Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Opel Corsa legal??

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Realmente faz tudo muito sentido, para todos os efeitos andamos com um pneu diferente no eixo..

    Mas nao acredito que a policoa te vá multar por teres tido um furo..

    Comentário


      #32
      Não é a bófia, é a m#$%& do governo, que manda na bófia, sempre foi assim e sempre será, mas numa situação de furo, as autoridades, fecharão os olhos a isso, senão era o cúmulo, não sei de nenhum testemunho que tivesse levado com um multa...

      Comentário


        #33
        Não tem a ver com um furo.
        Eu tenho o mesmo problema mas comprei o carro com jantes de 14. Mudei foi as 4 principais para 15.

        A lei diz que nao podes ter um pneu suplente inadequado. Por exemplo com menos sulco que o minimo por lei (1,6 mm senao me engano).

        Ate que ponto ter um pneu diferente dos 4 montados mm que averbado no livrete é ilegal....

        Comentário


          #34
          Jetoboy... sim realmente uma pessoa preocupa-s com coisas que realmente nao fazem sentido nenhum... tendo em conta que volto a frisar "NAO é um pneu de limitaçao de velocidade e sim 1 pneu IGUAL aos pneus que o mesmo carro tras na versao sem jantes especiais..."realmente sao coisas sem importancia...
          Nao será assim Excalibur... apenas de emergencia...mas sim 1 pneu normal e de uso a quando o utilizador o quizer por a rodar... isto claro... se escolher o carro sem as ditas jantes especiais da opel...pq se as escolher passa a circular com 1 pneu ilegal no carro a quando o usar... apenas isso que deve ser frisado.. e n sou eu que o diz.. como ja referi n inventei nada... está em D.R. no despacho que indiquei... ainda no que postaste Excalibur pode-se ler tambem... "Num mesmo eixo deve-se utilizar pneus com a mesma escultura." isto claro nao incluindo o "mini-pneu" que está previsto na lei e sim... apenas permita a utilizaçao para emergencias...
          Sim e normal que todas as marcas o indiquem... e é correcto a quando falam do "mini-pneu" pois so é pra situções de emergencia e so é permitida a sua utilização numa situaçao de emergencia... e n circular c ele constantemente..
          Sen pergunto-m eu... pq será que O clio.. se encontra com pneu suplente "gémeo" de todos os outros 4 pneu's colocados no carro... isto claro em jante de ferro o mesmo peneu.. mas com todas as caracteristicas dos outros ou seja... "gemeo" dos outros.. como tal a qd o usar.. estará uma situação completamente legal... o mesmo nao ocorre com a Opel qd os seus carros saem com jantes especiais... pois o pneu é o de dimensoes da versao sem jantes especiais... ou seja 175R14.
          Mas realmente... a policia e "xata" qd multa por situaçoes destas.. ou os centros de inspeçao igual modos mesquinhos quando chumbam um vaículo com grau 2 por uma situaçao destas...

          Comentário


            #35
            citação:Originalmente colocada por Excalibur

            Isso é uma Roda/Pneu de Emergência, tem uma configuração próxima á de uma roda/pneu normal, mas a sua função é ser usado em situações e EMERGÊNCIA.

            A multa só ocorre se o agente de autoridade verificar que o seu uso é por opção do Condutor da Viatura e não efectivamente num caso de emergência.


            Aliás a Michelin alerta

            citação:« Conselhos de segurança »Para utilização de pneus turismo, comerciais e 4x4 na EuropaGrupo Michelin –setembro 2004
            --------------------------------------------------------------------------------
            Page 2
            IntroduçãoOs pneus constituem os únicos pontos de contacto entre o veículo e o solo. Devem ser cuidados, a fim de preservar a qualidade das suas performances. Por esta razãorecomendamos respeitar os seguintes conselhos de segurança e utilização:
            --------------------------------------------------------------------------------
            Page 3
            A montagem, desmontagem, enchimento e equilíbrio devem ser realizados com o material apropriado e manejados por pessoal qualificado, com o fim de assegurar entre outros aspectos respeito às recomendações do fabricante do veículo quanto à escolha dos pneus: categoria, estrutura, dimensão, código de velocidade, índice de carga.a verificação do aspecto exterior e interior do pneu antes de ser montado.o respeito pelos procedimentos de montagem, desmontagem, equilíbrio e enchimento do pneu e a substituição sistemática da válvula.ter em conta a informação que figura nos flancos dos pneus (sentido de rotação ou sentido de montagem).respeitar as pressões de utilização recomendadas pelo fabricante do veículo, pelo fabricante do pneu ou pelo preparador profissional (transformador).ter em conta as particularidades de alguns pneus específicos (pneu para rodagem sem ar…)Depois da montagem das rodas no veículo, recomenda-se o aperto com chave dinamométrica, aplicando o binário definido pelo fabricante do veículo.Montagem e desmontagem
            --------------------------------------------------------------------------------
            Page 4
            Devem ser armazenados:em lugar ventilado, seco com uma temperatura amena, evitando a luz directa do sol e a intempérie.afastados de qualquer substância química, dissolvente ou hidrocarboneto susceptível de alterar a borracha.longe de qualquer objecto que possa penetrar na borracha (pontas de metal, madeira,..)Não armazená-los em pilhas durante um longo período, salvo conjuntos montados e inflados. Evitar o esmagamento dos pneus sob outros objectos.Afastar das fontes de calor, com chamas ou incandescentes e de qualquer aparelho que possa provocar faíscas ou descargas eléctricas (carregador de bateria, máquina de soldar...).Recomenda-se a manipulação dos pneus com luvas de protecção.Manutenção e armazenamento dos pneus
            --------------------------------------------------------------------------------
            Page 5
            A escolha do pneu deve estar de acordo com o equipamento de origem do veículo segundo as recomendações do fabricante. Qualquer outra montagem deve ser validada por um profissional que poderá propor a solução melhor adaptada à utilização respeitando as regulamentações vigentes.Ao adquirir um pneu usado, este deve de ser verificado por um profissional antes de ser utilizado.Num mesmo eixo deve-se utilizar pneus com a mesma escultura.Se só se substituem 2 pneus, recomenda-se montar os pneus novos ou menos usados no eixo traseiro.Ao equipar o veículo com pneus de Inverno, aconselha-se montar sempre quatro pneus.Nunca utilizar os pneus com uma pressão incorrecta, a uma velocidade superior a do seu código de velocidade, ou com uma carga superior a do seu índice de carga.O pneu suplente do tipo “uso temporário” deve ser utilizado apenas durante o período da emergência.Utilização dos pneus
            --------------------------------------------------------------------------------
            Page 6
            Verificar as pressões mensalmente e sempre antes de efectuar uma longa viagem (não esquecer de verificar o pneu suplente). Corrigi-las se estas não correspondem às estabelecidas pelo fabricante. As pressões dos pneus devem ser verificadas a frio (veículo com mais de 2 horas sem rodar ou que só tenha rodado menos de 3 km. a velocidade reduzida). Se verificadas em quente, acrescentar 0,3 bar à pressão recomendada (300gr).O enchimento com nitrogénio não elimina a verificação periódica da pressão dos pneus.Em caso de perda anormal de pressão, mandar verificar o interior e o exterior do pneu, o estado da jante e da válvula.Verificar o nível de desgaste dos pneus (substitui-los quando se alcance o limite legal), e consultar um especialista quando se observem desgastes anormais ou uma diferença de nível de desgaste entre os pneus num mesmo eixo.Todas as perfurações, cortes, deformações visíveis devem ser examinadas por um profissional. Nunca utilizar um pneu danificado ou que tenha rodado sem ar, sem averificação previa de um especialista.Vigilância e manutenção
            --------------------------------------------------------------------------------
            Page 7
            Vigilância e manutençãoNos pneus que permitam em algumas condições a rodagem sem ar, devem-se respeitar imperativamente as recomendações do fabricante do pneu. Todas as manifestações anormais tais como vibrações, ruído, desvio lateral, devem ser objecto de uma verificação imediata por si mesmo e por parte de um profissional.Todas as reparações devem de ser realizadas por um profissional do pneu. Todos os pneus que apresentem alguma manifestação de envelhecimento ou de fadiga (borracha gretada) devem ser objecto de um exame por parte de um profissional, ainda que o pneu não tenha rodado ou rodado muito pouco (exemplo: roda suplente, caravana, reboque, autocaravana…)
            MICHELIN



            O pneu suplente do tipo “uso temporário” deve ser utilizado apenas durante o período da emergência.

            Se não fôr de uso temporário um pneu suplente é o quê ?

            Um pneu de uso comum, e ai sim terá de corresponder ás medidas e rasto dos outros pneus.


            É exactamente isto! Aliás, a marca nem sequer era obrigada a fornecer-te um pneu sobressalente, até porque só existe essa obrigatoriedade para os veículos destinados ao transporte público de passageiros, i.e., táxis.

            Desde que cumpra com a função, que é levar-te até um local de reparação, está perfeitamente legal. Atenção que caso o mesmo esteja em mau estado ou não exista de todo (quando o veículo foi vendido com ele, subentenda-se) dá direito a reprovação na IPO.

            Abraços.

            Comentário


              #36
              serafas e totalmente legal... engraçado que o que se diz no Diario da Republica nao é o mesmo... o que as Forças policiais nao é o mesmo.. mas sim para a Opel será smp legal..
              e felizmente ha quem perceba a questao..superfast é isso mesmo a questao aqui n esta no furo mas sim no que "mandam" ca pra fora...
              Isto é apenas erro da Opel... sejamos sinceros... pq o pneu que segue no carro está correcto para as versoes que saem sem jantes especiais... pq é igual a todos os pneus colocados... mas claro altera-s o exterior e o interior é apenas pra "emergencias" apenas pra emergencias perceba-se é o "mini-pneu" fornecido por algumas marcas.. que está previsto na lei como pneu de emergencia e apenas podendo circular ate aos respectivos 80KM/H e apenas para circuclar ate ao local de reparaçao do outro...
              Eu posso perfeitamente crer fazer o rodar o pneu suplente.. pq no final de contas n é o "mini-pneu" e deveria vir igual aos pneus colocados no carro.. meus sr's.. n sou eu que digo.. que as autoridades fexam os olhos? us feixam outros nao...;)

              Comentário


                #37
                Eu concordo, especialmente a nível de segurança que vejo ai muita gente que fura o pneu e mete o "suplente" para substituir o outro. Depois temos um pneu com o rasto a meio e outro novo, só isso vai alterar completamente o comportamento do carro e a segurança do mesmo.

                Comentário


                  #38
                  Realmente acho isso muito mal, o pneu suplente não vir igual aos restantes, se somos nós que depois mudamos para pneus diferentes e até de jantes é claro que a opel não tem nada a ver com isso...agora carros já virem de série com determinado tamanho de pneu e depois o suplente não é igual, não consigo perceber isso!
                  Agora quanto á policia multar por causa disso acho que não, pode não ser legal, mas eles deixam passar, já não basta o nosso transtorno de ter tido um furo, pelo menos nunca tive conhecimento de alguém que tenha sido multado nessa situação.

                  Comentário


                    #39
                    O meu Vectra não tem pneu suplente, e agora? :D[:P]

                    Creio que não há punições para isso.

                    Comentário


                      #40
                      Os MeganeII tb vêm com pneu suplente 195.65.R15, qualquer que seja a medida dos outros 4 pneus que estão a rolar.

                      Comentário


                        #41
                        mumia

                        Como poderás comprovar, por razões economicistas e algumas técnicas no que respeita ao espaço para a roda suplente, MUITAS MARCAS e não só em exclusivo a Opel, optam por ter uma roda de dimensões diversas ás das que estão a rodar.

                        Por exemplo no meu Corsa A o suplente é um 145/55 R13 e o carro roda com 165/65 R14, á 14 anos já era assim.

                        As autoridades sabem, as autoridades sabem que o mesmo carro com as mesmas caracteristicas de motor e chassis tanto monta um 145 R13 como um 165 R14, e as autoridades - leia-se DGV - é tao ridicula que se estiverem dois carros no IPO lado a lado com caracteristicas exactamente iguais chumba a viatura que monte os 165 R14 desde que não esteja lá a anotação no livrete.

                        A culpa é da falta de coerência das autoridades e da interpretação diversa da lei.

                        Isto do Pneu de emergência é só mais um exemplo

                        Comentário


                          #42
                          claro que isso n o posso comprovar nao e assim? n sou eu quem manda na opel assim como em outras marcas...a questao aqui está so que ta mal e errado...e ilgeal.. seja feito a 14 ou 20 ou 30 anos... se é feito é pq td o pessoal que se deparou c esta situaçao smp ficou calado... n quero com isto fazer-m de martire ou afins... apenas lembrei-m de expor esta situaçao que axei mt mt estranha pois tenho 1 clio em casa e nao se encontra nesta situaçao... pergunto-m... sera a renault ou a opel que esta mal?? ;) será smp um tema que dara discordia e discuçao... ;)
                          abraços

                          Comentário

                          AD fim dos posts Desktop

                          Collapse

                          Ad Fim dos Posts Mobile

                          Collapse
                          Working...
                          X