Depois de ver nas notícias, a reportagem sobre os veículos militares que portugal comprou, lembrei-me de colocar um tópico para se falar daquelas grandes máquinas, cujo objectivo nem sempre é o mais correcto, mas que na essência são necessárias!
Que me dizem?
Começo por falar nos veículos da reportagem, o Pandur 8x8
Características básicas:
Motor: Cummins ISC 350 diesel (280cv) As versões mais pesadas podem ter um motor de 400cv.
Velocidade máxima: 90 a 100 Km/H dependendo da versão
Autonomia : 600 a 700 Km dependendo da versão
Comprimento: 7.68M
Largura: 2.67M
Altura: 2.06M
Pesos: Conforme versão. No máximo, próximo a 20 Toneladas na versão com torre de 105mm
Tripulação : Depende da versão. A versão basica pode transportar 3 + 11 militares Arma principal, conforme a versão:
105mm / 25mm / 12.7mm exterior e com comando interior / missil anti-tanque / morteiro 120mm As 20 unidades destinadas aos fuzileiros são anfibias.
O PANDUR-II é aero-transportável num C-130 da Força Aérea
Outra curiosidade prende-se com a comparação, mesmo em termos de tamanho entre o actual Chaimite, e a versão base do PANDUR-II
Comparação de tamanho entre o actual Chaimite e o PANDUR-II.
Alterações:
Até ao momento são conhecidas alterações aos números de veículos que efectivamente vão fazer parte da encomenda. É apenas conhecido que, o numero de veículos com canhão de 105mm foi consideravelmente alterado, passando de 6 para 33. Foi igualmente excluída a aquisição de duas unidades para prevenção de guerra química, e reduzido o numero de unidades de comando. A principal redução é no entanto no que respeita aos veículos simples de transporte de pessoal, que passam de 140 para cerca de110/115.
Versão com torre de 105mm
A versão equipada com uma torre com canhão de 105mm está ainda pendente da certificação a obter. Tal certificação tem a ver com a garantia de que a torre (e todo o veículo) pode operar em ambiente NBQ (guerra Nuclear Biológica e Quimica). O veículo tem que dispor de meios capazes de produzir uma pressão, dentro do veículo, superior á pressão no exterior, de forma a garantir que o mesmo fica isolado de quaisquer agentes radiológicos, bacteriológicos ou quimicos, sem que os tripulantes tenham que utilizar "vestes protectoras" adequadas, o que se tornaría num grave problema do ponto de vista táctico.
Mais recentemente surgiram duvidas sobre a viabilidade da instalação da peça de 105mm no veículo Pandur-II e as informações vindas a público referem que os responsáveis portugueses não acreditam que a Steyr seja capaz de corresponder aos requesitos do exército relativamente ao equipamento equipado com uma peça de 105mm.
Existe a possibilidade de, no caso de as Forças Armadas necessitarem daquele tipo de veículo se recorrer a outro tipo de veículo, quer do mesmo quer de outro fabricante.
Infos retiradas de areamilitar.net
Que me dizem?
Começo por falar nos veículos da reportagem, o Pandur 8x8
Características básicas:
Motor: Cummins ISC 350 diesel (280cv) As versões mais pesadas podem ter um motor de 400cv.
Velocidade máxima: 90 a 100 Km/H dependendo da versão
Autonomia : 600 a 700 Km dependendo da versão
Comprimento: 7.68M
Largura: 2.67M
Altura: 2.06M
Pesos: Conforme versão. No máximo, próximo a 20 Toneladas na versão com torre de 105mm
Tripulação : Depende da versão. A versão basica pode transportar 3 + 11 militares Arma principal, conforme a versão:
105mm / 25mm / 12.7mm exterior e com comando interior / missil anti-tanque / morteiro 120mm As 20 unidades destinadas aos fuzileiros são anfibias.
O PANDUR-II é aero-transportável num C-130 da Força Aérea
Outra curiosidade prende-se com a comparação, mesmo em termos de tamanho entre o actual Chaimite, e a versão base do PANDUR-II
Comparação de tamanho entre o actual Chaimite e o PANDUR-II.
Alterações:
Até ao momento são conhecidas alterações aos números de veículos que efectivamente vão fazer parte da encomenda. É apenas conhecido que, o numero de veículos com canhão de 105mm foi consideravelmente alterado, passando de 6 para 33. Foi igualmente excluída a aquisição de duas unidades para prevenção de guerra química, e reduzido o numero de unidades de comando. A principal redução é no entanto no que respeita aos veículos simples de transporte de pessoal, que passam de 140 para cerca de110/115.
Versão com torre de 105mm
A versão equipada com uma torre com canhão de 105mm está ainda pendente da certificação a obter. Tal certificação tem a ver com a garantia de que a torre (e todo o veículo) pode operar em ambiente NBQ (guerra Nuclear Biológica e Quimica). O veículo tem que dispor de meios capazes de produzir uma pressão, dentro do veículo, superior á pressão no exterior, de forma a garantir que o mesmo fica isolado de quaisquer agentes radiológicos, bacteriológicos ou quimicos, sem que os tripulantes tenham que utilizar "vestes protectoras" adequadas, o que se tornaría num grave problema do ponto de vista táctico.
Mais recentemente surgiram duvidas sobre a viabilidade da instalação da peça de 105mm no veículo Pandur-II e as informações vindas a público referem que os responsáveis portugueses não acreditam que a Steyr seja capaz de corresponder aos requesitos do exército relativamente ao equipamento equipado com uma peça de 105mm.
Existe a possibilidade de, no caso de as Forças Armadas necessitarem daquele tipo de veículo se recorrer a outro tipo de veículo, quer do mesmo quer de outro fabricante.
Infos retiradas de areamilitar.net
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