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Ai, as saudades que eu tenho do meu GTI!

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    #31
    Ai, se meu avô tivesse um desse...

    :-P

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      #32
      Qual valor ? o Fiat Uno turbo começou por ter 105 cv (versão da fotografia) e com o restyling subiu para 118

      O 5 GTT começou por ter 115 cv e depois subiu para 120

      Conheci os primeiros de cada um e julgo que o 5 GTT era globalmente melhor e andava mais
      o valor a que me refiro e o dos 0 aos 100 (9,7) acho muito para este carro...

      Conheci os primeiros de cada um e julgo que o 5 GTT era globalmente melhor e andava mais
      eu adoro estes carros turbo gti e g40 mas infelizmente nao sao do meu tempo apanhei a geraçao dos cup e peugeot 106 gti...
      nunca andei num renault 5 gtt, por isso todas as ideias que possa ter destes carros e por aquilo que leio...
      o que li do fiat turbo foi isto, que foi criado para fazer frente ao 205 e nao ao r5 gtt como tinha dito ha pouco...

      http://turbina.no.sapo.pt/

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        #33
        Belas máqunas que ainda me fazem sonhar!
        ..sempre quando chega a altura de trocar de carro, existe sempre o bichinho do G40 a corroer-me por dentro! Sei que não é nenhuma referência mas o soprar daquele "G" atanzana-me a cabeça!
        Mas carros destes em bom estado já nem vê-los..

        Cumps

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por freestyle Ver Post
          o valor a que me refiro e o dos 0 aos 100 (9,7) acho muito para este carro...


          eu adoro estes carros turbo gti e g40 mas infelizmente nao sao do meu tempo apanhei a geraçao dos cup e peugeot 106 gti...
          nunca andei num renault 5 gtt, por isso todas as ideias que possa ter destes carros e por aquilo que leio...
          o que li do fiat turbo foi isto, que foi criado para fazer frente ao 205 e nao ao r5 gtt como tinha dito ha pouco...

          http://turbina.no.sapo.pt/




          O R5 gtt era mais rápido que o uno mkI mas não mais rápido que o MkII.........No meu bairro havia turbos ies...e r5´s turbos ,nos pikos da altura o turbo ie levava sempre a melhor ................
          Basta ir ao youtube ver filmes dos 2.....o turbo ie sempre a frente!!!!

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            #35
            Originalmente Colocado por Zen Ver Post
            Hoje fui dar umas voltas no novo Type-R de um amigo e pensei no abismo que existe contemporaneamente mesmo para os últimos GTI como foram o 309 GTI 16S...

            E como eu prefiro, de longe, aqueles irrequietos e nervosos GTI aos potentes, pesados e pseudo-sofisticados carros que os substituíram...

            Estás a chamar os infiltrados da ACA-M que te irão responder com teorias de segurança e muitos relatórios da EuroNCAP.

            Comentário


              #36
              De facto o 5 GT Turbo foi um bom carro.

              Estava sempre na oficina, mas quando estava bom era impressionante.

              Tinha 2 colegas com carros desses, e ficava espantado com o que os carros faziam em termos de andamento.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                De facto o 5 GT Turbo foi um bom carro.

                Estava sempre na oficina, mas quando estava bom era impressionante.

                Tinha 2 colegas com carros desses, e ficava espantado com o que os carros faziam em termos de andamento.
                Não tenho nada essa ideia ! Um primo meu, mais velho, teve um, de novo a cento e poucos mil km, com que fez muita loucura e o carro tanto quanto me recordo era fiável.

                Recordo num lugar bem especial da minha memória um episódio em era eu miúdo (uns 17 anos) e vinha no banco de trás de um amigo dele num belissimo Alfa Romeo GTA 1600, com uma banda sonora espetacular, num troço de montanha (vinhamos de um casamento e já era noite) atrás do R5 GTT desse meu primo que era branco. O ritmo era bastante forte e o facto do Alfa ser muito sonoro (andavamos quase sempre entre as 3.500 e as 5.000 rpms) fez-me perguntar se o R5 iria o mais depressa que conseguia ou ainda podia ir mais. A resposta do Rui (condutor do AR) foi que sim que podia ir mais depressa.

                A partir desse momento como se me tivessem ouvido no carro da frente (R5GTT), qual fantasma a fugir na noite, passou de ritmo rápido a condução a fundo e nós no AR a fazer o possivel para o tentar acompanhar (rotações quase sempre acima das 5.000, com o motor a gritar em pleno pulmão numa sinfonia dificil de esquecer) enfim com algumas ultrapassagens de outros convidados do casamento pelo meio e muita loucura à mistura, deu para perceber que o melodioso AR que julgo tinha os mesmos 115 cv que o R5 GTT quando o tema era condução em serra não conseguia seguir o endiabrado Renault.

                Comentário


                  #38
                  Um desses meus ex-colegas que tinha o 5 GT Turbo, chegou a contar-me que em AE um Celica de 91 (o 2000cc) não o tinha conseguido passar em recta, e o GT Turbo ainda lhe fugia um bocadinho.

                  Dadas as diferenças de aerodinâmica e de potência (150 cv no Celica), duvidei.

                  Mas falei com o dono do celica que me confirmou a história, o que acho impressionante.

                  Agora em termos de fiabilidade, nenhum dos GT Turbos que conheci ficou com o motor de origem, porque avariaram coisas demais.

                  Um deles ia para Setubal, e de repente ficou com o chão do carro cheio de líquido do radiador. Como ia a andar bem, quando parou tinha o motor pronto para o lixo.

                  Eu sei que na altura gozava com ele porque aquilo andava sempre avariado (ainda era pior que o meu clio que na altura era novo).

                  Mas a andar, era um espectáculo.

                  Comentário


                    #39
                    A grande diferença entre os carros de antigamente e os de hoje é uma coisa que se fazia de maneira completamente diferente: o controlo de qualidade.

                    Ou seja, tive um R5 GTT e foi um desastre em termos mecânicos (turbos especialmente) mas conheço, da mesma época, outros iguaizinhos que nunca tiveram problemas. Hoje em dia, ao que parece, os problemas de fiabiliadade são bem diferentes, ou existem - para todos - ou não (o caso das MAF's é disso bom exemplo).

                    O pior GTI que tive [em termos de fiabilidade] foi curiosamente, ou não, o Clio Williams. O 309 também não era famoso (especialmente ao nível dos colectores de escape e do debímetro. Os melhores foram os mais simples mecanicamente, o que até nem espanta, como os Fiesta MkII XR2 e AX GT, tirando alguns ligeiros problemas de carburação no primeiro e de sobreaquecimento no segundo.

                    A realidade, nesta competição entre o novo e o velho, entre o rápido mas excitante e o rapidíssimo mas asseptizado, é que os GTIs de antigamente tinham necessidades de manutenção elevadas mas compensavam com doses maciças de adrenalina (haviam também estradas vazias e uma fiscalização mais ausente) e os GTIs modernos compensam no descanso que dão aos seus proprietários.

                    Comentário


                      #40
                      Tiveste um clio Williams ?

                      Que tal, era uma máquina gira, não ?

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por sitefixe Ver Post
                        JC... só para falar naquele que segundo muitos era o mais " inguiável" de todos.. e é uma raridade esquecida... Ford Fiesta RS Turbo...

                        Quanto ás maquinas de então, o R5 GTTurbo foi até hoje um dos carros que conduzi que mais " medo " me provocou, ao ponto de ter dado meia volta e devolvido ao dono... mas esse exemplar, veio-se a saber pouco tempo depois tinha sido carro de rampas e posteriormente vendido num stand " como novo ", daí que duvido até que ponto estaria a sua originalidade em termos de mecânica...

                        Até meados da decada de 90 mais de 50% dos R5 GT Turbo que eram vendidos "como novo" em stands eram carros de rampas e afins....mas era bastante fácil "topa-los"...estofos e volante novinhos...e marcas de soldadura(roll bar) por baixo da alcatifa nos lugares traseiros e mala.

                        Por falar em fiabilidade tive um Lancia Y10 Turbo usado(3 mãos de livrete) com 60 e tal mil Km e aínda andei com ele 2 anos sem problemas de maior....tenho muitas saudades dele
                        Na altura gostava de ter um Sunny GTI-R vermelho mas era muito caro...não me lembro quanto fazia dos 0 aos 100...mas era canhão!!!!

                        Comentário


                          #42
                          qui vão alguns Top 3...(daqueles que importavam em 1980 e tal....e outros que nem por isso)

                          Potência (cv)
                          1- Kadett GSI 16v (156cv)
                          2- Mazda 323 T (150cv)
                          3- Lancia HF T (140cv)

                          Rotação (rpm)
                          1- 205 Rallye/Ax Sport/Honda Civic - 6800 rpm
                          2 - Sunny GTI/Corolla GTI - 6600 rpm
                          3 - Colt GTi - 6500 rpm

                          Binário (mkg)
                          1 - 20,7 às 4800 - Kadett GSI 16v
                          2 - 19,9 às 5000 - 323 Turbo
                          3 - 19,5 às 3500 - HF Turbo

                          Relação final mais longa (km/h em 5a por 1000rpm)
                          1 - Escort RS Turbo - 36,5
                          2 - 5 GT Turbo - 35
                          3 - Fiesta XR2/Polo G40 - 34,9

                          Relação final mais curta (km/h em 5a por 1000rpm)
                          1 - Ax Sport - 27,5
                          2 - 205 Rallye/205 XS - 28,3
                          3 - Sunny GTI - 29,2

                          Mais Pesados (kgs)
                          1 - Corolla GTI - 1.075
                          2 - Sunny GTI - 1.065
                          3 - Colt GTI - 1.035

                          Mais Leves (kgs)
                          1 - Innocenti De Tomaso Turbo - 710
                          2 - AX GT - 720
                          3 - AX Sport - 735

                          Melhor Peso/Potência (kg/cv)
                          1 - Kadett GSI - 6,35
                          2 - Mazda 323 Turbo - 6,65
                          3 - Peugeot 205 GTI 1.9 - 6,7

                          Pior Peso/Potência (kg/cv)
                          1 - Innocenti De Tomaso Turbo - 10,3
                          2 - Autobianchi Y10 Turbo - 9,9
                          3 - 205 XS - 9,8

                          Mais rápidos (km/h)
                          1 - Kadett GSI 16v - 218
                          2 - 323 Turbo - 210
                          3 - Kadett GSI 8v/Escort RS Turbo - 208

                          Menos rápidos (km/h)
                          1 - Innocenti De Tomaso Turbo - 161
                          2 - Fiesta XR2 - 172
                          3 - 205 XS - 176

                          Mais rápido (0-400 mts)
                          1 - 5 GT Turbo - 15,4
                          2 - Kadett GSI 16 - 15,6
                          3 - G40/HF Turbo/323 T - 15,8

                          Mais rápido (1000 mts)
                          1 - Kadett GSI 16v - 28,5
                          2 - 5 GT Turbo/323 Turbo - 28,9
                          3 - HF Turbo - 29,3

                          Mais rápido 0/100 (seg)
                          1 - 5 GT Turbo - 7,8
                          2 - 323 Turbo - 7,9
                          3 - Corsa GSI - 8,0

                          Reprises 80-120 em 5a (seg)
                          1 - HF Turbo/5 GT Turbo - 9,6
                          2 - 205 GTi 130 - 10,2
                          3 - Kadett 8v/Uno Turbo i.e - 10,5

                          V. Max em 2ª velocidade (km/h)
                          1 - 309 GTI 8v - 108
                          2 - 205 GTI 130 - 105
                          3 - Golf GTI 16v - 104

                          Maior Consumo urbano (l/100)
                          1 - 5 GT Turbo - 12,8
                          2 - Alfa 33 1.7 QV - 12,2
                          3 - Sunny GTi - 11,4

                          Menor Consumo urbano (l/100)
                          1 - AX GT - 8,3
                          2 - G40 - 8,5
                          3 - Innocenti De Tomaso Turbo - 8,8

                          Maior autonomia (kms)
                          1 - 309 GTI - 580
                          2 - Golf 16v/8v - 560
                          3 - HF Turbo - 550

                          Menor Autonomia (kms)
                          1 - Innocenti De Tomaso Turbo - 360
                          2 - Autobianchi Y10 Turbo - 370
                          3 - CRX 1.6/Corsa GSI - 400

                          Mais barato (em Francos em 88)
                          1 - Innocenti De Tomaso Turbo - 54.690 FF
                          2 - AX Sport - 68.000 FF
                          3 - AX GT - 68.800 FF

                          Mais caro (em Francos em 88)
                          1 - Golf GTI 16v - 120.650 FF
                          2 - 323 Turbo - 119.990 FF
                          3 - Colt GTI - 117.875 FF
                          falta aqui o meu carrito!

                          o Civic 1.6 I-VTde 89!


                          já agora se alguém o quiser alugar para se lembrar dos velhos tempos...

                          tudo tem um preço!

                          deve haver aqui pessoal que nunca pegou num carro sem DA, por exemplo!

                          Comentário


                            #43
                            G40.jpg

                            ca vai o g40

                            Comentário


                              #44
                              axgtiouverture29lz.jpg

                              ax gti

                              Comentário


                                #45
                                é bom saber que um motor que vem ja dos anos 80 (D16 da Honda)foi usado até 1997 no meu carro (Rover Sportcoupe)... é sinal que no minimo é fiavel! lol

                                e como eu adoro aquele som

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por chasdegua Ver Post
                                  é bom saber que um motor que vem ja dos anos 80 (D16 da Honda)foi usado até 1997 no meu carro (Rover Sportcoupe)... é sinal que no minimo é fiavel! lol

                                  e como eu adoro aquele som
                                  realmente em termos de fiabilidade esses motores são referencias,parecem pilhas duracel,duram e duram.só os consumos é que são um bocado altos

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por joao bras Ver Post
                                    realmente em termos de fiabilidade esses motores são referencias,parecem pilhas duracel,duram e duram.só os consumos é que são um bocado altos
                                    depende do pé...

                                    no meu varia +/- entre 7l e 14l conforme o andamento...

                                    mas quero la saber dos consumos, o que me interessa é a sonoridade do motor, nomeadamente acima das 5000rpm


                                    em termos de fiabilidade, tenho o carro á pouco tempo, mas n prevejo problemas na mecanica... não me posso é descuidar na manutenção!

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Vorsprung durch Technik Ver Post
                                      Estás a chamar os infiltrados da ACA-M que te irão responder com teorias de segurança e muitos relatórios da EuroNCAP.
                                      Deixa-os estar!...

                                      Perdeu-se algo de essencial: a desportividade integral em que a acção era acompanhada por reacção imediata a múltiplos níveis!

                                      Lembro-me que no AX Sport, no 309 GTI 16S, no CRX V-TEC, a ambiência era de adrenalina mal subias as rpm: os carros impulsionavam-se com ligeireza, com som stereo, fazendo sentir, no corpo e nos sentidos, o ritmo e a estrada sobre a qual se rodava. Em poucos segundos o picante cheiro da mecânica invadia o habitáculo, aproximando-te do modo de usar que estavas a empregar: o cheiro do óleo quente, das tubagens de borracha dilatadas pelo calor, o cheiro dos travões, até mesmo dos pneus...

                                      E depois sentias firmeza e tradução realista da estrada que muito ajudava a perceber os limites em causa, e não este amortecimento dito de qualidade, em que passar em cima de uma linha pintada ou de uma pedra pouca diferença informativa traz.

                                      Hoje..., hoje tudo isso vem com filtro A, B, C... Xpto... E têm a desfaçatez de te dizerem que assim é que é bom!...

                                      Trata-se de gente que nunca parou para distinguir as sensações entre sexo com e sem preservativo...

                                      Comentário


                                        #49
                                        R5 Maxi Turbo...


                                        Editado pela última vez por Zen; 11 November 2007, 21:14.

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                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Zen Ver Post
                                          R5 GT Turbo...


                                          Zen, esse é o R5 Turbo, com motor central.

                                          O R5 GTT é motor dianteiro, com base no Supercinco.

                                          Comentário


                                            #51
                                            fiatunoturbort0.jpg

                                            boas...
                                            eu continuo com a minha, este menino da foto nao demora 9,7 dos 0 aos 100 mas sim 8,3 e o mk2 fazia abaixo de 8s
                                            eu tenho um turbo ie mk1 e um corolla gti e tenho a certeza que o turbo ie e mais rapido dos 0 aos 100...

                                            O R5 gtt era mais rápido que o uno mkI mas não mais rápido que o MkII.........No meu bairro havia turbos ies...e r5´s turbos ,nos pikos da altura o turbo ie levava sempre a melhor ................
                                            Basta ir ao youtube ver filmes dos 2.....o turbo ie sempre a frente!
                                            mas por norma os turbo ie estavam sempre um pouco alterados... era muito facil de os por com mais power... ate este mk1 da foto sem grandes aleraçoes consegue levar a melhor em relaçao ao gtt... agora se os dois estiverem de origem o renault gtt leva a melhor, mesmo com o turbo ie mk2 penso que deve ser ela por ela...

                                            Comentário


                                              #52
                                              a melhor maquina

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por ELgatu Ver Post
                                                a melhor maquina

                                                Até podia ser, mas o meu foi uma desilusão... em termos de fiabilidade. Mas, como disse anteriormente, não havia a mínima hipótese de se generalizar nesses tempos. Cada carro era um caso.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  nao tive a sort€ de arranjar um williams...fiquei-me pelo 1.8 16V....e numca tive uma unica razao de queixa do carro em todo o tempo q o tive...por uma vez apenas se rompeu um tubo do radiador...e na altura...tratava muito mal dos carros!

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    eu acho este uma maquina um tio meu tem um igual a este toyota corolla 1.6 gt twin cam
                                                    Ficheiros anexados

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por biker Ver Post
                                                      eu acho este uma maquina um tio meu tem um igual a este toyota corolla 1.6 gt twin cam
                                                      Esse, por mais estranho que pareça, passou ao lado dos entusiastas da sua época. Hoje, está na moda...

                                                      É que havia uma estranha ideia, herdada dos anos 70, e que persistiu até aos anos 80, que para os carros japoneses havia poucas peças. E os carros, em geral, gastavam peças...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por JC Ver Post
                                                        Esse, por mais estranho que pareça, passou ao lado dos entusiastas da sua época. Hoje, está na moda...

                                                        É que havia uma estranha ideia, herdada dos anos 70, e que persistiu até aos anos 80, que para os carros japoneses havia poucas peças. E os carros, em geral, gastavam peças...
                                                        Mesmo agora o meu tio viu-se negro pra arranjar uma peça pro carro acho que era a (maf) que teve que mandar vir do japao, nao me lembro bem mas sei que foi +ou- 500 euros ele já tem o carro a muitos anos tem 235.000klm e nunca lhe deu problemas e sempre andou a esgalhar...

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por biker Ver Post
                                                          Mesmo agora o meu tio viu-se negro pra arranjar uma peça pro carro acho que era a (maf) que teve que mandar vir do japao, nao me lembro bem mas sei que foi +ou- 500 euros ele já tem o carro a muitos anos tem 235.000klm e nunca lhe deu problemas e sempre andou a esgalhar...
                                                          Estes carros foram feitos exclusivamente para andar a esgalhar... mordomias zero, nem tal passava pela cabeça dos projectistas.

                                                          Tive direito a AC no 309 (que funcionava mal e porcamente..) e DA apenas nalguns. Nos restantes era mesmo tudo a braços.

                                                          Comentário


                                                            #59

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por RPM Ver Post

                                                              Um dos meus primeiros carros! Chamava-lhe o dois-em-um: era um avião em 1ª, 2ª e 3ª e um pastelão em 4ª e 5ª. Este MkII parecia ter tido os carretos de caixa escolhidos de dentro de um caixote fundo, com os olhos vendados, tal era a anormalidade do escalonamento. O mesmo percurso, feito por condutores diferentes, tanto dava 7 litros de média como 15, só para ficar a noção de quão relevante era a caixa para o resultado final.

                                                              O carburador de duplo corpo foi a única peça que fui forçado a trocar (congelou e partiu-se ao meio ).

                                                              A suspensão era realmente arcaica e por isso não era um primor a curvar. Mas, naquele tempo, ainda não era muito grave...

                                                              Comentário

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