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Mazda MX-5 a consumir 13 litros. É normal?

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    #61
    O meu mx-5 de 96, e um 1.6 bebe ai 9/10 normalmente, com 40 litros faço um pouco mais de 400km, dependendo do tipo de conduçao, mesmo q queira poupasr nao consigo, akele motor deixa-me maluco as vezes...
    Quanto aos teus consumos ate podem nem ser muito anormais, visto der um 1.8, mas mesmo assim faria uma revisaozita, nao va estar ai qq coisa a funcionar mal, caso tenhas duvidas vai a www.miatamania.net e aproveita para falar com pessoas que tem carros iguais ao teu, talvez te esclareçam melhor!

    Comentário


      #62
      Realmente tens aí um problema. No meu nunca passei dos 9/10... O que se passa com o teu MX é que tens de fazer uma afinação do motor. Eu mais logo já coloco fotos de como fazer .

      Cumprimentos,

      Comentário


        #63
        citação:Originalmente colocada por F4st T0ny

        O meu mx-5 de 96, e um 1.6 bebe ai 9/10 normalmente, com 40 litros faço um pouco mais de 400km, dependendo do tipo de conduçao, mesmo q queira poupasr nao consigo, akele motor deixa-me maluco as vezes...
        Quanto aos teus consumos ate podem nem ser muito anormais, visto der um 1.8, mas mesmo assim faria uma revisaozita, nao va estar ai qq coisa a funcionar mal, caso tenhas duvidas vai a www.miatamania.net e aproveita para falar com pessoas que tem carros iguais ao teu, talvez te esclareçam melhor!
        è o que ando a fazer com um carro 1.9T[8D]

        Comentário


          #64
          citação:Originalmente colocada por Daniel Matias

          citação:Originalmente colocada por F4st T0ny

          O meu mx-5 de 96, e um 1.6 bebe ai 9/10 normalmente, com 40 litros faço um pouco mais de 400km, dependendo do tipo de conduçao, mesmo q queira poupasr nao consigo, akele motor deixa-me maluco as vezes...
          Quanto aos teus consumos ate podem nem ser muito anormais, visto der um 1.8, mas mesmo assim faria uma revisaozita, nao va estar ai qq coisa a funcionar mal, caso tenhas duvidas vai a www.miatamania.net e aproveita para falar com pessoas que tem carros iguais ao teu, talvez te esclareçam melhor!
          è o que ando a fazer com um carro 1.9T[8D]
          Qual 1.9T?

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            #65
            Volvo V40

            Comentário


              #66
              citação:Originalmente colocada por Daniel Matias

              Volvo V40
              É o de 200 ou 170Cv? Quando tivemos a T4 (200) nunca se conseguiu fazer abaixo dos 10



              Cumprimentos,

              Comentário


                #67
                T4, está com 9.8l a marcar no CB, em AE e cidade.

                Comentário


                  #68
                  citação:Originalmente colocada por Daniel Matias

                  T4, está com 9.8l a marcar no CB, em AE e cidade.
                  Sim, mas T4 tanto há com 200Cv como também de 170Cv.


                  Cumprimentos,

                  Comentário


                    #69
                    citação:Originalmente colocada por migueldefender

                    citação:Originalmente colocada por Daniel Matias

                    T4, está com 9.8l a marcar no CB, em AE e cidade.
                    Sim, mas T4 tanto há com 200Cv como também de 170Cv.


                    Cumprimentos,
                    Que eu saiba T4 ha só uma de 1.9T de 200cv
                    Ha um 2.0T de 163cv.

                    Qual é essa de 170cv?

                    Comentário


                      #70
                      citação:Originalmente colocada por Daniel Matias


                      Que eu saiba T4 ha só uma de 1.9T de 200cv
                      Ha um 2.0T de 163cv.

                      Qual é essa de 170cv?
                      É isso, tens razão. A designação de T4 foi depois trocada por 2.0T, e aí sim baixou a potência.


                      Cumprimentos,

                      Comentário


                        #71
                        citação:Originalmente colocada por migueldefender

                        Realmente tens aí um problema. No meu nunca passei dos 9/10... O que se passa com o teu MX é que tens de fazer uma afinação do motor. Eu mais logo já coloco fotos de como fazer .

                        Cumprimentos,
                        Obrigado. Fico à espera dessas fotos então.

                        Comentário


                          #72
                          Ora aqui vai o how-to de como afinares o teu MX:


                          Em primeiro lugar tens de ligar o carro e deixá-lo aquecer.

                          Depois tens de abrir a tampa da ficha de diagnostíco (aquela caixa cinzenta):


                          Abres a tampa e básicamente o que tens de fazer é um "shunt" entre dois bornes:


                          Se não estou equivocado é o primeiro do canto inferior esquerdo com o segundo a contar da direita no canto superior direito (depois confirmo):


                          Aqui convem haver duas pessoas, pois temos de fazer várias tentativas de shunt.


                          O que irá acontecer é que ao fazermos a "ligação directa" irá notar que as rotações do carro irão baixar. Assim sendo com uma chave de parafusos temos de ir rodando um parafuso que está neste buraquinho:




                          O objectivo desta operação é fazer com que o comportamento do motor seja o mesmo com ou sem o "shunt". ;)


                          Cumprimentos,

                          Comentário


                            #73
                            Obrigado Miguel.
                            Tenho algum receio. Essa operação é segura?

                            Comentário


                              #74
                              citação:Originalmente colocada por tism

                              Obrigado Miguel.
                              Tenho algum receio. Essa operação é segura?
                              100% segura. Aquele rapaz que está ali de sobretudo era mecânico da Mazda, e fazia isto a todos os MX's (digamos que era um miminho ).

                              És de onde?


                              Cumprimentos,

                              Comentário


                                #75
                                citação:Originalmente colocada por migueldefender

                                citação:Originalmente colocada por tism

                                Obrigado Miguel.
                                Tenho algum receio. Essa operação é segura?
                                100% segura. Aquele rapaz que está ali de sobretudo era mecânico da Mazda, e fazia isto a todos os MX's (digamos que era um miminho ).

                                És de onde?



                                Cumprimentos,
                                Sou de Lisboa. Esse rapaz por acaso não tem uma oficina? lol.
                                Gostava de encontrar um gajo que percebesse destes carros para fazer uma revisão ao meu sem me levar couro e cabelo.

                                Comentário


                                  #76
                                  Bela lição...
                                  Com esta «ligação directa» o que conseguimos é afinar o Ralenti do carro, certo?
                                  Se é assim, porque não se faz o mesmo procedimento ( o do parafuso no buraco que me parece ser no colector de admissão), pondo o motor a trabalhar com chave?
                                  Quanto aos consumos, só sei que o meu gasta muito...um dia vou ver quanto gasta.
                                  Cumprimentos.

                                  Comentário


                                    #77
                                    citação:Originalmente colocada por Sansoni7
                                    Se é assim, porque não se faz o mesmo procedimento ( o do parafuso no buraco que me parece ser no colector de admissão), pondo o motor a trabalhar com chave?
                                    Não percebi a tua pergunta.


                                    Cumprimentos,

                                    Comentário


                                      #78
                                      Pessoal corajoso... eheheh.

                                      Quem sabe sabe. Quem não sabe não mexe antes de aprender muito bem ;)

                                      És de Lisboa? O melhor é esse amigo do migueldefender tratar da questão.

                                      Se não der andam por aí oficinas bastante boas que não são o roubo das marcas (bosh car service, precision, por exemplo). Pelo menos tenho sido muito bem tratado numa precision que conheci por acaso e, como é nova, ainda não tem muitos cliente logo é "serviço na hora". Ofereceram-me um check-up global ao carro, etc.

                                      Também acho que estas a gastar demais.

                                      Abraço

                                      Comentário


                                        #79
                                        Boas miguel
                                        A minha caixa de diagnostico e o local do parafuso são iguais...será que posso fazer o mesmo?
                                        Mas tenho algumas duvidas
                                        o que é o shunt?
                                        e o que devemos sentir no motor ao rodar o parafuso para sabermos quando está no ponto ideal?

                                        Abrazoom

                                        Comentário


                                          #80
                                          verifica o medidor de massa de ar.

                                          Comentário


                                            #81


                                            Não. Já andei num Fiesta 1.2 a gastar 10L nesse meu trajecto. É o normal.


                                            por amor de Deus...

                                            Comentário


                                              #82
                                              citação:Originalmente colocada por Gavela

                                              citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                              Tenho um primo meu, que em cidade faz 6.0 / 6.5l em cidade, e em andamento bem vivo....

                                              O carro é um Alfa Romeo 33 1.7 16v Boxer
                                              faz 6.0 / 6.5l em cidade...aos 50km
                                              LOLADA

                                              Comentário


                                                #83
                                                citação:Originalmente colocada por MAzdaNIAx

                                                Boas miguel
                                                A minha caixa de diagnostico e o local do parafuso são iguais...será que posso fazer o mesmo?
                                                Mas tenho algumas duvidas
                                                o que é o shunt?
                                                e o que devemos sentir no motor ao rodar o parafuso para sabermos quando está no ponto ideal?

                                                Abrazoom
                                                Viva, ;)

                                                um "shunt" é uma ligação directa que fazes, neste caso vais ligar dois bornes daquela caixa. Se tens caixa de diagnóstico e se tens o parafuso é porque também o dá para fazer. [:X]

                                                Ao rodares o parafuso não sentes nada, apenas sentes quando fazes shunt. Isto é, quando ligas os dois bornes sentes que o motor fica com um trabalhar diferente mais acelarado ou quase a desligar-se. A ideia é que o trabalhar do motor tem de ser o mesmo com ou sem shunt.

                                                A pessoa em causa é o Eric, penso que conheces.


                                                Cumprimentos,

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Migueldefender podes explicar isso melhor.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    citação:Originalmente colocada por JPMAZDASPEED

                                                    Migueldefender podes explicar isso melhor.
                                                    Claro que explico, dentro do pouco ou nada que sei de mecânica. Quando tu fazes o "shunt" o carro vai perder ou ganhar rotações, sinal que está desafinado. Geralmente o que acontece é o carro perder rotações, ao ponto de por vezes se desligar. Este sintoma faz com que consuma mais. O parafuso no fundo é o controle de entrada de ar (ou saida, não sei ao certo).
                                                    Em andamento vai-se notar o carro com uma rotação mais redonda/certa, fazendo com que fique com melhores performances e sem quebras de potencia em rotações mais baixas.

                                                    Cumprimentos,

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      citação:Originalmente colocada por migueldefender

                                                      citação:Originalmente colocada por MAzdaNIAx

                                                      Boas miguel
                                                      A minha caixa de diagnostico e o local do parafuso são iguais...será que posso fazer o mesmo?
                                                      Mas tenho algumas duvidas
                                                      o que é o shunt?
                                                      e o que devemos sentir no motor ao rodar o parafuso para sabermos quando está no ponto ideal?

                                                      Abrazoom
                                                      Viva, ;)

                                                      um "shunt" é uma ligação directa que fazes, neste caso vais ligar dois bornes daquela caixa. Se tens caixa de diagnóstico e se tens o parafuso é porque também o dá para fazer. [:X]

                                                      Ao rodares o parafuso não sentes nada, apenas sentes quando fazes shunt. Isto é, quando ligas os dois bornes sentes que o motor fica com um trabalhar diferente mais acelarado ou quase a desligar-se. A ideia é que o trabalhar do motor tem de ser o mesmo com ou sem shunt.

                                                      A pessoa em causa é o Eric, penso que conheces.


                                                      Cumprimentos,
                                                      Conheço sim senhor
                                                      Ele já me tinha dito que tinha trabalhado na MAZDA quando perguntei de onde vinha a sujidade na parte interior do capot e ele me disse que era da correia

                                                      A ver se percebi o shunt põe o motor a trabalhar com o relanti ao minimo possivel e com o parafuso po-mo-lo a trabalhar sempre nesse limite minimo

                                                      Confirma-me só então quais os bornes
                                                      Obrigado pela ajuda

                                                      Abrazoom

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        citação:Originalmente colocada por MAzdaNIAx

                                                        Conheço sim senhor
                                                        Ele já me tinha dito que tinha trabalhado na MAZDA quando perguntei de onde vinha a sujidade na parte interior do capot e ele me disse que era da correia

                                                        A ver se percebi o shunt põe o motor a trabalhar com o relanti ao minimo possivel e com o parafuso po-mo-lo a trabalhar sempre nesse limite minimo

                                                        Confirma-me só então quais os bornes
                                                        Obrigado pela ajuda

                                                        Abrazoom
                                                        é mais ou menos isso. Quando fizeres o "shunt" percebes logo o que se passa. Eu vou confirmar os bornes e depois coloco aqui. ;)

                                                        Lembro-me perfeitamente desse problema da sujidade no capot, mas não me lembro se foi o Eric que me contou ou se vi no detalhe.net

                                                        Cumprimentos,

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Já vi que não será bem o limite minimo mas sim o trabalhar ideal
                                                          Ok...obrigado pela ajuda
                                                          Se fores falar com ele diz-lhe que é para um 323F porque a minha caixa de diagnostico é igual mas está atravessada em relação à tua
                                                          Só para não por alguma coisa em curto-circuito...lol
                                                          De qualquer maneira só o devo afinar no Verão quando lhe fizer revisão porque agora com o frio é capaz de dar jeito ele andar um bocadinho acelerado digo eu

                                                          Abrazoom

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            citação:Originalmente colocada por MAzdaNIAx

                                                            Já vi que não será bem o limite minimo mas sim o trabalhar ideal
                                                            Nem mais, é isso mesmo. ;) Eu pergunto-lhe como é nos 323F e depois digo-te


                                                            Cumprimentos,

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                                                              #90
                                                              Tism quantos kms tem o teu carro?
                                                              Esse consumo ta um bocadinho alto! O meu mx5 esta neste momento a consumir mais o menos o mesmo que o teu e devia andar nos 8-9L.

                                                              No mx5 tal com outros carros o consumo é afectado por estado dos:
                                                              -Velas
                                                              -Cabos de velas
                                                              -Filtro de ar
                                                              -Sonda lambda.
                                                              -Etc.

                                                              No meu caso como o meu ja ta com 95 Mkms deve ser o os cabos de velas e sonda labda que já devem estar na couves vou troca-los em breve.

                                                              Existem outros factores que fazem com que se gaste muito combustivel no mx5 que são conduzir com a capota aberta (estragando a aerodinamica), conduzindo com a capota aberta e o AC ligado,
                                                              e o facto de o mx5 ser um carro entusiasmante de conduzir que nos faz carrgar mais no pedal involuntariamente.

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