Santa fe.
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Jipe de cidade
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citação:Originalmente colocada por KarmaCop213
citação:Originalmente colocada por Max
Mauzinho e paradoxo porquê? Vocês nunca devem ter passado por um buraco em lisboa ou andado na bela m**** de estrada na zona do marquês, princepe real etc.....
Jipe de cidade sim!!! Cada vez mais!!!
Para resistência absoluta vai-se buscar algo com eixos-rigidos e "suspensão" de lâminas, big truck style...
Nada como uma Toyota dyna para essa tarefa...[}]
Comentário
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citação:Originalmente colocada por c r a s h
citação:Originalmente colocada por KarmaCop213
citação:Originalmente colocada por Max
Mauzinho e paradoxo porquê? Vocês nunca devem ter passado por um buraco em lisboa ou andado na bela m**** de estrada na zona do marquês, princepe real etc.....
Jipe de cidade sim!!! Cada vez mais!!!
Para resistência absoluta vai-se buscar algo com eixos-rigidos e "suspensão" de lâminas, big truck style...
Nada como uma Toyota dyna para essa tarefa...[}]
Se calhar se tivesse um destes "jipes de cidade", durava mais ou não?
Comentário
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Eu iria para uma marca coreana (onde incluo o Captiva). Tanto o Kia como o Hyundai são engraçados (se bem que o Santa Fé agrada-me mais), mas o Captiva é bastante interessante e se calhar optava por este. Tive a oportunidade de fazer uns quantos quilometros em dois carros distintos, um com caixa automática e outro com caixa manual.
Em comportamento o carro porta-se bastante bem. Trava bem e curva surpreendentemente bem para a altura que tem. Obviamente que adorna um pouco, mas é pouco pronunciado. É bastante confortável e bem insonorizado. O interior é agradável, apesar de não gostar muito da consola central, principalmente do ecrã da climatização. O funcionamento do cruise control é um bocado manhoso, mas assim que se percebe como é que aquilo funciona não tem nada que enganar. Peca é por ser lento tanto a ligar como a desligar. O motor é muito bom, tem um bom binário (320 Nm) e permite uma viagem descansada, respondendo bem quando necessário. Apesar de só ter 5 velocidades, a partir dos 60/70 é possível circular em quinta sem grande esforço. Mesmo assim este motor admirou-me bastante pois nunca tinha esgotado uma quinta num motor a diesel, principalmente num jipe (o seu red-line é às 4.500, rotação equivalente a 190 km/h). Isto diz bastante da facilidade que este motor tem em subir de rotação.
Como ponto negativo aponto o accionamento da caixa. Não é que a mesma não esteja bem escalonada (e está muito bem), mas engrenar uma mudança é algo "vago". Mas como a tua opção é uma versão com caixa automática, nesta não existe este problema. Aliás, aconselho-a vivamente. A caixa é muito boa mesmo, suave e macia, "lê" a tua condução e adequa-se à mesma. Tem um modo sequencial que apesar de não ser muito rápido, serve perfeitamente e funciona bem. Outro ponto negativo é arrancar com o carro. Existe um momento, em que aceleras e não acontece nada. É uma fracção de segundos, mas sente-se. Assim, que o motor ultrapassa as 900/1000 rpm, o motor acorda e arranca como se não houvesse amanhã. Mas penso que isto será resolvido pela marca.
Obviamente a utilização fora de estrada é bastante limitada. O carro, por defeito é um tracção dianteiro. Somente em situação de perda de motricidade no eixo dianteiro é que passa a ter tracção integral, mas somente enquanto a situação se mantiver. Os pneus, de estrada, também não ajudam nada. Serve perfeitamente para estradas de terra batida e alguma (pouca) lama. Os seus ângulos de ataque/ventral/saída também não são nada de especial, mas é o que digo, não é um jipe puro, pelo que serve perfeitamente o seu propósito. Como exemplo dou o seguinte, tentei subir uma subida (passe a redundância) em terra batida, com um gradiente de 20% numa distância de 10 metros. Subiu perfeitamente sem qualquer esforço. Voltando atrás, tentei fazer o mesmo num trilho paralelo, mas com terra bastante solta e já não consegui. Fazendo o percurso 50/50 já conseguiu, mas com maior esforço.
Em suma, gostei bastante do carro, aparte dos pontos negativos. Para quem quer um carro muito bem equipado, com bastante espaço, confortável, com um motor agradável e não muito gastador (em AE rodei os 11/12 lts) é uma opção claramente a ter em conta. Então quando sair a versão 4x2 ainda vai ficar mais em conta.
Abraços e boa escolha.
Comentário
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citação:Originalmente colocada por Max
Sinceramente não sei por onde ando mesmo, mas aos 75.000kms estava a mudar amortecedores e sinoblocos à frente no meu "comercial"...
Se calhar se tivesse um destes "jipes de cidade", durava mais ou não?
Comentário
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citação:Originalmente colocada por KarmaCop213
citação:Originalmente colocada por Max
Sinceramente não sei por onde ando mesmo, mas aos 75.000kms estava a mudar amortecedores e sinoblocos à frente no meu "comercial"...
Se calhar se tivesse um destes "jipes de cidade", durava mais ou não?
Com 75 mil kms andava pior que um barco e mais saltitão que uma bola de basketbal...
Não sei se o facto de só circular em estradas "destruídas" influencia, mas o facto é que tive mesmo de trocar os amortecedores e sinoblocos à frente...
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citação:Originalmente colocada por serafas
Eu iria para uma marca coreana (onde incluo o Captiva). Tanto o Kia como o Hyundai são engraçados (se bem que o Santa Fé agrada-me mais), mas o Captiva é bastante interessante e se calhar optava por este. Tive a oportunidade de fazer uns quantos quilometros em dois carros distintos, um com caixa automática e outro com caixa manual.
Em comportamento o carro porta-se bastante bem. Trava bem e curva surpreendentemente bem para a altura que tem. Obviamente que adorna um pouco, mas é pouco pronunciado. É bastante confortável e bem insonorizado. O interior é agradável, apesar de não gostar muito da consola central, principalmente do ecrã da climatização. O funcionamento do cruise control é um bocado manhoso, mas assim que se percebe como é que aquilo funciona não tem nada que enganar. Peca é por ser lento tanto a ligar como a desligar. O motor é muito bom, tem um bom binário (320 Nm) e permite uma viagem descansada, respondendo bem quando necessário. Apesar de só ter 5 velocidades, a partir dos 60/70 é possível circular em quinta sem grande esforço. Mesmo assim este motor admirou-me bastante pois nunca tinha esgotado uma quinta num motor a diesel, principalmente num jipe (o seu red-line é às 4.500, rotação equivalente a 190 km/h). Isto diz bastante da facilidade que este motor tem em subir de rotação.
Como ponto negativo aponto o accionamento da caixa. Não é que a mesma não esteja bem escalonada (e está muito bem), mas engrenar uma mudança é algo "vago". Mas como a tua opção é uma versão com caixa automática, nesta não existe este problema. Aliás, aconselho-a vivamente. A caixa é muito boa mesmo, suave e macia, "lê" a tua condução e adequa-se à mesma. Tem um modo sequencial que apesar de não ser muito rápido, serve perfeitamente e funciona bem. Outro ponto negativo é arrancar com o carro. Existe um momento, em que aceleras e não acontece nada. É uma fracção de segundos, mas sente-se. Assim, que o motor ultrapassa as 900/1000 rpm, o motor acorda e arranca como se não houvesse amanhã. Mas penso que isto será resolvido pela marca.
Obviamente a utilização fora de estrada é bastante limitada. O carro, por defeito é um tracção dianteiro. Somente em situação de perda de motricidade no eixo dianteiro é que passa a ter tracção integral, mas somente enquanto a situação se mantiver. Os pneus, de estrada, também não ajudam nada. Serve perfeitamente para estradas de terra batida e alguma (pouca) lama. Os seus ângulos de ataque/ventral/saída também não são nada de especial, mas é o que digo, não é um jipe puro, pelo que serve perfeitamente o seu propósito. Como exemplo dou o seguinte, tentei subir uma subida (passe a redundância) em terra batida, com um gradiente de 20% numa distância de 10 metros. Subiu perfeitamente sem qualquer esforço. Voltando atrás, tentei fazer o mesmo num trilho paralelo, mas com terra bastante solta e já não consegui. Fazendo o percurso 50/50 já conseguiu, mas com maior esforço.
Em suma, gostei bastante do carro, aparte dos pontos negativos. Para quem quer um carro muito bem equipado, com bastante espaço, confortável, com um motor agradável e não muito gastador (em AE rodei os 11/12 lts) é uma opção claramente a ter em conta. Então quando sair a versão 4x2 ainda vai ficar mais em conta.
Abraços e boa escolha.
Obrigado amigo, esta era exactamente o tipo de resposta que esperava para cada um dos modelos.
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Obrigado por todas as vossas opiniões.
Quando escrevi este pedido de opinião, pretendia saber experiências e factos sobre estes veiculos, tipo:
Honda CR-V - tem um dos melhores motores diesel da actualidade
Hiunday Santa-Fé - na configuração 4x2 pode poupar combustivel
Chevrolet Captiva - muito novo, possiveis problemas
As opinioes sobre a estetica tambem são bem-vindas, mas esse assunto será unicamente da escolha do comprador.
Pessoalmente gosto muito Captiva, adoro Honda's.....mas comprava um destes[}]
Para os comentários "engraçados", como já tinha dito atrás sei bem as desvantagens deste tipo de veiculos, mas apesar de não ser para mim, compreendo perfeitamente uma pessoa comprar um carro apenas pela estética do veiculo.
Espero que todas as vossas compras sejam exaustivamente ponderadas, pois de vós depende um mundo melhor
EDIT: para acabar
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citação:Originalmente colocada por vicnuno
Obrigado por todas as vossas opiniões.
Quando escrevi este pedido de opinião, pretendia saber experiências e factos sobre estes veiculos, tipo:
Honda CR-V - tem um dos melhores motores diesel da actualidade
2-litre to 2.5-litre: Honda 2.2-litre Diesel (Accord, CR-V, FR-V)
http://www.ukintpress.com/engineofth...revious04.html
It starts. It idles, with no detectable vibro-massage and hardly any diesel 'jingle-jangle', as Honda calls it, just a bit more of a tick in the tickover. It moves off, it accelerates, it cruises with no thrum or transmitted tingle; just a four-cylinder hum slightly deeper than a petrol engine's and a gentle whine overlaying the soundtrack. That whine maybe shouldn't be there, but it adds aural character and makes you even less aware of the compression-ignition that's going on. It's one sweet engine.
It pulls from about 800rpm to 5000rpm without protest or harshness. The accelerator response pauses a little at low speeds pre-boost, but then the boost builds so progressively, so mechanically that there's no sense of inertia, hysteresis, the rubber-band effect, call it what you will. This also means that you don't get the torque-thwack of a Golf TDI PD 150, say, but the acceleration is just as insistent and there's that extra rev-range to exploit.
No Honda engine is easier to exploit; it's always on the pull, helping you make the most of what is the best combination of sharp, fluid, interactive handling and supple ride in the class. I spent a while driving most of my favourite local roads, tight and twisty, fast and open, and it was one of the most harmonious, most complete drives I've had all year. It just gelled. I've since been enthusing about this engine to every car-literate person I've met. This is the best Accord, no question.
So, how? Compression, or the lack of, is the key. Most diesels have a compression ratio of around 20:1, but this one runs at 16.7:1. This improves both refinement and economy under gentle running, because there's less resistance to the pistons' movements (a diesel is always gulping an excess of air, which needs to be compressed). When more torque is needed, the variable-nozzle quick-response turbo obliges.
Other niceties are a dual-mass flywheel for further vibration damping, cooled exhaust-gas recirculation to reduce nitrogen oxides (it's Euro 4 emissions-compliant with no diesel tax penalty) and injectors with just one pre-squirt before the main one, even though other car-makers now use several squirts to smooth out the combustion shock. Why not Honda? 'We've got the results we want, and the injectors last longer.'
And, finally, there are the continuously variable swirl control valves in four out of the eight inlet tracts. When closed, the air entering the cylinders via the remaining ports sets up a swirl into whose vortex a small squirt of fuel can stay concentrated enough to combust. Result: very economical light-load running. The valves open as torque demands rise, but now there's more fuel so it doesn't matter that the swirling stops.
http://www.evo.co.uk/carreviews/evoc...ord_ictdi.html
Em termos de condução não sei se o CRV será alguma coisa de jeito.
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citação:Originalmente colocada por pintox
Desculpem lá, mas faz-me uma certa confusão chamar de jipe um Santa Fé com tração só á frente...
Claro que gostos não se discutem, mas conheço muito boa gente com L200, Navaras, Pajeros e etc. que nunca pisaram terreno fora do asfalto e depois dizem que os carros gastam imenso, os pneus são muito caros, pagam classe 2 nas portagens, etc...
Aqui na minha zona já se tornou uma mais valia ter um jipe, há até muita gentinha que não percebe puto de automóveis e que já chamam jipe a uma Sharan ou uma kia Carnival.
Mas cada um é livre de gastar os seus euros naquilo que lhe apetecer, e se querem um jipe para andar na cidade, porque não?
Pessoalmente prefiro uma station ou um monovolume para transportar mulher, miudos e suas tralhas.
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Nunca equacionaste o Suzuki Grand Vitara? É que desses é o único que tem redutoras e tendo um veiculo desses sem as ditas e se quiseres por acaso ir mais além, pura e simplesmente não vais. Não estou com isto a dizer que o novo GV é um puro e duro mas concerteza deixa todos esses para tras no fora de estrada, isto na minha humilde opinião.
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Visto que se tratam de pseudo jipes a rondar os 35-40 mil euros, porque não uma coisa destas:
Nissan Navarra, cabina dupla, 2.5 DDTi 4X4 manual 6 vel. (174 cv), X-BOX (Montagem incluída), PACK PREMIUM IT.
Com o seguinte equipamento:
A versão LE mostra-se ainda mais arrojada graças às barras de tejadilho e aos vidros escurecidos. E torna a vida ainda mais fácil com os faróis automáticos, o espelho retrovisor interior com regulação automática da luminosidade (dia/noite), bússola, “cruise control” e comandos áudio no volante. E ainda a opção na Cabina Dupla, de bancos revestidos em couro, para lhe dar um toque de luxo.
Tecto de abrir eléctrico; Estofos em pele, eléctricos e aquecidos; Sistema de navegação Birdview com monitor HMI a cores de 7"; Rádio premium de 6 CDs, com leitor de MP3 (painel frontal); Integração do telemóvel por Bluetooth e Airbags laterais e de cortina.
Preço: +- 39 mil euros.
Tem é umas dimensões um bocado abusadas...
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Se fosse para mim, já disse qual era o que escolhia.....
Mas estas foram as opções da pessoa que vai comprar o carro, que volto a lembrar não quer saber de consumos, nem de off-road.
Apenas está interessado em não ficar apeado na estrada seja por problemas electricos ou mecanicos
(A Laguna 2.2DTI de 2003 agora com 105kkm desiludiu muito desde cedo) e ter um carro "alto" agradável de conduzir.
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citação:Originalmente colocada por KarmaCop213
Visto que se tratam de pseudo jipes a rondar os 35-40 mil euros, porque não uma coisa destas:
Nissan Navarra, cabina dupla, 2.5 DDTi 4X4 manual 6 vel. (174 cv), X-BOX (Montagem incluída), PACK PREMIUM IT.
Com o seguinte equipamento:
A versão LE mostra-se ainda mais arrojada graças às barras de tejadilho e aos vidros escurecidos. E torna a vida ainda mais fácil com os faróis automáticos, o espelho retrovisor interior com regulação automática da luminosidade (dia/noite), bússola, #8220;cruise control#8221; e comandos áudio no volante. E ainda a opção na Cabina Dupla, de bancos revestidos em couro, para lhe dar um toque de luxo.
Tecto de abrir eléctrico; Estofos em pele, eléctricos e aquecidos; Sistema de navegação Birdview com monitor HMI a cores de 7"; Rádio premium de 6 CDs, com leitor de MP3 (painel frontal); Integração do telemóvel por Bluetooth e Airbags laterais e de cortina.
Preço: +- 39 mil euros.
Tem é umas dimensões um bocado abusadas...
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