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Tópico dos ex-clientes Renault fora de si

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    #61
    citação:Toyota é muito melhor que BMW e aqui não estou a brincar
    Importa-se de repetir ???

    Comentário


      #62
      O que me chateia mais sao as "bofetadas de luva branca" dos clientes das marcas premium e o facto de haver marcas niponicas (Toyota, Mitsubishi...) a esconderem as reclamaçoes dos seus clientes (acredito na fiabilidade mas nao de certos toyotas modernos xeios de electrónica) e que muita gente parece que tem prazer em encobrir essas verdades!!!!!

      Comentário


        #63

        A proposito de Mazdas (fiquei curioso para ver a lista de queixas, mas ela não apareceu) tive uma ideia...

        Comentário


          #64
          citação:Originalmente colocada por DêCêIi

          Contrariando todo o tipo e espécies de tópicos anti Renault ou apenas que a intenção formal seja a tentativa de colocar a imagem da marca em xeque (no caso a Renault), apenas vos tenho a dizer uma coisa:

          Nº 1 em vendas em Portugal


          Se calhar o Zé Povinho é mesmo muito estúpido...



          Resumindo (e roubando a ideia à concorrência) COISA FEIA A INVEJA!!!
          Curioso, quem terá escrito isto

          citação:Boa Tarde simsgomes!

          Sou um feliz contemplado com um Clio 1.5 dCi de Agosto de 2001 (a fazer 3 anos nos próximos dias) e aquando da primeira revisão, a dos 30.000 km (agora já conta com 68.000), o carro teve uma intervenção gratuita para substituirem uns parafusos e apoios desses mesmos parafusos que funcionam em cojunto com a cambota. Esta revisão foi feita em Janeiro de 2003. A cambota em si não estava defeituosa, apenas os elementos de que falei.

          Podes ver aqui:
          http://forum.autohoje.com/topic.asp?...57&whichpage=1

          O problema de que fala está perfeitamente reconhecido pela Renault, tendo esta optado por não chamar os veículos à oficina mas antes ter optado por intervir quando estes aparececem na oficina para as operações de manutenção.

          O problema agora poderá dever-se se o seu veículo estava ou não incluido na "recolha" efectuada pela marca. E se sim, se o concessionário onde habitualmente fez as revisões aplicou as prescrições transmitidas pela Renault Portuguesa.

          Quanto ao facto de ter feito uma muda de óleo fora da marca, isso à partida não deverá ser motivo para não procederem à indemnização, mas há que ter em conta que o óleo utilizado nessa muda poderá não ter sido o mais adequado e que por isto a marca se ache no direito de renunciar a tal intervenção, se bem que não tem lógica alguma! Sobretudo se após essa muda já houve entretanto nova muda de óleo num concessionário oficial...

          O que eu lhe sugiro é que tenha calma, não perca a postura e não desista de pelo menos chegar a algum acordo. Quanto mais não seja porque a Renault nem costuma ser das mais chatas, até se revela generosa, mas na presença dos factos por si apresentados (a tal muda de óleo...) não há marca alguma que não tente esquivar-se...

          Quanto ao outro problema que refere, a da poli, este problema só afecta as versões que não estão equipadas com AC (o que não é o meu caso) e caso este surja, ele não leva a que se parta a cambota. Tive um carro em que tal aconteceu por volta dos 30.000 km, felizmente foi ao arranque, apenas destruiu o circuito de distribuição.

          Outros problemas que tenham surgido neste motor:

          - Quebra de injectores;

          - Destruição de bombas de injecção, que pode também levar à destruição dos injectores;

          - Alguns casos de apoios de motor frágeis;

          - Desregulação da centralina.

          Isto para além dos acima mencionados...

          Se quiser mais algum esclarecimento, ou se poderei ser útil, pode sempre enviar-me um email, mas aviso-o que vou de férias em breve...

          Melhores Cumprimentos, DêCêIi
          E já agora esclareço que a minha intenção formal é analisar as opiniões quando a minha intenção formal for outra eu aviso, mas a propósito sem dúvida que estou no grupo dos "ex-clientes Renault completamente fora de si" ;)

          Comentário


            #65
            Engraçado, fui atingido por uma imensa SORTE nos meus Renaults.....é um paradigma!! Tenho que ir á TVI divulgar que os sacanas dos meus renault nao avariam....irra

            Comentário


              #66
              citação:Originalmente colocada por Daniel Matias

              Engraçado, fui atingido por uma imensa SORTE nos meus Renaults.....é um paradigma!! Tenho que ir á TVI divulgar que os sacanas dos meus renault nao avariam....irra
              E vão dois!;)

              Comentário


                #67
                citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                citação:Originalmente colocada por Daniel Matias

                Engraçado, fui atingido por uma imensa SORTE nos meus Renaults.....é um paradigma!! Tenho que ir á TVI divulgar que os sacanas dos meus renault nao avariam....irra
                E vão dois!;)
                eu bem tento mas os sacanas nao avariam [8)].

                Puxa, sera que em +- 183.000km e 2 rolamentos nas rodas contam como "avarias" ?;)

                Comentário


                  #68
                  três!

                  Comentário


                    #69
                    Pois é, os MEUS Renault também têm essa mania de não avariarem, eheheh, vá lá saber-se porquê!

                    Comentário


                      #70
                      citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                      citação:Toyota é muito melhor que BMW e aqui não estou a brincar
                      Importa-se de repetir ???
                      TOYOTA É MUITO MELHOR QUE BMW! satisfeito?
                      Em carros de luxo a marca de luxo da Toyota, Lexus não fica nada atrás da BM, bem pelo contrário!! Em termos de tecnologia, bate aos pontos a BM. A nivel desportivo, a Toyota está envolvida na Americam champs car, Indycar,etc. E foi muito mais ambiciosa que a BM ao entrar na F1 com uma equipa completa em vez de só fornecer motores como a BM. A nivel económico tb tem muito mais poderio ou não fosse a Toyota numero 2 no numero de vendas mundial.
                      Agora não compares um Yaris com um série3.. mas compara um IS com um serie 3! E o SC430? - não tem concorrente;)

                      Comentário


                        #71
                        Eu continuo na dúvida sobre a Renault!
                        O Laguna II cá de casa desde cedo que começou com as "nicas", o Megane II até agora ainda não deu um único problema, e no entanto aqui no forum já apareceram Meganes com problemas, Meganes sem problemas, Lagunas com problemas e Lagunas sem problemas!
                        Não consigo ver nenhum padrão nisto!
                        Vocês vão às escolas de condução que têm comprado frotas de Megane II para instrução e dizem bem do carro, aliás, os resistentes Corsas tem sido trocados por Meganes, 307, 206, etc.
                        Agora podem falar em descontos de frotas, mas por outro lado as escolas de condução que eu vejo têm comprado os carros faseadamente, primeiro compraram 206HDI, depois 307HDI, depois Meganes, entretanto reforçaram as frotas com mais um ou dois Meganes e por aí fora!
                        Rent-a-cars são outros exemplos, de facto as políticas comerciais agressivas dos fabricantes franceses levam à compra destes carros mas toda a gente sabe daqueles "sitios" onde os carros de aluguer são mal-tratados, aqueles "montes" fora dos olhares curiosos, e o que eu vejo são Clios, Kangoos, Picassos, Berlingos, 307 e até Meganes, que fazem "super-especiais" de travão de mão em cima, lambendo os estradões em terra com valas escavadas de chuva e saem de lá pelos próprios meios!
                        Outro ambiente com o qual por poucas vezes assisti a verdadeiras provas de resistência, são os encontros ilegais de tuners e xuners, e que carros é que se vê esta juventude a "desbastar"?
                        Fiat Unos, Renault 5 e 9, Fiat Panda, Citroen Saxos e Peugeot 106, para mencionar apenas alguns...
                        Na verdade, os carros italianos e franceses, que são claramente os menos fiáveis, são os que eu mais vejo a sofrer forte e feio nas mãos de autênticos assassínos de automóveis!
                        Ou ando muito distraido, ou não me lembro de ver um BMW, um Mercedes, um Toyota ou um Honda a ser violentamente assassinado...

                        Cumprimentos

                        Comentário


                          #72
                          citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                          Contrariando todo o tipo e espécies de tópicos anti Renault ou apenas que a intenção formal seja a tentativa de colocar a imagem da marca em xeque (no caso a Renault), apenas vos tenho a dizer uma coisa:

                          Nº 1 em vendas em Portugal


                          Se calhar o Zé Povinho é mesmo muito estúpido...



                          Resumindo (e roubando a ideia à concorrência) COISA FEIA A INVEJA!!!
                          Apenas te tenho a dizer uma coisa:TOYOTA Nº2 a nivel MUNDIAL. Se calhar o mundo é mesmo estúpido

                          Comentário


                            #73
                            Mas tambem por que ele lá conta, da para perceber que são carros com caixas termicas de transporte frigorifico, que implica, aumento do peso da viatura, logo aumento de esforço por parte do motor, caixa e embraiagem.
                            Provavelmente excesso de peso e de carga, tambem podem indicar algo.
                            Tenho um amigo que numa mistubishi, em 3 meses mudou 2 embraiagens, com jogo de prato e tudo, e na ultima substituição, teve que levar o volante do motor, pois o aquecimento foi tal, que destemperou o metal. razão: caixa isotermica, com sistema de refrigeração/aquecimento, para o transporte de peixe (até ao tecto)...

                            Comentário


                              #74
                              http://forum.autohoje.com/topic.asp?...13&whichpage=2
                              É como disse... O meu "Cliozito" já vai a caminho dos 250000Km... e continua aí para as voltas...sempre a andar.
                              Ainda bem que aqueles modelos tinham pouca ou nenhuma electrónica.
                              Por isso da Renault nada de mal tenho a dizer.
                              Cumprimentos.

                              Comentário


                                #75
                                citação:Originalmente colocada por Daniel Matias

                                citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                                citação:Originalmente colocada por Daniel Matias

                                Engraçado, fui atingido por uma imensa SORTE nos meus Renaults.....é um paradigma!! Tenho que ir á TVI divulgar que os sacanas dos meus renault nao avariam....irra
                                E vão dois!;)
                                eu bem tento mas os sacanas nao avariam [8)].

                                Puxa, sera que em +- 183.000km e 2 rolamentos nas rodas contam como "avarias" ?;)
                                realmente a renault é uma coisa de outro mundo. só o renault do meu pai é que se lembra de levar casquilhos da barra do chassis, de pifar bomba de gasóleo, de volta e meia queimar fusíveis, de aos 100 mil kms precisar de uma caixa de direcção, de gripar rolamento da roda traseira... acho que o pessoal devia ser mais honesto, ou então somos nós cá em casa que temos muito brio nas coisas e quando aparecem os pequenos problemas não deixamos andar e mudamos logo as peças. desculpem lá que vos diga mas há muita coisa neste forum que não acredito, como por exemplo carros com 200 mil kms e porradas de anos que nunca tiveram problemas.

                                Comentário


                                  #76


                                  citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                  Nº 1 em vendas em Portugal
                                  Não se convençam que é pela linda cara - ou melhor, pelo lindo logotipo :D - que a Renault vende. No dia em que outra marca tiver um motor como o dCI com a cilindrada adequada ao nosso - e a outros - imposto automóvel, que lhe permita assim fazer bons preços, passa a ser a outra a vender.

                                  Até diria mais, não são os carros Renault que representam o grosso das vendas da marca: são antes os motores 1.5 dCI Renault... que por arrasto trazem o carro.

                                  Comentário


                                    #77
                                    citação:Originalmente colocada por Peugeot Power


                                    Engraçado, fui atingido por uma imensa SORTE nos meus
                                    realmente a renault é uma coisa de outro mundo. só o renault do meu pai é que se lembra de levar casquilhos da barra do chassis, de pifar bomba de gasóleo, de volta e meia queimar fusíveis, de aos 100 mil kms precisar de uma caixa de direcção, de gripar rolamento da roda traseira... acho que o pessoal devia ser mais honesto, ou então somos nós cá em casa que temos muito brio nas coisas e quando aparecem os pequenos problemas não deixamos andar e mudamos logo as peças. desculpem lá que vos diga mas há muita coisa neste forum que não acredito, como por exemplo carros com 200 mil kms e porradas de anos que nunca tiveram problemas.
                                    Neste momento tenho 2 Clios de 2004 e 1992. O mais velho tem 160.000 km e até agora não me tem dado problemas fora do normal, estes clios têm problemas de travões atrás, já mudei os "kit's" de calços atrás por duas vezes, têm também problemas de rolamentos nas rodas da frente já os mudei três vezes e o motor desafina muitos rapidamente (é a carburador 1.2 energy) e tenho de o afinar regularmente. Depois é a bateria que nunca dura mais de dois anos. De resto tudo bem, anda bem sem grandes problemas.

                                    Comentário


                                      #78
                                      citação:Originalmente colocada por PDCouto



                                      citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                      Nº 1 em vendas em Portugal
                                      Não se convençam que é pela linda cara - ou melhor, pelo lindo logotipo :D - que a Renault vende. No dia em que outra marca tiver um motor como o dCI com a cilindrada adequada ao nosso - e a outros - imposto automóvel, que lhe permita assim fazer bons preços, passa a ser a outra a vender.

                                      Até diria mais, não são os carros Renault que representam o grosso das vendas da marca: são antes os motores 1.5 dCI Renault... que por arrasto trazem o carro.
                                      Há os 1.4 hdi, por exemplo...

                                      Comentário


                                        #79
                                        ah claro, pois

                                        Como é Renô é falta de cuidado, má utilização. A história tá mal contada porque o gajo comprou não sei quantos depois do primeiro problema. O facto de ser uma frota de uma empresa é irrelevante.

                                        Mas os outros relatos já são credíveis, este não.... e o do Vrumm, esse assassino de dcis, dos pais do Jeandré, do Nitro e outros mais.. tudo má utilização. Não pode ser pá, então vendem tanto. Não podem dar os seus problemas. Nada disso!

                                        Os utilizadores é que não prestam...

                                        buhhhhhhhhhh a Renô devia seleccionar melhor os seus clientes buhhhhhhhhhhhhhhhh estes não prestam buhhhhhhhhhhhhhhh Queremos clientes como deve ser para a Renô buhhhhhhhhhhhhhh

                                        Comentário


                                          #80
                                          citação:Originalmente colocada por Paulo Alexandre

                                          citação:Originalmente colocada por PDCouto



                                          citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                          Nº 1 em vendas em Portugal
                                          Não se convençam que é pela linda cara - ou melhor, pelo lindo logotipo :D - que a Renault vende. No dia em que outra marca tiver um motor como o dCI com a cilindrada adequada ao nosso - e a outros - imposto automóvel, que lhe permita assim fazer bons preços, passa a ser a outra a vender.

                                          Até diria mais, não são os carros Renault que representam o grosso das vendas da marca: são antes os motores 1.5 dCI Renault... que por arrasto trazem o carro.
                                          Há os 1.4 hdi, por exemplo...
                                          Chegaram tarde e más horas.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Só neste forum é que fazem da renault uma marca premium,
                                            ainda não me conseguiram explicar porque nos estudos de fiabilidade nunca consegue passar dos ultimos lugares. Deve ser uma cabala não? [8][)]

                                            Comentário


                                              #82
                                              Digam o que disserem da renault, mas tenho visto e lido que a renault é das marcas que mais evolui nos ultimos anos e isso pode se ver. 7 modelos com 5 estrelas na segurança. Axo que a renault, tal como a peugeot e a citroen estão a aproximar se cada vez mais das marcas alemãs e niponicas. Hoje em dia n existe assim uma grande diferença entre as marcas como havia à 10/20 anos atras, pois todas têm acesso às mais avançadas tecnologias de ponta.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Hoje vi um Mégane I que tinha colado nas portas de trás o seguinte...

                                                "CLIENTE RENAULT INSATISFEITO

                                                DONO DE LAGUNA 1.9 DCI COM 90000 KM COM MOTOR GRIPADO

                                                4 MESES À ESPERA DE UMA RESOLUÇÃO"


                                                Eu só me ria, ria... amanhã ponho fotos!!!

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  citação:Originalmente colocada por sylvester

                                                  citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                                                  citação:Toyota é muito melhor que BMW e aqui não estou a brincar
                                                  Importa-se de repetir ???
                                                  TOYOTA É MUITO MELHOR QUE BMW! satisfeito?
                                                  Em carros de luxo a marca de luxo da Toyota, Lexus não fica nada atrás da BM, bem pelo contrário!! Em termos de tecnologia, bate aos pontos a BM. A nivel desportivo, a Toyota está envolvida na Americam champs car, Indycar,etc. E foi muito mais ambiciosa que a BM ao entrar na F1 com uma equipa completa em vez de só fornecer motores como a BM. A nivel económico tb tem muito mais poderio ou não fosse a Toyota numero 2 no numero de vendas mundial.
                                                  Agora não compares um Yaris com um série3.. mas compara um IS com um serie 3! E o SC430? - não tem concorrente;)
                                                  Ah BOM ! Vamos meter tudo no mesmo saco !!!!
                                                  Toyota e LEXUS é tudo a mesma coisa ? Tal e qual ! [}][}]

                                                  È por estas e por outras que o pessoal da FIAT tem Ferraris, o pessoal da Toyota tem Lexus ( curiosamente já tive um lexus e não soube ) e o pessoal mais radical da BMW tem Rolls-Royce [}][}]

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                                                    #85
                                                    citação:Originalmente colocada por PDCouto



                                                    citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                                    Nº 1 em vendas em Portugal
                                                    Não se convençam que é pela linda cara - ou melhor, pelo lindo logotipo :D - que a Renault vende. No dia em que outra marca tiver um motor como o dCI com a cilindrada adequada ao nosso - e a outros - imposto automóvel, que lhe permita assim fazer bons preços, passa a ser a outra a vender.

                                                    Até diria mais, não são os carros Renault que representam o grosso das vendas da marca: são antes os motores 1.5 dCI Renault... que por arrasto trazem o carro.
                                                    Por essa ordem de ideias o Punto venderia muito mais... Afinal sempre paga menos de IA...

                                                    Agora a questão é mesmo se a maioria do Zé Povinho acredita na qualidade do produto FIAT como acredita no Renault.

                                                    É que mesmo tendo vindo mais tarde, os dCi continuam a sair que nem pãozinhos quentes...

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                                      Hoje vi um Mégane I que tinha colado nas portas de trás o seguinte...

                                                      "CLIENTE RENAULT INSATISFEITO

                                                      DONO DE LAGUNA 1.9 DCI COM 90000 KM COM MOTOR GRIPADO

                                                      4 MESES À ESPERA DE UMA RESOLUÇÃO"


                                                      Eu só me ria, ria... amanhã ponho fotos!!!

                                                      Hummm... 90000kms... Opssss... Será k alguém fikou kom a minha?! :D

                                                      Agora mais a sério,
                                                      Passaram alguns renaults lá por casa e mts mais pela empresa sem dúvida alguma a LAguna Break dci de 2001 foi a + problemática. Mas isso não faz da Renault uma marca pouko fiável... pelo menos para mim não faz! Culpo estes problemas ao facto de ter adquirido uma das 1ªs unidades... Em termos de resolução de problemas foi 5* mas tb não tive k estar à mercê dos Engºs da Reanult, contrato de manutenção lavou a cara da Renault, mudaram smp tudo sem estrabuxar! E isto é k realmente importante!

                                                      Não eliminei a Renault da minha lista de possiveis compras, nem pensar nisso!

                                                      No entanto houve uma coisa k me preocupou e bastante, qdo andava à procura de substituto para a Laguna e por mera curiosidade pedi avaliações à Vesauto (onde a comprei) e escandalosamente foi onde me foram dados valores mais baixos!!! [:0] [8] E podem acreditar k fui a mt lado... Desde AUdi, BMW, Saab, PuG, HONDA, OPEL, etc, etc

                                                      A RENAULT avaliou mt por baixo o produto deles!!! Dá para entender?! Fiz kestão de confrontar o "nosso" vendedor da Renault com este facto.... Ele encolheu os ombros... Percebi a resposta. [8)]

                                                      Comentário


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                                                        citação:Originalmente colocada por Wettererkungs dungstaffel

                                                        citação:Originalmente colocada por sylvester

                                                        citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                                                        citação:Toyota é muito melhor que BMW e aqui não estou a brincar
                                                        Importa-se de repetir ???
                                                        TOYOTA É MUITO MELHOR QUE BMW! satisfeito?
                                                        Em carros de luxo a marca de luxo da Toyota, Lexus não fica nada atrás da BM, bem pelo contrário!! Em termos de tecnologia, bate aos pontos a BM. A nivel desportivo, a Toyota está envolvida na Americam champs car, Indycar,etc. E foi muito mais ambiciosa que a BM ao entrar na F1 com uma equipa completa em vez de só fornecer motores como a BM. A nivel económico tb tem muito mais poderio ou não fosse a Toyota numero 2 no numero de vendas mundial.
                                                        Agora não compares um Yaris com um série3.. mas compara um IS com um serie 3! E o SC430? - não tem concorrente;)
                                                        Ah BOM ! Vamos meter tudo no mesmo saco !!!!
                                                        Toyota e LEXUS é tudo a mesma coisa ? Tal e qual ! [}][}]

                                                        È por estas e por outras que o pessoal da FIAT tem Ferraris, o pessoal da Toyota tem Lexus ( curiosamente já tive um lexus e não soube ) e o pessoal mais radical da BMW tem Rolls-Royce [}][}]
                                                        Meu caro amigo que eu saiba a fiat não fundou a ferrari mas comprou-a mais tarde. A LEXUS foi criada pela Toyota para o mercado americano, assim como a Honda criou a ACURA. Mas se preferir troco a menção do Lexus IS para o Toyota altezza,, caso não saiba é o mesmo modelo;)

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                                                          #88
                                                          Acho que a marca do losango deve mudar o logo para ... ALVO...

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                                                            #89
                                                            Oh colegas de fórum (quem não gostar de ler que dê pelo menos uma olhadela no último parágrafo)...

                                                            Sou completamente tolhido por uma tal torrente de pensamentos que me surgem ao ver os vossos comentários umbiguistas! Então mas desde quando é um produto definido pelo seu volume de vendas? Mas desde quando um caso de um produto que funciona conforme o esperado faz de todos os restantes produtos bons produtos? Ou vice-versa? N-Ã-O compreendo!

                                                            Vejamos o que eu penso.

                                                            Uma marca lança determinados produtos. Esses produtos têm várias caracteristicas. No caso concreto do mundo automóvel, temos caracteristicas como qualidade dos materiais usados na construção, robustez na construção (ou seja, o rigor empregue na montagem de todos os componentes), fiabilidade do conjunto, conforto, comportamento, espaço, segurança, etc., etc.... Ora, agora eu compro um produto dessa marca. Como humano que sou, escolho-o devido a vários factores, como gosto pessoal, pressões exteriores, necessidade de certas caracteristicas, etc.. Ou seja, tenho expectativas em relação a esse produto.

                                                            Uma vez na sua posse, caso ele corresponda às minhas expectativas, ficarei satisfeito. Caso contrário, ficarei insatisfeito. Até aqui bastante simples, não? As opiniões divergem daqui em diante, pois nem todos temos as mesmas expectactivas em relação a determinado produto. Enquanto que uns privilegiam o conforto e espaço, outros preferem robustez e fiabilidade. Sendo que um produto tem sempre pontos fortes e pontos fracos, descobrimos aqui que haverão certamente opiniões divergentes sobre esse mesmo produto, pois nem todas as pessoas encontrarão nele as caracteristicas que tanto prezam (um jovem com sangue na guelra não gostará de um carro que oferece conforto mas descura o comportamento, ao contrário de um reformado).

                                                            Descubro assim que a razão para gostarmos de um determinado produto se baseia em vários factores, alguns deles sem justificação lógica (como as simples preferências de comportamento, conforto, etc.). Isso faz da escolha de um carro algo de irracional, não completamente, óbvio(!), mas de certa forma...

                                                            Porquê então tentar convencer as outras pessoas a gostarem dos mesmos produtos que nós? Porquê usar de tantos argumentos sem fundamento para procurar ganhar uma guerra de personalidades diferentes? Acontece-me a mim também, e não sei explicar porquê! Talvez seja por ser... humano. De qualquer forma, acho que devemos sempre usar de todo o bom senso que tenhamos, de forma a evitar situações constrangedoras, ao usar de falácias como argumento, tais como:

                                                            "Um produto muito vendido é um bom produto" - Demasiado geral! O que para uns é bom, para outros é mau. Há que saber distinguir as caracteristicas fortes do produtos e realçá-las, e admitir que há áreas que podem ser melhoradas.

                                                            "Este produto não me dá problemas, logo as queixas alheias são infundadas" - Bem, é esta a ideia que me parece que algumas pessoas querem passar! É uma unidade boa que faz de todas as outras igualmente boas? Então e as probabilidades? Dados estatisticos? Não há problema em serem muitos ou poucos produtos vendidos por uma marca, para isso existem as maravilhosas PERCENTAGENS, portanto, o argumento cliché de que uma marca que vende muito tem a desculpa de ter muitas avarias vale zero. Até podiam vender apenas 10 carros por ano, caso avariassem 9, seria uma percentagem de 90% de carros avariados, e continuaria a ser uma marca sem fiabilidade, mau grado vender pouco. Se preferirem posso dar o exemplo contrário, uma marca pode vender 1.000.000 de carros, se avariarem 10000 serão 10% de avarias, ou seja, mesmo vendendo muito, é uma marca fiável (tomem os valores como exemplo).

                                                            E pegando no caso concreto dos carros: há vários tipos de avarias num automóvel, e várias causas. Há avarias que não exigem imobilização nem grandes gastos (ninguém se vai sentir extremamente aborrecido por a luz do cinzeiro ter avariado), enquanto que outras são bastante mais danosas. E ainda há quem seja cuidadoso com o carro, e quem não se interesse com o estado geral do mesmo. São precisos dados mais concretos para podermos avaliar com exactidão a fiabilidade de uma marca. Até lá, ficamos restringidos aos "diz que disse" de satisfeitos e insatisfeitos, que a lado nenhum levam.

                                                            Eu não estou satisfeito, há quem esteja satisfeito, ninguém sabe quantos. Nem interessa, quando se trata de opiniões a subjectividade trata de matar à partida quaisquer hipóteses de confiança nos dados recolhidos. Já no que toca a dados estatisticos escolhidos de forma consciente, imparcial e objectiva, aí sim, há matéria para discutir. Até lá, podem usar até o argumento de que conseguem vender carros no Urzebequistão ou o de que tiveram 5 Renaults que nunca deram problemas (5 não é nada num universo de milhares de carros, além de que o que para fulano é um problema, para sicrano pode não ser). Para mim iss não significa nada.

                                                            Comentário


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                                                              citação:Originalmente colocada por sylvester

                                                              citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                                                              citação:Toyota é muito melhor que BMW e aqui não estou a brincar
                                                              Importa-se de repetir ???
                                                              TOYOTA É MUITO MELHOR QUE BMW! satisfeito?
                                                              Em carros de luxo a marca de luxo da Toyota, Lexus não fica nada atrás da BM, bem pelo contrário!! Em termos de tecnologia, bate aos pontos a BM. A nivel desportivo, a Toyota está envolvida na Americam champs car, Indycar,etc. E foi muito mais ambiciosa que a BM ao entrar na F1 com uma equipa completa em vez de só fornecer motores como a BM. A nivel económico tb tem muito mais poderio ou não fosse a Toyota numero 2 no numero de vendas mundial.
                                                              Agora não compares um Yaris com um série3.. mas compara um IS com um serie 3! E o SC430? - não tem concorrente;)
                                                              Pode ser qualquer serie 3?
                                                              Então diz-me la qual o lexus que bete o Serie3 com o motor S54

                                                              Comentário

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