Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Repetição do exame de condução de 15 em 15 anos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    citação:Originalmente colocada por Diamondplus

    Estar submetido a novo exame??
    Nem pensar!!
    O que é que isso iria implicar na minha maneira de conduzir? Nada!

    Imaginem lá de 15 em 15 anos fazer novo exame, tira-se carta aos 18 e aos 33 anos vou fazer exame!! Não faz sentido absolutamente nenhum, estes tipos de soluções até me enervam!! Inventem outra coisa..[)]
    Quando se souber que para renovar a carta, o condutor tem tb de comprar um porrada de impressos a um preço fora de serie, vais entender o porquê de inventarem essas coisas! ;)

    cumps,
    [dio]

    Comentário


      #32
      Sem duvida q concordo, até acho 15 anos mto, talvez os 10 fossem o ideal.

      Comentário


        #33
        acho muito bem anda para aí muito assassino e tem de se arranjar maneira de os proibir de conduzir,nao quer dizer que eu seja o condutor perfeito, mas ha bem pior do que eu.

        Comentário


          #34
          Boas. Eu sou totalmente contra este tipo de iniciativa, sinceramente nem sei se passaria uma vez que nos exames de condução não se aprende a conduzir, aprende-se a passar num exame de condução viciado, tanto é que basta um exemplo para ver o quão bons são os nossos exames: ora eu quando aprendi a conduzir tive que estacionar guiando-me por um pontinho existente no vidro traseiro, isto num opel corsa de 5 lugares, não deixavam usar os espelhos senão chumbavamos!!! quando fui para casa depois de ter passado procurei esse pontinho no meu carro, um peugeot 106 comercial, bem parece que não existia, nem dava para ver o lancil uma vez que a altura do carro é totalmente diferente entre outras coisas,enfim e depois vêm para aqui com essas sugestões[xx(]...
          Acho bem fazerem reciclagens a nivél teorico, agora quem aprende a conduzir bem uma vez nunca desaprende, é como andar de bicicleta, o problema é que no nosso pequeno mundo não se ensina a conduzir mas sim a passar num exame de condução.
          É pena que se vejam aqui tantos a apoiar esta iniciativa, mais uma das que vão no mau caminho...
          -um ensino decente;
          -implementação de regras rigidas para a construção de estradas seguras;
          -uma fiscalização séria das condições dos veiculos;
          -uma fiscalização forte da sinalização presente na estrada;
          entre outras medidas que realmente serviam e muito para diminuir a sinistralidade não pensam eles, mas mais receitas e um modo de lixarem muita gente com mais um exame daqueles em que se pode passar sem saber conduzir sim é solução.

          Comentário


            #35
            citação:Originalmente colocada por rubenvalente

            Boas. Eu sou totalmente contra este tipo de iniciativa, sinceramente nem sei se passaria uma vez que nos exames de condução não se aprende a conduzir, aprende-se a passar num exame de condução viciado, tanto é que basta um exemplo para ver o quão bons são os nossos exames: ora eu quando aprendi a conduzir tive que estacionar guiando-me por um pontinho existente no vidro traseiro, isto num opel corsa de 5 lugares, não deixavam usar os espelhos senão chumbavamos!!! quando fui para casa depois de ter passado procurei esse pontinho no meu carro, um peugeot 106 comercial, bem parece que não existia, nem dava para ver o lancil uma vez que a altura do carro é totalmente diferente entre outras coisas,enfim e depois vêm para aqui com essas sugestões[xx(]...
            Acho bem fazerem reciclagens a nivél teorico, agora quem aprende a conduzir bem uma vez nunca desaprende, é como andar de bicicleta, o problema é que no nosso pequeno mundo não se ensina a conduzir mas sim a passar num exame de condução.
            É pena que se vejam aqui tantos a apoiar esta iniciativa, mais uma das que vão no mau caminho...
            -um ensino decente;
            -implementação de regras rigidas para a construção de estradas seguras;
            -uma fiscalização séria das condições dos veiculos;
            -uma fiscalização forte da sinalização presente na estrada;
            entre outras medidas que realmente serviam e muito para diminuir a sinistralidade não pensam eles, mas mais receitas e um modo de lixarem muita gente com mais um exame daqueles em que se pode passar sem saber conduzir sim é solução.
            quando meterem na cabeça que o grande mal n é das estradas nem dos carros, mas sim dos condutores, talvez comecem a achar piada a esta ideia!

            eu sou de acordo, mas tb concordo ctg em alguns aspectos... os exames em portugal n fazem sentido nenhum nem ensinam ninguem a conduzir! portanto deviam fazer exames como deve ser, em diversas e variadas condiçoes, e não chumbarem a malta por andar só com uma mao no volante , ou ir a 140 na AE!

            de resto a renovaçao da carta é eficaz pq conheço N gente que tira a carta e nao pega mais num carro, até um dia... esse dia provavelmente há acidente! ora... desta maneira fazia-se um pouco a triagem, mas só vale a pena se mudarem o sistema de avaliação para algo sério!

            Comentário


              #36
              citação:Originalmente colocada por eL niNo

              citação:Originalmente colocada por rubenvalente

              Boas. Eu sou totalmente contra este tipo de iniciativa, sinceramente nem sei se passaria uma vez que nos exames de condução não se aprende a conduzir, aprende-se a passar num exame de condução viciado, tanto é que basta um exemplo para ver o quão bons são os nossos exames: ora eu quando aprendi a conduzir tive que estacionar guiando-me por um pontinho existente no vidro traseiro, isto num opel corsa de 5 lugares, não deixavam usar os espelhos senão chumbavamos!!! quando fui para casa depois de ter passado procurei esse pontinho no meu carro, um peugeot 106 comercial, bem parece que não existia, nem dava para ver o lancil uma vez que a altura do carro é totalmente diferente entre outras coisas,enfim e depois vêm para aqui com essas sugestões[xx(]...
              Acho bem fazerem reciclagens a nivél teorico, agora quem aprende a conduzir bem uma vez nunca desaprende, é como andar de bicicleta, o problema é que no nosso pequeno mundo não se ensina a conduzir mas sim a passar num exame de condução.
              É pena que se vejam aqui tantos a apoiar esta iniciativa, mais uma das que vão no mau caminho...
              -um ensino decente;
              -implementação de regras rigidas para a construção de estradas seguras;
              -uma fiscalização séria das condições dos veiculos;
              -uma fiscalização forte da sinalização presente na estrada;
              entre outras medidas que realmente serviam e muito para diminuir a sinistralidade não pensam eles, mas mais receitas e um modo de lixarem muita gente com mais um exame daqueles em que se pode passar sem saber conduzir sim é solução.
              quando meterem na cabeça que o grande mal n é das estradas nem dos carros, mas sim dos condutores, talvez comecem a achar piada a esta ideia!

              eu sou de acordo, mas tb concordo ctg em alguns aspectos... os exames em portugal n fazem sentido nenhum nem ensinam ninguem a conduzir! portanto deviam fazer exames como deve ser, em diversas e variadas condiçoes, e não chumbarem a malta por andar só com uma mao no volante , ou ir a 140 na AE!

              de resto a renovaçao da carta é eficaz pq conheço N gente que tira a carta e nao pega mais num carro, até um dia... esse dia provavelmente há acidente! ora... desta maneira fazia-se um pouco a triagem, mas só vale a pena se mudarem o sistema de avaliação para algo sério!
              Se leres bem aquilo que escrevi verás que lá também refiro a questão do ensino como importante.
              Não concordo com essa ideia do grande problema serem os condutores, pensa nisto, o que é mais fácil de mudar e mais eficaz??? A qualidade das estradas, sinalização, veiculos...ou a maneira como as pessoas conduzem??? No resto da Europa já se aprendeu a fazer estradas nas quais se têm que cumprir regras de segurança apertadas, rigidez no modo como são projectadas as estradas e até os rails são estudados para agir da melhor maneira possivél, cá continuamos a ver os rails como pedaços de metal que apenas servem para impedir os carros de sairem da estrada, por vezes seria melhor que os carros saissem mesmo da estrada uma vez que os rails por vezes só pioram, isto tudo li eu num artigo feito por uma revista sobre as nossas estradas.
              Ninguém fala mas caso não saibam os rails até mesmo em caso de um embate de um carro podem matar em vez de salvar vidas, em muitos países da Europa desenvolvida isto já não se passa e os rails são como os automoveis estudados para absorver ao máximo as forças dos embates salvando muitas vidas, mas por cá já se sabe que até mesmo o Português prefere os belos dos radares ou as belas das multas exageradas...[xx(]
              Mas continuo a não estar de acordo, o ensino é que tem de melhorar, e em vez de se atribuir a carta a quem estaciona bem ou quem se porta bem durante 20 minutos de condução automatizada,deviam-se fazer testes rigurosos á destreza dos condutores.
              De resto o facto de termos que fazer exames de 10 em 10 ou 15 em 15 anos é utopico, repara tu quando tiras um curso, passados 15 anos não o vais tirar de novo ou vais???No entanto tens que te ir actualizando e vais tendo acções de refrescagem, acho que esse também deve ser o caminho aqui.
              Até hoje já conto com muitos kms no cartorio e sem acidentes o que não quer dizer que não os venha a ter, espero sinceramente não ter mas ninguém está safo, uma grande parte destes km em cidade por isso para quem estiver a pensar na teoria " este gajo é nabo" tem aqui um facto que pode jogar a meu favor.
              O que eu digo é que como voçês sabem num exame de código é muito fácil chumbar e por coisas ridiculas, sei de pessoas que conduzem muito bem e chumbam e outras que conduzem muito mal e porque estavam inspiradas ou porque se dão bem em momentos programados nos quais têm que ser objectos automatos se dão bem e é por isto que tendo em conta o nosso ensino não concordo de maneira nenhuma com esta medida.
              Mas para quem fala do nosso ensino o que dizer do ensino americano que nalguns estados permite que os jovens com 15-16 anos possam tirar a carta??? Porque será que mesmo assim eles conseguem ser melhores que nós???

              Comentário


                #37
                Bem, eu só sei que se for agora a exame vou melhor preparado, é que na escola esqueceram-se de me ensinar muita coisa e eu lá tive que me ir desenrascando :D

                Comentário


                  #38
                  meus amigos a conducao aprende-se claro com o tempo,mas se aaplicarmos o que aprendemos nas escolas depois o resto é com a pratica e somos bons condutores !
                  agora desde que tenhamos a carta e esquecemos o que aprendemos e fazemos as coisa a armamo-nos em grandes craques aí é que começa os problema ok!!
                  Eu tenho carta a 20 anos e agora conduzo melhor de quando saí da escola, e nunca teve ninhum acidente graças adeus ! eu considero um carro como uma arma ,se nao temos os devidos cuidados tanto podemos matar como matar-nos a nos proprios!

                  Comentário


                    #39
                    citação:Originalmente colocada por eduardomaio

                    Bem, eu só sei que se for agora a exame vou melhor preparado, é que na escola esqueceram-se de me ensinar muita coisa e eu lá tive que me ir desenrascando :D
                    Pois...
                    Na minha escola nem me ensinaram a fazer o ponto de embraiagem.[8]

                    Comentário


                      #40
                      Penso que, primeiro do que estas ideias de "renovação" da carta, se devia apostar no melhoramento do ensino em si. As aulas teóricas são uma tanga. As aulas práticas são descontextualizadas.
                      Nas teóricas aprendes pouco, muito pouco... Do que te dizem, apenas 10% interessa e o problema é que, no meio de tanta porcaria, nem sempre esses 10% são memorizados.
                      Então não se deveria falar, tambem, em tecnicas de controlo do carro? um pouco da história automóvel? os efeitos práticos dos dispositivos electrónicos como o ABS? (para já não falar no ESP)
                      Eu tenho como exemplo perfeito a minha namorada que nunca percebeu, ou ligou a carros, até me conhecer. Ela tirou a carta primeiro do que eu... Tive de andar eu, sem carta, em estradas privadas, a explicar-lhe coisas básicas que ela nunca tinha ouvido falar antes. Tudo bem que não é dotada, mas a escola não consegue ensinar as coisas que eu lhe disse?
                      Quanto às aulas práticas... parece que estamos à anos atrás. O meu instrutor nem ligava ao mundo automovel, e suas respectivas áreas: mercado, competição...etc...

                      Apesar do meu discurso, assumidamente, pouco coerente, penso que me consigo fazer entender: As Escolas precisam de ser reformuladas... cada vez é mais complexo lidar com as estradas( aumentos de transito, etc) e os métodos de ensino estagnaram.

                      Como solução penso que seria ideal criar centros de treino fechados, pistas , para os aprendizes começarem a ganhar noçoes com erros, sem perigo de magoar terceiros. Não acham inconsciente ir logo para a estrada ou de um simulador para a estrada?
                      Quanto à componente teórica de conduçao, penso que seria ideal a criação de aulas especificas, mesmo que fossem em menor numero, em que se visse uns filmes, imagens...

                      isto é, no entanto, a minha simples opiniao

                      Comentário


                        #41
                        Eu continuo a achar que a repressão funciona lindamente.[|)] Já guiei noutros sítios além de Portugal e acho que a principal diferença está na repressão! Na maior parte dos países onde a sinistralidade é mais baixa, eu não vejo as pessoas com melhor técnica de condução que cá, mas vejo-as mais civilizadas, essencialmente devido à enorme quantidade de radares, câmaras de vigilância (que normalmente não estão sinalizados como aqui no fórum se pensa) e muita BT espalhada! Uma boa prova disso foi o ano em que a sinistralidade em França diminuíu mais de 20% quando eles implementaram os radares automáticos! Só nesse ano foram mais de 600 e actualmente já vão em mais de 1000! Uma vez fui a um seminário sobre Gestão de Velocidade, onde se reuniram vários peritos em segurança rodoviária nacionais e internacionais e lembro-me de o comissário francês ter dito que antes de implementarem esses radares e mais controlo estradal, era vulgar haver condutores alemães que iam à França fazer corridas, guiar em alta velocidade e afins porque o controlo em França era mais lesto que na Alemanha. Pelos vistos, os civilizados no norte da Europa que por cá tanto elogiamos só o são por causa da mão pesada.;) É o que precisamos cá. Se não aprendem a bem, aprendem a mal! Outro exemplo do mencionado acima é irmos ao Algarve e vermos os "bifes" a "rasgar pano"...[8)]

                        Comentário


                          #42
                          Quanto à medida de repetição da carta de condução não sei em que medida teria algum impacto positivo nas nossas estradas! A não ser o de encher os bolsos da DGV. Quanto muito se o fizessem que analisassem antes o historial (acidentes com culpa,multas, etc) do condutor a ser examinado!
                          O meu pai tem 45 anos de carta sem acidentes (registe-se apenas um sem culpa), e não acho legítmo que uma pessoa que conduz todos os dias, que ainda faz viagens por essa europa fora, seja submetida a um novo exame, só para encher os bolsos ao estado.
                          O que devia de existir cá era uma melhor relação entre o cadastro do condutor na dgv e das seguradoras. Nos Estados Unidos, por cada multa que apanharmos são os pontos na cartas e os seguros a subir virtiginosamente.
                          Os maus condutores! Esses sim devem pagar... Agora os outros, só se for mesmo para ir ao bolso de toda a gente.

                          Cumps

                          Comentário


                            #43
                            citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                            Pois...
                            Na minha escola nem me ensinaram a fazer o ponto de embraiagem.[8]
                            ****-**, irreal [}] A minha instrutora disse-me, numa das minhas primeiras aulas, que está sempre à espera que os instruendos ja saibam alguma coisa de condução, quando vai pra lá pessoal que nunca pegou num carro e necessitam de apernder os basicos em vez de os meterem logo em zonas movimentadas (na minha 1ª aula fui para uma zona bastante movimentada :x ).

                            Comentário


                              #44
                              Ter que estudar o código todo novamente, NO WAY!!!!!!!!!!

                              Sei o suficiente, mas nunca aquelas cenas todas que se sabe quando se tira a carta.. (principalmente algumas regras)
                              Concordo k deveria saber isso tudo, mas não sei. Também sei que mais de 90% das pessoas que aki postaram estão como eu.
                              Mas isso não me torna num incapacitado para andar na estrada. Se calhar (muito provavelmente) iria chumbar nessas analises de conhecimentos, e isso não reflectiria o retirar da estrada de uma pessoa incapaz de conduzir.
                              Uma boa percentagem dos conhecimentos (regras de transito) que adquirimos aquando do estudo do código, nunca mais os utilizamos na estrada. Daí o seu esquecimento.

                              Comentário


                                #45
                                Então e qual a fonte da noticia/boato ?

                                Comentário


                                  #46
                                  Continuamos a bater no ceguinho!!
                                  Já dizia o meu avô:"Porque é que o cão vai à missa? Porque a porta está aberta!"
                                  Porque é que o tuga só faz asneira na estrada? Porque não é ensinado.
                                  O sistema de ensino da condução dá vontade de rir e depois também temos instrutores "profissionais" que se estão a baldar para a cena e umas regras atrofiadas das mãos e dos pés e dos olho...à frente...
                                  o que mais me choca,e cada vez mais se fala nisso,é as pessoas não conhecerem os carros que conduzem.Eu já vi, e várias vezes, pessoas nos IPO's que nem os máximos sabe ligar quanto mais os farois de nevoeiro...
                                  no outro dia o meu sogro andou com o polo da maria e vira-se para mim e pergunta:"como é que fexo o vidro??"
                                  [}][}][}] foi a minha reacção,não resisti.
                                  é o exemplo tipico do tuga,não conhece o próprio carro o que fará os outros...
                                  bem,desculpem lá o testamento.
                                  cumps

                                  Comentário


                                    #47
                                    citação:Originalmente colocada por Luís Miguel

                                    Eu continuo a achar que a repressão funciona lindamente.[|)] Já guiei noutros sítios além de Portugal e acho que a principal diferença está na repressão! Na maior parte dos países onde a sinistralidade é mais baixa, eu não vejo as pessoas com melhor técnica de condução que cá, mas vejo-as mais civilizadas, essencialmente devido à enorme quantidade de radares, câmaras de vigilância (que normalmente não estão sinalizados como aqui no fórum se pensa) e muita BT espalhada! Uma boa prova disso foi o ano em que a sinistralidade em França diminuíu mais de 20% quando eles implementaram os radares automáticos! Só nesse ano foram mais de 600 e actualmente já vão em mais de 1000! Uma vez fui a um seminário sobre Gestão de Velocidade, onde se reuniram vários peritos em segurança rodoviária nacionais e internacionais e lembro-me de o comissário francês ter dito que antes de implementarem esses radares e mais controlo estradal, era vulgar haver condutores alemães que iam à França fazer corridas, guiar em alta velocidade e afins porque o controlo em França era mais lesto que na Alemanha. Pelos vistos, os civilizados no norte da Europa que por cá tanto elogiamos só o são por causa da mão pesada.;) É o que precisamos cá. Se não aprendem a bem, aprendem a mal! Outro exemplo do mencionado acima é irmos ao Algarve e vermos os "bifes" a "rasgar pano"...[8)]
                                    Boas, a repressão realmente funcionava bem, no tempo do hitler e afins...:D:D:D
                                    Desculpa a piada mas é o que acho em relação a tudo o que sejam teorias do género: vamos cortar a torto e direito que é assim que toda a gente aprende e lixamos toda a gente por igual.[xx(]

                                    Comentário


                                      #48
                                      citação:Originalmente colocada por rubenvalente

                                      citação:Originalmente colocada por Luís Miguel

                                      Eu continuo a achar que a repressão funciona lindamente.[|)] Já guiei noutros sítios além de Portugal e acho que a principal diferença está na repressão! Na maior parte dos países onde a sinistralidade é mais baixa, eu não vejo as pessoas com melhor técnica de condução que cá, mas vejo-as mais civilizadas, essencialmente devido à enorme quantidade de radares, câmaras de vigilância (que normalmente não estão sinalizados como aqui no fórum se pensa) e muita BT espalhada! Uma boa prova disso foi o ano em que a sinistralidade em França diminuíu mais de 20% quando eles implementaram os radares automáticos! Só nesse ano foram mais de 600 e actualmente já vão em mais de 1000! Uma vez fui a um seminário sobre Gestão de Velocidade, onde se reuniram vários peritos em segurança rodoviária nacionais e internacionais e lembro-me de o comissário francês ter dito que antes de implementarem esses radares e mais controlo estradal, era vulgar haver condutores alemães que iam à França fazer corridas, guiar em alta velocidade e afins porque o controlo em França era mais lesto que na Alemanha. Pelos vistos, os civilizados no norte da Europa que por cá tanto elogiamos só o são por causa da mão pesada.;) É o que precisamos cá. Se não aprendem a bem, aprendem a mal! Outro exemplo do mencionado acima é irmos ao Algarve e vermos os "bifes" a "rasgar pano"...[8)]
                                      Boas, a repressão realmente funcionava bem, no tempo do hitler e afins...:D:D:D
                                      Desculpa a piada mas é o que acho em relação a tudo o que sejam teorias do género: vamos cortar a torto e direito que é assim que toda a gente aprende e lixamos toda a gente por igual.[xx(]
                                      Essa comparação ao nazismo não percebi...[|)] Querem comparar policiamento a perseguição política? Ou queres acreditar que lá a vigilância nas estradas é a bandalheira que se vê cá?[8]

                                      Comentário


                                        #49
                                        Certamente que alguns operadores que giram em torno do mercado automóvel não deixarão isso acontecer, embora eu ache que era muito positivo e imprescindível em alguns casos retirar das estradas tanta gente inapta para a tarefa da condução!... Mas acho inexequível, na prática...

                                        Comentário


                                          #50
                                          citação:Originalmente colocada por Luís Miguel

                                          citação:Originalmente colocada por rubenvalente

                                          citação:Originalmente colocada por Luís Miguel

                                          Eu continuo a achar que a repressão funciona lindamente.[|)] Já guiei noutros sítios além de Portugal e acho que a principal diferença está na repressão! Na maior parte dos países onde a sinistralidade é mais baixa, eu não vejo as pessoas com melhor técnica de condução que cá, mas vejo-as mais civilizadas, essencialmente devido à enorme quantidade de radares, câmaras de vigilância (que normalmente não estão sinalizados como aqui no fórum se pensa) e muita BT espalhada! Uma boa prova disso foi o ano em que a sinistralidade em França diminuíu mais de 20% quando eles implementaram os radares automáticos! Só nesse ano foram mais de 600 e actualmente já vão em mais de 1000! Uma vez fui a um seminário sobre Gestão de Velocidade, onde se reuniram vários peritos em segurança rodoviária nacionais e internacionais e lembro-me de o comissário francês ter dito que antes de implementarem esses radares e mais controlo estradal, era vulgar haver condutores alemães que iam à França fazer corridas, guiar em alta velocidade e afins porque o controlo em França era mais lesto que na Alemanha. Pelos vistos, os civilizados no norte da Europa que por cá tanto elogiamos só o são por causa da mão pesada.;) É o que precisamos cá. Se não aprendem a bem, aprendem a mal! Outro exemplo do mencionado acima é irmos ao Algarve e vermos os "bifes" a "rasgar pano"...[8)]
                                          Boas, a repressão realmente funcionava bem, no tempo do hitler e afins...:D:D:D
                                          Desculpa a piada mas é o que acho em relação a tudo o que sejam teorias do género: vamos cortar a torto e direito que é assim que toda a gente aprende e lixamos toda a gente por igual.[xx(]
                                          Essa comparação ao nazismo não percebi...[|)] Querem comparar policiamento a perseguição política? Ou queres acreditar que lá a vigilância nas estradas é a bandalheira que se vê cá?[8]
                                          Boas, eu explico. É assim na minha optica o que se passa nalguns países como o que tu referiste já chega a ser demais a ser verdade, a condução não tem que ser regida por repressão, tem que ser regida por bom senso, mas isso também é um pensamento um bocado utopico da minha parte e que já envolve algumas ideias um pouco contraditórias...
                                          Só para te dar um exemplo eu quando não está transito não considero perigoso andar a 200km/h numa AE com um carro seguro...;)

                                          Comentário


                                            #51
                                            e quem define o que é um carro seguro: tu? e condutor seguro: tu?

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X