É isso. Ritmos calmos anda pelos 6,5-7, cidade à volta dos 8-8,5 e em auto estrada é quando revela a maior surpresa, anda pelos 7-7,5 a ritmos de 120-140.
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Originalmente Colocado por NP Ver Postse o motor do jazz é anémico em baixas rpm entao o meu anterior astra g 1.4 16v nao tinha baixas.
nao deve haver muitos 1.2 (gasolina)com o binário max ás 2800 rpm.
110nm ás 2800rpm.
Para isso tens tb o Punto 60 com 102 Nm/2500
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Originalmente Colocado por JeTBoy Ver PostÉ isso. Ritmos calmos anda pelos 6,5-7, cidade à volta dos 8-8,5 e em auto estrada é quando revela a maior surpresa, anda pelos 7-7,5 a ritmos de 120-140.
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Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver PostSurpresa positiva ou negativa? É que o meu 1.1 com esse andamento faz o mesmo consumo...
É que no meu Accord 1.8, eu auto-estrada (130-140), dificilmente baixo dos 10litros.
O Rover a esse ritmo gasta cerca de 7-7,5 o que é bastante bom. Se o Clio gasta isso a 140 é excelente, ainda por cima para um motor 1.2.
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Originalmente Colocado por JeTBoy Ver PostPositiva.
É que no meu Accord 1.8, eu auto-estrada (130-140), dificilmente baixo dos 10litros.
O Rover a esse ritmo gasta cerca de 7-7,5 o que é bastante bom. Se o Clio gasta isso a 140 é excelente, ainda por cima para um motor 1.2.
A 140 o meu vai a gastar 7,5/8. Tendo em conta que vai em plena carga (4200 rotações, +-) considero bom...
O Accord é um bêbedo...nem a caixa relativamente longa o safa
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Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver PostAh. Então sim, é de facto um bom consumo. O facto de não ir a uma rotação muito elevada (?) tb deve ajudar
A 140 o meu vai a gastar 7,5/8. Tendo em conta que vai em plena carga (4200 rotações, +-) considero bom...
O Accord é um bêbedo...nem a caixa relativamente longa o safa
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Originalmente Colocado por JeTBoy Ver PostO Accord é mesmo bêbado, mas compensa com um prazer de condução fantástico, a 180 nem se ouve o rugido do motor, parece um tapete rolante. É muito suave e um motor muito robusto, à prova de tudo! (Honda F18A).
Como se porta?
É que por exemplo há dias estive a ver no AHo o preço do Mazda 6 1.8. Pareceu-me muito bom...mas nunca foi feito um teste a este carro com este motor
Anyway, o Clio é muito mais agradável de conduzir (e para os ocupantes ) em estrada e auto-estrada do que em cidade. O que até é estranho, porque afinal de contas é suposto ser um utilitário
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Tem "apenas" 120cv, mas trata-se de um motor muito linear e suave, e acima de tudo muito progressivo, sem fossos de potência.
Porta-se muitíssimo bem nos arranques em cidade, mas a preferência clara é pelos regimes mais elevados. Acima dos limites de velocidade permitidos em AE, garante sempre uma disponibilidade e fôlego incríveis, sempre em 5ª.
O motor é um SOHC 16v, sem VTEC. A versão seguinte, já com VTEC, atingia 136cv e consumos bem melhores.
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Originalmente Colocado por JeTBoy Ver PostTem "apenas" 120cv, mas trata-se de um motor muito linear e suave, e acima de tudo muito progressivo, sem fossos de potência.
Porta-se muitíssimo bem nos arranques em cidade, mas a preferência clara é pelos regimes mais elevados. Acima dos limites de velocidade permitidos em AE, garante sempre uma disponibilidade e fôlego incríveis, sempre em 5ª.
O motor é um SOHC 16v, sem VTEC. A versão seguinte, já com VTEC, atingia 136cv e consumos bem melhores.
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Não te metas num Rover.
Eu entreguei um com 200.000 km, e queimou a junta aos 130.000 km (embora conheça casos que queimaram antes) e a fiabilidade não é nada de especial.
Se queres um bom carro e um valor seguro, aponta para o Civic.
Aquilo é só meter gasolina e andar.
Não te irias arrepender...
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Originalmente Colocado por JeTBoy Ver PostPositiva.
É que no meu Accord 1.8, eu auto-estrada (130-140), dificilmente baixo dos 10litros.
O Rover a esse ritmo gasta cerca de 7-7,5 o que é bastante bom. Se o Clio gasta isso a 140 é excelente, ainda por cima para um motor 1.2.
Pelos vistos, esse 1.8 gasta mais...
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Sim, exactamente. Se é a última geração do Accord (pré-restyling) o teu motor é completamente diferente do meu, é um K20Z2, correcto?
Mas mesmo o F20B, que era o motor 2.0i Vtec de 148cv que equipava o Accord anterior ao teu (98-2002), era bem mais económico que o meu 1.8 sem Vtec. É a tecnologia meu amigo...
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Originalmente Colocado por JeTBoy Ver PostSim, exactamente. Se é a última geração do Accord (pré-restyling) o teu motor é completamente diferente do meu, é um K20Z2, correcto?
Mas mesmo o F20B, que era o motor 2.0i Vtec de 148cv que equipava o Accord anterior ao teu (98-2002), era bem mais económico que o meu 1.8 sem Vtec. É a tecnologia meu amigo...
Mas pelo que julgo saber, em andamentos calmos o vtec acaba por gastar um bocado menos.
A minha maria anda com o civic 1.5 VTEC que chega a gastar 5 litros e pouco (andando devagar, obviamente).
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Foi precisamente essa, uma das grandes vantagens da implementação do sistema E-Vtec, que culminou numa melhoria substancial nos consumos.
No caso do Civic 1.5 Vtec 115cv da tua "maria", é o sistema E-Vtec associado a uma caixa de escalonamento longo, permite consumos verdadeiramente fantásticos, caso não se abuse.
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Originalmente Colocado por JeTBoy Ver Post
No caso do Civic 1.5 Vtec 115cv da tua "maria", é o sistema E-Vtec associado a uma caixa de escalonamento longo, permite consumos verdadeiramente fantásticos, caso não se abuse.
E a Honda conseguiu...
Por exemplo, se o meu tivesse uma caixa assim longa creio que ia saír um cagada...basta olhar para o Corsa D 1.2
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Originalmente Colocado por JeTBoy Ver PostPois...
O Civic 1.5 LSi de 90cv (sem VTEC), estava nessa situação. Caixa muito longa e motor muito pouco disponível.
Tornava-se pouco agradável de utilizar e os consumos estavam muito aquém do 1.5i LS Vtec.
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Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver PostÉ um motor 8v, parabéns
Para isso tens tb o Punto 60 com 102 Nm/2500
punto 60 com menos 18cv que o jazz e menos 10nm de binário,porque para ter os cv do jazz lá se vai o binario ca em baixo e vai para 114nm ás 4000rpm
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Originalmente Colocado por NP Ver Postpassei de um motor 16v para um 8v e digo "meu rico 8v" chegam bem,
punto 60 com menos 18cv que o jazz e menos 10nm de binário,porque para ter os cv do jazz lá se vai o binario ca em baixo e vai para 114nm ás 4000rpm
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Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver PostEu prefiro o meu rico 16v, e já tive dois 8v
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Originalmente Colocado por NP Ver Posto 1.4 16v que tinha(astra g) tinha 125nm ás 4000rpm em cidade para se fazer ums consumos razoaveis(baixas rpm) tornava-se desagradavel de conduzir(sempre a ter usar a caixa),e entao se liga-se o a/c o carro quase que ia abaixo tendo entao que acelerar mais para se aguentar(consumos elevados)ou seja uma miseria,com este 8v ligo o a/c e praticamente nao se nota.
Agora em estrada aberta e AE...a história é outra! Anda e "ronca" como gente grande! (e estou a exagerar pouco)
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Originalmente Colocado por JeTBoy Ver PostFirefly, eu conheço bem o Polo 1.2, modelo de 2006, 65cv.
Não é ao contrário do que eu digo, porque eu não disse que ele se conduzia mal em cidade.
Em cidade é onde se conduz melhor. É confortável e enérgico nos baixos regimes (para um motor 1.2 de 65cv). Já em estrada aberta e a galgar rotação decepciona imenso, tem uma progressão muito lenta. Mesmo em subidas deixa a ideia de não valer a pena puxar uma 3ª ou uma 4ª, compensando mais meter uma 5ª.
O Jazz tem um pouco o comportamento oposto, gosta dos regimes elevados e é um pouco anémico nos baixos.
Afinal agora, sempre concordas que é bem enérgico em cidade e nos baixos regimes... A galgar rotação,contudo não acho que decepcione imenso, acho antes que se comporta como um 65 cavalos normal, enquanto em cidade até parece que tem mais. Isso de não se precisar de pôr uma 3ª ou 4ª , porque a 5ª dá conta do recado, é mau? A meu ver indica que tem alguma elasticidade,disponibilidade e que favorece os consumos...
No entanto, entre esses, ficava era com o Civic, mas é que nem pensava muito mais...
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Tu estás sempre a colocar na minha boca afirmações que não disse.
Afinal agora, sempre concordas que é bem enérgico em cidade e nos baixos regimes...
Simplesmente, para um motor 1.2 de 65cv e para o peso que tem, cumpre bem o dever de citadino, sem obrigar a recorrer excessivamente à caixa, como acontece na grande maioria dos pequenos motores 16v dos concorrentes.
Isso de não se precisar de pôr uma 3ª ou 4ª , porque a 5ª dá conta do recado, é mau?
Mas não tenho problemas em assumi-lo, como carro de condução citadina, cumpre bem o seu dever. Fora da cidade sente-se bem mais embaraçado que um Clio 1.2 16v, que um Punto 1.2 16v ou que um Fiesta 1.25
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Ora nem mais, Jet!
Até acho que foi o Firefly que disse noutro tópico que mesmo um pequeno motor 16 v, em altas anda e ronca como gente grande...e eu concordo
Em cidade, mesmo sendo meu, não tenho problema em dizer que não é lá grande espingarda...
Mas por outro lado como mts dos kms foram feitos em AE, prefiro assim. Este motor gosta é de alta rpm...a faixa ideal dele situa-se entre as 3000 e as 5500 rotações
Transpondo isto para o Rover 25 1.4, direi que é entre as 3000 e as 6500
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