O que é que nos faz olhar para um carro e dizer que o design é niponico, europeu (e as suas vertentes), ou americano?
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Para quem percebe de Design
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Axo q o verdadeiro design niponico quase nem se consegue ver por estes lados, estao reservados a carros q raramente se vendem ca. No top gear costumam mostrar de tempos a tempos hondas e outros carros japoneses q o design é nos completamente estranho com desenhos mto diferentes.
Americano consigo ver pelo tamnho da coisa basicamente.
Comentário
-
agora não me posso alongar, mas para primeiro ponto, a questão é que não existe design nipónico, nem italiano, nem americano, nem alemão. design classifica-se como bom e mau.
A disciplina design comporta é a estética, e essa sim já a poderemos identificar com esta ou aquela nação.
de qualquer maneira, se antes eram claramente visiveis as diferenças estilisticas entre nações, actualmente, devido ao culto da marca, do "branding", o que acontece é olharmos para um carro e já o conseguirmos classificar como um mercedes, um bmw, um lamborghini, um renault, etc...
Comentário
-
Habitualmente o carro exibe a marca, logo se percebe a sua origem.
Mais a sério, parece que os japoneses inventam nervuras, estilizam em redondo, suavizam arestas...enquanto que os europeus (mais os alemães)têm uma zona frontal "poderosa", arestas mais vivas...
Não é fácil de explicar, mas é uma boa questão.
Dá ideia de que os japoneses tendem a aproximar os seus carros aos gostos dos europeus.
Comentário
-
Uma pequena análise sobre "nacionalidade" dos Designs::
Italiano: como as suas mulheres. Linhas curvas, elegantes, equilíbrio de formas bastante conseguido. A estética submete-se à funcionalidade do carro: quando é preciso é simplesmente útil como no Multipla, com personalidade como no Maserati Quatropuorte ou simplesmente aerodinâmico como no Enzo... Não se acrescentam pormenores desnecessários e tentam ser discretos nas formas.
Francês: como o nariz do Cirano de Bergerac. Angulosos, por vezes esquisitos e por vezes propositadamente desiquilibrados. Por vezes a funcionalidade sacrifica-se à estética, como no Megane; outras vezes o oposto radical acontece, como num Citroen Picaso ou no Renault Avantime. Tal como a personalidade temperamental dos franceses, oscila entre o banal e o arrojado.
Norte-Americano: como a sua sociedade. Eficazes na sua função e relativamente equilibrado entre forma e função mas sempre a roçar a imponência. Podem tanto usar curvas como angulos mas estes últimos predominam com arestas à mistura. O brilho não é rejeitado e o aparato é bem-vindo. A história também lhes deu o petróleo barato, por isso a estética roça por vezes o exagero de formas e volumes.
Inglês: um passado nobre e necessariamente tradicional e monárquico reflecte-se na sua industria automóvel. As formas redondas são equilibradas - como em tantos Jaguares - mesmo quando é necessário usar ângulos para destacar a imponência de alguns veículos como um Rolls Royce. Os ingleses parecem simplesmente usar a estética "porque tem que se vender o carro", e já agora, adaptam-na na perfeição ao que se pretende do veículo em questão.
Alemão: preciso e correcto como um plano de marketing duma empresa alemã, ao qual obedece. Design para agradar a todos ou quase todos (a "polémica" série 5 é a ideia deles de arriscar...), é preciso vir o Chris Bangle para "javardar". Eficaz e bastante conciliado com a função, a estética das viaturas alemãs pode ser tão eficaz quanto as mesmas e igualmente desprovida de sal e pimenta.
Japonês: tal como o alemão, mas com alguns toque de personalidade que por vezes saiem de um desenho animado japonês. Parece que por vezes quase tentam dar "personalidade" humana a algumas criações.
Coreano: anónimo e possivelmente inspirado em qualquer um dos outros. Quando as crianças de 3 anos aprendem a desenhar carros, saiem carro coreanos. Como diria o Jeremy Clarckson: "Os coreanos há 20 ou 30 anos atrás andavam todos de carroça, é espantoso que consigam fazer algo com 4 rodas que ande com uma eficácia quase japonesa. Fazer algo mais do que um carro que efectivamente funcione, isso é outra história."
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por McReis
citação:Originalmente colocada por Taveirada
Sim... isso eu sei... mas o que é? Que linha é? Que coisa olho para dizer que um carro é niponico ou europeu?
Exemplo:
[}][}][}]
Tás lá! ;)
Esse carro é mesmo um bom exemplo... é que eu identifico-o como alemão puro... mas pelas definições é bastante semelhante ao japones... e eu não acho nada. Então pergunto... o que raio tem esse carro que difere dos japoneses... ou ao contrário... tb pode ser! ;)
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por Grilo
Francês: Ousado
Alemão: Linhas Conservadoras/Esportivas
Italiano: Elegante, Linhas retas
Japonês: Conservador
Coreano: Linhas Retas, busca do design europeu com ousadia própria
Americano: Visual 'retro' (a maioria agora [xx(])
Chinês: carro conhecido, só que um pouco mal feito
Comentário
-
Americano - grande, formas desproporcionais a tender para a banheira
Alemão - ar robusto, estética não visa dar nas vistas mas desagrada a todos, sem pontos fracos
Japoneses - carros com os 'olhos em bico' ou então de extremos, ou demasiado desportivos ou demasiado utilitários
Inglês - parecido ao alemão mas priviligia o requinte á robustez
Francês - carro com um ar mais macio que robusto, não tem como ponto forte o requinte, é uma espécie de tentar ter tudo mas que depois faz com que não tenha uma caracteristica que os demarque dos demais
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por Bernie
citação:Originalmente colocada por dysplay21
os americanos abusam ponto.
Abusam na qualidade?
i dont think so...
EDIT: Já vi que estava a referir aos motores
Comentário
-
imported_eser
Metade dos posts que li aqui, só dizem *****. É tão facil de dar argumento contra o que dizem...90% nem eprcebe nada de design...e só falam de Estetica...
Contudo, eu acho impossivel dizer que os carros de um determinado pais sao isto ou aquilo...
Funciona muito mais por marcas e por épocas que por paises.
Ja li ai que os ingleses t~em muitas curvas, mas um aston lagonda, um lotus esprit, qq tvr dos 70, 80 ou um Rolls Camargue têm muitas curvas???
Os Italianos têm curvas? então e o contach, de tomaso pantera ou alguns quatroporte? então têm muitas rectas? e o 33 stradale, o ferrari daytona o fiat multipla ou o 1750 gtv?
Enfim, nao em vou alongar, só quero dizer que em todos os paises há bastantes exemplos de tudo e é bastante dificil de dizer que há uma tendencia.
Se falarmos de marcas, aí pode ser que se chegue mais ou menos a um consenso...
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por eser
Metade dos posts que li aqui, só dizem *****. É tão facil de dar argumento contra o que dizem...90% nem eprcebe nada de design...e só falam de Estetica...
Contudo, eu acho impossivel dizer que os carros de um determinado pais sao isto ou aquilo...
Funciona muito mais por marcas e por épocas que por paises.
Ja li ai que os ingleses t~em muitas curvas, mas um aston lagonda, um lotus esprit, qq tvr dos 70, 80 ou um Rolls Camargue têm muitas curvas???
Os Italianos têm curvas? então e o contach, de tomaso pantera ou alguns quatroporte? então têm muitas rectas? e o 33 stradale, o ferrari daytona o fiat multipla ou o 1750 gtv?
Enfim, nao em vou alongar, só quero dizer que em todos os paises há bastantes exemplos de tudo e é bastante dificil de dizer que há uma tendencia.
Se falarmos de marcas, aí pode ser que se chegue mais ou menos a um consenso...
Comentário
-
O Golf (sobretudo o GTI) e o A3 são bons exemplos da diferença entre um carro alemão e um japonês: nota-se músculo nas suas linhas.
Quanto falamos em estilos, temos que ter sempre em atenção a época e a marca e a região onde o carro é comercializado, embora também eu seja de acordo que em muitos casos me é quase inconsciente olhar para um carro e identificar automaticamente o estilo com origem da marca.
Alguns tópicos a considerar:
- a quantidade de carros que têm alterações estéticas em função do mercado onde são vendidos (Ford Focus, Corolla, ..)
- a preocupação das marcas orientais em terem estúdios de design na europa e nos usa.
- o hyundai matrix desenhado pela Pininfarina.. Aquilo é estilo coreano ou italiano?
- quanto ao estilo japonês, peguem no catalogo anual da autohoje e divirtam-se :D.
- também não foi falado o estilo sueco..
- identificar a região de origem do carro também pelo design interior.
- ...
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por Taveirada
Arrendondado = Japonês.
Exemplo:
[}][}][}]
--------------------------------------------------------------
Hugo,
Tás lá! ;)
Esse carro é mesmo um bom exemplo... é que eu identifico-o como alemão puro... mas pelas definições é bastante semelhante ao japones... e eu não acho nada. Então pergunto... o que raio tem esse carro que difere dos japoneses... ou ao contrário... tb pode ser! ;)
Agora a sério, é talvez a altura, e o facto de se associar ao antigo golf ;)
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por Taveirada
Hugo,
Tás lá! ;)
Esse carro é mesmo um bom exemplo... é que eu identifico-o como alemão puro... mas pelas definições é bastante semelhante ao japones...
Acho que não há actualmente um padrão de design típico de país para país. Muito porque os japoneses cada vez se preocupam mais em agradar ao mercado europeu e porque os europeus também procuram seduzir os americanos e vice-versa. No entanto creio que há pormenores que fazem a diferença. O cuidado no desenho de grelhas frisos, faróis, etc. é suficiente para marcar um estilo, na maior parte das vezes.
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário