nenhuma marca desportiva da actualidade permanece com o espirito intacto. o espirito de cada marca sofre, invariavelmente, com o progresso a todos os níveis: engenharia, design... Temos é de conseguir ver o bom que esse progresso nos oferecem face àquilo que foi substituido e já, dificilmente, regressará.
Temos a Porsche como exemplo de equilibrio e harmonia, apesar do progresso ter, no meu entendimento, tornado os carros demasiado "seguros".
Temos a Ferrari que de uma forma ou outra tem defendido o seu reinado mas que, indubitavelmente, também já teve dias mais loucos, por exemplo, com o surgimento do F40. Um bom espelho da mudança é a oposição F40 vs. F50.
A Lamborghini ganhou muito com o grupo VAG - fiabilidade, qualidade de construção - perdeu, também, muito - loucura, o ar artesanal. No entanto acho que, nos dias de hoje, as mudanças potencializaram à marca uma maior facilidade de oposição a marcas como a propria ferrari.
A Aston Martin, a meu ver, foi a marca que mais ganhou nos ultimos anos. Tudo bem perdeu o gosto artesanal de outros tempos mas, finalmente, consegue opor-se a tudo e todos, e ser respeitada. A Aston Martin com os novos modelos conseguiu reavivar um passado distante que estava ofuscado por um passado presente. Agora já é possivel ter um desportivo ingles refinado, fiavel e realmente desportivo. Tudo bem que o DB7 é espectacular mas estava a anos de luz dos desportivos da concorrencia, em todos os aspectos.
Já da Jaguar digo exactamente o contrario. Desde quando faz sentido Diesel num Jaguar? Para não falar no XK8 actual, a meu ver, mais feio que o anterior. O XK8 parece me extremamente americanizado.
Temos a Porsche como exemplo de equilibrio e harmonia, apesar do progresso ter, no meu entendimento, tornado os carros demasiado "seguros".
Temos a Ferrari que de uma forma ou outra tem defendido o seu reinado mas que, indubitavelmente, também já teve dias mais loucos, por exemplo, com o surgimento do F40. Um bom espelho da mudança é a oposição F40 vs. F50.
A Lamborghini ganhou muito com o grupo VAG - fiabilidade, qualidade de construção - perdeu, também, muito - loucura, o ar artesanal. No entanto acho que, nos dias de hoje, as mudanças potencializaram à marca uma maior facilidade de oposição a marcas como a propria ferrari.
A Aston Martin, a meu ver, foi a marca que mais ganhou nos ultimos anos. Tudo bem perdeu o gosto artesanal de outros tempos mas, finalmente, consegue opor-se a tudo e todos, e ser respeitada. A Aston Martin com os novos modelos conseguiu reavivar um passado distante que estava ofuscado por um passado presente. Agora já é possivel ter um desportivo ingles refinado, fiavel e realmente desportivo. Tudo bem que o DB7 é espectacular mas estava a anos de luz dos desportivos da concorrencia, em todos os aspectos.
Já da Jaguar digo exactamente o contrario. Desde quando faz sentido Diesel num Jaguar? Para não falar no XK8 actual, a meu ver, mais feio que o anterior. O XK8 parece me extremamente americanizado.
Comentário