Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Verdade ou Mito : É aconselhável, esporadicamente, levar o automóvel ao Red Line ?!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Concordo com a maioria do que aqui foi dito (então a descrição do bodygard está excelente) e vou dar apenas a minha opinião:

    Hoje em dia a quase totalidade dos carros já vem com conta-rpm ou taquímetro. A faixa vermelha é a forma indicada pelos fabricantes para dizer o valor em termos de rpm a partir do qual é de evitar andar. Não é à toa que há quem lhe chame a "zona proibida"!

    É nessa zona (pode ser, por exemplo, à volta das 4.500 num fumarento ou às 7.000 num gasosa) que o motor começa a ser pouco eficiente, tendo tendencialmente valores de binário em queda, tal como de potência e consumos muito elevados! Além disso, a zona de "corte" está mesmo aí, exactamente para proteger a mecânica!

    Do meu lado raramente lá vou, seja pelos consumos, pelos limites de velocidade, por não querer esforçar a mecânica... mas isso não invalida que não leve um ou outro esticão de vez em quando, sempre com o motor bem quente, por pequenos períodos e só a partir da 3.ª para cima!

    Para rir:
    Os primeiros Meganes dci (de 80 e 100 cv) tinham o rpm graduado igual nas versões diesel e gasosa (imagine-se um diesel a fazer 7.000 rpm, talvez ainda lá cheguemos, mas não para já) para poupar nos custos (já agora, eram e não sei se são feitos em Portugal), mas o diesel por volta das 5.000 entrava em corte e não havia volta a dar! Logo o resto das rpm era para "Inglês ver"!!!

    Moral da história: com ou sem mito convém, de vez em quando, ir explorando os diferentes regimes do motor, mas evitando os abusos, sobretudo se pretendermos que ele dure muito, mais ainda no período inicial, vulgo rodagem!

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
      o que sei e que corremos com um carro que tem motor de origem, com 170mil kms, e chega para andar na frente.

      agora expliquem-me la de novo essa cena do desgaste prematuro va...
      provavelmente nesse carro haverá uma manutenção mais "apurada" que num regular carro de dia a dia...digo eu !

      Comentário


        #63
        eu nunca deixo cortar,nem sequer ao redline,quand chega ás 6800/6900 é suficiente,aliás a partir das 7000 já não tem rendimento,e o corte é ás 7250,muitos amigos meus que têm o mesmo carro(cup/gti) que eu e cortam sempre,parece que é obrigatório!!

        há certos carros que precisam de ser levados ao limite de vez em quando,há outros que não!depende.

        Comentário


          #64
          O meu é esticado quase ao red-line praí uma ou 2x por mês. A minha velocidade de "cruzeiro" anda sempre à volta dos 100 - 130.

          Qd me apanho em AE costumo ir quase sempre a 150 (caso dê para isso) e de vez em qd puxo 1 ou 2km até aos 180 - 200.

          Mas isto é muuuuuuito de vez em qd......


          O carro já deu 230 mas não foi em Portugal

          Comentário


            #65
            Eu noto n a diferença quando faço acima de 100km seguidos sempre a fundo!

            Por isso uma bela trepa faz bem á saude!

            Lembro-me de ter feito cerca de 2000km a andar bem (+ 160km/h) e o carro ficou completamente diferente!..parecia que tinha levado com um motor com mais 50cv!

            Comentário


              #66
              Respondo à pergunta com outra pergunta:

              Fará mal dar uma corridinha a fundo de vez em quando ou só corrida lenta (jogging) é que faz bem á nossa saúde?

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Bruno Grilo Ver Post
                Respondo à pergunta com outra pergunta:

                Fará mal dar uma corridinha a fundo de vez em quando ou só corrida lenta (jogging) é que faz bem á nossa saúde?
                depnde de muita coisa nomeadamente o tipo de motor.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por carlos pinto Ver Post
                  depnde de muita coisa nomeadamente o tipo de motor.
                  Claro! Estou a considerar a generalidade dos motores...

                  Comentário


                    #69
                    O meu corsinha 1.7 DTI de vez um quando faz uma visitinha a Familia Red line

                    Abraços

                    Comentário


                      #70
                      Actualmente raramento estico, o fumarento não vale o esforço eheh

                      Mas quando tinha o civic, sempre que ía atestar, levava uma bela de uma esfrega, era sempre 2ª e 3ª até às +-8400.

                      E o carro não tinha de atestar oleo entre revisões.

                      Resumindo, se o construtor impõe um corte de rotação, acho que para o motor, rodar perto do corte é uma operação como qualquer outra.


                      Cump.

                      Comentário


                        #71
                        Eu até em marcha-atrás lhe dou umas esfregas de vez em quando

                        E hoje, que não devo trabalhar à tarde, saio daqui e vou pela A5 em vez de ir pela Marginal. Vou puxar o lustro aos colectores

                        Comentário


                          #72
                          Arrependido fiquei eu de fazer isso algumas vezes no meu fiat Stlo 1.6......em 2ª até aos 105/110 km/h até cortar, e com a brincadeira teve de levar 3 "valvolinas?" novas.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Bruno Grilo Ver Post
                            Respondo à pergunta com outra pergunta:

                            Fará mal dar uma corridinha a fundo de vez em quando ou só corrida lenta (jogging) é que faz bem á nossa saúde?
                            À pois Jogging com um ou dois sprints pelo meio para esticar as pernas

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Boxer Ver Post
                              Eu até em marcha-atrás lhe dou umas esfregas de vez em quando

                              E hoje, que não devo trabalhar à tarde, saio daqui e vou pela A5 em vez de ir pela Marginal. Vou puxar o lustro aos colectores
                              A marcha-atrás é boa - tb dá para tirar km's ao carro

                              Comentário


                                #75
                                quando fizer mal a um carro,puxar por ele,o mundo tá perdido!

                                Comentário


                                  #76
                                  eu acho que nao faz mal nenhum.


                                  quando eu pego no 320d la de casa, nas primeiras aceleracoes mais a fundo o gajo faz algum fumo, mas passado um bocado deixa de fazer.

                                  E' o tal "tirar o carvao" da conducao mais pacifica do meu pai.


                                  E altas rotacoes em AE sao excelentes para soltar o motor. Basta fazerem uns kms perto da Vmax, e depois nota-se uma melhor soltura na aceleracao.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Corsa 1200 Sport Ver Post
                                    eu acho que nao faz mal nenhum.


                                    quando eu pego no 320d la de casa, nas primeiras aceleracoes mais a fundo o gajo faz algum fumo, mas passado um bocado deixa de fazer.

                                    E' o tal "tirar o carvao" da conducao mais pacifica do meu pai.


                                    E altas rotacoes em AE sao excelentes para soltar o motor. Basta fazerem uns kms perto da Vmax, e depois nota-se uma melhor soltura na aceleracao.
                                    [joking mode on] isso na minha terra é a chamada diarreia [joking mode off]

                                    POr acaso é verdade, sim senhor

                                    Comentário


                                      #78
                                      isto faz é bem!!


                                      reparem como não o ouço queixar...


                                      http://www.youtube.com/watch?v=OphIZoWJBu8
                                      Editado pela última vez por FilipeDiass; 05 April 2007, 13:27.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Ok, eu vou dar uma opinião bem diferente de todas as que foram aqui referidas.

                                        Vou-vos dizer o que aprendi há alguns anos no meu curso de eng. mecânica.

                                        Um motor é um conjunto de peças. Cada peça é projectada com todo o detalhe.
                                        E como em todos os projectos, há sempre que considerar a possibilidade de a peça "falhar", pq todos os componentes falham no sentido em que estão constantemente em mudança. Não poderemos esperar que uma peça com uso esteja nas mesmas condições que uma acabadinha de ser feita.

                                        A um nível microscópio todas as peças quebram, isto é, como as peças estão em movimento, surgem microfissuras que, na maior parte das vezes, se dão apenas entre átomos do próprio material.

                                        Isto é verdade, e todos os componentes de um motor, têm isso em conta.

                                        O mais espantoso é que essas fissuras não têm retorno, continuando a propagar-se... mas há uma maneira muito simples e eficaz de impedir a sua propagação.

                                        Essa maneira é provocar um "choque" de energia nas ligações atómicas, de modo a que a fenda se parta de vez e não tenha meio de continuar a desenvolver-se.

                                        Esse choque de energia só se consegue "esforçando a peça".

                                        Dou-vos um exemplo, antigamente viam-se muitas motos com aqueles parabrisas plásticos. Era normal, eles quebrarem, ou devido ao vento, ou alguma pedrada... tb se utilizava um truque para evitar a propagação da fenda, fazia-se um furo na ponta da fenda com um berbequim. O furo serve para provocar o tal choque energético. O resultado é que a fenda deixa se de propagar.

                                        É isto que pretendemos, provocar o tal o choque energético que só possível levando o motor ao máximo... de preferência instantâneamente, mas como isso é impossível, basta levar o carro à AE e esperar que o red-line corte.... é claro que convém fazer isso em todas as mudanças para esticar todas as peças!

                                        Não julguem que isto é treta, isto tem teses de mestrados e doutoramentos por trás.

                                        A rodagem é um pouco como isto, anda-se devagar para puxar as fendas e depois "puf"... o choque para terminar com ela de vez.

                                        Agora não se esqueçam que isto só necessita de um instante, como tal, não andem a 200km/h por muito tempo que já não estão a fazer nada.

                                        Abraços,

                                        Comentário


                                          #80
                                          Há uns tempos atraz andei prai uns 20m na AE sempre em 3ª a cortar...ou partia ou ficava solto...e soltou...já tem 233.000...n é desta que meto outro motor...

                                          Comentário


                                            #81
                                            Belo post, sim senhor

                                            Comentário


                                              #82
                                              Sendo assim - Mito infundado.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Hugo Pereira Ver Post
                                                Ok, eu vou dar uma opinião bem diferente de todas as que foram aqui referidas.

                                                Vou-vos dizer o que aprendi há alguns anos no meu curso de eng. mecânica.

                                                Um motor é um conjunto de peças. Cada peça é projectada com todo o detalhe.
                                                E como em todos os projectos, há sempre que considerar a possibilidade de a peça "falhar", pq todos os componentes falham no sentido em que estão constantemente em mudança. Não poderemos esperar que uma peça com uso esteja nas mesmas condições que uma acabadinha de ser feita.

                                                A um nível microscópio todas as peças quebram, isto é, como as peças estão em movimento, surgem microfissuras que, na maior parte das vezes, se dão apenas entre átomos do próprio material.

                                                Isto é verdade, e todos os componentes de um motor, têm isso em conta.

                                                O mais espantoso é que essas fissuras não têm retorno, continuando a propagar-se... mas há uma maneira muito simples e eficaz de impedir a sua propagação.

                                                Essa maneira é provocar um "choque" de energia nas ligações atómicas, de modo a que a fenda se parta de vez e não tenha meio de continuar a desenvolver-se.

                                                Esse choque de energia só se consegue "esforçando a peça".

                                                Dou-vos um exemplo, antigamente viam-se muitas motos com aqueles parabrisas plásticos. Era normal, eles quebrarem, ou devido ao vento, ou alguma pedrada... tb se utilizava um truque para evitar a propagação da fenda, fazia-se um furo na ponta da fenda com um berbequim. O furo serve para provocar o tal choque energético. O resultado é que a fenda deixa se de propagar.

                                                É isto que pretendemos, provocar o tal o choque energético que só possível levando o motor ao máximo... de preferência instantâneamente, mas como isso é impossível, basta levar o carro à AE e esperar que o red-line corte.... é claro que convém fazer isso em todas as mudanças para esticar todas as peças!

                                                Não julguem que isto é treta, isto tem teses de mestrados e doutoramentos por trás.

                                                A rodagem é um pouco como isto, anda-se devagar para puxar as fendas e depois "puf"... o choque para terminar com ela de vez.

                                                Agora não se esqueçam que isto só necessita de um instante, como tal, não andem a 200km/h por muito tempo que já não estão a fazer nada.

                                                Abraços,

                                                Assumindo que tens razão, explica lá o que é que impede as microfissuras de aparecerem às 7000rpms quando elas aparecem se usares o motor às 2000...

                                                tudo bem que "cortas" a propagação das fissuras existentes mas não corres o risco de provocar outras mais graves pelo próprio esforço adicional?

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Eu no meu já cortei uma vez 2ª e 3ª e por diversas vezes já puxei 2ª até ao red line, mas sem cortar.

                                                  Em AE para tirar o carvão ás vezes puxo uma 4ª até perto das 6000 rpm.

                                                  Até à data o motor nunca se queixou, compreendo que não deve fazer muito bem, mas por vezes convém esticar um bocadito para o motor não ficar "preso".

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Duro Ver Post
                                                    Assumindo que tens razão, explica lá o que é que impede as microfissuras de aparecerem às 7000rpms quando elas aparecem se usares o motor às 2000...

                                                    tudo bem que "cortas" a propagação das fissuras existentes mas não corres o risco de provocar outras mais graves pelo próprio esforço adicional?
                                                    Sim, o esforço em exagero pode provocar uma macro-rotura, isto é, partiste a peça, tendo de ser substituída.

                                                    Mas isso significa que algo falhou, pq uma peça bem dimensionada aguenta com os esforços "estimados", o red-line é um esforço estimado.

                                                    As microfissuras ocorrem precisamente a esforços mais brandos, mas aqui o que provoca estas microfissuras não é o esforço, é o hábito, ou seja, ocorrem a regimes menos violentos mas imensas vezes, por ser este precisamente o regime normal de funcionamento.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Sim, o esforço em exagero pode provocar uma macro-rotura, isto é, partiste a peça, tendo de ser substituída.

                                                      Mas isso significa que algo falhou, pq uma peça bem dimensionada aguenta com os esforços "estimados", o red-line é um esforço estimado.

                                                      As microfissuras ocorrem precisamente a esforços mais brandos, mas aqui o que provoca estas microfissuras não é o esforço, é o hábito, ou seja, ocorrem a regimes menos violentos mas imensas vezes, por ser este precisamente o regime normal de funcionamento.
                                                      eu sabia!!!! eu sabia!!
                                                      afinal tenho razão!
                                                      aquilo quer é pau!

                                                      mas já agora pegando nos teus esclarecimentos, não pensas que o material com que as peças são feitas é importantíssimo?
                                                      por exemplo um pistão pode ser feito de diversos materiais? e o material escolhido influencia a sua durabilidade? estou a pensar bem?
                                                      Editado pela última vez por FilipeDiass; 05 April 2007, 15:34.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                                        eu sabia!!!! eu sabia!!
                                                        afinal tenho razão!
                                                        aquilo quer é pau!

                                                        mas já agora pegando nos teus esclarecimentos, não pensas que o material com que as peças são feitas é importantíssimo?
                                                        por exemplo um pistão pode ser feito de diversos materiais? e o material escolhido influencia a sua durabilidade? estou a pensar bem?
                                                        Claro que sim. Os motores de combustão já duram há imenso tempo... e infelizmente estão ainda para durar (infelizmente pq eu gostava que já cá andassem as pilhas de combustível).

                                                        Mas têm vindo a ser melhorados, não só com novas "invenções" mas também devido ao recurso a novos materiais, quase todos derivados de pesquisas provenientes da experiência em competição.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Hugo Pereira Ver Post
                                                          As microfissuras ocorrem precisamente a esforços mais brandos, mas aqui o que provoca estas microfissuras não é o esforço, é o hábito, ou seja, ocorrem a regimes menos violentos mas imensas vezes, por ser este precisamente o regime normal de funcionamento.
                                                          Estás a referir-te a um fenómeno que se chama fadiga cíclica.
                                                          Falaste no outro post de uma coisa importante: concentração de tensões, mas devo dizer que as coisas não são tão simplificadas como fizeste crer.

                                                          Logo já faço uma resposta mais elaborada àquilo que disseste
                                                          Embora isto se vá tornar muito técnico mas acho que é bom falar sobre para perceber bem o que acontece.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Hugo Pereira Ver Post
                                                            Sim, o esforço em exagero pode provocar uma macro-rotura, isto é, partiste a peça, tendo de ser substituída.

                                                            Mas isso significa que algo falhou, pq uma peça bem dimensionada aguenta com os esforços "estimados", o red-line é um esforço estimado.

                                                            As microfissuras ocorrem precisamente a esforços mais brandos, mas aqui o que provoca estas microfissuras não é o esforço, é o hábito, ou seja, ocorrem a regimes menos violentos mas imensas vezes, por ser este precisamente o regime normal de funcionamento.
                                                            a fadiga não provoca apenas microfissuras podem transformar-se também em peças partidas.

                                                            mas adiante, se levares constantemente o motor ao redline também aumentas a probabilidade de provocar fadiga nas peças mas nesse caso por excesso de esforço e de forma continuada.

                                                            Moral da história:
                                                            não andar sempre no mesmo regime seja ele excessivamente alto ou baixo

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Claro que sim. Os motores de combustão já duram há imenso tempo... e infelizmente estão ainda para durar (infelizmente pq eu gostava que já cá andassem as pilhas de combustível).

                                                              Mas têm vindo a ser melhorados, não só com novas "invenções" mas também devido ao recurso a novos materiais, quase todos derivados de pesquisas provenientes da experiência em competição.
                                                              pois a minha questão parte mesmo desse ponto: não estarão os construtores numa tentativa de ter preços competitivos e veículos com cada vez maior equipamento, a poupar onde nunca se deveria poupar? nos materias internos do motor?

                                                              ou a perseguição do aumento de potência em motores destinados inicialmente para pot~encias inferiores não causaram tb a diminuição do prazo de vida destas peças internas?

                                                              é que um pistão furar-se aos 80.000 kms é deveras estranho!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X