Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Deem corda aos dedos - Xantia Activa

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Pergunta:

    Ora entao se o Citroen Xantia Activa é tão bom tão bom porque as outras marcas não adoptam esse sistema de modo a melhorar o comportamento dinâmico/segurança?

    Comentário


      Originalmente Colocado por CaRaMeLo Ver Post
      Pergunta:

      Ora entao se o Citroen Xantia Activa é tão bom tão bom porque as outras marcas não adoptam esse sistema de modo a melhorar o comportamento dinâmico/segurança?
      Porque as suspensões hidraulicas da Citroën têm a patente muito bem protegida.

      Comentário


        Originalmente Colocado por margalhau Ver Post
        Porque as suspensões hidraulicas da Citroën têm a patente muito bem protegida.

        bela coisa... ter invenções para ninguem desfrutar delas

        Comentário


          Originalmente Colocado por Corsa 1200 Sport Ver Post
          bela coisa... ter invenções para ninguem desfrutar delas
          Estás enganado. Qualquer pessoa pode desfrutar, bastando para isso comprar um Citroën

          Como é obvio uma marca não está disposta a ceder de mão beijada a sua tecnologia para os concorrentes.

          De qualquer forma há muito que existem imitações na concorrência (por exemplo as suspensões pneumáticas) embora normalmente não sejam tão eficazes.

          Comentário


            Originalmente Colocado por margalhau Ver Post
            Porque as suspensões hidraulicas da Citroën têm a patente muito bem protegida.
            Ah... ok ok ok. Espertalhões os gajos

            Comentário


              Originalmente Colocado por CaRaMeLo Ver Post
              Ah... ok ok ok. Espertalhões os gajos
              Pois é... A Mercedes e a Rolls Royce quiseram usufruir do sistema e para tal tiveram que desembolsar umas coroas.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Rui Barata Ver Post
                Pois é... A Mercedes e a Rolls Royce quiseram usufruir do sistema e para tal tiveram que desembolsar umas coroas.
                A Rolls Royce já tinha ouvido falar... agora a Mercedes não, desconhecia que tinham esse tipo de suspensões. Sempre a aprender

                Comentário


                  Originalmente Colocado por CaRaMeLo Ver Post
                  A Rolls Royce já tinha ouvido falar... agora a Mercedes não, desconhecia que tinham esse tipo de suspensões. Sempre a aprender
                  Têm no S, ML e GL... pelo menos.

                  Comentário


                    dou todo o credito a citro por esse sistema mas voces acreditam mesmo q a unica razao porque a maioria n usa isso é por causa das patentes?

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por twinspark Ver Post
                      Rui, desculpa lá. Imponho a minha lei? Qual lei? Esse tipo de procedimento deve ser aquele que deves ter, eu não. Simplemente tentei dar a entender a alguns aqui que estão a chover no molhado e não adianta ofenderem-se, mais nada.
                      Rapaz, já me viste chegar a algum tópico e começar a disparatar por causa de outros utilizadores estavam a discutir um assunto qualquer, que a mim atém nem me interessa??

                      Quando referes:
                      Sem falar que discutem sobre um carro que já tem mais de 10 anos e que se contam pelos dedos de uma mão os que ainda circulam....ou de duas mãos os que se venderam.
                      Se ainda discutissem por um carro actual ou que se tivesse vendido em numero de unidades que mais pessoas podessem dar opiniões....


                      Se achas que não estás a tentar impor/negar certos assuntos de serem discutidos, que queres então dizer?

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                        dou todo o credito a citro por esse sistema mas voces acreditam mesmo q a unica razao porque a maioria n usa isso é por causa das patentes?
                        Não será a única, mas acredito que é a principal.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                          dou todo o credito a citro por esse sistema mas voces acreditam mesmo q a unica razao porque a maioria n usa isso é por causa das patentes?
                          Claro que não!! Pelas minhas mãos já passaram e continuam a passar vários Xm's, Xantias, BX, DS, CX e bem sei que é um sistema bastante complicado e propício a avarias...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                            dou todo o credito a citro por esse sistema mas voces acreditam mesmo q a unica razao porque a maioria n usa isso é por causa das patentes?
                            As suspensões estão muito bem patenteadas, mas haverão outras razões.

                            Nem todas as marcas têm interesse em explorar um sistema igual ao da Citroën uma vez que envolve um nivel de complexidade significativo, assim como encarece o custo de fabrico do carro. Não é por acaso que a Citroën só desenvolve estas suspensões nas gamas mais altas.

                            E depois basta ter em consideração a grande falta de mão de obra especializada nestas suspensões (por vezes verifica-se nas próprias oficinas da marca), para além de que estas requerem uma manutenção específica que muitas vezes é desprezada pelos proprietários, resultando em problemas que eram evitáveis.

                            É por razões como essas que muitas pessoas têm receio de comprar um carro com este tipo de suspensão.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Rui Barata Ver Post
                              Claro que não!! Pelas minhas mãos já passaram e continuam a passar vários Xm's, Xantias, BX, DS, CX e bem sei que é um sistema bastante complicado e propício a avarias...
                              Eh pá andei a semana passada num C6 2.7 V6 HDi... habituava-me bem ao bicho!!!

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por margalhau Ver Post
                                As suspensões estão muito bem patenteadas, mas haverão outras razões.

                                Nem todas as marcas têm interesse em explorar um sistema igual ao da Citroën uma vez que envolve um nivel de complexidade significativo, assim como encarece o custo de fabrico do carro. Não é por acaso que a Citroën só desenvolve estas suspensões nas gamas mais altas.

                                E depois basta ter em consideração a grande falta de mão de obra especializada nestas suspensões (por vezes verifica-se nas próprias oficinas da marca), para além de que estas requerem uma manutenção específica que muitas vezes é desprezada pelos proprietários, resultando em problemas que eram evitáveis.

                                É por razões como essas que muitas pessoas têm receio de comprar um carro com este tipo de suspensão.
                                Actualmente sim. Mas já andaram no GS, GSA e BX tudo carros do segmento do Golf.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                                  Eh pá andei a semana passada num C6 2.7 V6 HDi... habituava-me bem ao bicho!!!
                                  Pois... desses ainda não me passou nenhum pelas mãos...

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Rui Barata Ver Post
                                    Pois... desses ainda não me passou nenhum pelas mãos...
                                    Garanto-te.... é muito geitoso!!!
                                    Curva parece um senhor... no carril!!!

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por margalhau Ver Post
                                      O artigo comprova o contrário daquilo que sugeres, pelo menos essa é a minha interpretação do que está escrito, basta ler com atenção. Se tiras uma interpretação diferente eu respeito e aceito desde que não faças afirmações específicas sem conheceres ou nunca teres experimentado o carro (as chamadas verdades absolutas).

                                      Aliás parece-me obvio que este artigo foi feito precisamente para surpreender as pessoas que nunca imaginariam que o Xantia Activa podesse ser tão bom a ponto de conseguir ser dinâmicamente superior a um NSX, ou estar mesmo a um nivel próximo de outros grandes desportivos. Eu próprio não assumiria tal coisa se não tivesse visto este e muitos outros artigos/comparativos sobre o Xantia Activa, para além de ter tido contacto e poder experimentar este carro, e até percebo que faça confusão a muita gente imaginar que um Citroën cuja base é de um modelo familiar, possa ter tamanha capacidade.

                                      Além disso já o disse e volto a chamar a atenção para o facto do artigo não fazer referencia a todos os componentes da suspensão nem explicar o seu funcionamento de forma detalhada, pelo que me parece precipitado da tua parte estares a assumir que a suspensão funciona apenas com base nos principios referidos.

                                      É um sistema extremamente complexo e gerido electronicamente, de tal forma que em algumas oficinas da marca chegam ao ridiculo de não saberem fazer a manutenção adequada desta suspensão.

                                      Se quiseres ficar a conhecer melhor a suspensão sugiro que te registes no fórum francês do Club Activa e peças informações detalhadas sobre o funcionamento da mesma. É um fórum frequentado pelos maiores entendidos na matéria.

                                      Mas fico finalmente satisfeito por te ver agora a assumir que podes estar errado, porque em comentários atrás fizeste afirmações concretas sobre o funcionamento da suspensão.

                                      Eu nunca viro as costas às pessoas desde que não sinta que estas me estão a tentar enrolar na conversa só para tentarem não perder a razão, e infelizmente é isso que tenho sentido.

                                      Acho mesmo ridiculo e desnecessário que esteja-mos aqui a ter esta conversa que não nos leva a lado nenhum. Lamento que assim seja.
                                      Quanto ao teste, só prova que o Xantia se aguentou a bronca naquela curva especifica, não significa que por isso seja melhor em todas as outras curvas, mas acerca disse já emiti a minha opinião na resposta ao ultimo post do Rui Gonçalves.

                                      Quanto ao funcionamento da suspensão activa, tudo que encontro pela net vai de encontro ao que eu pensava, o sistema rege-se pelos 3 parametros: Angulo do volante, Velocidade de rotação do volate e a velocidade do carro
                                      Inclusive a informação tecnica que encontrei num tal de Activa club de France que não sei se é o mesmo que referes, vai nesse sentido.
                                      Portant se conhecer algum artigo mais pormenorizado sobre o activa que possas facultar, fico agradecido.

                                      Claro que posso estar errado, nunca disse contrario, já não lia nada sobre o Xantia Activa desde que o mesmo esteve em comercialização pois foi nessa altura que as revistas lhe deram algum destaque, pois era novidade, e como isso já vai a bastante tempo podia algum pormenor me ter escapado.

                                      E nunca tentei enrolar ninguém apenas argumentei os meus pontos de vista de uma forma que eu penso ser clara e de facil compreenção.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                                        Actualmente sim. Mas já andaram no GS, GSA e BX tudo carros do segmento do Golf.
                                        O BX não é do segmento do Golf apesar de ter tido motorizações mais fracas para preencher o vazio da marca nesse segmento no tempo em que era comercializado.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Manuel Barbosa Ver Post
                                          Quanto ao teste, só prova que o Xantia se aguentou a bronca naquela curva especifica, não significa que por isso seja melhor em todas as outras curvas, mas acerca disse já emiti a minha opinião na resposta ao ultimo post do Rui Gonçalves.

                                          Quanto ao funcionamento da suspensão activa, tudo que encontro pela net vai de encontro ao que eu pensava, o sistema rege-se pelos 3 parametros: Angulo do volante, Velocidade de rotação do volate e a velocidade do carro
                                          Inclusive a informação tecnica que encontrei num tal de Activa club de France que não sei se é o mesmo que referes, vai nesse sentido.
                                          Portant se conhecer algum artigo mais pormenorizado sobre o activa que possas facultar, fico agradecido.

                                          Claro que posso estar errado, nunca disse contrario, já não lia nada sobre o Xantia Activa desde que o mesmo esteve em comercialização pois foi nessa altura que as revistas lhe deram algum destaque, pois era novidade, e como isso já vai a bastante tempo podia algum pormenor me ter escapado.

                                          E nunca tentei enrolar ninguém apenas argumentei os meus pontos de vista de uma forma que eu penso ser clara e de facil compreenção.
                                          Sinceramente não tenho paciencia para estar a procurar informação técnica mais detalhada, mas posso-te dizer que tenho a certeza daquilo que disse, uma vez que conheço e possuo à muitos anos Citroën's com este tipo de suspensões.

                                          Esses parametros que referes não são os unicos, sendo apenas os principais. Para fazeres uma pequena ideia, em todos os modelos com suspensão hidraulica a travagem também é controlada pela suspensão e no entanto não fazem qualquer referência a isso no artigo em questão.

                                          No artigo com o Honda NSX, os carros foram testados numa pista e não me parece que o teste tenha sido limitado apenas a uma curva em particular como sugeres, e apesar de não explicarem exactamente de que forma foram feitas as medições, parto do principio que tenham usado equipamento adequado para o efeito, e não se tenham limitado apenas a passar por uma única curva e olhando apenas para o conta km's de cada carro e avaliando unicamente a forma como o carro reage. Não é dessa forma que se conseguem fazer testes com o mínimo de rigor.

                                          Em relação ao piso molhado esqueci-me de dizer o algo que me parece importante: o comportamento de qualquer carro (mesmo num NSX ou Xantia Activa) não é o mesmo que em piso seco, pelo que nestas condições os limites atingem-se muito mais cedo que em piso seco. Ainda assim devo dizer (com base na minha experiência pessoal) que o Xantia Activa não desilude em piso molhado demonstrando-se bastante seguro.

                                          Além disso desligando o modo Sport o carro fica menos rijo e passa a adornar, para além de ser possível afinar a altura ao solo através de um nivelador que existe no interior do carro.
                                          Editado pela última vez por margalhau; 01 March 2007, 12:33.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                                            Eh pá andei a semana passada num C6 2.7 V6 HDi... habituava-me bem ao bicho!!!
                                            Devo dizer-te que és um priveligiado.

                                            Eu ainda só tive o prazer de sentar o rabinho num...

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Manuel Barbosa Ver Post
                                              Afinal li bem é o que sempre disse o Xantia é mais "user friendly" que o NSX, quanto a velocidade real em curva eles não a mediram limitaram-se entrar na curva a um determinada velocidade e a tentar sair de lá o melhor possivel. Para saberemos qual era mais rapido a descrever a curva tinha que ser cronometrado o tempo que cada um deles levava a descrever toda a curva desde a entrada até a saida, ha velocidade ideal para cada um dos carros, porque provavelmente o Xantia fez a curva muito mais rapido quando entrou a 80 kmh que depois depois a 90 kmh.
                                              O eu sei que o comportamento do Xantia é progressivo, mas isso é no piso seco, porque no molhado em curvas de forte apoio ao que parece as coisas mudam de figura.

                                              Os actuais carros de F1 são maquinas muito especiais, perdem logo tempo mal escorregem mas perdem muito mais tempo se estiverem afinados para sair de frente. Mas a F1 não foi sempre assim e a algumas decadas atras podia-se andar de lado sem perder tempo é isso mesmo que o Alesi diz do Tyrrel e se Gilles Villeneuve te diz alguma coisa deves saber bem qual era o seu estilo de pilotagem.
                                              Os rallies só provam o sempre tenho dito, que cada curva é uma curva e nem sempre curvar sob carris é a melhor solução se esse teste contra o NSX tivesse sido efecutado numa curva mais apertada as tantas o soltar da traseira do NSX deixava de ser "o tal possivel defeito" e passava a ser uma virtude que o levaria a descrever a curva muito mais rapido e o Xantia com a sua postura imperturbavel ira perder muito mais tempo por ter uma agilidade inferior.

                                              O teste vale o que vale não se deve, nem pode, afirmar que so porque o Xantia se aguentou a bronca com o NSX numa curva é melhor que o japones em todas as outras curvas e parece-me a mim que o teste foi feito assim um bocado de animo leve, não cronometaram o tempos que cada um levou a descrever toda a curva, não referem se usaram instrumentos de precisão para medir as velocidades, certamentamente os 90 kmh do velocimentro do NSX não são iguais aos 90 kmh do velocimetro do Xantia, todos sabemos quão erroneos são esses istrumentos.
                                              Sabes que nao dúvido que até possa ter feito a curva + rápido a 80 do que a 90, mas interpretando directamente o texto, ainda menos dúvidas tenho de que tb o fez o NSX. É como disse antes, eles nao concluem, apenas dizem que a 90 a traseira do NSX simplesmente se solta/sai, parecendo que fica incontrolável, ao contrário do Xantia. É precisamente aqui que quero chegar. Tb é preciso vêr que o test data de 94 - quando o NSX estava no auge, aquela máquina desenvolvida pelo Senna.

                                              Parece-me que a "confusao" se instalou quando o Margalhau referiu que o Activa era um dos melhores FWD, e cada vez tenho menos dúvidas disso. É como disse atrás, podemos imaginar um pouco o que os FWD tidos como melhores, fariam naquela situaçao. Aguentavam tanta velocidade sem fugir completamente de frente? Ou, aqueles com traseiras mais vivas, soltar a traseira ainda mais cedo que o NSX? É especular, é verdade, mas tb duvido que algum se aguentasse a bronca(como dizes, e bem), como fez o Xantia Activa. Ter ainda atençao de que os Xantias têm o eixo traseiro auto-direccional com efeito bem vivo( a boa maneira PSA dos 90), que o ajuda a evitar as saidas de frente.
                                              Quanto ao velocimetro, de facto nao dizem em que se basearam, da mesma forma que a grande maioria das mediçoes, sei lá 80/120, tb nunca referem como sao medidas. Nao sabemos de foi a olho, ou com instrumentos de precisao. Mas tb a 80, o erro em ambos deve ser diminuto.

                                              Referir ainda que a curva, pelo que as imagens deixam vêr( e até pelas velocidades em que sao lançados os carros), está longe de ser uma curva rápida.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                dou todo o credito a citro por esse sistema mas voces acreditam mesmo q a unica razao porque a maioria n usa isso é por causa das patentes?
                                                A Activa da Citroën(baseado numa suspensao hidráulica) é certamente uma principais. Nos anos 60, a Mercedes começou a desenvolver as suspensoes pneumáticas(amortecimento a ar, ao contrário das hidráulicas da Citroën), precisamente para fugir as patentes da hidropneumática da Citroën com o DS. No entanto, ainda nos anos 70, o melhor carro da Mercedes vinha precisamente equipado com uma suspensao hidropneumática. Vários Rolls Royce usaram a hidropneumática da Citroën, sob-licença, tendo sido o último o Silver-Seraph.

                                                Quanto á Activa, a principal rapaz, já o Eliselotus disse atrás, é o custo !! Masmo no Xantia, um carro relativamente acessivel, a diferença de preço entre um Xantia HDi Exclusive(hydractivaII) e um Activa HDi, com o equipamento mt semelhante chegava quase aos 1000cts(carros que rondavam os 6000-7000)! Uma quantia "gigantesca" investida apenas na suspensao. Ou ainda, quando saiu o C5(o Xantia continuou-e a vender), era umas boas centenas de contos + caro um Xantia V6 Activa que um C5 V6 Exclusive.

                                                Para a Citroën, a principal razao de a ter posto de "lado", foi o facto de as vendas no Xantia nao terem correspondido a expectativa.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por twinspark Ver Post
                                                  Rui, desculpa lá. Imponho a minha lei? Qual lei? Esse tipo de procedimento deve ser aquele que deves ter, eu não. Simplemente tentei dar a entender a alguns aqui que estão a chover no molhado e não adianta ofenderem-se, mais nada.
                                                  Entao isto,

                                                  Ainda !!!?????? O XANTIA é do melhor que há????

                                                  Ainda ninguem percebeu!!!!
                                                  Foi para apaziguar os animos

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por margalhau Ver Post
                                                    O BX não é do segmento do Golf apesar de ter tido motorizações mais fracas para preencher o vazio da marca nesse segmento no tempo em que era comercializado.
                                                    É claro que é!!!

                                                    AX - B------------- POLO
                                                    BX - C------------- GOLF
                                                    (não havia este segmento na citroen) - D-------------- PASSAT
                                                    CX - E------------- VW não tinha este segmento

                                                    ----------

                                                    Saxo - B
                                                    ZX / Xsara - C
                                                    Xantia - D
                                                    XM - E

                                                    ----------

                                                    C3 / C2 - B
                                                    C4 - C
                                                    C5 - D
                                                    C6 - E


                                                    O Golf é segmento C tal como o BX

                                                    Comentário


                                                      Não é verdade!

                                                      O BX é do segmento D tendo sido substituído pelo Xantia.

                                                      No entanto concorria entre os 2 segmentos (C e D) pelo facto da marca não ter um modelo do segmento C, dai terem saído versões mais pobres em termos de equipamento e motorização como por exemplo o BX 11 e o BX 14RE.

                                                      Não é por acaso que sairam vários comparativos na época entre BX, 405 e R21.
                                                      Editado pela última vez por margalhau; 01 March 2007, 13:09.

                                                      Comentário


                                                        O próximo a dizer que o BX é do segmento do Golf ou do mesmo género, leva um tiro!!!

                                                        O BX é do segmento do 405, do R21, do Passat e afins...

                                                        A Citroën entre o GS e o ZX nunca teve foi carro para competir no segmento do Golf.


                                                        Simples e barato.

                                                        Comentário


                                                          Hello...

                                                          Ola pessoal...tenho estado a ler atentamente aos vossos topicos...ja tive um Xantia ACTIVA 2.0i Turbo c.t. a 4 anos atras...foi a maior tristeza da minha vida, nao o poder ter mantido...a familia aumentou e na altura nao tinha hipoteses nem os conhecimentos Hidraulicos para lhe fazer a manutençao (que e bem simples...mais do que num carro de...molas!!!)...realmente o pessoal que (ainda hoje!!) mexe nos hidrosuspensos continuam a ser grandes "piratas", mentirosos, oportunistas e que ganham dinheiro facil com estas suspençoes...enfim!!!
                                                          Depois de ter vendido o ACTIVA...voltei para um Ax 11TRE 2ª serie dos ultimos a carburador...era de março de 93...andei 1 anos com o AX e dps dei-me de caras com uma Xantia breaK 2.0i Turbo ct...tem-me feito muitas maravilhas nomeadamente os ratadoes que da aos coitadinhos dos vags(e familia...! ) fumarentos...que para andarem tem de retirar catalizadores meter chips e tudo mais para depois fazer os tristes filmes que se veem no You Tube ...nuvens de fumo na vasco da gama...enfim!!!
                                                          Faço a manutenção a 3 Xantia ACTIVA, um 2.0i Turbo ct 1ª serie, um 2100Td 2ª serie e um HDI 2ª serie tb...verifico que os problemas causados nestes e noutros modelos hidrosuspensos sao mesmo e apenas falta de manutençao nos orgaos hidraulicos... !!!!
                                                          Quanto aos ACTIVA...e como tudo na vida...so fala quem ja exprimentou(desculpem-me mas tem mesmo de ser assim!!)...isto de se debaterem valores e ideias pelos tipos que escrever qualquer tipo de texto numa revista nao da...tenho dados tecnicos(oficiais e videos) para comprovar o que o Margalhau (infelizmente... ) tem afirmado por aqui...a troca de ideias serve nem mais para nos fazer crescer e evoluir como especie humana...mas xisparem-se por dados escritos...nops...quem nunca andou de ACTIVA a chuva tempos de combinar para verificarem (no lugar de pendura e claro...e que podem-se assustar com as velocidades de passagem em curva e ter algum tipo de reacçao estranha... !!) as curvas vicerais que aqueles brinquedos fazem...



                                                          eduFX

                                                          Citroën BX Sport
                                                          Citroën GSA X3
                                                          Citroën Saxo 1.1i VSX
                                                          Citroën Xantia Break 2.0i Turbo c.t. VSX
                                                          Citroën Xantia Break 2100Td VSX

                                                          Comentário


                                                            Eu tenho um Activa 2.0 TCT (além de um Golf IV TDi e de um Ibiza GTTDi) e não sei se curva melhor que um NSX ou um F40, mas que me dá um enorme gosto conduzir essa é que é a verdade e isso é que importa.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                                                              Têm no S, ML e GL... pelo menos.
                                                              Mas a Airmatic da Mercedes é diferente da suspensão da Citroën.... não estarás a fazer confusão ?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X