Originalmente Colocado por carlos pinto
Ver Post
Fica aqui a conclusão: "Nos domínios referentes ao prazer de condução e à eficácia dinâmica, o novo Toyota Celica T Sport é só o melhor desportivo de tracção dianteira disponível no mercado. Graças aos fogosos 192 cv, bem como a um chassis primoroso ao nível da precisão, da agilidade, da aderência e da direccionalidade de acelerador, não existem momentos monótonos ao volante do Celica T Sport."
Devo dizer que sempre tive em consideração elevada as opiniões da SM pois mostravam basear-se em bons conhecimentos técnicos de condução. Mas também tiveram, ao longo da sua existência, algumas afirmações controversas. Esta, na minha opinião, foi uma delas. Penso que se "esqueceram" do Integra Type-R. Mas será mesmo assim? A verdade é que o ITR já não se vendia, como tal já não estava disponível.
Atenção, eu gosto muito do Celica T Sport, mas penso que a opinião da SM foi uma opinião naquele momento.
A verdade é que uns números mais à frente (seis meses depois) fazem um comparativo com o CTR (acabado de saír) e a opinião foi bem diferente. O T Sport foi batido sem apelo nem agravo.
Conclusão deste comparativo: " O reinado do Toyota Celica T Sport como melhor desportivo de tracção dianteira foi curto, pois o Honda Civic Type-R chegou, viu e... convenceu, sendo o actual ocupante desse trono. Com um motor brilhante (muito potente, bem cheio e vertiginosamente rápido), performances de eleição (em aceleração e reprises bate um S2000!), um chassis capaz de retirar pleno partido de ambos e um preço de ataque, não faltam argumentos para que o Civic continue a honrar a nobre linhagem dos Type-R."
E no meio do comparativo dizem isto: "O Toyota Celica T Sport é menos preciso e menos consistente em apoio, muito embora seja mais ágil nas mudanças de direcção. A ausência de autobolcante (a SM refere, erradamente, a existência de autoblocante no CTR) e a obrigação de manter o motor sempre acima das 6.000 rpm causam-lhe alguns problemas de tracção, o que penaliza muito a velocidade em curva".
Também referem que "... o T Sport acusa um superior rolamento de carroçaria que faz com que os pneus trabalhem mais sobre o flanco quando em esforço, limitando a aderência".
Apesar destas "críticas" o T Sport era (ainda é) uma grande máquina. Não me importava nada de ter um (acho uma óptima escolha e, pessoalmente, gosto da estéctica deste Celica), mas montava-lhe logo um kit de suspensão mais firme. A qualidade de construção e dos interiores é muitíssimo boa, tem uma excelente posição de condução e a direcção é superior à do CTR.
Comentário