falando de potencia pura, no tempo do grupo B usavam-se motores de 4 cilindros, com o menos de cilindrada possivel. e os carros debitavam 500 cavalos. a razao era que assim a pressão do turbo era mais bem aproveitada.
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+/- dos 2000cc de 4 ou 6 cilindros?
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citação:Originalmente colocada por fililipe
Boas,
Hoje surgiu-me esta duvida.
Em carros da mesma cilindrada, por exemplo 2000cc, quais as vantagens e desvantagens de optar por um 6 cilindros em vez de um 4 cilindros.
Existem vantagens a nivel de potencia? Binário? As curvas (de potencia e binário) dos mesmos?
Assim de repente lembro-me dos BMW e36 2000cc (6 cilindros) com 150cv, os actuais e90 2000cc (4 cilindros) com os mesmo 150Cv.
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citação:Originalmente colocada por SilverArrow
Lá em casa houve dois 2.000cc 150cv 4 cilindros e 2 2.000cc 150cv 6 cilindros. LOL
Os 6 cilindros é um carro mais equilibrado, mais "nobre", com uma sonoridade espectacular.
Os 4 cilindros são mais Nervosos. Mais rotativos e mais rápidos!
Comentário
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citação:Originalmente colocada por serafas
Só por curiosidade, quais é que são os motores em comercialização, com 2.000 cm e seis cilindros? Quer em linha quer em V?
Só me lembro de um, o motor 2.0 gasolina com seis em linha que equipa os Chevrolet Epica.
Existiu um motor Mazda V6 com 1800cc, não sei se ainda se vende. A Maserati também usava um V6 2.0 Biturbo.
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citação:Originalmente colocada por Mad Dragon
citação:Originalmente colocada por SilverArrow
Lá em casa houve dois 2.000cc 150cv 4 cilindros e 2 2.000cc 150cv 6 cilindros. LOL
Os 6 cilindros é um carro mais equilibrado, mais "nobre", com uma sonoridade espectacular.
Os 4 cilindros são mais Nervosos. Mais rotativos e mais rápidos!
Não quer dizer que seja uma regra. Era apenas uma comparação entre os casos que conheci.
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citação:Originalmente colocada por serafas
Só por curiosidade, quais é que são os motores em comercialização, com 2.000 cm e seis cilindros? Quer em linha quer em V?
Só me lembro de um, o motor 2.0 gasolina com seis em linha que equipa os Chevrolet Epica.
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citação:Originalmente colocada por SilverArrow
citação:Originalmente colocada por Mad Dragon
citação:Originalmente colocada por SilverArrow
Lá em casa houve dois 2.000cc 150cv 4 cilindros e 2 2.000cc 150cv 6 cilindros. LOL
Os 6 cilindros é um carro mais equilibrado, mais "nobre", com uma sonoridade espectacular.
Os 4 cilindros são mais Nervosos. Mais rotativos e mais rápidos!
Não quer dizer que seja uma regra. Era apenas uma comparação entre os casos que conheci.
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citação:Originalmente colocada por Nafs
citação:Originalmente colocada por apartado18
3.0L NA
4 cil
16 valvulas
240 cvs
305Nm/4100rpm
lembram-se?
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citação:Originalmente colocada por SilverArrow
citação:Originalmente colocada por serafas
Só por curiosidade, quais é que são os motores em comercialização, com 2.000 cm e seis cilindros? Quer em linha quer em V?
Só me lembro de um, o motor 2.0 gasolina com seis em linha que equipa os Chevrolet Epica.
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citação:Originalmente colocada por Movyk
falando de potencia pura, no tempo do grupo B usavam-se motores de 4 cilindros, com o menos de cilindrada possivel. e os carros debitavam 500 cavalos. a razao era que assim a pressão do turbo era mais bem aproveitada.
Eles usavam a cilindrada que os regulamentos permitiam.
A questão do 4 cilindros prende-se muito com o peso e tamanho do motor e mais nada. Além disso, o Audi Quattro era 5 cilindros! ;)
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Falando dos motores BMW 4 e 6 cilindros que montava em monta os 320i o 6 cilindros era ligeiramente mais lento, com uma subida de rotação mais homogénea que o 4 cilindros, mais explosivo e mais rápido. Em ponta o 6 cilindros era superior ao actual 4 cilindros. em consumos é uma diferença grande, diria mesmo enorme na casa dos 2,5l/100km!!!
O motor a 6 cilindros era mais agradável em cidade, aguentando regimes mais baixos sem perca e potencia e com uma sonoridade imbativel (dos barulhos mais bonitos de sempre da industria automovel). Já o 4 cilindros é mais agressivo, mais economico e com um barulho de motor simplesmente normal.
Preferi condzir o 6 cilindros mas, se comprasse e ouvessem as duas hipoteses compraria o de 4 devido, principalmente, aos consumos.
se alguem descobrisse as curvas de potencia e de binário de ambos era engraçado fazer essa comparação!!!
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citação:Originalmente colocada por McReis
citação:Originalmente colocada por Movyk
falando de potencia pura, no tempo do grupo B usavam-se motores de 4 cilindros, com o menos de cilindrada possivel. e os carros debitavam 500 cavalos. a razao era que assim a pressão do turbo era mais bem aproveitada.
Eles usavam a cilindrada que os regulamentos permitiam.
A questão do 4 cilindros prende-se muito com o peso e tamanho do motor e mais nada. Além disso, o Audi Quattro era 5 cilindros! ;)
eu nao disse que era sem excepção.
a verdade é que como o peso minimo era muito baixo, tinham de se usar motores pequenos. e como nao havia limite de pressão inserida pelo turbo, os engenheiros aperceberam-se que quanto menor a cilindrada, maior era a potencia, pois o turbo precisava assim de encher camaras de combustão mais pequenas, do que se fosse, por exemplo, um 2.5cc. desta forma, ganhava-se muita potencia.
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citação:Originalmente colocada por Movyk
a verdade é que como o peso minimo era muito baixo, tinham de se usar motores pequenos. e como nao havia limite de pressão inserida pelo turbo, os engenheiros aperceberam-se que quanto menor a cilindrada, maior era a potencia, pois o turbo precisava assim de encher camaras de combustão mais pequenas, do que se fosse, por exemplo, um 2.5cc. desta forma, ganhava-se muita potencia.
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citação:Originalmente colocada por McReis
citação:Originalmente colocada por Movyk
a verdade é que como o peso minimo era muito baixo, tinham de se usar motores pequenos. e como nao havia limite de pressão inserida pelo turbo, os engenheiros aperceberam-se que quanto menor a cilindrada, maior era a potencia, pois o turbo precisava assim de encher camaras de combustão mais pequenas, do que se fosse, por exemplo, um 2.5cc. desta forma, ganhava-se muita potencia.
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citação:Originalmente colocada por Movyk
citação:Originalmente colocada por McReis
citação:Originalmente colocada por Movyk
a verdade é que como o peso minimo era muito baixo, tinham de se usar motores pequenos. e como nao havia limite de pressão inserida pelo turbo, os engenheiros aperceberam-se que quanto menor a cilindrada, maior era a potencia, pois o turbo precisava assim de encher camaras de combustão mais pequenas, do que se fosse, por exemplo, um 2.5cc. desta forma, ganhava-se muita potencia.
Se tiveres câmaras muito pequenas o motor tem q fazer muito mais rotação para obter mais potência e isso num carro turbinado não é nada simples,por 1 questão de fiabilidade...
Depois o teu raciocínio esquece-se da curva de eficiência do Turbo e tempo de resposta do Turbo,demasiada pressão resulta num carro com retomas de velocidade lentas e resposta ao acelerador com lag,e isto em rally é prejudicial,pois é necessário poder aproveitar todas as "pequenas" rectas...
Provavelmente ficou em 1.6 porque ficaria mais equilibrado a nível de peso,distribuição de pesos e potência,sim porque potência a mais principalmente num carro como o Maxi Turbo(Mid Engine RWD)tb é mau...;)
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citação:Originalmente colocada por Movyk
e porque é que nao passou a 1.8?;)
O Maxi é apenas um "upgrade" do Turbo, não havendo um "homologation special" dessa derivação. Por isso, as transformações eram limitadas.
O T5 respondeu bem ao resto.
Quanto aquilo do Audi e dos 5 cilindros, não foi para te chatear. Foi só uma curiosidade. Não fiques chateado, por favor.
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citação:Originalmente colocada por McReis
citação:Originalmente colocada por Movyk
e porque é que nao passou a 1.8?;)
O Maxi é apenas um "upgrade" do Turbo, não havendo um "homologation special" dessa derivação. Por isso, as transformações eram limitadas.
O T5 respondeu bem ao resto.
Quanto aquilo do Audi e dos 5 cilindros, não foi para te chatear. Foi só uma curiosidade. Não fiques chateado, por favor.
claro que nao fico chateado;) a explicação do bloco do renault nao dar para mais cilindrada tem muita logica.
mas nao concordo com o t5 quando diz que o turbo ganha mais lag com menos cilindrada. a meu ver, quanto menor a cilindrada, menor o lag, pois a rotação sobe mais depressa, e o turbo demora menos tempo a encher.
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citação:Originalmente colocada por Movyk
mas nao concordo com o t5 quando diz que o turbo ganha mais lag com menos cilindrada. a meu ver, quanto menor a cilindrada, menor o lag, pois a rotação sobe mais depressa, e o turbo demora menos tempo a encher.
A subida da rotação n tem uma relação directa com nº de cilindros,mas sim com a potência(ou se para sermos mais correctos: binário) disponível a determinada rotação,volante do motor e escalonamento de caixa...
Depois 1 carro com mais cilindrada precisa de menos pressão de turbo para obter a mm potência e se pressuposermos q vão ter ambos o mm turbo(com o mm tamanho,inércia e eficiência) verificamos facilmente q aquele com mais lag é aquele com menos cilindrada.Para fazer mais pressão precisa de atingir maior rotação do turbo->algo q demora mais tempo e precisa de maior pressão dos gases de escape(ou quantidade)
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citação:Originalmente colocada por T5
citação:Originalmente colocada por McReis
Então porque é que o carro do teu avatar era 1.4 enquanto estava inscrito no Gr.4 e depois passou a ser 1.6 (Maxi Turbo) quando entrou no regulamento grupo B?
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citação:Originalmente colocada por T5
citação:Originalmente colocada por Movyk
mas nao concordo com o t5 quando diz que o turbo ganha mais lag com menos cilindrada. a meu ver, quanto menor a cilindrada, menor o lag, pois a rotação sobe mais depressa, e o turbo demora menos tempo a encher.
A subida da rotação n tem uma relação directa com nº de cilindros,mas sim com a potência(ou se para sermos mais correctos: binário) disponível a determinada rotação,volante do motor e escalonamento de caixa...
Depois 1 carro com mais cilindrada precisa de menos pressão de turbo para obter a mm potência e se pressuposermos q vão ter ambos o mm turbo(com o mm tamanho,inércia e eficiência) verificamos facilmente q aquele com mais lag é aquele com menos cilindrada.Para fazer mais pressão precisa de atingir maior rotação do turbo->algo q demora mais tempo e precisa de maior pressão dos gases de escape(ou quantidade)
precisa de muito mais, porque as camaras são maiores!!!
tu nao tás a perceber a logica. os gajos do grupo B usavam o turbo para darem o maximo de potencia ao motor, e isso só se era possivel se se conseguissem encher as camaras de gás o mais depressa possivel!
isto é o que eu acho, mas pelas duvidas, vou pesquisar sobre isto...
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citação:Originalmente colocada por serafas
Só por curiosidade, quais é que são os motores em comercialização, com 2.000 cm e seis cilindros? Quer em linha quer em V?
Só me lembro de um, o motor 2.0 gasolina com seis em linha que equipa os Chevrolet Epica.
Mais antigos e carros banais, lembro-me do Lexus IS200 (2.0 e L6) e o Mazda MX-3 (1.8 e V6).
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