Anúncio

Collapse
No announcement yet.

306 gti o mito

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Comparar o 306 gti com o 309 gti 8v faz muito pouco sentido....
    Se por um lado o comportamento era muito bom em ambos, já em termos mecanicos o 306 era claramente superior em tudo.
    Depois temos o lado evolutivo da questão em termos de praticabilidade, sendo que apesar de ja´ser um modelo bastante antigo o 306 deu um salto qualitativo muito grande em relação ao 309.
    Quanto a consumos, posso-vos dizer que o máximo que gastei foi um deposito para 350 kms. Ou seja 60 litros para 350 kms consumo feito numa viagem louca de viseu para lisboa de madrugada e sempre a fundo. Na cidade fazia 9 e em estrada a velocidades normais fazia entre 7 a 7,5.
    Era um carro que facilmente chegava aos 220 kms. Daí para a frente dependia da inclinação da estrada oscilando entre os 230 e os 220. Daí para a frente era possivel chegar ao 240 mas tinha que ser numa descida. Apenas cortei 6ª uma vez numa das descidas da A2.
    O meu tinha uma admissão directa e fazia um barulho fantastico, com raça quando se acelerava a fundo. O comportamento era fenomenal não sendo facil explorar os limites... é que a traseira era mesmo muito viva, mas também muito divertida!!!
    Foi um carro que deixou saudades e que tenciono voltar a comprar se ainda rolar quando o puder fazer. Era um carro caro para a época (custou 6020 contos em 1998), e desvalorizou muito por causa da cilindrada e o combustivel. Vendi-o em Março de 2004 por 2500 cts com 64000 kms.
    era um lobo em pele de cordeiro, pois nada o diferenciava da restante gama, apenas o andamento...
    Acredite quem quiser, mas uma vez na A1 apanhei um Audi S3 ( o de 210 cvs) e coisa foi muito renhida. Até aos 220 era ela por ela. Em recuperações o gti era mais rápido se bem que à custa de muita caixa. A coisa acabou quando o condutor do S3 secalhar por ter o orgulho ferido começou com passagens pela berma e pela direita. Para mim isso foi o fim da brincadeira. Mas nem que tivesse que levar 3ª, mas o gti a recuperar empurrava o Audi. Foi o suficiente para um amigo que viajava comigo nesse dia e que tinha um S3 praticamente comprado, optar por um 306 gti igual ao meu...
    Como consolo comprei um 205 rallye que restaurei e pus como novo... é outra liga mas também é divertido...
    Editado pela última vez por Prof Bitaites; 14 February 2007, 08:34.

    Comentário


      #32
      é lá,limpares um s3 é obra!!

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por carlos pinto Ver Post
        é lá,limpares um s3 é obra!!

        pois....mas basta o condutor do a3 ser uma beca nabo e nao saber explorar bem o animal que facilmente o leaozinho o "come"

        principalmente em recuperações!

        agora em AE pura, sem outros carros, não têm hipótese....quanto mais não seja pelo escalonamento da caixa.....se bem que aquela sexta sempre me deixou com um ponto d interrogação na cabeça.....

        só a meti uma vez......e para quem conhece o local, sabe que foi só para ver que sexta era aquela........

        meti-a na subida dos viveiros.....na madeira!

        da rotunda dos viveiros até á rotunda lá em cima..........., nunca mais me esqueci do que foi quando a 3ª entrou..........nossa.........aquilo parecia que as relações da 2ª e da 3ª estavam separadas por mesmo quase nada.......

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post



          pois....mas basta o condutor do a3 ser uma beca nabo e nao saber explorar bem o animal que facilmente o leaozinho o "come"

          principalmente em recuperações!

          agora em AE pura, sem outros carros, não têm hipótese....quanto mais não seja pelo escalonamento da caixa.....se bem que aquela sexta sempre me deixou com um ponto d interrogação na cabeça.....

          só a meti uma vez......e para quem conhece o local, sabe que foi só para ver que sexta era aquela........

          meti-a na subida dos viveiros.....na madeira!

          da rotunda dos viveiros até á rotunda lá em cima..........., nunca mais me esqueci do que foi quando a 3ª entrou..........nossa.........aquilo parecia que as relações da 2ª e da 3ª estavam separadas por mesmo quase nada.......
          ah sim...mas vives na madeira? a que rotação corta a sexta?á mesma que as outras ou tem corte a diferente rotação das outras?

          Comentário


            #35
            eu não o limpei... apenas fiquei surpreendido com o andamento do gti e a falta dele no S3... porque qd havia estrada aberta e apartir dos 200 o s3 ia embora.
            Qd apanhavamos transito e era preciso recuperar o que acontecia frequentemente, o gti era francamente melhor...
            Respondendo: a sexta corta à mesma rotação (7200) e um pouco acima dos 240 no velocimetro.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Prof Bitaites Ver Post
              eu não o limpei... apenas fiquei surpreendido com o andamento do gti e a falta dele no S3... porque qd havia estrada aberta e apartir dos 200 o s3 ia embora.
              Qd apanhavamos transito e era preciso recuperar o que acontecia frequentemente, o gti era francamente melhor...
              a ideia que tinha quando um amigo meu que era vendedor tinha um era que ele me dizia que o meu gti era mais rápido e que para eu se comprasse o 306 iria ganhar apenas nas curvas largas,de resto para ficar com o 106,por isso fico surpreendido com estas opiniões tão positivas em relação á rapidez do 306!

              Comentário


                #37
                Atenção que o 106 gti é um demoniosinho... em estradas com curvas médias e lentas o 306 não foge... se calhar até ó 106 que é mais rápido.
                Agora em auto estrada o 306 é superior acima dos 170/180... atençaõ que falo de carros stock. E falo com experiencia prq o meu irmão mais novo tinha um 106 gti e várias vezes comprovamos isto!
                Agora o 306 globalmente é "mais carro" do que o 106... conforto, insonorização, nobreza na mecanica... Qt a consumos a diferença é de meio litro para utilizações semelhantes

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Prof Bitaites Ver Post
                  Atenção que o 106 gti é um demoniosinho... em estradas com curvas médias e lentas o 306 não foge... se calhar até ó 106 que é mais rápido.
                  Agora em auto estrada o 306 é superior acima dos 170/180... atençaõ que falo de carros stock. E falo com experiencia prq o meu irmão mais novo tinha um 106 gti e várias vezes comprovamos isto!
                  exacto,é isso que tinha em mente,embora nunca tenha molhado as mãos num 306!

                  Comentário


                    #39
                    Era esta a máquina!

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Prof Bitaites Ver Post
                      Era esta a máquina!
                      um 106gti mais "maduro"

                      Comentário


                        #41
                        Estas jantes (que ainda as tenho) ficam lindas neste carro... e são "apenas " 15"...

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Prof Bitaites Ver Post
                          Comparar o 306 gti com o 309 gti 8v faz muito pouco sentido....
                          Claro que faz pouco sentido.

                          Mas comparar o 309 GTI com o 306 S16 (135cv) e o 309 GTI16 com o 306 GTI 167cv (que o 155cv era uma caca) já faz. Só não há como comparar o 309 Turbo de troféu, com nada que Sochaux fizesse que lhe sucedesse...

                          A questão resume-se a dois problemas simples.

                          O 309 nasceu como um Talbot e quase não chegava à produção. Foi um remendo mais do que um modelo amadurecido (era mais "maduro" no mau sentido). Mas teve a sorte, como muitos outros carros que deixaram muita gente com saudades dos "carros de antigamente", de nascer numa época em que os cadernos de encargos eram dossiers fininhos e a crise do petróleo já era coisa do passado. Foi afinado para a performance, despido de acessórios supérfulos (ainda que os meus 309 tivessem AC e DA de série, e estofos em pele no 16v!, um luxo para a época e para o segmento).

                          São do tempo em que a qualidade dos materiais do tabliers, os espaços de arrumação e os suportes de copos não eram uma prioridade.

                          Por isso, concordando com o que dizes, não faz sentido comparar os dois modelos.
                          Ficheiros anexados
                          Editado pela última vez por JC; 14 February 2007, 10:16.

                          Comentário


                            #43
                            Correcto... por isso é que referi o 309 8v... porque o 16v é outra loiça e aí acredito que sejam apenas uns pormenores sem importancia neste tipo de carro a fazer a diferença: estetica, conforto e qualidade de construção!

                            Comentário


                              #44
                              Os dois modelos em análise...

                              http://www.automobile-sportive.com/g...t/309gti16.php
                              http://www.automobile-sportive.com/g...eot/306s16.php

                              Comentário


                                #45
                                Julgo que o titulo deste post está enganado em vez de:

                                "306 gti o mito"

                                a ideia era dizer

                                "306 gti o mitra"

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por JC Ver Post
                                  O 309 nasceu como um Talbot e quase não chegava à produção.
                                  Bem verdade! O 309 era o sucessor do Horizon, até que a PSA decidiu extinguir a marca.

                                  É curioso até de reparar que o modelo, terminando em "9", era um "não alinhado" da marca (que na altura terminava os modelos com "5").

                                  Comentário


                                    #47
                                    Há uns anos atrás também criei uma máquina má da Peugeot com tudo de origem da marca, apesar de algumas coisas serem de outros modelos. Mas voltando ao tema era mesmo máquina má a curvar só na minha mão levou 3 eixos traseiros pois literalmente desfazia-os!

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Prof Bitaites Ver Post
                                      Estas jantes (que ainda as tenho) ficam lindas neste carro... e são "apenas " 15"...
                                      Por acaso não foste tu que apresentas-te o 205 Rallye com essas jantes no fórum do GTclube? Se sim, já sei que és alguém de gosto refinado.

                                      Originalmente Colocado por estebes Ver Post
                                      era mesmo máquina má a curvar só na minha mão levou 3 eixos traseiros pois literalmente desfazia-os!
                                      A menos que fosse contras os passeios, não percebo como é que isso é possível. Já ouvi muita coisa sobre carros e nunca nenhuma estória desse género.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Mas que grande maquina!!! Nunca andei num, mas cheguei a guiar um 106 gti aquilo era maquina!!!!!!

                                        Nessa altura os gti's estavam ao rubro!!!!

                                        Comentário


                                          #50
                                          Tenho um parecido...pelo menos por fora! Trata-se de um 306 HDI e aquilo a curvar é uma maravilha. É dificil não esboçar um sorriso quando se apanha uma estrada de montanha e se está com disposição para o "apertar" nas curvas. Tem também uns travões muito bons e exteriormente considero-o muito bem conseguido (discreto qb).
                                          Quanto ao GTI ainda não tive oportunidade de conduzir nenhum nem de andar à pendura, mas deve ser impecável, uma vez que tem um motor que dá para explorar bem o chassis.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por McReis Ver Post
                                            A menos que fosse contras os passeios, não percebo como é que isso é possível. Já ouvi muita coisa sobre carros e nunca nenhuma estória desse género.
                                            O primeiro que teve era o original com tambores atrás. Só que as jantes como eram de 15" do 405 mi16x4 começaram a dobrar o eixo devido ao peso delas. O segundo eixo era de um 205 GTi 1.9 com discos atrás, que apesar de ter largura de vias encrementada também não se aguentou muito tempo. 3º eixo de tambores... Até que tive que vender o carro pois já estava cansado de contas de oficina! O problema é que os rolamentos(ou coisa parecida) que agarra os braços de roda ao eixo propriamente dito começam a desfazer-se com o peso e com o rebaixamento que o pessoal lhes mete (eu inclusivé!) e o material para recuperar um eixo destes é caro, para além de ter que se levar o eixo ao turneiro para encher... teoricamente sai mais barato arranjar um eixo em 2ª mão, mas como estes caroos já não se fabricam desde 1998, os que há disponiveis já tem uma boa porrada de quilómetros e de folgas!
                                            Editado pela última vez por estebes; 24 February 2007, 21:25. Razão: simplesmente editei! ok, pronto tinha um erro!

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por J Ver Post
                                              qual tens?o306 hdi acho que tambem tem suspensão desportiva!
                                              Antes fosse!! Mas não é preciso ir tão longe para erificar essa situação, tenho um simples 1.9 D, e conheço também o 1.9 TD,que tem o mesmo comportamento. Parece me que o facto não está na suspensão desportiva, mas sim no eixo traseiro. Mas mais não te sei dizer, apenas sei que para mim esse carro curva tão bem o melhor que o 406 HDI (Também tenho um).[/QUOTE]

                                              Também tenho um 306 e confirmo o excelente comportamento em curva...

                                              Comentário


                                                #53
                                                Será que sou só eu que acho o 306 um bocado falso e pouco inspirador em curva? Sim, tenho um 306... break!!!!

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                                                  Será que sou só eu que acho o 306 um bocado falso e pouco inspirador em curva? Sim, tenho um 306... break!!!!
                                                  mas dizes isso com expriencia na break ou tiveste já o gti?é que há uma deiferença,sabes?

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por carlos pinto Ver Post
                                                    mas dizes isso com expriencia na break ou tiveste já o gti?é que há uma deiferença,sabes?

                                                    Estou a reportar-me ao último post do mcabral... sabes?

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                                                      Será que sou só eu que acho o 306 um bocado falso e pouco inspirador em curva? Sim, tenho um 306... break!!!!
                                                      Pessoalmente, acho o meu 306 bastante ágil em qualquer situação. Não tenho qualquer receio de curvar com ele visto que mantém uma boa estabilidade.

                                                      Se tiveres oportunidade experimenta conduzir um 306 hatchback, talvez seja mesmo a diferença, não sei...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                                                        Estou a reportar-me ao último post do mcabral... sabes?
                                                        nop...

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Tambem ja tive por casa um 306 XAD... mesmo com uns miseros 175/70R13 aquilo curvava nas horas...

                                                          muito bom mesmo... saudades daquele chassis.. se soubesse o que sei hoje nunca o tinha vendido...

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                                                            Será que sou só eu que acho o 306 um bocado falso e pouco inspirador em curva? Sim, tenho um 306... break!!!!
                                                            Lino, mas tás a falar da Break? dos 306 em geral? do GTI?

                                                            a break não conheço a nivel de comportamento.....

                                                            mas conheço razoavelmente o GTI e um Griffe....

                                                            o GTI é tipo o 106 mas mais pesado.........agarra quase como um kart até certo ponto, e depois joga primeiro um pouco de nada de frente, para depois "acordar" a traseira! mas se a pessoa tiver confiança em si e no carro, basta uma correcção e ele volta logo ao sitio.......

                                                            quem conhece os 106 xsi e gti sabe bem do que falo!


                                                            o Griffe......agarra-se bem , mas como nao partilha do conjunto do GTI, acaba por ser como quase todos os FWD, e é substancialmente subvirador!embora não seja dificil pô-lo a "rolar" de lado com os 2 eixos!


                                                            não acho muito falso em curva......., ou então o sentido que atribuis a falso é diferente do meu!

                                                            embora a break tendencialmente (porque nunca conduzi) deverá ter reacções mais subviradoras.....penso eu

                                                            para mim falso, é um japuna tipico (de origem) dos anos 90! um gajo nunca sabe se ele agarra ou não agarra..........se vai fugir de frente ou se vai manter o "grip"! por isso é fazer as curvas do "talvez" com a mão no travão de mão!

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                                              Lino, mas tás a falar da Break? dos 306 em geral? do GTI?

                                                              a break não conheço a nivel de comportamento.....

                                                              mas conheço razoavelmente o GTI e um Griffe....

                                                              o GTI é tipo o 106 mas mais pesado.........agarra quase como um kart até certo ponto, e depois joga primeiro um pouco de nada de frente, para depois "acordar" a traseira! mas se a pessoa tiver confiança em si e no carro, basta uma correcção e ele volta logo ao sitio.......

                                                              quem conhece os 106 xsi e gti sabe bem do que falo!


                                                              o Griffe......agarra-se bem , mas como nao partilha do conjunto do GTI, acaba por ser como quase todos os FWD, e é substancialmente subvirador!embora não seja dificil pô-lo a "rolar" de lado com os 2 eixos!


                                                              não acho muito falso em curva......., ou então o sentido que atribuis a falso é diferente do meu!

                                                              para mim falso, é um japuna tipico (de origem) dos anos 90! um gajo nunca sabe se ele agarra ou não agarra..........se vai fugir de frente ou se vai manter o "grip"! por isso é fazer as curvas do "talvez" com a mão no travão de mão!

                                                              eheh,designações diferentes,vocês não se entendem,tá visto que se tem de abrir um tópico tipo que é um carro falso?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X