Não, funciona de forma igual para o condutor, mas por "detrás" é que funciona de maneira diferente, tu só notas a diferença na hora de passar o cheque (muito mais baixo do que com uma automática clássica)
Imagina-a como o hibrido das Cxs auto, ou seja não tem pedal de embraigem pois a mesma é robotizada, mas de resto o seu nucleo é uma vulgar caixa manual( no caso desta com uma função automatica).
entao para o condutor, e como se fosse uma caixa automatica certo?
O consumo fica muito mais alto?
O consumo é igual, antigamente é que gastavam mais, mas porque na generalidade eram caixas com apenas 4 velocidades muito longas. e assim sim, gastava muitíssimo mais que uma manual. Agora os consumos com estas novas são iguais às manuais. (mais coisa menos coisa)
E sim, para todos os efeitos, é uma caixa automática, embora se chame de manual robotizada ou automatizada para as diferenciar das clássicas.
A caixa Dualogic não é mais que a caixa manual do mesmo carro.
No entanto está equipada com um motor que acciona o mecanismo da embraiagem e de uma central inteligente que gere o sistema. Ou seja, este sistema recebe informações diversas (acelerador, rotação do motor, velocidade, etc.) e calcula o exacto momento que se deverá proceder a mudança de relação. Isto no modo automático. Em modo sequencial, o sistema muda de relação quando o condutor desejar, apenas accionando o mecanismo da embraiagem.
Não existe pedal de embraiagem.
A caixa permite dois modos de funcionamento: totalmente automático, o sistema gere totalmente o sistema, sem o condutor precisar de fazer mais do que acelerar e travar; sequencial, onde o condutor escolhe a relação pretendida, tal como numa caixa manual mas neste caso através de ligeiros impulsos no joystick (tanto para subir ou descer de relação).
A caixa custa cerca de 850 € e é uma mais valia para quem priveligia o conforto e mesmo a condução, dá gozo e não fatiga tanto pois o pé esquerdo fica quietinho...
faz isso, mas se possível, pede um test-drive com essa caixa, depois de experimentar, logo vês se te dás bem com ela.
Relembro no entanto, que uma caixa automática requer alguma habituação.
- Temos tendência a carregar no pedal de travão a pensar que é a embraiagem.
- Temos tendência a procurar o manípulo das mudanças.
- Quando ainda não estamos habituados não sabemos bem a melhor altura de acelerar/desacelerar.
- etc...
Como tudo, é questão de hábito, mas se no primeiro contacto não gostas ou vais de pé atrás, dificilmente te habituas depois.
(pela minha parte, aconselho)
Depois conta que carro andas à procura, e que preços te fazem, ok? Boa sorte com os negócios.
faz isso, mas se possível, pede um test-drive com essa caixa, depois de experimentar, logo vês se te dás bem com ela.
Dificil... [xx(] [xx(] A Fiat não tem carros equipados para test drive...
citação:Originalmente colocada por K2000
- Quando ainda não estamos habituados não sabemos bem a melhor altura de acelerar/desacelerar.
- etc...
Não concordo!
A caixa da Fiat está muito bem ajudada pela gestão electrónica. E isto evita e de sobremaneira a preocupação de que falas. Em modo totalmente auto basta acelerar e travar como num carro "normal", a excelente gestão auto faz o resto.
O consumo é igual, antigamente é que gastavam mais, mas porque na generalidade eram caixas com apenas 4 velocidades muito longas. e assim sim, gastava muitíssimo mais que uma manual. Agora os consumos com estas novas são iguais às manuais. (mais coisa menos coisa)
E sim, para todos os efeitos, é uma caixa automática, embora se chame de manual robotizada ou automatizada para as diferenciar das clássicas.
Eu acho que os consumos não são mais altos por serem caixas de 4 velocidades. Aliás à muito tempo que existem caixas automáticas de 5 e os consumos continuam a ser consideravelmente mais altos, bem como as prestações piores (mas essa dou de borla)!
O problema é o diferencial viscoso que faz a vez da embraiagem! Ou seja numa caixa automática tradicional a caixa está sempre ligada ao motor, e é o acoplamento viscoso que se encarrega de não transmitir a força para as rodas a rotações baixas.
E será precisamente nesse diferencial que será desperdiçada alguma energia pois a sua eficiência é relativamente bastante inferior a 100%.
Alguém sabe se é boa opção a caixa automatica no motor a diesel de 90cv no Grand Punto?
O carro em questao é o Fiat Grand Punto 1.3 multijet 16v emotion dualogic
Como já foi dito não é automática , é uma óptima escolha , os consumos são ligeiramente inferiores com a Dualogic , tal como o 1,3jtd , esta caixa é uma pequena maravilha da técnica .
Não te preocupes por não estar disponível, pois é um risco.
As caixas automáticas são muito giras (eu gosto e já tive), mas quando não são bem feitas é de fugir.
A Fiat teve montes de problemas em caixas automáticas, a citroen a mesma coisa, a audi em alguns modelos idem, a bmw no X5 idem...
Eu gosto imenso de caixas automáticas, mas se não for de um fabricante com vasta experiência a fabricá-las, considero um risco enorme, agravado pelo facto de haverem meia duzia de mecânicos em portugal que lhes saiba mexer.
já agora eu coloco uma questão! Por que razão as marcas não têm evoluido em relação ao conforto/dureza das embraiagens? è que já há alguns tractores agriculas, cuja embraiagem pode ser accionada com a força de um dedo! ex: newholland!
Não te preocupes por não estar disponível, pois é um risco.
As caixas automáticas são muito giras (eu gosto e já tive), mas quando não são bem feitas é de fugir.
A Fiat teve montes de problemas em caixas automáticas, a citroen a mesma coisa, a audi em alguns modelos idem, a bmw no X5 idem...
Eu gosto imenso de caixas automáticas, mas se não for de um fabricante com vasta experiência a fabricá-las, considero um risco enorme, agravado pelo facto de haverem meia duzia de mecânicos em portugal que lhes saiba mexer.
É só uma opinião de quem até gosta...
Pois, as caixas automáticas quando avariam é uma chatice e é caro, mas acho que náo é por ser de uma marca experiente que avariam menos, podem é ser tendencialmente melhores.
No entanto, a caixa em causa no tópico não é uma automática clássica (com conversor de binário) mas sim uma manual robotizada, com já foi dito. O mecânico que mexe na manual também mexe nesta. E não há muitos casos de avarias neste tipo de caixas (sejam de que marca forem), visto que pouco acrescentam a uma manual. Acho uma excelente escolha.
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