Eu também fui escolhido. Falta saber se o fax chegou até à Motorpress direitinho. Estava convencido que seria o Auris, mas esse Cee'd está bem interessante.
Carros com 10 anos todos podres e nós a fazer crash testes.... como não conseguiram arranjam ninguém para os testar, fizeram este concurso do carro mistério. LOL
Carros com 10 anos todos podres e nós a fazer crash testes.... como não conseguiram arranjam ninguém para os testar, fizeram este concurso do carro mistério. LOL
Bem me parecia que na folhinha que se enviou por fax, havia lá umas letrinhas muito pequenas nas entrelinhas. Provavelmente diziam qualquer coisa como: "Os participantes aceitam participar como bonecos de teste humanos em carros chineses, para embates a 80km/h contra muros de betão..."
Viva. Acabei de vir do teste. Antes do mais, a malta da Motorpress e da KIA que organizou o evento foram 6 estrelas. Impecável.
Chegámos à Ota, e fomos directamente para um hângar onde estava o carro mistério, com todos os logotipos tapados. Era um Kia Cee'd preto. Apesar dos esforços (retiraram até um fusível do rádio, pois ao ligar a chave, aparecia KIA no rádio), lá detectei um autocolante no pi lar B a dizer KIA SLOVAKIA. Mas não disse nada a ninguém. Aliás, pediram-nos para não trocar impressões entre nós durante todo o evento.
Quem reconheceu logo o carro, foi convidado a tomar um pequeno almoço reforçado ao pé de dois Kia Cee'd noutro hângar, desta vez sem autocolantes. Era um diesel 1.4, creio eu, e o gasolina 1.6 de 115 cv. Depois de uma hora gravada em grupo a comentar o carro, os prós e contras, o que se achava do carro, que faixa etária o iria comprar, etc, preencheu-se um questionário com esses aspectos.
Depois, foi o test-drive. Íamos em pares, que trocavam a meio do percusro. Havia uma webcam na consola, e um tipo no lado do passageiro a conter os excessos (ficaram famosos os "a 40" e "a 60" dele). Foi passar por um caminho de lama, depois uma travagem a fundo, uma curva em U a 60 à hora, algo apertada, um slalom a 40 e uma curva contra-curva apertada. Sempre com ESP ligado.
Diga-se que o carro até se comportou bem, por dentro aparenta boa qualidade, gostei muito da consola central, e em espaço era mesmo grande! Tiinha uma boa mala, e eu que sou grande, cabia perfeitamente atrás. É um carro, claro está, mais para o conforto do que para o dinamismo, e não vai arranhar os de top como o Megane ou o Golf, mas a KIA está a fazer um excelente trabalho. Com um preço jeitoso, o carro pode ser um caso sério.
A KIA está a fazer melhores carros, sem dúvida. Acho que, no geral, o pessoal saiu um pouco surpreendido com o carro. Podiam era tapá-lo bem para não se adivinhar à primeira, mas tudo bem.
Depois, seguiu-se um almoço porreiro, e um convívio saudável com o Sandro Pero e o director do importador KIA. Excelente, a repetir. Pena é o "controlo apertado" sobre o test-drive, sem se poder fazer mais nada além do programado. Facto curioso: os 3 Cee'd, de matrícula alemã, tem como destino o seu desmantelamento em peças, depois de 1 ano. Não vão para carros de serviço.
Abraços,
Português ao volante
Editado pela última vez por PortuguesAoVolante; 24 February 2007, 23:35.
SE já não havia muitas dúvidas, ao chegar a Ota viu-se logo o "fucinho" de um dos carros e cerca de 9 pessoas (das 44) reconheceu logo o carro.
Seguiu-se um teste estático.
- Aspecto exterior, demasiado semelhante ao Toyota Corola, com uns toques de lexus na parte de frente. Agrada a grego e troianos, mas não se destaca de nada.
- Acabamentos exteriores sem qq tipo de folgas. Gostei do ar compacto.
- Interior MUITO espaçoso, boa mala, nos valores normais do segmentos, (10l a menos que o golf), os materiais da parte superior do carro são bastante bons, apenas os da parte inferior são duros e de pior qualidade.
Os controles dos bancos tb são algo "rudimentares".
De resto os carros estavam quase full-extras, com Bancos com laterais em pele, tecto de abrir, bancos aquecidos, Espelhos com rebatimento eléctrico, sensores de estacionamento atrás, rádio com CD, MP3 e Navegação (por setas monocromático), CB, Limpa-Vidros e Luzes Auto, USB e Aux-In para o Rádio etc etc etc.
Seguiu-se depois então um teste em pista.
O carro está bem insonorizado, e não se ouviam grandes barulhos. Apenas algum ruido do vento acima dos 100km/h (mas podia ser a janela do pendura mal fechada)
Apenas andamos no 1.6 diesel de 115cv, é um motor linear, com uma boa resposta, mas que não gosta nada de altas... 1.500rpm antes do red-line e torna-se preguiçoso.
No testes efectuados o carro passou com distinção.
Tendo em conta o preços apontados para o carro, é sem dúvida uma excelente opção aos mais comuns do segmento.
As marcas que não comprava? SangYoung, Kia, não me lembro da outra. LOL
Eu respondi que não havia nenhuma marca que me recuse a comprar. Pelos vistos a selecção incidiu precisamente sobre quem não curte a marca, para a mudança de ideias ser mais drástica.
Eu respondi que não havia nenhuma marca que me recuse a comprar. Pelos vistos a selecção incidiu precisamente sobre quem não curte a marca, para a mudança de ideias ser mais drástica.
Penso que houve uma selecção de quem disse que nunca compraria, mas tb de outros parâmetros.
Carros com 10 anos todos podres e nós a fazer crash testes.... como não conseguiram arranjam ninguém para os testar, fizeram este concurso do carro mistério. LOL
Por acaso, aqui há tempos estive na OTA e estavam lá uns tipos da PSP em formação em condução, com uns chassos (ex-carros patrulha) que pareciam saídos do Mad Max...
Por acaso, aqui há tempos estive na OTA e estavam lá uns tipos da PSP em formação em condução, com uns chassos (ex-carros patrulha) que pareciam saídos do Mad Max...
Faziam lá coisa engraçadas...
Esses carros estavam lá!
Ainda tentámos ver se nos deixavam dar uma voltinha... mas foi quando nos puseram à parte por ter identificado o carro de imediato e mandaram-nos para outro hangar.
Comprei um Cerato de serviço há pouco tempo. Apesar de tudo surpreendi-me com o aspecto e a qualidade geral do carro, reconheço a existência de algum primarismo em certos elementos mas, se o motor se mantiver económico e fiável, dá e sobra para as minhas voltas e ainda permite algumas gracinhas em estrada.
Não tenho quaisquer complexos em andar com o carro até porque não faz feia figura.
Se o CEE'D superar o Cerato em qualidade, é uma hipótese em aberto para futura compra de carro novo. Especialmente a versão carrinha que ficou muito bem na fotografia.
Comentário