Poxa, À por aqui pessoal q tá sempre a bater na mesma tecla, praticamente tdos os carros à venda em Portugal, a partir de 93 são de injecção, e com catalizador. Simplesmente, passou a ser obrigatório.
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Originalmente Colocado por ESPRIT Ver PostPoxa, À por aqui pessoal q tá sempre a bater na mesma tecla, praticamente tdos os carros à venda em Portugal, a partir de 93 são de injecção, e com catalizador. Simplesmente, passou a ser obrigatório.
Penso que se falava de CLios.
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Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver PostAinda hoje, algúem me disso que um renault qualquer s´oteve injecção em 94.
Penso que se falava de CLios.
Creio q os únicos q ainda venderam unidades a carburador, foi a seat c os marbellas e um dos de leste.
Era dificil, com os carburadores simples, cumprir as emissões estabelecidas.
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Originalmente Colocado por king tdi Ver Posteu tive um RTI e nunca ouvi dizer (nem vi em lado nenhum) que só tinham 78cv...
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Originalmente Colocado por ESPRIT Ver PostA partir de 93, muda a lei das emissões, basicamente tdos os carros mudam para injecção.
Creio q os únicos q ainda venderam unidades a carburador, foi a seat c os marbellas e um dos de leste.
Era dificil, com os carburadores simples, cumprir as emissões estabelecidas.
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Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver PostMas em 1993 ainda haviam com carburadores.
Os corsa ja eram tdos injecção.
Os clio idem, pq achas q desaparece o rl c o 1.1.
Os unos passampa injecção.
Os 106 passam pa injecção.
Os ax passam pa injecção.
Q me lembre só os dois q falei.
Tirando um ou outro q possa ter ficado por matricular, n tou a ver.
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Originalmente Colocado por Pé Leve Ver PostA revista desse tempo (92) não me lembro onde está, mas tenho aqui uma de 97, já com o Megane I onde vem referido que o motor 1390cc tem, apenas, 75cv, aliás, recordo agora, essa era a potência dos primeiros RTI catalisados (75cv), e não 78cv como referi.
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Originalmente Colocado por Pé Leve Ver PostHouveram, pelo menos, dois 1.8 de 95 cv de 8v, que equiparam o Laguna I...
A equipar o carro tinhamos um 1.8 com injecção monoponto e 95cv e um 1.8 com injecção multiponto de 90cv. Na break tinhamos um 1.8 com injecção multiponto de 95cv que ganhava uns milesimos em arranque em relação ao carro
Cumps
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Originalmente Colocado por Omega Ver PostJasus .....
Em 2005 eu e o meu pai compramos uma..., estava a cair de madura, fomos desmontando, seguiu para tratamento de chapa e pintura, na montagem, peças novas ou em melhor estado devidamente tratadas. Já agora deixo umas fotos:
(Também tem faixas, mas são do novo Twingo GT)
Mais daqui a pouco ou amanhã posso postar fotos de como a comprei
CumpsEditado pela última vez por R4E; 26 March 2008, 16:15.
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Originalmente Colocado por Pé Leve Ver PostOs Energy de 1390cc (RTI segunda geração) tinham menos cavalagem, tenho a certeza disso pela razões que já indiquei.
O motor Energy montado no R19, quer fosse o E6J ou o E7J, sempre teve quatre vingt cheveaux, que é como quem diz: 80 cavalos.
E acho estranho um RT de 92 (já da 2ª fase e posterior a Maio desse ano) não possuir catalizador...
Mas é possível, visto que o 1.2 (já o motor Energy, idêntico ao Clio) só recebeu o catalizador mais tarde...
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Originalmente Colocado por Pé Leve Ver PostEsse motor era o Energy, 1390cc, de 80 cv, e os interiores eram de luxo, pois tinha bancos em pele, anagrama B, aplicações em madeira, volante de três raios, jantes de liga leve específicas, caixa de raport's mais curtos, etc...
Também havia um Baccara 1.8, mas não se vendeu cá!
Entre 1991 a 1994 houve a versão Baccara no Clio com os motores 1.4 Energy e 1.7 da série F, a carburador. E existiram estes mesmos motores com injecção com a introdução do catalizador.
Só apartir de 1994, com a 2ª fase do Clio I, apareceu no Baccara o 1.8 e 95 cv (evolução da série F), sendo que o motor 1.4 foi mantido.
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Originalmente Colocado por Pé Leve Ver PostSim, o Clio S tinha caixa mais curta, mas o Baccara (tenho quase a certeza) também tinha!
O S é que tinha as últimas duas relações de caixa ligeiramente mais curtas.
O Baccara oferecia também de série o ar condicionado, a pintura metalizada (em cores exclusivas), inserção em madeira no painel de bordo e no comando da caixa de velocidades, volante forrado a pele, indicador de temperatura exterior, espelhos de regulação eléctrica e aquecidos, o famoso porta-fatos na chapeleira e jantes específicas.Editado pela última vez por DeCeIi; 24 March 2008, 23:22.
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Originalmente Colocado por DêCêIi Ver PostNépias !!!
O motor Energy montado no R19, quer fosse o E6J ou o E7J, sempre teve quatre vingt cheveaux, que é como quem diz: 80 cavalos.
E acho estranho um RT de 92 (já da 2ª fase e posterior a Maio desse ano) não possuir catalizador...
Mas é possível, visto que o 1.2 (já o motor Energy, idêntico ao Clio) só recebeu o catalizador mais tarde...
No "Manual de Utilizador", que coloquei acima, vês que haviam versões que não tinham catalisador, precisamente as versões de carburador, ao contrário das RTI, já com injecção monoponto.
Assim que encontrar a revista coloco aqui o scan. Trata-se da Guia do Automóvel em que o R19RT de cinco portas, branco, é testado como "Carro do Mês"! Nela é possível ver essas diferenças.
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Originalmente Colocado por R4E Ver PostO Laguna I tinha 3 motores 1.8.
A equipar o carro tinhamos um 1.8 com injecção monoponto e 95cv e um 1.8 com injecção multiponto de 90cv. Na break tinhamos um 1.8 com injecção multiponto de 95cv que ganhava uns milesimos em arranque em relação ao carro
Cumps
Também cá tenho o Manual de Utilizador do meu Laguna I:
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Originalmente Colocado por DêCêIi Ver PostNão ! O Baccara era mecânicamente a mesmíssima coisa que o RT.
O S é que tinha as últimas duas relações de caixa ligeiramente mais curtas.
O Baccara oferecia também de série o ar condicionado, a pintura metalizada (em cores exclusivas), inserção em madeira no painel de bordo e no comando da caixa de velocidades, volante forrado a pele, indicador de temperatura exterior, espelhos de regulação eléctrica e aquecidos, o famoso porta-fatos na chapeleira e jantes específicas.
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