Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O Mito do RWD.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
This topic is closed.
X
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Isto já vai longo e também quero participar na guerra.
    Respondendo a questões antigas. A Mercedes quando iniciou o desenvolvimento do classe A, há mais de 10 anos, optou pela tracção à frente, não por ser mais seguro, mas sim por uma questão de packaging e custos. O classe A é o mercedes de acesso. O mercedes das massas populares.
    Não é á toa que conseguem pôr uma bagageira com 390l num carro com menos de 3.6m! Para encontrar volumes de bagageira assim, temos que procurar carros com quase 1m a mais de comprimento.
    Acompanhei com bastante interesse o desenvolvimento do classe A desde a apresentação do Vision A em 93, pois na altura era um conceito tão diferente do que era habitual! E o investimento na segurança foi feito não na escolha da tracção, mas sim no desenvolvimento da, na altura, revolucionária estrutura em sandwhich, que em caso de embate frontal, fazia com que o motor deslizasse para debaixo do habitáculo e não entrasse por ele adentro.

    Agora, só para o André, eh pa, não leves a mal, mas o facto de teres uma excelente base de conhecimentos teórica, não permite que tomes opções temáticas tão vivamente. Tens o quê? 16 anos?
    quando começares a conduzir vais ver que vais ter que reformular praticamente todas as tuas opiniões acerca deste fascinante mundo.
    eu também era como tu, pensava que sabia tudo o que havia para saber sobre automóveis, as marcas que eram boas, más, sofria de clubites ocasionais e entrava em conversas e comparações estupidas sobre se a Ferrari era melhor que a porsche e vice-versa!
    Quando comecei a conduzir, tive muitas desilusões, pois aquilo que eu sabia no papel não se confirmava na prática. É preciso experimentar para tirarmos as nossas conclus~oes!

    Quanto à questão FWD vs RWD!
    O FWD nasceu por necessidades económicas e de packaging. O mini não teria o mesmo impacto caso tivesse optado por um layout tradicional (motor frontal longitudinal + rwd), optando por um bem mais revolucionário, motor transversal+fwd!

    No entanto, o mini foi dos carros mais divertidos de conduzir lançado até hoje! E era um FWD.
    Sim, o FWD pode dar gozo e no mini funcionava bem, pois aquilo parecia mais um kart. E o facto de ter um pequeno e leve motor não prejudicava assim tanto a dinâmica, como acontece actualmente nos actuais e pesados 1.9 diesel qualquer coisa, tudo á frente! É pedir de mais apenas a duas rodas.

    Algumas marcas tentam compensar isso com a eficaz all-weather 4wd, outras mantém-se fieis à tradicional rwd.
    E se perguntares a qualquer engenheiro automóvel, eles decididamente optarão sempre pela RWD, em detrimento da FWD, pois é a opção mais lógica do ponto de vista da fisica e da tecnica, mas como eles têm um sem número de condicionantes, t~em que se tornar criativos de modo a compensar essas mesasmas condicionantes.

    O melhor dos dois mundos em teoria seria o 4wd, e quando as coisas ficam dificeis, seja em chuva, ou pisos de fraca ader~encia, o 4wd será sempre rei e senhor, seja divertido ou não!

    Se procuramos gozo e reacções progressivas e mais naturais, o rwd, em principio será sempre melhor.
    ~O fwd pode dar tanto gozo como um bom rwd, mas as reacções dinâmicas serão sempre mais intempestivas, e que precisam de dotes sueriores de condução.

    De qualquer maneira, merd@s acontecem seja qual for o tipo de tracção! Não dá para comprovar qual o mais seguro! Dá para comprovar qual o mais eficaz, e em termos de gozo, será sempre algo pessoal e subjectivo!

    Desculpem o testamento!

    Comentário


      citação:Originalmente colocada por ppais
      Mas de qlqr forma não tens nenhum desportivo FWD com mais de 250cv.
      Simplesmente não tens qualquer desportivo FWD (para quê discutir pormenores inúteis?)!

      Comentário


        citação:Originalmente colocada por RIDER

        citação:Originalmente colocada por TheLarch


        1º Os RWD sempre foram seguros.
        Tu és mentiroso,ou então nunca conduziste Corollas,ou outros do género,RWD.
        Claro que conduzi!
        Os Corolla são grandes máquinas!
        E até fiz a instrucção num Starlet 1.3 RWD, fyi.;)

        Comentário


          O que eu disse não foi que me sinto melhor na A6, eu disse que o comportamento dela permite curvar mais depressa, com mais aderencia, com mais precisão!!

          É um carro com melhor incisão em curva que o BMW e que transmite melhor a sensação do que vai a acontecer dinamicamente com o carro que no BMW!!

          Eu admito que estou muito mais habituado a ela que ao BMW, com o qual fiz até agora poucos km já que o carro não é meu, mas é a minha opinião!!

          Tvz a resposta esteja no facto do BMW filtrar mais o que passa para o condutor, tvz seja pq a Audi vem equipada com suspensões desportivas e Yokohama AVS Sport, ao contrário do BMW que vem de origem em termos de suspensão e com uns medianos Dunlop DSST (apesar de estes serem 245/45ZR17 e na audi serem uns bem mais pequenos 205/55ZR16).

          De qq modo, em termos de comportamento dinamico, o BMW não é, nem de perto nem de longe, o carro mais divertido de se conduzir mas admito que ao curvar a sensação até é mais natural, como se ele fizesse a curva sozinho!! Mas os limites dele são, sem duvida, inferiores aos da Audi!!

          O 530D é, sem duvida, um grd carro, mas para me divertir a conduzir venha mesmo a Audi que é bem mais gira para fazer curvas.

          Comparo o 530D a uma especie de Saab 9.5 AERO melhorado: curva melhor, gasta menos e anda o mesmo, é melhor a filtrar as irregularidades do asfalto (menos rijo) mas, mesmo assim não é mais confortável, antes pelo contrário!!

          Não é tão confortavel em termos interiores

          Comentário


            citação:Originalmente colocada por Spinnaker

            O que eu disse não foi que me sinto melhor na A6, eu disse que o comportamento dela permite curvar mais depressa, com mais aderencia, com mais precisão!!

            É um carro com melhor incisão em curva que o BMW e que transmite melhor a sensação do que vai a acontecer dinamicamente com o carro que no BMW!!

            Eu admito que estou muito mais habituado a ela que ao BMW, com o qual fiz até agora poucos km já que o carro não é meu, mas é a minha opinião!!

            Tvz a resposta esteja no facto do BMW filtrar mais o que passa para o condutor, tvz seja pq a Audi vem equipada com suspensões desportivas e Yokohama AVS Sport, ao contrário do BMW que vem de origem em termos de suspensão e com uns medianos Dunlop DSST (apesar de estes serem 245/45ZR17 e na audi serem uns bem mais pequenos 205/55ZR16).

            De qq modo, em termos de comportamento dinamico, o BMW não é, nem de perto nem de longe, o carro mais divertido de se conduzir mas admito que ao curvar a sensação até é mais natural, como se ele fizesse a curva sozinho!! Mas os limites dele são, sem duvida, inferiores aos da Audi!!

            O 530D é, sem duvida, um grd carro, mas para me divertir a conduzir venha mesmo a Audi que é bem mais gira para fazer curvas.

            Comparo o 530D a uma especie de Saab 9.5 AERO melhorado: curva melhor, gasta menos e anda o mesmo, é melhor a filtrar as irregularidades do asfalto (menos rijo) mas, mesmo assim não é mais confortável, antes pelo contrário!!

            Não é tão confortavel em termos interiores
            Tenho uma opinião completamente contraria! Para mim para teres essa opiniao é pq nao estas habituado ao carro... é que só pode ser isso!

            Comentário


              É tudo uma questão de gosto subjectivo - uns gostam de uma maneira outros gostam de outra.
              Desde que um carro seja seguro e prevísivel de pouco interessa o que anda realmente, mas sim o que parece - as estradas não são pistas!

              Comentário


                Eu mantenho a minha: RWD tem, de facto, grandes vantagens sobre FWD.
                Aliás, nem é uma opinião. É um facto.

                Se alguém acha que um FWD é melhor que um equivalente RWD, ehpá, tudo
                bem, são gostos. Um carro é um todo, não é só a tracção.
                Uma A6 pode estar mais rápida nas passagens em curva que uma 530d, mas
                são carros diferentes. Metam-lhes o mesmo peso, as mesmas suspensões,
                e deixem prevalecer as características naturais de cada tipo de tracção.

                Depois venham-me dizer qual é melhor, mais equilibrado e mais rápido
                nas passagens em curva e acelerações. E travagens.

                Comentário


                  citação:Originalmente colocada por whereagles
                  LOLOL... Eu tirei as minhas conclusões de pensar e calcular. Se te desses ao trabalho de ler ias reparar nisso. Mas eu bem sei que ler é difícil. Compreendo..
                  Já cá faltavam os misteriosos cálculos.:D Apresenta-os então, que eu quero-me rir ainda mais um bocado![}]

                  E se estás com dificuldades de leitura, posso-te apresentar bons professores!;)

                  Comentário


                    citação:Originalmente colocada por TheLarch

                    citação:Originalmente colocada por ppais
                    Mas de qlqr forma não tens nenhum desportivo FWD com mais de 250cv.
                    Simplesmente não tens qualquer desportivo FWD (para quê discutir pormenores inúteis?)!
                    Claro q há!
                    Alfa 156 GTA Autodelta 3.7 320cvs
                    Alfa 147 GTA Autodelta 3.7

                    Comentário


                      citação:Originalmente colocada por T5

                      citação:Originalmente colocada por TheLarch

                      citação:Originalmente colocada por ppais
                      Mas de qlqr forma não tens nenhum desportivo FWD com mais de 250cv.
                      Simplesmente não tens qualquer desportivo FWD (para quê discutir pormenores inúteis?)!
                      Claro q há!
                      Alfa 156 GTA Autodelta 3.7 320cvs
                      Alfa 147 GTA Autodelta 3.7
                      Alfa 156 GTA Autodelta 3.7 320cvs - Sedan
                      Alfa 147 GTA Autodelta 3.7 - Hatchback

                      Ainda não vi nenhum desportivo.[|)]

                      Comentário


                        citação:Originalmente colocada por TheLarch

                        citação:Originalmente colocada por T5

                        citação:Originalmente colocada por TheLarch

                        citação:Originalmente colocada por ppais
                        Mas de qlqr forma não tens nenhum desportivo FWD com mais de 250cv.
                        Simplesmente não tens qualquer desportivo FWD (para quê discutir pormenores inúteis?)!
                        Claro q há!
                        Alfa 156 GTA Autodelta 3.7 320cvs
                        Alfa 147 GTA Autodelta 3.7
                        Alfa 156 GTA Autodelta 3.7 320cvs - Sedan
                        Alfa 147 GTA Autodelta 3.7 - Hatchback

                        Ainda não vi nenhum desportivo.[|)]
                        Já alguma vez conduziste 1 carro?
                        Para ti então 1 M5 tb n é 1 desportivo certo?

                        Comentário


                          citação:Originalmente colocada por T5

                          citação:Originalmente colocada por TheLarch

                          citação:Originalmente colocada por T5

                          citação:Originalmente colocada por TheLarch

                          citação:Originalmente colocada por ppais
                          Mas de qlqr forma não tens nenhum desportivo FWD com mais de 250cv.
                          Simplesmente não tens qualquer desportivo FWD (para quê discutir pormenores inúteis?)!
                          Claro q há!
                          Alfa 156 GTA Autodelta 3.7 320cvs
                          Alfa 147 GTA Autodelta 3.7
                          Alfa 156 GTA Autodelta 3.7 320cvs - Sedan
                          Alfa 147 GTA Autodelta 3.7 - Hatchback

                          Ainda não vi nenhum desportivo.[|)]
                          Já alguma vez conduziste 1 carro?
                          Para ti então 1 M5 tb n é 1 desportivo certo?
                          Nem para mim, nem para ninguém!
                          É e sempre foi um Sedan.[|)]

                          E só mostra que nem tu te dás ao trabalho de ler...[8)]

                          Comentário


                            porsche 911 GT3 RS - Coupe - assim tb naõ é um desportivo!!!

                            Comentário


                              citação:Originalmente colocada por Spinnaker

                              porsche 911 GT3 RS - Coupe - assim tb naõ é um desportivo!!!
                              E quem é que disse que era?

                              Comentário


                                citação:Originalmente colocada por TheLarch
                                Nem para mim, nem para ninguém!
                                É e sempre foi um Sedan.[|)]

                                E só mostra que nem tu te dás ao trabalho de ler...[8)]
                                [}][}][}][}]
                                Com esta mostras-t td o teu saber sobre o mundo automóvel![8][8]
                                Anda num como eu já andei e de certeza q mudas no mm instante de opinião!
                                400cvs V8 e acelerações q papam metade dos desportivos q vês por aí....o que será senão é 1 desportivo??

                                Comentário


                                  citação:Originalmente colocada por T5

                                  citação:Originalmente colocada por TheLarch
                                  Nem para mim, nem para ninguém!
                                  É e sempre foi um Sedan.[|)]

                                  E só mostra que nem tu te dás ao trabalho de ler...[8)]
                                  [}][}][}][}]
                                  Com esta mostras-t td o teu saber sobre o mundo automóvel![8][8]
                                  Anda num como eu já andei e de certeza q mudas no mm instante de opinião!
                                  400cvs V8 e acelerações q papam metade dos desportivos q vês por aí....o que será senão é 1 desportivo??
                                  Só metade, caro T5? Direi que chega para 90% dos desportivos.

                                  Comentário


                                    citação:Originalmente colocada por T5

                                    citação:Originalmente colocada por TheLarch
                                    Nem para mim, nem para ninguém!
                                    É e sempre foi um Sedan.[|)]

                                    E só mostra que nem tu te dás ao trabalho de ler...[8)]
                                    [}][}][}][}]
                                    Com esta mostras-t td o teu saber sobre o mundo automóvel![8][8]
                                    Anda num como eu já andei e de certeza q mudas no mm instante de opinião!
                                    400cvs V8 e acelerações q papam metade dos desportivos q vês por aí....o que será senão é 1 desportivo??
                                    Quantas vezes precisas que te expliquem?[:0] É um Sedan!
                                    Agora escreve 500 vezes, para ver se finalmente aprendes![|)]

                                    Comentário


                                      citação:Só metade, caro T5? Direi que chega para 90% dos desportivos.
                                      Mas isso nao faz dele desportivo.

                                      Comentário


                                        citação:Originalmente colocada por Domingues

                                        citação:Originalmente colocada por T5

                                        citação:Originalmente colocada por TheLarch
                                        Nem para mim, nem para ninguém!
                                        É e sempre foi um Sedan.[|)]

                                        E só mostra que nem tu te dás ao trabalho de ler...[8)]
                                        [}][}][}][}]
                                        Com esta mostras-t td o teu saber sobre o mundo automóvel![8][8]
                                        Anda num como eu já andei e de certeza q mudas no mm instante de opinião!
                                        400cvs V8 e acelerações q papam metade dos desportivos q vês por aí....o que será senão é 1 desportivo??
                                        Só metade, caro T5? Direi que chega para 90% dos desportivos.
                                        O que nem por isso faz dele um desportivo!
                                        E o "papar", só se for em recta.[|)]

                                        Comentário


                                          citação:Originalmente colocada por TheLarch

                                          citação:Originalmente colocada por T5

                                          citação:Originalmente colocada por TheLarch
                                          Nem para mim, nem para ninguém!
                                          É e sempre foi um Sedan.[|)]

                                          E só mostra que nem tu te dás ao trabalho de ler...[8)]
                                          [}][}][}][}]
                                          Com esta mostras-t td o teu saber sobre o mundo automóvel![8][8]
                                          Anda num como eu já andei e de certeza q mudas no mm instante de opinião!
                                          400cvs V8 e acelerações q papam metade dos desportivos q vês por aí....o que será senão é 1 desportivo??
                                          Quantas vezes precisas que te expliquem?[:0] É um Sedan!
                                          Então faz aí 1 lista de carros desportivos sem Porsches,Ferraris e Maseratis

                                          Comentário


                                            já agora pego numa dyna e meto uma turbina e já fica um desportivo.[}]

                                            Comentário


                                              citação:Originalmente colocada por T5

                                              citação:Originalmente colocada por TheLarch

                                              citação:Originalmente colocada por T5

                                              citação:Originalmente colocada por TheLarch
                                              Nem para mim, nem para ninguém!
                                              É e sempre foi um Sedan.[|)]

                                              E só mostra que nem tu te dás ao trabalho de ler...[8)]
                                              [}][}][}][}]
                                              Com esta mostras-t td o teu saber sobre o mundo automóvel![8][8]
                                              Anda num como eu já andei e de certeza q mudas no mm instante de opinião!
                                              400cvs V8 e acelerações q papam metade dos desportivos q vês por aí....o que será senão é 1 desportivo??
                                              Quantas vezes precisas que te expliquem?[:0] É um Sedan!
                                              Então faz aí 1 lista de carros desportivos sem Porsches,Ferraris e Maseratis
                                              Faz tu, que eu tenho mais que fazer (e nem é isso que está em discussão)![|)]

                                              Comentário


                                                citação:Originalmente colocada por Mário Tomás

                                                já agora pego numa dyna e meto uma turbina e já fica um desportivo.[}]
                                                Acho que já vens tarde!
                                                Há muito que os Dyna são Turbo!;)

                                                Comentário


                                                  Tens o NSX, não é ferrari, nem porsche nem maserati (nem todos os modelos destas marcas sao desportivos)

                                                  Comentário


                                                    citação:Originalmente colocada por TheLarch
                                                    Faz tu, que eu tenho mais que fazer![|)]
                                                    Assim as pessoas do fórum incluindo eu nc vamos saber o q é um desportivo...anda lá.[|)]

                                                    [}][}][}][}]

                                                    Comentário


                                                      citação:Originalmente colocada por TheLarch

                                                      citação:Originalmente colocada por Mário Tomás

                                                      já agora pego numa dyna e meto uma turbina e já fica um desportivo.[}]
                                                      Acho que já vens tarde!
                                                      Há muito que os Dyna são Turbo!;)
                                                      Pronto, turbina a gás! Nao turbo normal.

                                                      Comentário


                                                        citação:Originalmente colocada por T5

                                                        citação:Originalmente colocada por TheLarch
                                                        Faz tu, que eu tenho mais que fazer![|)]
                                                        Assim as pessoas do fórum incluindo eu nc vamos saber o q é um desportivo...anda lá.[|)]

                                                        [}][}][}][}]
                                                        Só se não quiseres. Esse assunto já foi mais que discutido por aqui.[|)] Use the Search, Luke!;)

                                                        Comentário


                                                          citação:Originalmente colocada por Mário Tomás

                                                          citação:Originalmente colocada por TheLarch

                                                          citação:Originalmente colocada por Mário Tomás

                                                          já agora pego numa dyna e meto uma turbina e já fica um desportivo.[}]
                                                          Acho que já vens tarde!
                                                          Há muito que os Dyna são Turbo!;)
                                                          Pronto, turbina a gás! Nao turbo normal.
                                                          "turbo normal" é o quê? Cosworth?:D

                                                          Comentário


                                                            citação:Originalmente colocada por Mário Tomás

                                                            citação:Originalmente colocada por TheLarch

                                                            citação:Originalmente colocada por Mário Tomás

                                                            já agora pego numa dyna e meto uma turbina e já fica um desportivo.[}]
                                                            Acho que já vens tarde!
                                                            Há muito que os Dyna são Turbo!;)
                                                            Pronto, turbina a gás! Nao turbo normal.
                                                            Duvido q a tua Dyna possa alguma vez chegar aos 300
                                                            E fazer dos 0-100 em 5s

                                                            Comentário


                                                              citação:Originalmente colocada por T5

                                                              citação:Originalmente colocada por Mário Tomás

                                                              citação:Originalmente colocada por TheLarch

                                                              citação:Originalmente colocada por Mário Tomás

                                                              já agora pego numa dyna e meto uma turbina e já fica um desportivo.[}]
                                                              Acho que já vens tarde!
                                                              Há muito que os Dyna são Turbo!;)
                                                              Pronto, turbina a gás! Nao turbo normal.
                                                              Duvido q a tua Dyna possa alguma vez chegar aos 300
                                                              E fazer dos 0-100 em 5s
                                                              E que diferença faria se o fizesse?[|)]

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X