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Motor 1.4 (Focus) vs Motor 1.4 (Puma)
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Nisso não te posso ajudar mas vamos falar de algo nunca falado neste fórum: O Astra 1.3 CDTI. [}][}]
Pegando no exemplo da Ford e da VW que colocaram motores 1.4 de 75cv nos seus Golfs Boras, Focus etc, carros pesados e tal, quando tinham motores de 90 e 100cv nos Polos Ibizas, Fiestas e Pumas!!!!
São mesmo burros os gajos! Se calhar é porque quizeram previligiar a pontencia a médias e baixas rotações. Que ideia a deles [}][}]
Se calhar tb é por isso que um Astra 1.7 CDTI 80cv apesar de menos potente e até mais lento, acaba por se mais agradável que o 1.3 de 90cv....... olha que parecendo que não......
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citação:Originalmente colocada por cloterico
Nisso não te posso ajudar mas vamos falar de algo nunca falado neste fórum: O Astra 1.3 CDTI. [}][}]
Pegando no exemplo da Ford e da VW que colocaram motores 1.4 de 75cv nos seus Golfs Boras, Focus etc, carros pesados e tal, quando tinham motores de 90 e 100cv nos Polos Ibizas, Fiestas e Pumas!!!!
São mesmo burros os gajos! Se calhar é porque quizeram previligiar a pontencia a médias e baixas rotações. Que ideia a deles [}][}]
Se calhar tb é por isso que um Astra 1.7 CDTI 80cv apesar de menos potente e até mais lento, acaba por se mais agradável que o 1.3 de 90cv....... olha que parecendo que não......
Quer-me dizer que o motor de 75 CV é mais agradável no Focus do que se estivesse lá um de 90?
Ou então que o Gof 75 CV é mais agradável, do que com a motorização de 100 CV?
Comentário
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citação:Originalmente colocada por monicamelo
citação:Originalmente colocada por cloterico
Nisso não te posso ajudar mas vamos falar de algo nunca falado neste fórum: O Astra 1.3 CDTI. [}][}]
Pegando no exemplo da Ford e da VW que colocaram motores 1.4 de 75cv nos seus Golfs Boras, Focus etc, carros pesados e tal, quando tinham motores de 90 e 100cv nos Polos Ibizas, Fiestas e Pumas!!!!
São mesmo burros os gajos! Se calhar é porque quizeram previligiar a pontencia a médias e baixas rotações. Que ideia a deles [}][}]
Se calhar tb é por isso que um Astra 1.7 CDTI 80cv apesar de menos potente e até mais lento, acaba por se mais agradável que o 1.3 de 90cv....... olha que parecendo que não......
Quer-me dizer que o motor de 75 CV é mais agradável no Focus do que se estivesse lá um de 90?
Ou então que o Gof 75 CV é mais agradável, do que com a motorização de 100 CV?
PS: Se quizeres continuar, é melhor abrir outro tópico. Não deveria ter "estragado" este tópico do -. My bad. [8)]
Comentário
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citação:Originalmente colocada por monicamelo
citação:Originalmente colocada por cloterico
Nisso não te posso ajudar mas vamos falar de algo nunca falado neste fórum: O Astra 1.3 CDTI. [}][}]
Pegando no exemplo da Ford e da VW que colocaram motores 1.4 de 75cv nos seus Golfs Boras, Focus etc, carros pesados e tal, quando tinham motores de 90 e 100cv nos Polos Ibizas, Fiestas e Pumas!!!!
São mesmo burros os gajos! Se calhar é porque quizeram previligiar a pontencia a médias e baixas rotações. Que ideia a deles [}][}]
Se calhar tb é por isso que um Astra 1.7 CDTI 80cv apesar de menos potente e até mais lento, acaba por se mais agradável que o 1.3 de 90cv....... olha que parecendo que não......
Quer-me dizer que o motor de 75 CV é mais agradável no Focus do que se estivesse lá um de 90?
Ou então que o Gof 75 CV é mais agradável, do que com a motorização de 100 CV?
Podem ter menos potencia, mas tem curvas de potencia e binário mais favoraveis nas baixas rotações.
Pode ser dificil de compreender, mas tem a sua logica.
Eu noto isso na Astra, em que apesar de ser 1.4 com 90Cv, aquilo a baixas rotações é uma desgraça. No Focus com 75Cv não é tão mau. Mas como é obvio a altas rotações a história é outra...
Exemplo:
Seat Leon 1.4 -> 85Cv / 5000RRPM e 130Nm / 3600RPM
Sear Ibiza 1.4 -> 100Cv / 6000RPM e 126Nm / 4400RPM
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citação:Originalmente colocada por cloterico
citação:Originalmente colocada por monicamelo
citação:Originalmente colocada por cloterico
Nisso não te posso ajudar mas vamos falar de algo nunca falado neste fórum: O Astra 1.3 CDTI. [}][}]
Pegando no exemplo da Ford e da VW que colocaram motores 1.4 de 75cv nos seus Golfs Boras, Focus etc, carros pesados e tal, quando tinham motores de 90 e 100cv nos Polos Ibizas, Fiestas e Pumas!!!!
São mesmo burros os gajos! Se calhar é porque quizeram previligiar a pontencia a médias e baixas rotações. Que ideia a deles [}][}]
Se calhar tb é por isso que um Astra 1.7 CDTI 80cv apesar de menos potente e até mais lento, acaba por se mais agradável que o 1.3 de 90cv....... olha que parecendo que não......
Quer-me dizer que o motor de 75 CV é mais agradável no Focus do que se estivesse lá um de 90?
Ou então que o Gof 75 CV é mais agradável, do que com a motorização de 100 CV?
PS: Se quizeres continuar, é melhor abrir outro tópico. Não deveria ter "estragado" este tópico do -. My bad. [8)]
Não acho que estejamos a estragar o tópico e portanto vou ainda responder aqui. O autor que diga e se achar que off eu por aqui me fico. De qualquer forma respondendo directamente ao tópico, acho que sim que são possíveis alterações ligeiras (mesmo só de electrónica) para permitir esses ganhos de potência. Pese embora, tal operação seja normalmente acompanhada por outras diversas altarações. Muitas vezes devidos a diferenças de tamanho para a colocação do motor e/ou reforços para permitirem a maior capacidade do motor. Podem ainda ser verificadas alterações ao nível do escalonamento da caixa. No Focus / Puma, não sei qual o nível dessas alterações. Pode até ser meramente de electrónica.
Sobre a questão das marcas optarem por este ou aquele motor, em minha opinião é de tal modo complexo, que apenas deixo algumas referências:
- no caso do 1.7 CDTI 80 CV: é um motor que se adapta a mercados cujo sistema tributário não tenha uma incidência tão pesada como o nosso. Daí alguns mercados apresentarem este, em detrimento do 1.3 CDTI.
- o 1.3 CDTI pelas razões inversas às anteriores, como é óbvio.
- às vezes motores que não vingam fruto de problemas, lembro-me do caso do 1.4 HDI 16V, do qual se viram muito poucas unidades.
- motores indicados para nichos de mercado, tipo este exemplo, a Ford preferiu colocar o de 75 CV no Focus, para deixar uma imagem mais desportiva para o Puma e até mesmo para o Fiesta.
- às vezes acontece as próprias marcas não quererem fazer concorrência com os seus próprios modelos / gamas. Por exemplo a Peugeot está neste momento a apostar no 207, vai aplicar o novo bloco 1.6 com as suas várias configurações. O 307 não deverá ser brindado com este motor. Provavelmente só no 308. Idem para a Fiat com o Punto / Stilo. A Opel por acaso está a apostar no Corsa e o Astra tem um restiling à perna. Mas é muito ligeiro e é um modelo que a Opel não pode descurar pois é dos mais vendidos na Europa.
- consumos
- fiabilidade
- muito etc...
Comentário
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citação:Originalmente colocada por -
Disseram-me que a base do motor é a mesma, sendo que as diferentes passam por gestão electronica e afins.
Até que ponto é isto verdade e possivel de alterar no Focus 1.4 que tem 75cv inves dos 90cv do 1.4 do Puma?
Já agora se alguem tiver um grafico com a curva de potencia dos bichos desde já agradecia
Mas tem toda a lógica que tenham a mesma base. Que eu saiba não existe mais nenhuma diferença fisica. Deve ser apenas uma questão de programação.
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citação:Originalmente colocada por fililipe
citação:Originalmente colocada por monicamelo
citação:Originalmente colocada por cloterico
Nisso não te posso ajudar mas vamos falar de algo nunca falado neste fórum: O Astra 1.3 CDTI. [}][}]
Pegando no exemplo da Ford e da VW que colocaram motores 1.4 de 75cv nos seus Golfs Boras, Focus etc, carros pesados e tal, quando tinham motores de 90 e 100cv nos Polos Ibizas, Fiestas e Pumas!!!!
São mesmo burros os gajos! Se calhar é porque quizeram previligiar a pontencia a médias e baixas rotações. Que ideia a deles [}][}]
Se calhar tb é por isso que um Astra 1.7 CDTI 80cv apesar de menos potente e até mais lento, acaba por se mais agradável que o 1.3 de 90cv....... olha que parecendo que não......
Quer-me dizer que o motor de 75 CV é mais agradável no Focus do que se estivesse lá um de 90?
Ou então que o Gof 75 CV é mais agradável, do que com a motorização de 100 CV?
Podem ter menos potencia, mas tem curvas de potencia e binário mais favoraveis nas baixas rotações.
Pode ser dificil de compreender, mas tem a sua logica.
Eu noto isso na Astra, em que apesar de ser 1.4 com 90Cv, aquilo a baixas rotações é uma desgraça. No Focus com 75Cv não é tão mau. Mas como é obvio a altas rotações a história é outra...
Exemplo:
Seat Leon 1.4 -> 85Cv / 5000RRPM e 130Nm / 3600RPM
Sear Ibiza 1.4 -> 100Cv / 6000RPM e 126Nm / 4400RPM
os exemplos que citou são ;)
Pela lógica e pelos números, no 1.3 CDTI 75 CV / 90 CV, que o cloterico trouxe à conversa, tal não aconteceria. ;)
P.S.: Até o Astra 1.4 se vê grego a baixas? [8]
A caixa do Focus também é longa, longa, longa...
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citação:Originalmente colocada por monicamelo
Mas nós também podemos ter opinião própria, certo?
Não acho que estejamos a estragar o tópico e portanto vou ainda responder aqui. O autor que diga e se achar que off eu por aqui me fico. De qualquer forma respondendo directamente ao tópico, acho que sim que são possíveis alterações ligeiras (mesmo só de electrónica) para permitir esses ganhos de potência. Pese embora, tal operação seja normalmente acompanhada por outras diversas altarações. Muitas vezes devidos a diferenças de tamanho para a colocação do motor e/ou reforços para permitirem a maior capacidade do motor. Podem ainda ser verificadas alterações ao nível do escalonamento da caixa. No Focus / Puma, não sei qual o nível dessas alterações. Pode até ser meramente de electrónica.
Sobre a questão das marcas optarem por este ou aquele motor, em minha opinião é de tal modo complexo, que apenas deixo algumas referências:
- no caso do 1.7 CDTI 80 CV: é um motor que se adapta a mercados cujo sistema tributário não tenha uma incidência tão pesada como o nosso. Daí alguns mercados apresentarem este, em detrimento do 1.3 CDTI.
- o 1.3 CDTI pelas razões inversas às anteriores, como é óbvio.
- às vezes motores que não vingam fruto de problemas, lembro-me do caso do 1.4 HDI 16V, do qual se viram muito poucas unidades.
- motores indicados para nichos de mercado, tipo este exemplo, a Ford preferiu colocar o de 75 CV no Focus, para deixar uma imagem mais desportiva para o Puma e até mesmo para o Fiesta.
- às vezes acontece as próprias marcas não quererem fazer concorrência com os seus próprios modelos / gamas. Por exemplo a Peugeot está neste momento a apostar no 207, vai aplicar o novo bloco 1.6 com as suas várias configurações. O 307 não deverá ser brindado com este motor. Provavelmente só no 308. Idem para a Fiat com o Punto / Stilo. A Opel por acaso está a apostar no Corsa e o Astra tem um restiling à perna. Mas é muito ligeiro e é um modelo que a Opel não pode descurar pois é dos mais vendidos na Europa.
- consumos
- fiabilidade
- muito etc...
O 1.7 de 80cv no nosso mercado não faz sentido mas não é por isso que deixa de ser mais agradável que o 1.3. Mesmo sendo mais lento.;)
Comentário
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citação:Originalmente colocada por cloterico
citação:Originalmente colocada por monicamelo
Mas nós também podemos ter opinião própria, certo?
Não acho que estejamos a estragar o tópico e portanto vou ainda responder aqui. O autor que diga e se achar que off eu por aqui me fico. De qualquer forma respondendo directamente ao tópico, acho que sim que são possíveis alterações ligeiras (mesmo só de electrónica) para permitir esses ganhos de potência. Pese embora, tal operação seja normalmente acompanhada por outras diversas altarações. Muitas vezes devidos a diferenças de tamanho para a colocação do motor e/ou reforços para permitirem a maior capacidade do motor. Podem ainda ser verificadas alterações ao nível do escalonamento da caixa. No Focus / Puma, não sei qual o nível dessas alterações. Pode até ser meramente de electrónica.
Sobre a questão das marcas optarem por este ou aquele motor, em minha opinião é de tal modo complexo, que apenas deixo algumas referências:
- no caso do 1.7 CDTI 80 CV: é um motor que se adapta a mercados cujo sistema tributário não tenha uma incidência tão pesada como o nosso. Daí alguns mercados apresentarem este, em detrimento do 1.3 CDTI.
- o 1.3 CDTI pelas razões inversas às anteriores, como é óbvio.
- às vezes motores que não vingam fruto de problemas, lembro-me do caso do 1.4 HDI 16V, do qual se viram muito poucas unidades.
- motores indicados para nichos de mercado, tipo este exemplo, a Ford preferiu colocar o de 75 CV no Focus, para deixar uma imagem mais desportiva para o Puma e até mesmo para o Fiesta.
- às vezes acontece as próprias marcas não quererem fazer concorrência com os seus próprios modelos / gamas. Por exemplo a Peugeot está neste momento a apostar no 207, vai aplicar o novo bloco 1.6 com as suas várias configurações. O 307 não deverá ser brindado com este motor. Provavelmente só no 308. Idem para a Fiat com o Punto / Stilo. A Opel por acaso está a apostar no Corsa e o Astra tem um restiling à perna. Mas é muito ligeiro e é um modelo que a Opel não pode descurar pois é dos mais vendidos na Europa.
- consumos
- fiabilidade
- muito etc...
O 1.7 de 80cv no nosso mercado não faz sentido mas não é por isso que deixa de ser mais agradável que o 1.3. Mesmo sendo mais lento.;)
Sobre a agradabilidade do 1.7, acho que se está a precipitar um pouco. Sei que já experimentou o 1.3, mas daí a dizer que é menos agradável do que o 1.7 de 80 CV que quase de certeza nunca o experimentou...
É que nos números vê-se precisamente o contrário. E não estou a falar dos valores máximos.;)
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citação:Originalmente colocada por cloterico
Nisso não te posso ajudar mas vamos falar de algo nunca falado neste fórum: O Astra 1.3 CDTI. [}][}]
Pegando no exemplo da Ford e da VW que colocaram motores 1.4 de 75cv nos seus Golfs Boras, Focus etc, carros pesados e tal, quando tinham motores de 90 e 100cv nos Polos Ibizas, Fiestas e Pumas!!!!
São mesmo burros os gajos! Se calhar é porque quizeram previligiar a pontencia a médias e baixas rotações. Que ideia a deles [}][}]
Se calhar tb é por isso que um Astra 1.7 CDTI 80cv apesar de menos potente e até mais lento, acaba por se mais agradável que o 1.3 de 90cv....... olha que parecendo que não......
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citação:Originalmente colocada por Cahib
citação:Originalmente colocada por cloterico
Nisso não te posso ajudar mas vamos falar de algo nunca falado neste fórum: O Astra 1.3 CDTI. [}][}]
Pegando no exemplo da Ford e da VW que colocaram motores 1.4 de 75cv nos seus Golfs Boras, Focus etc, carros pesados e tal, quando tinham motores de 90 e 100cv nos Polos Ibizas, Fiestas e Pumas!!!!
São mesmo burros os gajos! Se calhar é porque quizeram previligiar a pontencia a médias e baixas rotações. Que ideia a deles [}][}]
Se calhar tb é por isso que um Astra 1.7 CDTI 80cv apesar de menos potente e até mais lento, acaba por se mais agradável que o 1.3 de 90cv....... olha que parecendo que não......
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citação:Originalmente colocada por monicamelo
Sobre a agradabilidade do 1.7, acho que se está a precipitar um pouco. Sei que já experimentou o 1.3, mas daí a dizer que é menos agradável do que o 1.7 de 80 CV que quase de certeza nunca o experimentou...
É que nos números vê-se precisamente o contrário. E não estou a falar dos valores máximos.;)
Outro exemplo:
Tive um AX 1.5d com o qual fiz 140.000km, depois tive um Saxo 1.5d com o qual fiz cerca de 50.000km antes de o trocar pelo Panda. Conheço bem esse motor 1.5d. O 1.3 Mjet do Panda tem 145nm às 1500 rpm's o AX/Saxo tem 95nm às 2250 rpm's. Em AE total vantagem do Panda. Nem se compara. Em cidade, tanto o AX como o Saxo eram superiores. Tinha de utilizar muito menos a caixa para manter o andamento. Os nºs dizem uma coisa mas a realidade é outra.
Claro está que a nível de ruido de funcionamento, emissões de escape, suavidada/vibrações, o 1.3 é muito melhor que o 1.5d.
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citação:Originalmente colocada por cloterico
citação:Originalmente colocada por monicamelo
Sobre a agradabilidade do 1.7, acho que se está a precipitar um pouco. Sei que já experimentou o 1.3, mas daí a dizer que é menos agradável do que o 1.7 de 80 CV que quase de certeza nunca o experimentou...
É que nos números vê-se precisamente o contrário. E não estou a falar dos valores máximos.;)
Outro exemplo:
Tive um AX 1.5d com o qual fiz 140.000km, depois tive um Saxo 1.5d com o qual fiz cerca de 50.000km antes de o trocar pelo Panda. Conheço bem esse motor 1.5d. O 1.3 Mjet do Panda tem 145nm às 1500 rpm's o AX/Saxo tem 95nm às 2250 rpm's. Em AE total vantagem do Panda. Nem se compara. Em cidade, tanto o AX como o Saxo eram superiores. Tinha de utilizar muito menos a caixa para manter o andamento. Os nºs dizem uma coisa mas a realidade é outra.
Claro está que a nível de ruido de funcionamento, emissões de escape, suavidada/vibrações, o 1.3 é muito melhor que o 1.5d.
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Há uma diferença entre números para efeitos de marketing e a realidade, há muito mais a ter em conta do que o binário máximo e o peso do veículo, tudo conta, o tamanho e largura dos pneus, a largura do carro, a distância entre eixos, a suspensão, a relação das mudanças e ainda me estou a esquecer de muita coisa, isso que pretende, ou seja, dados objectivos mensuráveis, não vai ter acesso a eles, o que terá são dados mais ou menos concretos obtidos em situações específicas e muito dificilmente comparáveis entre si. Se me apresentar gráficos retirados de um mesmo banco de potência, teremos uma visão das coisas, se me apresentar dados fornecidos por marca X ou Y, teremos outra visão, mas com menor credibilidade.
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citação:Originalmente colocada por monicamelo
citação:Originalmente colocada por cloterico
citação:Originalmente colocada por monicamelo
Sobre a agradabilidade do 1.7, acho que se está a precipitar um pouco. Sei que já experimentou o 1.3, mas daí a dizer que é menos agradável do que o 1.7 de 80 CV que quase de certeza nunca o experimentou...
É que nos números vê-se precisamente o contrário. E não estou a falar dos valores máximos.;)
Outro exemplo:
Tive um AX 1.5d com o qual fiz 140.000km, depois tive um Saxo 1.5d com o qual fiz cerca de 50.000km antes de o trocar pelo Panda. Conheço bem esse motor 1.5d. O 1.3 Mjet do Panda tem 145nm às 1500 rpm's o AX/Saxo tem 95nm às 2250 rpm's. Em AE total vantagem do Panda. Nem se compara. Em cidade, tanto o AX como o Saxo eram superiores. Tinha de utilizar muito menos a caixa para manter o andamento. Os nºs dizem uma coisa mas a realidade é outra.
Claro está que a nível de ruido de funcionamento, emissões de escape, suavidada/vibrações, o 1.3 é muito melhor que o 1.5d.
Podes ter um carro A que faz 60-100 em 4ª em 12segundos e um carro B que faz 60-100 em 4ª em 10s. O carro A até pode ser mais agradável. Isto são valores ao calhas atenção. Por exemplo eu no Saxo 1.5d poderia ir em 4ª e ter de desacelerar para 40km/h. Bastava voltar a acelerar e o carro ia perfeitamente. Com o Panda na mesma situação, acelerava e sentia o carro a responder muito lentamente durante uns segundos e depois mais rápidamente. A recuperação total do Panda até poderia ser num tempo inferior como o exemplo Carro B mas a recuperação do Saxo é mais suave e agradável. Por isso afirmo que a agradabilidade não é directamente proporcional com as performances.
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citação:Originalmente colocada por monicamelo
citação:Originalmente colocada por cloterico
Nisso não te posso ajudar mas vamos falar de algo nunca falado neste fórum: O Astra 1.3 CDTI. [}][}]
Pegando no exemplo da Ford e da VW que colocaram motores 1.4 de 75cv nos seus Golfs Boras, Focus etc, carros pesados e tal, quando tinham motores de 90 e 100cv nos Polos Ibizas, Fiestas e Pumas!!!!
São mesmo burros os gajos! Se calhar é porque quizeram previligiar a pontencia a médias e baixas rotações. Que ideia a deles [}][}]
Se calhar tb é por isso que um Astra 1.7 CDTI 80cv apesar de menos potente e até mais lento, acaba por se mais agradável que o 1.3 de 90cv....... olha que parecendo que não......
Quer-me dizer que o motor de 75 CV é mais agradável no Focus do que se estivesse lá um de 90?
Ou então que o Gof 75 CV é mais agradável, do que com a motorização de 100 CV?
hja quem diga que depende do motor e do objectivo do carro, mas é claro que estão errados. TU é que tens razao, como sempre.
o que o cloterico falou, verdade ou nao, é apenas o mesmo principio seguido por TODAS as marcas.
yep, ha mesmo gente no mundo que acha que a potencia não é tudo!!! tarados ahn?[}]
P.S. - ainda ontem andei num carro com a mesma potencia que o meu actual, tracçao a mais 2 rodas, mais binario, menos 100kg....e mais lento em tudo o que verdadeiramente interessa! sim, admito, não sou gajo que está sempre a fazer arranques dos 0-100 e a ver quanto é que o carro dá.
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citação:Originalmente colocada por Eliselotus
citação:Originalmente colocada por monicamelo
citação:Originalmente colocada por cloterico
Nisso não te posso ajudar mas vamos falar de algo nunca falado neste fórum: O Astra 1.3 CDTI. [}][}]
Pegando no exemplo da Ford e da VW que colocaram motores 1.4 de 75cv nos seus Golfs Boras, Focus etc, carros pesados e tal, quando tinham motores de 90 e 100cv nos Polos Ibizas, Fiestas e Pumas!!!!
São mesmo burros os gajos! Se calhar é porque quizeram previligiar a pontencia a médias e baixas rotações. Que ideia a deles [}][}]
Se calhar tb é por isso que um Astra 1.7 CDTI 80cv apesar de menos potente e até mais lento, acaba por se mais agradável que o 1.3 de 90cv....... olha que parecendo que não......
Quer-me dizer que o motor de 75 CV é mais agradável no Focus do que se estivesse lá um de 90?
Ou então que o Gof 75 CV é mais agradável, do que com a motorização de 100 CV?
hja quem diga que depende do motor e do objectivo do carro, mas é claro que estão errados. TU é que tens razao, como sempre.
o que o cloterico falou, verdade ou nao, é apenas o mesmo principio seguido por TODAS as marcas.
yep, ha mesmo gente no mundo que acha que a potencia não é tudo!!! tarados ahn?[}]
P.S. - ainda ontem andei num carro com a mesma potencia que o meu actual, tracçao a mais 2 rodas, mais binario, menos 100kg....e mais lento em tudo o que verdadeiramente interessa! sim, admito, não sou gajo que está sempre a fazer arranques dos 0-100 e a ver quanto é que o carro dá.
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citação:Originalmente colocada por silversurfer
Pelo que sei, o motor 1.4l que equipa o Puma não é o mesmo que equipa o Focus; o do Puma foi desenvolvido pela Yamaha enquanto que o do Focus é apenas a adaptaçao do anterior 1.4 que equipava o Escort.
Todos os blocos Zetec SE (1.2, 1.4 e 1.6) utilizados nos Fiestas, Focus e Pumas têm origem Yamaha e nada têm a ver com a geração anterior (Escort e afins).
Em relação à questão original, penso que o bloco é rigorosamente o mesmo com uma gestão diferente de forma a melhor se adaptar às caracteristicas (caixa, peso, etc...) de cada modelo.
Se houvesse vantagem em utilizar a mesma gestão para o Focus, podes estar certo que os Engenheiros teriam tomado essa decisão.
Espero ter ajudado.
Cumprimentos.
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monicamelo, li o que escreveu. eu tenho esse mau habito...ler o que as pessoas escrevem antes de comentar, leio a direito e tudo! tenho que perder esse habito para ser bem recebido aqui no AHO...
para quem tem outro pessimo habito, o de ser um condutor civilizado, a agradibilidade é BEM MAIS que uma tabela toda jeitosa.
alias nenhum construtor faz um carro de estrada a pensar no mercado portugues, onde so interessa potencia maxima, binario maximo, velocidade maxima e aceleraçao 0-100. quando compreender isso avise...
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citação:Originalmente colocada por Eliselotus
monicamelo, li o que escreveu. eu tenho esse mau habito...ler o que as pessoas escrevem antes de comentar, leio a direito e tudo! tenho que perder esse habito para ser bem recebido aqui no AHO...
para quem tem outro pessimo habito, o de ser um condutor civilizado, a agradibilidade é BEM MAIS que uma tabela toda jeitosa.
alias nenhum construtor faz um carro de estrada a pensar no mercado portugues, onde so interessa potencia maxima, binario maximo, velocidade maxima e aceleraçao 0-100. quando compreender isso avise...citação:Originalmente colocada por monicamelo
citação:Originalmente colocada por fililipe
citação:Originalmente colocada por monicamelo
citação:Originalmente colocada por cloterico
Nisso não te posso ajudar mas vamos falar de algo nunca falado neste fórum: O Astra 1.3 CDTI. [}][}]
Pegando no exemplo da Ford e da VW que colocaram motores 1.4 de 75cv nos seus Golfs Boras, Focus etc, carros pesados e tal, quando tinham motores de 90 e 100cv nos Polos Ibizas, Fiestas e Pumas!!!!
São mesmo burros os gajos! Se calhar é porque quizeram previligiar a pontencia a médias e baixas rotações. Que ideia a deles [}][}]
Se calhar tb é por isso que um Astra 1.7 CDTI 80cv apesar de menos potente e até mais lento, acaba por se mais agradável que o 1.3 de 90cv....... olha que parecendo que não......
Quer-me dizer que o motor de 75 CV é mais agradável no Focus do que se estivesse lá um de 90?
Ou então que o Gof 75 CV é mais agradável, do que com a motorização de 100 CV?
Podem ter menos potencia, mas tem curvas de potencia e binário mais favoraveis nas baixas rotações.
Pode ser dificil de compreender, mas tem a sua logica.
Eu noto isso na Astra, em que apesar de ser 1.4 com 90Cv, aquilo a baixas rotações é uma desgraça. No Focus com 75Cv não é tão mau. Mas como é obvio a altas rotações a história é outra...
Exemplo:
Seat Leon 1.4 -> 85Cv / 5000RRPM e 130Nm / 3600RPM
Sear Ibiza 1.4 -> 100Cv / 6000RPM e 126Nm / 4400RPM
os exemplos que citou são ;)
Pela lógica e pelos números, no 1.3 CDTI 75 CV / 90 CV, que o cloterico trouxe à conversa, tal não aconteceria. ;)
P.S.: Até o Astra 1.4 se vê grego a baixas? [8]
A caixa do Focus também é longa, longa, longa...
Voltando ao Focus, e apesar de tudo, acho que a gestão do Puma no motor do Focus, tornava todo o conjunto mais agradável de utilizar. Só com um gráfio potência e binário para aferir isso melhor, mas quase garantidamente isso acontecia. Agora uma coisa é certa, o Focus só não gasta mais à custa de uma caixa de velocidades incrivelmente longa. Conduzi uma Focus 1.4 de 2002, e aquilo em 2ª passa dos 100 Km/H. De ponteiro claro. Se lhe fosse adoptado a gestão do motor do Puma, os consumos iriam elevar-se em grande escala. Talvez por isso a Ford tenha preferido manter a potencia nos 75 CV. E/ou ainda por questões de fiabilidade. No fundo tudo o que já referi também, num post anteior. O Eliselotus é que parece que não compreendeu.
Já agora, perca é o mau hábito de associar expressões e sentimentos a pessoas e instituições. Nunca ninguém lhe disse que se não lesse a direito, seria melhor recebido pela comunidade do fórum AHO. Essa e outra situação que já lhe relatei anteriormente.;)
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