa do seu peso. Agora pensa numa bala de canhão, com o mesmo tamanho a 40 km/h na tua direcção... Foge!
Quanto menos peso, menos força tens que exercer para o deter.
Pensa numa bola de futebol chutada a 40 km/h. Tu consegues pará-la, por causa do seu peso. Agora pensa numa bala de canhão, com o mesmo tamanho a 40 km/h na tua direcção... Foge!
exacto isso é física,mas sei que o porshe lidera nesse campo,falando agora de carros "normais^",qual o melhor?
De longe a longe há umas revistas que fazem o famoso teste dos 0-160-0... ou seja, acelarar até aos 160 km/h e travar até parar.
Lembro-me há uns anos que o melhor classificado na questão da travagem tinha sido o clio RS (ainda a versão de 172cv), que na altura estava a concorrer com ferraris, porsches etc.....
Mas é claro que não se deve exclusivamente aos travões, mas também o peso do carro etc... mas aquilo tinha realmente um grande poder de travagem.... facto que confirmei com a condução de um que um amigo já teve...
não sou conhecedor nesse campo(travagens),mas pela tua ordem de ideias o peso inferior é uma vantagem?
Quanto menos peso, menos força tens que exercer para o deter.
Pensa numa bola de futebol chutada a 40 km/h. Tu consegues pará-la, por causa do seu peso. Agora pensa numa bala de canhão, com o mesmo tamanho a 40 km/h na tua direcção... Foge!
exacto isso é física,mas sei que o porshe lidera nesse campo,falando agora de carros "normais^",qual o melhor?
Não sei de nenhum teste que tenha sido feito nos ultimos tempos... é uma questão de procurar na net.... mas é possivel que o clio continue a ser uma referência no que diz respeito á travagem... e carro mais normal é impossivel ;)
Um carro maior^/mais pesado terá sempre mais inercia, ou seja, mais força é necessária para o parar
Por isso normalmente o diametro dos discos vai aumentando consoante o tamanho/peso do veiculo...
qual a marca duma forma geral que tem os melhores travões?
A BMW, desde há largos anos.
Dentro das marcas mais generalistas, sem dúvida a Renault (actualmente). A maioria dos modelos dos anos 80 e inícios de 90 são uma nódoa, mas os Renault actuais travam muito bem na generalidade. O Laguna II é um mimo.
citação:já agora,alguem tem testes rigorosos do 106gti ou do rover 414(96-99)?obrigado
Tenho um Rover 400 Si Plus de 2000 (já com ABS e EBD) e trava bastante bem. Pedal de tacto firme, boa potência de travagem e boa resistência à fadiga. Nada a ver com os 414 mais antigos.[|)]
qual a marca duma forma geral que tem os melhores travões?
A BMW, desde há largos anos.
Dentro das marcas mais generalistas, sem dúvida a Renault (actualmente). A maioria dos modelos dos anos 80 e inícios de 90 são uma nódoa, mas os Renault actuais travam muito bem na generalidade. O Laguna II é um mimo.
citação:já agora,alguem tem testes rigorosos do 106gti ou do rover 414(96-99)?obrigado
Tenho um Rover 400 Si Plus de 2000 (já com ABS e EBD) e trava bastante bem. Pedal de tacto firme, boa potência de travagem e boa resistência à fadiga. Nada a ver com os 414 mais antigos.[|)]
Isso só lhes passa com discos ventilados, que deve ser o que tem o user Jetboy, mas certamente já os pôs depois de ter comprado o carro pois isso não fazia parte do equipamento standard nos motores de 1.4 (só de 1.6 para cima).
Isso só lhes passa com discos ventilados, que deve ser o que tem o user Jetboy, mas certamente já os pôs depois de ter comprado o carro pois isso não fazia parte do equipamento standard nos motores de 1.4 (só de 1.6 para cima).
é que conheço um senhor que tem um e diz que trava muito bem,eu estranhei!
O carro trava bem para travagens iniciadas até aos 140-145 km/h.
Nas travagens fortes (aquelas a sério, e não apenas para abrandar) iniciadas lá mais pelos I80 então nota-se a fadiga a começar em redor dos 90-100 km/h.
É uma sensação menos confortável (vibração) e que talvez melindre alguns condutores, mas o carro continua a travar (embora, obviamente, com menos eficácia).
Se alguém disser que esses travões nunca "fadigam", das duas três:
1- Nunca travaram a sério
2- Já instalaram discos ventilados à frente
3- Estão a mentir ;)
O carro trava bem para travagens iniciadas até aos 140-145 km/h.
Nas travagens fortes (aquelas a sério, e não apenas para abrandar) iniciadas lá mais pelos I80 então nota-se a fadiga a começar em redor dos 90-100 km/h.
É uma sensação menos confortável (vibração) e que talvez melindre alguns condutores, mas o carro continua a travar (embora, obviamente, com menos eficácia).
Se alguém disser que esses travões nunca "fadigam", das duas três:
1- Nunca travaram a sério
2- Já instalaram discos ventilados à frente
3- Estão a mentir ;)
Pela minha experiencia, a maior parte dos carros acaba por ter problemas a travar forte a 180km/h até parar.
Os carros de produção têm travões bons e suficientes para parar o carro em condições de utilização "normais", e travar forte a 180km/h não é uma delas.
Tirando os carros verdadeiramente desportivos (roadsters e super-desportivos), o conceito de travagem eficiente não está pensada para velocidades tão elevadas.
Basta ver os discos / sistema de travagem de um desportivo a sério para ver que não têm nada a ver com nenhum GTI do mercado.
Na maior parte dos casos, os GTI têm travões ligeiramente alterados em relação às versões mais fracas do mesmo modelo, mas sem alterar em muito (como exemplo) o diâmetro dos discos.
Os carros de produção têm travões bons e suficientes para parar o carro em condições de utilização "normais", e travar forte a 180km/h não é uma delas.
Essa é a justificação de alguns fabricantes quando utilizam sistemas menos perfeitos, seja de travagem ou de outra coisa qualquer, mas se eles fazem carros que podem atingir essa velocidade (e mais) então é natural que mesmo a essas velocidades seja possível travar eficientemente, não concordas?
Senão deveriam vender esses carros com um aviso no pára-brisas tipo: "Ande à vontade até aos 190 km/h, mas só utilize os travões abaixo dos 150 km/h".
É um contrasenso, não é?
Claro que não considero uma condução normal aqueles testes a travões que algumas revistas estrangeiras fazem lá para os Alpes ou que é, nem é condução normal a que se pratica num track day (em que o sistema de travagem é normalmente o 1º a dar sinais de cansaço), mas travar uma vez ou outra dentro dos limites de velocidade que o carro permite, para mim é normalíssimo.
Isso só lhes passa com discos ventilados, que deve ser o que tem o user Jetboy, mas certamente já os pôs depois de ter comprado o carro pois isso não fazia parte do equipamento standard nos motores de 1.4 (só de 1.6 para cima).
Exactamente.;)
Coloquei-lhe discos de 262mm ventilados, os da versão 416Si.
Apenas veio melhorar a resistência à fadiga (de sobremaneira). A travagem já era boa, assim tivessem os discos a temperaturas não muito altas.[|)]
carlos pinto, os antigos 414 Si não tinham má fama nem deixavam de ter, tinham uma travagem semelhante à maioria dos familiares 1.4 dos anos 90...
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