A - eram todos sofríveis. Nem me atrevo a escolher 1.
B - Peugeot 205, Renault 5, Citroen AX.
C - VW Golf II, Honda Civic, Citroen BX - acho que o BX está mais próximo do C do que do D, embora algumas versões possam competir com alguns do D.
D - BMW 3, Mercedes 190, Peugeot 405.
E - BMW 5, Mercedes E (200, 300 etc), Citroen XM
F - BMW 7, Mercedes S, Jaguar XJ
Descapotáveis - Mercedes SL, Golf Cabrio, Peugeot 205
Desportivos - Porsche 911, Porsche 944, Ferrari 328.
Supercarros - Ferrari GTO, Porsche 959, Ferrari F40.
Boas.
Cloterico, só uma questão de detalhe: porque optaste por colocar o BX num segmento diferente do 405? De que me lembro partilhavam muita coisa, aliás, bem mais do muita gente imaginava. Desde motores a equipamento ...
É só uma curiosidade ;)
Abraço,
McDriver
é um pouco confuso...
O Citroen BX foi substituido pelo ZX , e mais tarde pelo xsara, etc... e o Xsara e ZX são segmento C
O bx n foi sunstituido pelo zx mas sim plo Xantia.
O bx era do segmento a seguir, mas cmo no nosso país fazia uma perninha nos dois segmentos, pode por isso parecer estranho, ficava a meio caminho dos dois segmentos, com o motor 1100 até competia cos 1100.
O bx n foi sunstituido pelo zx mas sim plo Xantia.
O bx era do segmento a seguir, mas cmo no nosso país fazia uma perninha nos dois segmentos, pode por isso parecer estranho, ficava a meio caminho dos dois segmentos, com o motor 1100 até competia cos 1100.
Se não estou em erro, o RENAULT 21 também teve um 1100cm3.
Tal como já referiste, são carros do segmento D, só que mais uma vez por causa da tributação na cubicagem... as marcas recorreram aos motores mais pequenos para entrar terem mais vendas no nosso mercado.
O renault 21 "só" teve um 1.4. E q infelizmente já se via aflito.
O 9 e 11 é q tiveram um 1100 e 1237, e o 19 tbem teve um 1237 e 1200.
Renault 9 tl, 1108 cc, por isso é q digo q qdo há aqui pessoal q fala de "arrastadeiras", n faz a minima ideia do q está a falar. E anteriormente houve piores.
O renault 21 "só" teve um 1.4. E q infelizmente já se via aflito.
O 9 e 11 é q tiveram um 1100 e 1237, e o 19 tbem teve um 1237 e 1200.
Renault 9 tl, 1108 cc, por isso é q digo q qdo há aqui pessoal q fala de "arrastadeiras", n faz a minima ideia do q está a falar. E anteriormente houve piores.
Mae culpa...
Obrigado, realmente não tinha a certeza, mas está a dúvida esclarecida. ;)
Nessa altura a Citroen não tinha um verdadeiro carro do segmento C e o BX competia nos 2 segmentos. O BX 11 e BX 14 a meu ver eram muito mais C do que D. Aliás o BX mesmo em dimensões era mais pequeno que o normal do segmento D da altura.
A partir do 1.6 quer o gti ou o tzs, passava a competir no D.
Mas os tempos eram diferentes, o mesmo se aplicava ao tempra, sierra ou primera.
Exactamente!
BX, 405, Tempra, o Vectra tinham essa particularidade de terem um pe num segmento e o outro noutro.
O 405 com motor 1.4 de 8 valvulas eram um carro anemico e a diferencia era notoria para o seguinte que era o 1.6 SR e SRi que ja vinham salvoerro com A/C, direccao assistida e tecto de abrir.
Para mim a década de 80 apresenta determinados marcos na história automóvel:
- Democratização da utilização do turbo nos carros comuns;
- Utilização da electrónica na gestão dos motores;
- Início do recurso ao diesel para viaturas cada vez mais comuns e menos ligadas a "carro de trabalho";
-Para mim foi a época aurea dos ralis e do seu ocaso (carros tração atrás, depois grupo B, depois...);
- Foi também o ocaso da indústria automóvel inglesa que tantas glórias ainda nos mostra hoje;
- Início das preocupações ambientais relacionadas com o automóvel, início da utilização do catalizador.
- No desporto (na formula 1 por exemplo) assistiu-se a coisas nunca vistas: diversos motores de 1500cc chegarem aos 1000cvs, ainda falta ver como eram as coisas nos EUA...
Para mim qualquer e todo o carro tem a sua história e trás consigo um contributo para a história do automóvel e do transporte das pessoas. Para mim os mais marcantes serão os mais belos e com menos electrónica. Por exemplo descapotáveis, mesmo com pilar B. Não acredito que nenhum construtor se arrisque a fazer um hoje em dia com pilar B. Os desportivos que andaram pelas pistas: Volvo 240, BMW, qualquer italiano, enfim todos eles.
Mas se tivesse que eleger 1, ocorre-me agora o 205 que serviu para salvar a Peugeot. Mas o coração agarra-se-me ao Lancia 037 com as cores da Martini ou ao Fiat 131 Abarth.
Desculpem ter posto 2 vezes aquilo deu erro e eu pensava que nao tinha dado, e entao postei novamente[xx(]
Mas, já agora fotos Ford Escort 1.3 GL, Renault 11 Turbo?
-Foram bons carros!;)
Fui ver agora! Parabens!;) parece estar impecável! tenho uma quinta no Marco de Canaveses mas nunca vi lá o teu carro, tens alguma foto da parte de tras? tens mais algum carro so anos 80?
É entre o Marco de Canaveses e Baiao perto da Cocheca (turismo de habitaçao) conheçes?, desde já parabéns novamente está impecavel!!! achas que podes por fotos dos outros e do Bx se estiverem como este!![B)]
Cocheca, acho que conheço.
Não tenho fotos dos outros, mas nenhum deles está ainda no estado deste, mas hão-de estar. Aliás, um deles é um ph1 de 2 portas também.
Para mim a década de 80 apresenta determinados marcos na história automóvel:
- ...
- Utilização da electrónica na gestão dos motores;
- Início do recurso ao diesel para viaturas cada vez mais comuns e menos ligadas a "carro de trabalho";
- Início das preocupações ambientais relacionadas com o automóvel, início da utilização do catalizador.
-...
Se me permites, n concordo inteiramente c estas, na 1ª se tas a falar só de utilização concordo, mas se é "democratização", então só mesmo no final dos 80 e apenas na ignição, pq senão fosse a obrigatoriedade em 93, ainda hje haveria carburadores :D:D(E.U.A. Excluidos).
Tbem acho q nos 80 aparecem, realmente, motores diesel agradaveis, e capazes de fazer uma real alternativa aos gasolina. Mas em termos de números continuavam a ser uma minoria(de recordar merc 300SD TurboDiesel(w126), e 505Turbo Diesel).
Qdo falas do catalizador, falas novamente em utilização e n "democratização"? Pq eram mto pcos os q tinham, E.U.A. excluídos.
No fundo concordo ctgo, mas achei apenas falatvam uns pormenores. Quem n tiver de acordo q se manifeste.
1º post - parabéns por este fabuloso forum que já acompanho há uns longos meses.
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