Mas já alguma vez alguém fez referência ao 159 como sendo balofo?
Eu nunca ouvi, sinceramente.
Acho que o peso está dentro da médias dos outros veículos, ou seja, muito pesados.
Além de que acho o motor de 150cv algo curto e amorfo.
Contudo, ao Brera já ouvi muitas críticas.
O peso dos carros é muitas vezes esquecido nos testes e ensaios das revistas e é, quanto a mim, o factor importantissimo.
Os carros estão cada vez maiores e mais pesados e precisam cada vez mais de motores maiores e mais potentes... onde é que isto irá parar????
Com as tecnologias e materiais avançados existentes actualmente acho que já era altura desta tendencia se inverter.
Exactamente, se não daqui a uns tempos temos segmento D a começar nos 200cv para conseguir mover 2 T de peso...
Exactamente, se não daqui a uns tempos temos segmento D a começar nos 200cv para conseguir mover 2 T de peso...
As marcas têm de começar a apostar em materiais leves...já não sei qual o material que foi utilizado no A2, mas é a este que me refiro mais especificamente
Deve ser o unico teste que conta (para os suspeitos do costume)...
Metam o Brera e afins à mistura e já é tudo "corrupto" e o catano :p
Não é o unico teste que conta...
É dos poucos que apresenta factos e não opiniões, e por muito que voces saltem, e mandem piadinhas faceis (e normalmente de mau gosto), essa é a realidade.
E é uma realidade confirmada por toda a gente que ja o conduziu assim como pela generalidade daimprensa (EVO, CAR, Echappment... and so on)
O peso dos carros é muitas vezes esquecido nos testes e ensaios das revistas e é, quanto a mim, o factor importantissimo.
Os carros estão cada vez maiores e mais pesados e precisam cada vez mais de motores maiores e mais potentes... onde é que isto irá parar????
Com as tecnologias e materiais avançados existentes actualmente acho que já era altura desta tendencia se inverter.
Exactamente!!! Em vez da discussão se aquele é melhor ou pior...tipica "a minha **** é maior que a tua" , deveria-se olhar mais de uma forma genérica para esta questão!!!
Até porque o problema grave nem é a escalada de potências necessária para comportar esse peso, esse aumento é facilmente atingido com a maior tecnologia e desenvolvimento nos motores...a questão é outra:
A agilidade, onde fica? O comportamento? (já nem falo da travagem que terá de ser mais potente...mas que também se conseguirá) -> São coisas que nunca se conseguirá chegar se não se inverter a tendência de aumento de peso -> Qualquer dia parecemos americanos em banheirões gigantes, a comer e fazer tudo num carro como se fosse em casa -> eu cá sempre soube distinguír bem os 2 conceitos
Exactamente!!! Em vez da discussão se aquele é melhor ou pior...tipica "a minha **** é maior que a tua" , deveria-se olhar mais de uma forma genérica para esta questão!!!
A discussão acaba inevitavelmente aí, porque só o 159 é criticado pelo peso excessivo.
Mas estes não andam para aí a apregoar o cuore sportivo...
Não ?
Tens que começar a olhar mais para as publicidades da Audi...
O "cuore sporttivo" tem muito pouco a ver com prestações... ja é assim a quase 97 anos.
Olha que giro, ainda à pouco tinha dito que para mim o A4 2.0 TDI era bom, mas era dos piores deste grupo, senão mesmo o pior... Se calhar até sei umas coisas...
Um grande amigo meu possuidor de um Mercedes C 220 CDI de 2006, conduziu à dias o Vectra 1.9.
Disse-me que estava maravilhado com o carro e que era realmente muito muito bom!
Pensei para mim "estás a dizer isso para seres simpático".
Entretanto soube que ele falou no Vectra a um outro amigo meu (doido pela VW e Mercedes), e disse-lhe assim: "Oh Mendonça, deixa-te dessas coisas e tira as palas dos olhos, eu andei no Vectra do Bandeira e o carro parece que tem o diabo no corpo pá! Olha que entre ele e o meu Mercedes não consegues notar grande diferença, se o teu é o de 143 CV nem penses sequer em meter-te em brincadeiras, porque não tens hipotese..."
Isto é verídico.
Ele até anda por aqui registado, pode ser que leia isto...
A discussão acaba inevitavelmente aí, porque só o 159 é criticado pelo peso excessivo.
Porque é o que tem mais responsabilidades no segmento no capítulo do comportamento/performances. Porque a sua marca é a que tem mais imagem desportiva (junto com a BMW).
Num Renault ou VW ninguém se rala que pese 2 toneladas, não são marcas de cariz desportivo nem com essa imagem desportiva a defender.
O problema do 159 não está nesta versões mais básicas. Mas mesmo assim já é bastante pesado.
O problema está nas versões de topo como o v6 o 2.4 jtdm. O v6 pesa apenas menos 40, 50kg que um M5, por exemplo.
Se compararmos com um 330i, o alfa é consideravelmente mais pesado.
Sim, o alfa 159 é balofo, como a generalidade dos carros de hoje.
De tal modo que a alfa já anunciou um plano faseado, de modo a que o 159 e suponho, o brera (já que utilizem a mesma base), percam 150kg nos próximos anos, conforme as actualizações que sejam feitas.
Mas o meu alvo predilecto hoje em dia para os verdadeiros balofos é o peugeot 207 1.6 gt THP.
150cv para 1350kg.
Mais que um civic type-r. Ao nivel da maior parte dos hot-hatchs do segmento acima.
Pior, a versão CC acrescenta quase 100kg. Brutal. demasiado exagerado.
Mas existem outros casos.
Opel Meriva - as várias versões chegam a passar os 1400kg. Uma Fiat idea pesa em média menos 200kg. Porra, uma Fiat Multipla consegue ser mais leve.
Nem vale a pena ir para os SUV's e outros do género.
2700kg é o peso de um Discovery. Um Cayenne Turbo, apesar de mega-balofo pesa menos 350kg...
É possivel retirar 100 kg basicamente a qualquer carro sem entrar no mundo dos materiais exóticos. É uma questão de redesenhar e optimizar componentes. Basta ver o trabalho efectuado pela Mazda com o Mx-5, que de uma geração para outra o peso apenas subiu 10kg, apesar de estarmos na presença de um carro no geral maior e com plataforma mais rigida.
Tudo conseguido à substituição e redesign de componentes, sem recorrer a materiais xpto e sem aumentar custos de produção.
Não ?
Tens que começar a olhar mais para as publicidades da Audi...
O "cuore sporttivo" tem muito pouco a ver com prestações... ja é assim a quase 97 anos.
E não defrauda, pesa menos que o 159 e tem mais 20cv no motor 2.0...
O problema está nas versões de topo como o v6 o 2.4 jtdm. O v6 pesa apenas menos 40, 50kg que um M5, por exemplo.
Se compararmos com um 330i, o alfa é consideravelmente mais pesado.
Comentário