Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Burocracia do Abate Automóvel

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Bolas, completíssimas, as respostas! Muito obrigado! Depois coloco aqui os desenvolvimentos;)

    Realmente, quem sabe, sabe!

    Comentário


      Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
      Pelo que já li e ouvi o novo orçamento de estado para 2008 já contempla o prolongamento do programa de veículos em fim de vida. Posso estar errada, mas tenta informar-se melhor sobre isso junto das finanças, p. ex. ou junto de uma concessão.
      Os concessionários sabem que a lei já foi prorrogada (não sabia que tinha sido pelos mesmos valores). O medo deles é que como ainda não saíu em Diário da República os locais que fazem o abate tenham medo de o realizar antes de "sair" a lei.

      Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
      A data em que mandas abater o carro não vai ter qualquer influência no ISV que vai pagar. Vai ter sim a data em que o carro vai ser matriculado, obviamente. Agora nem todos os concessionários te vão garantir já em 2007 o valor do carro para 2008, provavelmente nem mesmo o valor base pois as marcas podem alterá-lo no início do ano.
      Excelente! Eles já me garantiram o preço base de 2007 caso aja alterações em 2008;)

      Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
      Podes fazer já o abate e pedir a matrícula só em Janeiro, Fevereiro etc. Se não estou em erro o deferimento que te dá acesso a usufruir do incentivo ao abate tem a validade de 1 ano.
      Óptimo, era isso que eu precisava de saber;)

      Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
      Quando fazes um crédito, tens que assinar um contrato. mesmo que tenhas uma proposta aprovada não faz sentido estares já a assinar os contratos pois isso faria com que tivesses que começar já a pagar por um carro que ainda não é teu.

      O que podes fazer é pedir agora a aprovação de uma proposta, depois em Janeiro, já com os valores definitivos pedes uma reapreciação da proposta e aí sim fazes contrato e compras o carro.
      Excelente ideia;)

      Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
      Quanto à tua questão "Isto depois traz o problema acrescido que o abate só se realiza com o carro já pago"... não percebi... o abate tem que ser feito antes de se pedir matrícula do carro novo... como podes pagar algo através de crédito que nem matriculado está?
      Num concessionário tinham-me dito que só avançavam com o abate depois do carro estar "pago". Eu também não percebi... Talvez quisessem assegurar-se que tinham o dinheiro na mão antes de mandarem o meu abater... Ainda bem que não é assim;)

      Daqui o que depreendo então é que:

      1º - posso mandá-lo abater já em 2007 e comprar o carro efectivamente só em 2008 (declaração de abate válida durante um ano)

      2º - posso de igual modo abater o meu carro só em 2008, recebendo os mesmos 1210€, já que a lei não foi alterada (penso que foi isto que li), que neste momento o estado dá de incentivo (e não esperando que a lei saia em Diário da República, espero que assim seja, senão mais vale abater já pois só lá para Fevereiro é que isso deve sair)

      3º - posso pedir agora financiamento com o PVP actual, e caso seja aprovado, no próximo ano peço a reapreciação já com o novo preço do ISV;)

      Obrigado à comunidade pelos excelentes contributos, e um especial obrigado aqui para a Mrs X;)
      Editado pela última vez por Leogansky; 28 November 2007, 09:09.

      Comentário


        Pronto, está decidido! Vou efectuar o abate do veículo ainda este ano, uma vez que o prazo para depois utilizar o "desconto" de 1210€ é de um ano desde a data de abate, logo ainda será válido em Janeiro de 2008.

        Tinha-me esquecido do facto de este desconto só incidir sobre o ISV, e como tal carros com um ISV baixo podem acabar por não receber a totalidade do desconto do abate. No meu caso, é mesmo à tangente, sobram 85€ do ISV para pagar já depois do desconto (e por um valor tão baixo prefiro não arriscar e abater já o carro do que esperar que em Janeiro se mantenha tudo na mesma...)

        Depois espero por Janeiro para ir buscar a matrícula de 2008, para ter acesso ao novo (e muito mais baixo!) ISV;)

        Quando tiver mais novidades vou colocando aqui;)

        Comentário


          Todos os abates efectuados até 31 de Dezembro de 2007 terão um prazo de 1 ano para serem usados a contar da data do certificado de destruição. O que ainda não se sabe é se este incentivo vai continuar após 31 de Dez. Conta-se que sim mas como não saiu em DR lá está... ainda não é uma certeza.

          Imagina que o ISV este ano é de 1100€ (sem IVA). Uma vez que tens direito a uma redução de 1000€ (mais IVA) irás apenas pagar 100€ de ISV. Se no próximo ano o ISV passar p. ex. a 980€ não irás pagar qualquer valor de ISV e os 20€ que sobram também não vão ser descontados em lado nenhum.

          Em relação ao financiamento deves desde já com o concessionário e colocar-lhes a questão de apenas quereres o carro em Jan 2008. Podes pedir uma simulação e podes pedir uma factura proforma para obteres cotações tb no teu banco. Mas acima de tudo fala com eles. Melhor do que ninguém eles saberão dar-te a resposta às tuas questões.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
            Todos os abates efectuados até 31 de Dezembro de 2007 terão um prazo de 1 ano para serem usados a contar da data do certificado de destruição. O que ainda não se sabe é se este incentivo vai continuar após 31 de Dez. Conta-se que sim mas como não saiu em DR lá está... ainda não é uma certeza.

            Imagina que o ISV este ano é de 1100€ (sem IVA). Uma vez que tens direito a uma redução de 1000€ (mais IVA) irás apenas pagar 100€ de ISV. Se no próximo ano o ISV passar p. ex. a 980€ não irás pagar qualquer valor de ISV e os 20€ que sobram também não vão ser descontados em lado nenhum.

            Em relação ao financiamento deves desde já com o concessionário e colocar-lhes a questão de apenas quereres o carro em Jan 2008. Podes pedir uma simulação e podes pedir uma factura proforma para obteres cotações tb no teu banco. Mas acima de tudo fala com eles. Melhor do que ninguém eles saberão dar-te a resposta às tuas questões.
            No meu caso, o que vai acontecer (pelo simulador do ISV de 2008) é que o imposto do mazda 2 vai baixar dos 2.089,34€ actuais para 1.297,75€ (sem IVA). Deduzindo os 1000€ do abate de 2007 nos 1297,75€ de ISV de 2008 fico com um ISV final em Janeiro de 2008 de 297,75€ (sem IVA).

            A minha única dúvida era se o estado ia aumentar o valor do incentivo em 2008 para o abate, passando de 1000€ para 1200€, por exemplo, mas prefiro não arriscar e mandar abater já o carro, não vá a lei depois ainda demorar a ser publicada e atrasar-me o processo todo. Seja como for, mesmo assim, já prefaz um desconto de 957,82€;)

            Em relação ao financiamento, já falei com eles no sentido de se efectuar agora uma proposta, e caso seja aceite, não irá colocar qualquer problema ir para outra de valor inferior;)

            Muito obrigado por todas as sugestões! Depois com o desenrolar do processo vou colocando aqui mais informações que poderão ser úteis a outras pessoas que também estejam em situações semelhantes!

            Comentário


              Custos do processo de abate?

              Boas tardes,

              estava já praticamente pronto para mandar abater o meu carro com 12 anos, já com toda a papelada necessária (entenda-se declaração da conservatória do registo automóvel e declaração da segurança social, a das finanças já não é necessária, ao que parece), quando o vendedor do stand me diz que será necessário pagar despesas de despachante no valor de 217€?

              Alguém sabe que despesas são estas? É que a comprovar-se a necessidade de efectuar este pagamento, o benefício desde de 1210€ (já com o IVA) para 993€ reais!

              Afinal de contas quais são os custos de todo o processo de abate, "PVP final"?

              Peço desculpas se isto for um repost, mas não encontrei esta informação ao pesquisar no forum.

              Cumprimentos à comunidade;)

              Comentário


                Cheira-me que esse vendedor está a aldrabar-te.

                Comentário


                  Pois... e por a mim me cheirar ao mesmo é que quis vir aqui confirmar com a comunidade se estas despesas são mesmo reais ou são "fictícias"...

                  Comentário


                    ainda há uns meses a informação que tinha é que desde que o carro chege ao centro de abate a andar não se pagava nada pelo abate!

                    caso contrario pagava-se apenas o reboque...

                    as restantes despesas eram suportadas pelos stands...

                    mas este foi o peixe que me venderam na citroen de queluz, cacém e estefania (lisboa)

                    Comentário


                      Eu mandei o um carro para abate em Julho, e não paguei nada.
                      Contactei uma empresa que faz todo o serviço. Veio buscar o carro a casa e num café através da net passou-me o certificado da entrega do carro para abate. É obvio que eles gangam algum, mas não é da parte dos donos dos carros.
                      Informa-te numa sucata, pode ser que eles te indiquem uma empresa de abate de carros - perto de ti.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Leogansky Ver Post
                        ....quando o vendedor do stand me diz que será necessário pagar despesas de despachante no valor de 217€?
                        Viva, td bom?

                        nos vários stands onde andei a obter preços apenas dois me falaram nessas despesas. E foi para dizer que as iam suportar.

                        Noutro stand perguntei mesmo se n havia algum tipo de despesas com o abate (pois já me tinham dito que eventualmente existia) e disseram que não.

                        Das duas uma, ou há stands a absorver essas despesas, ou então isso é considerado um encargo extra e só quando chega a altura (cm é o teu caso) é que falam......


                        Originalmente Colocado por Leogansky Ver Post
                        B
                        estava já praticamente pronto para mandar abater o meu carro com 12 anos, já com toda a papelada necessária (entenda-se declaração da conservatória do registo automóvel e declaração da segurança social, a das finanças já não é necessária, ao que parece)
                        É estas *****s que n percebo... hj de manha liguei para "Constantino Fernandes Oliveira & Filhos, SA" 22 741 91 90, (podem procurar aqui http://www.valorcar.pt/operadores_rede.asp) e disseram que bastava BI, contribuinte, declaração do registo automóvel e documentos do carro.
                        Perguntei se era preciso declaração da segurança social (pois é o que me falta) para ver se já podia mandar abater o bixo ou se tinha de esperar... disseram que para entregar o carro para abate não era preciso, só era preciso quando fosse comprar o carro novo. Disseram que me davam logo na hora o comprovativo de abate....

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por jjsousa
                          Viva, td bom?

                          nos vários stands onde andei a obter preços apenas dois me falaram nessas despesas. E foi para dizer que as iam suportar.

                          Noutro stand perguntei mesmo se n havia algum tipo de despesas com o abate (pois já me tinham dito que eventualmente existia) e disseram que não.

                          Das duas uma, ou há stands a absorver essas despesas, ou então isso é considerado um encargo extra e só quando chega a altura (cm é o teu caso) é que falam......
                          Ois, jj, tudo bem? ;)

                          Já me estive a informar um pouco melhor junto do concessionário, e pelo que eles me disseram esta despesa só ocorre junto da alfândega quando pedem a matrícula nova por dois motivos: abate a deduzir no imposto ou pedido de matrícula para veículo de pessoas portadoras de deficiência.

                          Será que é mesmo assim? Quem souber que se acuse, sff!

                          Seja como for, já disse ao vendedor que não vou suportar este custo, uma vez que deixei bem claro que queria saber à partida todos os custos envolvidos na compra do carro, e quando assinei o contrato e dei o sinal este custo não estava contemplado.


                          Originalmente Colocado por jjsousa

                          É estas *****s que n percebo... hj de manha liguei para "Constantino Fernandes Oliveira & Filhos, SA" 22 741 91 90, (podem procurar aqui http://www.valorcar.pt/operadores_rede.asp) e disseram que bastava BI, contribuinte, declaração do registo automóvel e documentos do carro.
                          Perguntei se era preciso declaração da segurança social (pois é o que me falta) para ver se já podia mandar abater o bixo ou se tinha de esperar... disseram que para entregar o carro para abate não era preciso, só era preciso quando fosse comprar o carro novo. Disseram que me davam logo na hora o comprovativo de abate....

                          Pelo que diz no site da ValorCar:

                          Mal tenha o certificado de destruição, poderá escolher o seu veículo novo num concessionário e remeter à Direcção-Geral das Alfandegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo (DGAIEC) os seguintes documentos:
                          • Requerimento de concessão do incentivo (minuta disponível na secção Biblioteca.
                          • Certificado de destruição.
                          • Fotocópia dos documentos do veículo destruído (livrete e título de registo de propriedade, ou alternativamente, o certificado de matrícula).
                          • Fotocópias do bilhete de identidade e do cartão de contribuinte do proprietário.
                          • Certidão que comprove que o veículo destruído não tem ónus ou encargos (passada pela Conservatória do Registo Automóvel)
                          • Certidão de que o requerente não tem dívidas à Segurança Social.
                          • Factura pró-forma relativa ao veículo novo.
                          • Procuração (em caso de não ser o próprio a proceder à tramitação do processo).
                          • Pacto social (se for empresa).
                          NOTAS: O certificado de destruição tem a validade de um ano para efeitos do incentivo. O veículo novo tem que ficar registado em nome do proprietário do veículo entregue.


                          ou seja, pelos vistos o comprovativo da segurança social só é mesmo necessário quando se vai à alfândega pedir a matrícula nova e a redução do valor do abate no ISV do carro novo.

                          Cumps;)
                          Editado pela última vez por Leogansky; 18 December 2007, 17:22.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Leogansky Ver Post
                            Ois, jj, tudo bem? ;)

                            Já me estive a informar um pouco melhor junto do concessionário, e pelo que eles me disseram esta despesa só ocorre junto da alfândega quando pedem a matrícula nova por dois motivos: abate a deduzir no imposto ou pedido de matrícula para veículo de pessoas portadoras de deficiência.

                            Será que é mesmo assim? Quem souber que se acuse, sff!
                            Cá vamos andando a ver se fecho o negocio do meu 2 esta semana

                            Há uma coisa que não percebi....
                            ora se tens alguma deficiência vais pagar mais? FDX.....

                            Recebes 1000€ + iva do abate e dps tens de pagar? para isso recebias logo menos e não havia esta solução de te darem dinheiro a mais para depois descontar....

                            enfim...

                            Originalmente Colocado por Leogansky Ver Post
                            Seja como for, já disse ao vendedor que não vou suportar este custo, uma vez que deixei bem claro que queria saber à partida todos os custos envolvidos na compra do carro, e quando assinei o contrato e dei o sinal este custo não estava contemplado.
                            acho que fazes bem, fdx é custos com o carro, n pode dizer que é da responsabilidade de x ou y e que n tinham de informar.... em ultimo caso sempre podes acabar com o contracto (digo eu....) sacar o sinal e vires cá cima comprar ;)

                            abraço

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Leogansky Ver Post
                              Boas tardes,

                              estava já praticamente pronto para mandar abater o meu carro com 12 anos, já com toda a papelada necessária (entenda-se declaração da conservatória do registo automóvel e declaração da segurança social, a das finanças já não é necessária, ao que parece), quando o vendedor do stand me diz que será necessário pagar despesas de despachante no valor de 217€?

                              Alguém sabe que despesas são estas? É que a comprovar-se a necessidade de efectuar este pagamento, o benefício desde de 1210€ (já com o IVA) para 993€ reais!

                              Afinal de contas quais são os custos de todo o processo de abate, "PVP final"?

                              Peço desculpas se isto for um repost, mas não encontrei esta informação ao pesquisar no forum.

                              Cumprimentos à comunidade;)
                              Isso dos €217 é treta do vendedor!

                              Pede-lhe a legislação que autoriza o despachante (ou seja lá o que for) a cobrar €217 a mais por ser um carro que vai beneficiar do Incentivo ao Abate ou que é destinado a deficiente.

                              E mesmo que isso fosse assim ele já está a falhar, pois concerteza que tu pediste o preço "chave na mão" e ele não tu deu!

                              Quem te garante que quanto fores pagar o carro, o vendedor não se lembra de meter mais alguma despesa "esquecida"?

                              Pede mas é o livro de reclamações do stand e faz uma queixa, porque isso não é serviço decente!

                              Comentário


                                A minha irmã "abateu" o Fiesta dela no principio deste ano!
                                Toda a gente dizia que ela tinha que pagar, mas a verdade é que ela telefonou para uma empresa de abate onde lhe disseram que não era necessario pagar nada!
                                Vieram a casa buscar o carro e deixaram-lhe um documento, passado menos de uma semana recebeu o certificado de abate e voilá , ficou tudo resolvido e sem nenhum pagamento!
                                Foi bom para todos; para ela que se livrou do lixo e dos problemas que poderia ter por não anular a matricula (como o "selo", etc); para o ambiente e para o país que ficou mais limpo!

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por JazzFM Ver Post
                                  Isso dos €217 é treta do vendedor!

                                  Pede-lhe a legislação que autoriza o despachante (ou seja lá o que for) a cobrar €217 a mais por ser um carro que vai beneficiar do Incentivo ao Abate ou que é destinado a deficiente.

                                  E mesmo que isso fosse assim ele já está a falhar, pois concerteza que tu pediste o preço "chave na mão" e ele não tu deu!

                                  Quem te garante que quanto fores pagar o carro, o vendedor não se lembra de meter mais alguma despesa "esquecida"?

                                  Pede mas é o livro de reclamações do stand e faz uma queixa, porque isso não é serviço decente!
                                  Já descobri que é treta, sim! Quando ele me disse que o cheque era passado NO NOME DO DESPACHANTE, eu até fiquei azul de raiva!!! Agora os clientes passam "subornos" para isto andar mais depressa??? Que raio de país é este???

                                  Tens toda a razão, não é mesmo. Ele disse para eu não me preocupar que ele ia "tratar" disso, mas amanhã vou encostá-lo à parede, e caso isto não esteja resolvido, vou pedir o sinal com justa causa e vou comprar o carro a outro lado.

                                  Comentário


                                    dúvida sobre abate na compra de veículo novo

                                    o montante que se obtém na redução de preço devido ao abate pode ser utilizado como entrada para o novo veículo ou é sempre considerado apenas um desconto no iva que se reflecte no preço total?

                                    edit: já não é preciso.
                                    Editado pela última vez por basten; 02 January 2008, 21:10. Razão: dúvida esclarecida

                                    Comentário


                                      AJUDA!!! Duvida Abate....

                                      Olá a todos,

                                      preciso que alguem me diga se posso abater um carro que esteja em nome do meu pai mas que seja eu que circule com ele. É que queria abater o veiculo com que ando mas o novo tinha de ficar em meu nome...

                                      1 Abraço

                                      Comentário


                                        não podes

                                        Comentário


                                          Esta respondido pelo Luis.

                                          O carro novo têm de ser averbado no nome do proprietario do veiculo abatido.

                                          Comentário


                                            Não podes. Mas se o carro novo ficar em nome do teu pai não há problema.

                                            Comentário


                                              Obrigado ainda pensei que por descendencia directa daria...

                                              Comentário


                                                Ao que me indicaram passado um tempo podes mudar.
                                                Nao sei se é 1 mes ou 6.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por mitroska Ver Post
                                                  Obrigado ainda pensei que por descendencia directa daria...
                                                  Tens de te informar bem sobre isso pois por descendecia directa poderá dar
                                                  ou melhor..tinha alguma lógica se desse...

                                                  Comentário


                                                    descendencias? isso não interessa para nada.
                                                    a maneira mais fácil: o pai compra o carro novo, e depois mudam o titular do registo para o filho. sempre é melhor do que passar para nome do filho, esperar 6 meses, e depois comprar o carro novo.

                                                    Comentário


                                                      Alguem sabe...

                                                      ...se um carro pode ser proposto para abate com matricula 98-05 antes do mes 05 e que um stand diz que nao outro diz que sim.

                                                      Comentário


                                                        pra receber o incentivo o carro tem que ter dez anos.
                                                        os que disseram que sim se calhar querem é vender o carro... LoL

                                                        Comentário


                                                          Não confundir data de matricula com idade do carro.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por pensante Ver Post
                                                            pra receber o incentivo o carro tem que ter dez anos.
                                                            os que disseram que sim se calhar querem é vender o carro... LoL
                                                            Talvez queiram mas como vao vender um carro que tem as fechaduras estragadas,foi arrombado ,tem os bancos estragados e tem varios riscos nao tem a inspecçao feita pois nao circula esta parado a mais de 6 messes nada disto foi escondido aos vendedores

                                                            Comentário


                                                              Boas,

                                                              Provavelmente no meio destes posts todos deve estar a resposta a esta pergunta:

                                                              Quais são as condições(estado do carro) para entregar um automovel para abate? Posso entrega-lo com problemas no motor, tipo não pegar, ou coisas do genero, ou tem tem de chegar lá, dar a chave e trabalhar?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X