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+/- dos 2000cc de 4 ou 6 cilindros?

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    #31
    falando de potencia pura, no tempo do grupo B usavam-se motores de 4 cilindros, com o menos de cilindrada possivel. e os carros debitavam 500 cavalos. a razao era que assim a pressão do turbo era mais bem aproveitada.

    Comentário


      #32
      Motores que tenham volume unitário de cerca de 300 cc são os motores de onde se obtém melhor rendimento. Vejam o caso dos F1... 10 cilindros = 3000 cc, 8 cilindros = 2400 cc.

      Comentário


        #33
        O melhor é falar de casos práticos.

        Dêem exemplos de carros com motores de 2.000cm3, performances, consumos, etc...

        Comentário


          #34
          citação:Originalmente colocada por fililipe

          Boas,

          Hoje surgiu-me esta duvida.

          Em carros da mesma cilindrada, por exemplo 2000cc, quais as vantagens e desvantagens de optar por um 6 cilindros em vez de um 4 cilindros.

          Existem vantagens a nivel de potencia? Binário? As curvas (de potencia e binário) dos mesmos?

          Assim de repente lembro-me dos BMW e36 2000cc (6 cilindros) com 150cv, os actuais e90 2000cc (4 cilindros) com os mesmo 150Cv.
          são + dois cilindros a "beber" combustivel... hehehe

          Comentário


            #35
            citação:Originalmente colocada por SilverArrow


            Lá em casa houve dois 2.000cc 150cv 4 cilindros e 2 2.000cc 150cv 6 cilindros. LOL

            Os 6 cilindros é um carro mais equilibrado, mais "nobre", com uma sonoridade espectacular.

            Os 4 cilindros são mais Nervosos. Mais rotativos e mais rápidos!
            Silver, tens a certeza que queres dizer mais rotativos?

            Comentário


              #36
              Por acaso tenho uma pessoa na familia que comprou um 1.9 TDI de 110cv, passados 3/4 anos comprou uma A6 2.5 TDI.

              Alem de gastar muito mais, o custo das pecas era muito superior e o desgaste de algumas era superior face ao 110cv.

              Em certos motores ser V6 nao ajuda assim tanto....

              Comentário


                #37
                Só por curiosidade, quais é que são os motores em comercialização, com 2.000 cm e seis cilindros? Quer em linha quer em V?

                Só me lembro de um, o motor 2.0 gasolina com seis em linha que equipa os Chevrolet Epica.

                Comentário


                  #38
                  citação:Originalmente colocada por serafas

                  Só por curiosidade, quais é que são os motores em comercialização, com 2.000 cm e seis cilindros? Quer em linha quer em V?

                  Só me lembro de um, o motor 2.0 gasolina com seis em linha que equipa os Chevrolet Epica.
                  O BMW não é 6 em linha?

                  Existiu um motor Mazda V6 com 1800cc, não sei se ainda se vende. A Maserati também usava um V6 2.0 Biturbo.

                  Comentário


                    #39
                    citação:Originalmente colocada por apartado18

                    3.0L NA
                    4 cil
                    16 valvulas
                    240 cvs
                    305Nm/4100rpm

                    lembram-se?
                    Nos anos 80 tinhas o Porsche 944 S2: motor 3.0L, 4 cilindros, 211cv, 280Nm às 4.100rpm

                    Comentário


                      #40
                      citação:Originalmente colocada por fililipe

                      Sim, que os motores de 6 cilindros são mais "nobres" para além de fazer um ruido divinal!
                      Não sei qual será mais interessante, se o barulho de 5 cilindros se o de 6.

                      Comentário


                        #41
                        citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                        citação:Originalmente colocada por SilverArrow


                        Lá em casa houve dois 2.000cc 150cv 4 cilindros e 2 2.000cc 150cv 6 cilindros. LOL

                        Os 6 cilindros é um carro mais equilibrado, mais "nobre", com uma sonoridade espectacular.

                        Os 4 cilindros são mais Nervosos. Mais rotativos e mais rápidos!
                        Silver, tens a certeza que queres dizer mais rotativos?
                        Por acaso nos casos que tive, os 4 cilindros eram mais rotativos pq eram italianos e os 6 cilindros eram alemães.

                        Não quer dizer que seja uma regra. Era apenas uma comparação entre os casos que conheci.

                        Comentário


                          #42
                          citação:Originalmente colocada por serafas

                          Só por curiosidade, quais é que são os motores em comercialização, com 2.000 cm e seis cilindros? Quer em linha quer em V?

                          Só me lembro de um, o motor 2.0 gasolina com seis em linha que equipa os Chevrolet Epica.
                          A BMW já não tem. Mas tinha o 2.000 6L

                          Comentário


                            #43
                            citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                            citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                            citação:Originalmente colocada por SilverArrow


                            Lá em casa houve dois 2.000cc 150cv 4 cilindros e 2 2.000cc 150cv 6 cilindros. LOL

                            Os 6 cilindros é um carro mais equilibrado, mais "nobre", com uma sonoridade espectacular.

                            Os 4 cilindros são mais Nervosos. Mais rotativos e mais rápidos!
                            Silver, tens a certeza que queres dizer mais rotativos?
                            Por acaso nos casos que tive, os 4 cilindros eram mais rotativos pq eram italianos e os 6 cilindros eram alemães.

                            Não quer dizer que seja uma regra. Era apenas uma comparação entre os casos que conheci.
                            ;)

                            Comentário


                              #44
                              citação:Originalmente colocada por Nafs

                              citação:Originalmente colocada por apartado18

                              3.0L NA
                              4 cil
                              16 valvulas
                              240 cvs
                              305Nm/4100rpm

                              lembram-se?
                              Nos anos 80 tinhas o Porsche 944 S2: motor 3.0L, 4 cilindros, 211cv, 280Nm às 4.100rpm
                              andas perto, este é a evolução desse motor, montado no 968 ;)

                              Comentário


                                #45
                                citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                                citação:Originalmente colocada por serafas

                                Só por curiosidade, quais é que são os motores em comercialização, com 2.000 cm e seis cilindros? Quer em linha quer em V?

                                Só me lembro de um, o motor 2.0 gasolina com seis em linha que equipa os Chevrolet Epica.
                                A BMW já não tem. Mas tinha o 2.000 6L
                                Outro dia na baviera estava lá um Z3 com esse motor.

                                Comentário


                                  #46
                                  citação:Originalmente colocada por Movyk

                                  falando de potencia pura, no tempo do grupo B usavam-se motores de 4 cilindros, com o menos de cilindrada possivel. e os carros debitavam 500 cavalos. a razao era que assim a pressão do turbo era mais bem aproveitada.
                                  Quem disse que usavam a menor cilindrada possível? Qual seria a vantagem de menor cilindrada?
                                  Eles usavam a cilindrada que os regulamentos permitiam.
                                  A questão do 4 cilindros prende-se muito com o peso e tamanho do motor e mais nada. Além disso, o Audi Quattro era 5 cilindros! ;)

                                  Comentário


                                    #47
                                    Falando dos motores BMW 4 e 6 cilindros que montava em monta os 320i o 6 cilindros era ligeiramente mais lento, com uma subida de rotação mais homogénea que o 4 cilindros, mais explosivo e mais rápido. Em ponta o 6 cilindros era superior ao actual 4 cilindros. em consumos é uma diferença grande, diria mesmo enorme na casa dos 2,5l/100km!!!

                                    O motor a 6 cilindros era mais agradável em cidade, aguentando regimes mais baixos sem perca e potencia e com uma sonoridade imbativel (dos barulhos mais bonitos de sempre da industria automovel). Já o 4 cilindros é mais agressivo, mais economico e com um barulho de motor simplesmente normal.

                                    Preferi condzir o 6 cilindros mas, se comprasse e ouvessem as duas hipoteses compraria o de 4 devido, principalmente, aos consumos.

                                    se alguem descobrisse as curvas de potencia e de binário de ambos era engraçado fazer essa comparação!!!

                                    Comentário


                                      #48
                                      citação:Originalmente colocada por McReis

                                      citação:Originalmente colocada por Movyk

                                      falando de potencia pura, no tempo do grupo B usavam-se motores de 4 cilindros, com o menos de cilindrada possivel. e os carros debitavam 500 cavalos. a razao era que assim a pressão do turbo era mais bem aproveitada.
                                      Quem disse que usavam a menor cilindrada possível? Qual seria a vantagem de menor cilindrada?
                                      Eles usavam a cilindrada que os regulamentos permitiam.
                                      A questão do 4 cilindros prende-se muito com o peso e tamanho do motor e mais nada. Além disso, o Audi Quattro era 5 cilindros! ;)
                                      Mas eu falei em casos particulares? eu disse, o audi tinha 4??disse? bem me parecia.

                                      eu nao disse que era sem excepção.

                                      a verdade é que como o peso minimo era muito baixo, tinham de se usar motores pequenos. e como nao havia limite de pressão inserida pelo turbo, os engenheiros aperceberam-se que quanto menor a cilindrada, maior era a potencia, pois o turbo precisava assim de encher camaras de combustão mais pequenas, do que se fosse, por exemplo, um 2.5cc. desta forma, ganhava-se muita potencia.

                                      Comentário


                                        #49
                                        citação:Originalmente colocada por Movyk

                                        a verdade é que como o peso minimo era muito baixo, tinham de se usar motores pequenos. e como nao havia limite de pressão inserida pelo turbo, os engenheiros aperceberam-se que quanto menor a cilindrada, maior era a potencia, pois o turbo precisava assim de encher camaras de combustão mais pequenas, do que se fosse, por exemplo, um 2.5cc. desta forma, ganhava-se muita potencia.
                                        Então porque é que o carro do teu avatar era 1.4 enquanto estava inscrito no Gr.4 e depois passou a ser 1.6 (Maxi Turbo) quando entrou no regulamento grupo B?

                                        Comentário


                                          #50
                                          citação:Originalmente colocada por McReis

                                          citação:Originalmente colocada por Movyk

                                          a verdade é que como o peso minimo era muito baixo, tinham de se usar motores pequenos. e como nao havia limite de pressão inserida pelo turbo, os engenheiros aperceberam-se que quanto menor a cilindrada, maior era a potencia, pois o turbo precisava assim de encher camaras de combustão mais pequenas, do que se fosse, por exemplo, um 2.5cc. desta forma, ganhava-se muita potencia.
                                          Então porque é que o carro do teu avatar era 1.4 enquanto estava inscrito no Gr.4 e depois passou a ser 1.6 (Maxi Turbo) quando entrou no regulamento grupo B?
                                          e porque é que nao passou a 1.8?;)

                                          Comentário


                                            #51
                                            citação:Originalmente colocada por Movyk

                                            citação:Originalmente colocada por McReis

                                            citação:Originalmente colocada por Movyk

                                            a verdade é que como o peso minimo era muito baixo, tinham de se usar motores pequenos. e como nao havia limite de pressão inserida pelo turbo, os engenheiros aperceberam-se que quanto menor a cilindrada, maior era a potencia, pois o turbo precisava assim de encher camaras de combustão mais pequenas, do que se fosse, por exemplo, um 2.5cc. desta forma, ganhava-se muita potencia.
                                            Então porque é que o carro do teu avatar era 1.4 enquanto estava inscrito no Gr.4 e depois passou a ser 1.6 (Maxi Turbo) quando entrou no regulamento grupo B?
                                            e porque é que nao passou a 1.8?;)
                                            Desculpa lá,mas se pensares um bocadinho sobre como se consegue potência facilmente te apercebes q o teu raciocínio está errado...
                                            Se tiveres câmaras muito pequenas o motor tem q fazer muito mais rotação para obter mais potência e isso num carro turbinado não é nada simples,por 1 questão de fiabilidade...
                                            Depois o teu raciocínio esquece-se da curva de eficiência do Turbo e tempo de resposta do Turbo,demasiada pressão resulta num carro com retomas de velocidade lentas e resposta ao acelerador com lag,e isto em rally é prejudicial,pois é necessário poder aproveitar todas as "pequenas" rectas...
                                            Provavelmente ficou em 1.6 porque ficaria mais equilibrado a nível de peso,distribuição de pesos e potência,sim porque potência a mais principalmente num carro como o Maxi Turbo(Mid Engine RWD)tb é mau...;)

                                            Comentário


                                              #52
                                              citação:Originalmente colocada por Movyk

                                              e porque é que nao passou a 1.8?;)
                                              Porque era o máximo possível com base no bloco original. Tenho aqui um livro que explica isso.
                                              O Maxi é apenas um "upgrade" do Turbo, não havendo um "homologation special" dessa derivação. Por isso, as transformações eram limitadas.

                                              O T5 respondeu bem ao resto.

                                              Quanto aquilo do Audi e dos 5 cilindros, não foi para te chatear. Foi só uma curiosidade. Não fiques chateado, por favor.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Qual era a cilindrada do Metro 6R4 do Grupo B?

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  citação:Originalmente colocada por McReis

                                                  citação:Originalmente colocada por Movyk

                                                  e porque é que nao passou a 1.8?;)
                                                  Porque era o máximo possível com base no bloco original. Tenho aqui um livro que explica isso.
                                                  O Maxi é apenas um "upgrade" do Turbo, não havendo um "homologation special" dessa derivação. Por isso, as transformações eram limitadas.

                                                  O T5 respondeu bem ao resto.

                                                  Quanto aquilo do Audi e dos 5 cilindros, não foi para te chatear. Foi só uma curiosidade. Não fiques chateado, por favor.
                                                  eheh

                                                  claro que nao fico chateado;) a explicação do bloco do renault nao dar para mais cilindrada tem muita logica.

                                                  mas nao concordo com o t5 quando diz que o turbo ganha mais lag com menos cilindrada. a meu ver, quanto menor a cilindrada, menor o lag, pois a rotação sobe mais depressa, e o turbo demora menos tempo a encher.

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                                                    #55
                                                    citação:Originalmente colocada por Movyk

                                                    mas nao concordo com o t5 quando diz que o turbo ganha mais lag com menos cilindrada. a meu ver, quanto menor a cilindrada, menor o lag, pois a rotação sobe mais depressa, e o turbo demora menos tempo a encher.
                                                    Mais uma vez desculpa lá mas estás errado...[8)]
                                                    A subida da rotação n tem uma relação directa com nº de cilindros,mas sim com a potência(ou se para sermos mais correctos: binário) disponível a determinada rotação,volante do motor e escalonamento de caixa...
                                                    Depois 1 carro com mais cilindrada precisa de menos pressão de turbo para obter a mm potência e se pressuposermos q vão ter ambos o mm turbo(com o mm tamanho,inércia e eficiência) verificamos facilmente q aquele com mais lag é aquele com menos cilindrada.Para fazer mais pressão precisa de atingir maior rotação do turbo->algo q demora mais tempo e precisa de maior pressão dos gases de escape(ou quantidade)

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                                                      #56
                                                      citação:Originalmente colocada por T5

                                                      citação:Originalmente colocada por McReis
                                                      Então porque é que o carro do teu avatar era 1.4 enquanto estava inscrito no Gr.4 e depois passou a ser 1.6 (Maxi Turbo) quando entrou no regulamento grupo B?
                                                      sim porque potência a mais principalmente num carro como o Maxi Turbo(Mid Engine RWD)tb é mau...;)
                                                      O R5 Maxi Turbo chegou no máximo a 1.5L mas o derradeiro era um 1.4L com 450cv. Não me parece que fosse potência a menos

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                                                        #57
                                                        citação:Originalmente colocada por T5

                                                        citação:Originalmente colocada por Movyk

                                                        mas nao concordo com o t5 quando diz que o turbo ganha mais lag com menos cilindrada. a meu ver, quanto menor a cilindrada, menor o lag, pois a rotação sobe mais depressa, e o turbo demora menos tempo a encher.
                                                        Mais uma vez desculpa lá mas estás errado...[8)]
                                                        A subida da rotação n tem uma relação directa com nº de cilindros,mas sim com a potência(ou se para sermos mais correctos: binário) disponível a determinada rotação,volante do motor e escalonamento de caixa...
                                                        Depois 1 carro com mais cilindrada precisa de menos pressão de turbo para obter a mm potência e se pressuposermos q vão ter ambos o mm turbo(com o mm tamanho,inércia e eficiência) verificamos facilmente q aquele com mais lag é aquele com menos cilindrada.Para fazer mais pressão precisa de atingir maior rotação do turbo->algo q demora mais tempo e precisa de maior pressão dos gases de escape(ou quantidade)
                                                        um carro com mais cilindrada precisa de menos pressão de turbo???????

                                                        precisa de muito mais, porque as camaras são maiores!!!

                                                        tu nao tás a perceber a logica. os gajos do grupo B usavam o turbo para darem o maximo de potencia ao motor, e isso só se era possivel se se conseguissem encher as camaras de gás o mais depressa possivel!

                                                        isto é o que eu acho, mas pelas duvidas, vou pesquisar sobre isto...

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          citação:Originalmente colocada por RiCkYLiNk

                                                          Motores que tenham volume unitário de cerca de 300 cc são os motores de onde se obtém melhor rendimento. Vejam o caso dos F1... 10 cilindros = 3000 cc, 8 cilindros = 2400 cc.
                                                          Não tem nada a ver com isso.[xx(]

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                                                            #59
                                                            citação:Originalmente colocada por Kerosin


                                                            Qual era a cilindrada do Metro 6R4 do Grupo B?
                                                            3 litros (2.991cc) atmosférico V6, com cerca de 410cv às 9.000 rpm


                                                            Também houve os motores KV6 com 2.000cc nos Rover 400, 45 e 75 (1.997cc, 150cv às 6.500rpm):

                                                            Comentário


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                                                              citação:Originalmente colocada por serafas

                                                              Só por curiosidade, quais é que são os motores em comercialização, com 2.000 cm e seis cilindros? Quer em linha quer em V?

                                                              Só me lembro de um, o motor 2.0 gasolina com seis em linha que equipa os Chevrolet Epica.
                                                              Actualmente não sei.

                                                              Mais antigos e carros banais, lembro-me do Lexus IS200 (2.0 e L6) e o Mazda MX-3 (1.8 e V6).

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