É conhecido por não andar mt no Xsara , por ter consumos bastante razoáveis e por ser fiável
O carro em si é muito espaçoso e confortável, tem um bom comportamento, a maior pecha é a qualidade dos materiais e montagem que dá origem a barulhinhos e mais barulhinhos :D[|)] Para quem isso não interessa, é um óptimo carro
no seu geral acho que o xsara é fiavel.....já ouvi umas histórias de problemas nos airbags das primeiras versões, e nao sei que mais de uns probs no fecho centralizado etc....mas não me parecem ser problemas crónicos
o ar condicionado, se o tiver é que acho que é uma dorzinha de cabeça.....
bons consumos (7/8),é claro que se o esticas um bocadinho (o que não é dificil dado a relação potencia/peso, os consumos facilmente tocam nos 10 , principalmente em cidade) comportamento razoavel.....
os 70 e poucos cavalos aliados a 1200kg deixam as prestações num nivel péssimo.......14 segundos dos 0-100 , mas como disseste isso não é o que mais te interessa!
a meu ver, pelo mesmo preço, existem melhores opções........mas se gostas do xsara...bem, não é uma má compra de todo.....desde que não pagues mais do que 3000€ pelo carro (e isto já é muito) se estiver em bom estado
O carro da minha mãe é um Citroen Xsara 1.4i, mas não é Break, o motor desenrrasca-se bem, embora com 3 ou 4 pessoas lá dentro já se note a falta de força, mas para o dia a dia chega perfeitamente, e se puxar por ele, ele corresponde, de consumos é que acho um bocadito guloso, mas claro que também depende do pé do condutor, o da minha mãe só anda em cidade, é por isso que também gasta mais.
Em fiabilidade só posso dizer bem, o carro é de 1997 e até hoje problemas mecanicos zero, só meter gasolina e revisões.
Peca um bocado por ganhar muitos barulhos parasitas, e a insonorização do motor também não é grande coisa, por exemplo a cerca de 130, 140 km/h temos que por o rádio mais alto, senão só se ouve motor :D não se sei se isso se passa em todos...
No geral acho que é um bom carro, podia ter um motor mais potente por causa do peso do carro, mas mesmo assim não desilude. ;)
O ZX que tive em casa tinha esse motor! Era pastelão e um bocado guloso, mas muito fiável! Tinha 11 anos e 140000 kms quando foi vendido e estava em bom estado!
No que toca ao Xsara Break, é espaçoso, tem boa mala (500 e tal litros) e um belo compromisso conforto/comportamento dinâmico!
citação:Originalmente colocada por reiszink
...e a insonorização do motor também não é grande coisa, por exemplo a cerca de 130, 140 km/h temos que por o rádio mais alto, senão só se ouve motor :D não se sei se isso se passa em todos...
No ZX também era assim! A partir dessas velocidades o barulho estendia-se de modo que obrigava uma pessoa a puxar um pouco pela voz ao conversar, mas nada de especial!
o Xsara 1.4i era daqueles que tinha melhor aceleração dos 0-100 (pelo menos o mk2 ) e tanto o mk1 como o mk2, são bem mais agradáveis de usar que a maioria dos outros segmentos C 1.4 75cv...
O comportamento é qualquer coisa de muito bom, a avaliar pelo eixo traseiro auto-direccional.
já cá tivemos um em casa, e era muito confortável e tinha bom equipamento, deu realmente um atrofio no airbag mas nada de grave.
É a referência em comportamento no seu segmento, pelo menos na sua época, era dos melhores, assim como o 306.
Estou inclinado a comprar um Xsara Break como próximo carro.
Há 8 mêses a família aumentou ;) e um Corsa de 2 portas é demasiado pequeno para tanta tralha como o carrinho de bébe e sacos com roupas mais as compras de fim-de-semana...
Positivo: Preço de aquisição muito bom, seguro barato, peças de concorrência e sucata aos montes e de origem a preço razoável mas sobretudo uma relação equipamento-preço são excelentes!
Na firma tenho uma Berlingo 1.9 D de 1999 com 110.000 km, uma fiabilidade a toda a prova! Um motor calmo mas fiável.
Xsara e as luzes de Airbag... (Berligo idem)... resolve-se com fita isoladora! O cabo passa por baixo do banco e faz piscar a luz testemunho no quadrante.
A dita fita segura o cabo e evita que este seja torcido pelo banco.
Na Citroen por vezes cobram "0" por essa reparação.
Materiais na média do segmento sendo mais fracos na parte do painel de instrumentos e climatização, conforto à francesa, muitos espaços para arrumos na bagageira e nos forros das portas.
Direcção assistida agradável e comportamento em curva muito bom mesmo.
Vale bem a pena os Xsara a partir de 2000 quando têm restyling.
Um carro com uma excelente relação custo/qualidade.
Tenho um (carro e não carrinha) de 98 com 120000km e zero problemas (muito fiável mesmo).
Muitos ruidos parasitas.
O motor não é nenhum canhão, mas serve perfeitamente para o dia-a-dia.
Cá por casa anda um Xsara 1.4i 5Pts (SX) de 04/99.
Conta agora com 48.000kms e está....5* !!
Comprei o carro para a minha esposa, para substituir o Clio dela.
O nosso Xsara apesar de ser maioritariamente segundo carro, já teve por diversas vezes fazer a vez de primeiro carro e nunca se portou mal. Antes pelo contrário, surpreendeu-me sempre pela positiva.
(nomeadamente em duas viagens longas - Lx»Fundão e Lx»Algarve)
Pontos Positivos:
+ Fiabilidade
+ Conforto
+ Airbag passg. desconectável c/chave (ponto muito apreciado pela minha esposa por causa da bébé)
+ Manutenção acessivel
Pontos Negativos:
- Alguns Materiais interiores
- Performances (75cv) vs Consumos
- Ruidos e Insonorização
No computo geral é um veiculo muito aceitável e que cumpre bem com o papel de veiculo familiar.
Já andei num 1.4i no Xsara.
Esse motor nessa carro digamos que é razoável.
O melhor trunfo é, como é que com apenas 75cv e a puxar mais de 1 tonelada e 200kg nunca deu problemas, pelo menos que eu tenha conhecimento.
O Xsara como bom francês que se preze, é bastante confortável, pecando por muitos ruidos parasitas. (na versão em que andei era um horror deles.
Mas o motor apesar de se desenrascar, é algo monótono. Por experiência própria conduzo um 1.4 de 90cv a puxar menos peso às vezes só me apetece estrangulá-lo tamanha lentidão...:X
Comentário