Boas
O meu pai comprou em Julho de 2000, novo, um Fiat Punto 1.2 S de 60cv.
O carro tem sido muito estimado: todas as revisões são feitas a tempo e horas no concessionário autorizado, só leva, desde que apareceu, gasolina BP 100 Ultimate, anda normalmente entre as 1800 e as 3000rpm, os níveis de óleo e água são controlados com regularidade. Se o carro não dura nas mãos dele (e todos têm durado até agora), não dura nas de mais ninguém.
Aos 50000Km o motor começou a trabalhar de forma estranha: quando, ao ralentim, se acelerava, ele parecia querer ir abaixo antes de subir a rotação, em vez da resposta pronta que é habitual. No dia a seguir, foi necessário fazer uma viagem de 100Km na autoestrada e ficámos a pé, pois o motor tinha aquecido (luz vermelha acesa). O nível de água tinha sido visto antes da viagem, mas naquela altura já não tinha nenhuma que se visse. Na oficina lá nos foi dito que a junta da cabeça do motor tinha queimado. Foram 500€ de reparação, que incluiu uma nova junta da cabeça, rectificação das válvulas, etc.
Já com cerca de 91000Km, no Domingo passado, o motor voltou a apresentar os mesmos sintomas, desta feita acompanhados de um ruído que faz lembrar água a correr que parece vir da zona em frente do banco do pendura. Ontem na oficina, lá disseram ao meu pai que era a junta da cabeça queimada. Como o meu pai, 1º não tem dinheiro para um carro novo, (que por ele seria o novo Clio), ele pondera mandar montar um motor 1.2 16v de 80cv. A nossa dúvida está, primeiro, no preço (novo/usado) e depois na compatibilidade dos apoios do motor e/ou da transmissão, por exemplo.
Em termos legais, é possível fazer este upgrade? Será muito cara a legalização?
Desde já o meu muito obrigado a todos.
O meu pai comprou em Julho de 2000, novo, um Fiat Punto 1.2 S de 60cv.
O carro tem sido muito estimado: todas as revisões são feitas a tempo e horas no concessionário autorizado, só leva, desde que apareceu, gasolina BP 100 Ultimate, anda normalmente entre as 1800 e as 3000rpm, os níveis de óleo e água são controlados com regularidade. Se o carro não dura nas mãos dele (e todos têm durado até agora), não dura nas de mais ninguém.
Aos 50000Km o motor começou a trabalhar de forma estranha: quando, ao ralentim, se acelerava, ele parecia querer ir abaixo antes de subir a rotação, em vez da resposta pronta que é habitual. No dia a seguir, foi necessário fazer uma viagem de 100Km na autoestrada e ficámos a pé, pois o motor tinha aquecido (luz vermelha acesa). O nível de água tinha sido visto antes da viagem, mas naquela altura já não tinha nenhuma que se visse. Na oficina lá nos foi dito que a junta da cabeça do motor tinha queimado. Foram 500€ de reparação, que incluiu uma nova junta da cabeça, rectificação das válvulas, etc.
Já com cerca de 91000Km, no Domingo passado, o motor voltou a apresentar os mesmos sintomas, desta feita acompanhados de um ruído que faz lembrar água a correr que parece vir da zona em frente do banco do pendura. Ontem na oficina, lá disseram ao meu pai que era a junta da cabeça queimada. Como o meu pai, 1º não tem dinheiro para um carro novo, (que por ele seria o novo Clio), ele pondera mandar montar um motor 1.2 16v de 80cv. A nossa dúvida está, primeiro, no preço (novo/usado) e depois na compatibilidade dos apoios do motor e/ou da transmissão, por exemplo.
Em termos legais, é possível fazer este upgrade? Será muito cara a legalização?
Desde já o meu muito obrigado a todos.
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