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    #31
    Originalmente Colocado por Peugeot_Sales Ver Post
    Errado
    Se as coisas fossem assim tão simples, há muito que não havia vendedores….e a verdade é que as empresas cada vez investem mais nos seus vendedores e os melhores são cada vez mais bem pagos. Certamente…não será por serem…dispensáveis….
    Percebeste mal... Se leres o que eu disse verás que eu não disse que são dispensáveis. São dispensáveis se não derem uma mais valia ao produto/serviço que vendem. Acrescentei que muitos não o fazem. Logo, partindo desse princípio, o que dizes de seguida no teu post não são aplicáveis ao meu argumento.

    Repetindo, e tentando explicar-me melhor:

    1 - Um comercial deve ser uma mais valia para o produto que vende
    2 - Se o cliente prefere abdicar dessa mais valia por achar que não precisa, achar que não ganha com isso, achar que não quer, então deve poder fazê-lo devendo a empresa vendedora tentar aproveitar os ganhos de eficiência que isso permite disponibilizando canais de venda alternativos
    3 - Pela razão expressa no ponto 2 é que cada vez mais serviços (p.ex. bancos) fornecem inúmeros canais de vendas incluindo por call-centers, por internet, etc etc. Tudo canais que dispensam a presença tradicional da função comercial embora ela esteja presente em back-office.


    As pessoas podem achar a net interessante, mas precisam e precisarão sempre de alguém fisicamente e cada vez mais isso vai acontecer porque este tipo de coisas apenas promove a distancia entre as pessoas…e se por um lado pode ser confortável…em grande parte dos casos não é…


    Pelo contrário, as pessoas cada vez menos necessitam da presença física como prova a predominância das vendas por canais de venda alternativos. Até para comprar os vegetais e as frutas já há quem o faça pela net.

    Acho que, obviamente, cada empresa deve ter a filosofia que considera correcta quanto a esse fenómeno. No entanto, uma empresa previdente e com dimensão para poder suportar essa solução, não deverá por os ovos todos no mesmo cesto e, se possível, dará possibilidade ao cliente escolher.

    Aliás a questão é fundamentalmente essa, o cliente deve poder escolher!!! Naturalmente sabemos que a escolha não é "livre" e geralmente as empresas encaminham o cliente para a escolha que é mais lucrativa (no sentido lato). Se tu consideras que a venda directa é a mais proveitosa então fazes bem em defendê-la. O que te peço é que não apresentes isso como verdade universal e como a única solução possível porque sabes bem que isso é uma visão redutora.


    Acho sinceramente…que devias estudar um pouco mais a área comercial já que lidas com clientes com frequência…
    Como te disse não tenho uma função comercial directa mas tenho algum bom senso e em geral isso é um bom começo para muita coisa.

    Não posso concordar com a tua opinião porque representa a tua visão do teu negócio em particular. Não me parece que seja a solução única e tal se prova pelo facto de haver quem faça de maneira diferente e com sucesso.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por jts Ver Post
      Infelizmente o caso dos automóveis ainda é promovido muito à base de negociatas e as flutuações de preços e condições são tão grandes, que afastam os compradores de uma compra "automática" para manter como vital a figura do vendedor, que não devia ser mais do que um intermediário que esclarece as dúvidas, recebe as encomendas, combina os créditos e passa as facturas.

      Num negócio de preço tabelado é perfeitamente dispensável se o consumidor puder ter acesso a toda a informação recorrendo a outros mecanismos (websites, catálogos, etc).

      Cada vez faço mais compras online e cada vez estou mais satisfeito, bendita e simplificada internet. Vou continuar a fazer cada vez mais à medida que mais e mais negócios adoptam essa plataforma. E é essa a grande tendência mundial.

      Concordo com a tua opinião. Se não houvesse componente de negociação então eu preferiria dispensar em 90% os meus contactos com vendedores de automóveis, sendo que em 90% dos meus contactos recentes com comerciais da área automóvel eu sabia mais sobre o carro do que eles. Eu soube primeiro que os comerciais todas as características do novo BMW serie 1. Eu soube primeiro que os comerciais todos os dados do novo IA. A única coisa que não soube (por motivos obvios) foi o preço em Portugal.

      Poupava tempo, poupava deslocações a diversos stands, poupava chatices, ganhava eficiência.

      E com isto não quero dizer que contactei com maus comerciais. Inclusivé acho que fui bem atendido e foram pessoas que tentaram encontrar toda a informação que eu pedia atempadamente. Não tinham talvez informação oficial para dar. Mas a verdade é que eu soube de tudo com precisão e com antecipação na net.

      Como disse não pretendo dizer que os comerciais estão ultrapassados. Acho que eles têm papel em todos os canais de venda inclusivé o electrónico, mas os clientes devem ter opção de escolha.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Peugeot_Sales Ver Post
        Errado

        Se tens essa perspectiva, és completamente leigo naquilo que é a área comercial e aquilo que é ser um bom ou mau vendedor…no fundo um vencedor ou um vencido na área das vendas. Toda e qualquer empresa vende, directamente ou indirectamente, produtos, serviços ou ideias. Aquilo que faz essa mesma empresa evoluir, crescer e ser conhecida são os seus vendedores.

        Se as coisas fossem assim tão simples, há muito que não havia vendedores….e a verdade é que as empresas cada vez investem mais nos seus vendedores e os melhores são cada vez mais bem pagos. Certamente…não será por serem…dispensáveis….

        Se a tua ideia é que a médio/longo prazo a ideia vai desaparecer…estas redondamente enganado. As pessoas cada vez mais têm necessidade de contacto directo…

        Eu vejo pelas minhas empresas….sabes porque é que elas compram Peugeot..? Porque eu fui la bater-lhes á porta, dar a conhecer a marca e apresentar-lhe as soluções que eles precisavam…

        Muitas vezes dizem-me “Epá…eu cada vez que peço uma proposta, você é o único vendedor que me vem entregar em mão…os outros mandam por fax, por e-mail…e nunca mais dizem nada ou se dizem é a perguntar se já decidi…”

        Eu regularmente passo pelas minhas empresas…simplesmente para os cumprimentar…

        Estas redondamente enganado se pensas que o cliente final compra é o produto apenas…ele compra aquele produto porque é aquela pessoa que o vai vender…isto é uma regra básica de qualquer manual de vendas…

        As pessoas podem achar a net interessante, mas precisam e precisarão sempre de alguém fisicamente e cada vez mais isso vai acontecer porque este tipo de coisas apenas promove a distancia entre as pessoas…e se por um lado pode ser confortável…em grande parte dos casos não é…

        Se entendes que para mim a Internet e isso é uma desvantagem, é exactamente o oposto…é uma oportunidade que eu tenho de marcar a diferença…

        É assim que eu vou devagarinho roubando os clientes as gestoras de frota…porque é tudo muito impessoal…

        E eles gostam de ter alguém a quem ligar para tirar duvidas antes da compra, a quem ligar para saber quando podem exprimentar determinado carro ( a gestora manda-os para os stands se quizerem e esta-se nas tintas ) eu proponho varias soluções que eles na gestora não podem fazer, os clientes quando tem um problema ligam logo para o vendedor porque é o contacto deles…alguem que lá esta dentro e os pode ajudar directamente e que eles conhecem…não uma linha de apoio ao cliente que eles não sabem com quem estão a falar…

        Serviço….serviço, serviço, serviço…esta é cada vez mais a palavra de ordem e que marca a diferença…

        Acho sinceramente…que devias estudar um pouco mais a área comercial já que lidas com clientes com frequência…
        Agora a outra perspectiva das coisas que, sem ofensa me parece um pouco fora de consideração desse lado.

        Eu, por exemplo, se apanhasse um vendedor como tu certamente e sem grandes dúvidas iria ser muito difícil fazer negócio.

        Eu gosto de saber as coisas por mimm com espaço e tempo para respirar sem ouvir apenas a vertente do lado de quem obviamente está interessado em vender.

        E quando geralmente vou a um stand é apenas e só para saber que preço me fazem e de acordo com esse ponto comprar ou nao.

        Basta dizer que até à data apenas fiz um test-drive, aquado da saída do Alfa 156 e praticamente porque o vendedor me assediou vindo-me propositadamente procurar à área de residência num sabádo à tarde.

        Comentário


          #34
          deleted

          Comentário


            #35
            O meu actual 156 foi comprado na sequência de um test drive que solicitei pela internet a um dos stands do Porto. Responderam-me ao fim de 2-3 dias.

            No ano passado, marquei pela net um test drive a um BMW 320 tdi touring. Responderam-me em poucos dias.

            Na mesma altura pedi informações à MB. Continuo à espera da resposta...

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por - Ver Post
              Say what?

              Calma lá, mas estás a falar de evoluir em que sentido, e julgas que por exemplo as pessoas ficam a conhecer os produtos que TU VENDES por pura obra e graça do espírito santo?

              Bem nem sei porque é que a PSA por exemplo, investe, quer dizer segundo a tua teoria - gasta em Marketing....
              Estou a falar no sentido do inicio...quando a casa não esta feito e tens de a arrancar do nada. Por exemplo uma empresa que tu abres e ninguem conhece...como a das a conhecer ? Bombardeias com Marketing ou és tu que andas de porta a em porta a distribuir cartoes teus e a conversar com as pessoas...?

              Ou de uma empresa feita já...

              Eu estou num projecto novo da marca....uma nova Sucursal em Paço de Arcos...ninguem sabia que isto existia...não procurasse eu dar a conhecer isto as empresas que estao ao meu redor que bem podia estar á espera que os pedidos de proposta viessem ca parar...

              Logico que a empresa investe, agora arrancar com algo do zero, mesmo de uma marca com imagem no mercado ja instalada, é tudo menos facil...

              Quem pensa em Peugeot Portugal não pensa em Paço de Arcos, pensa em Alfragide...isso é parte do meu trabalho....

              Tu se calhar nao lidas com muitas empresas, eu lidando com muitas que hoje são medias empresas ja estruturadas conheça muitas que o seu inicio com o dono a bater de porta em porta a da-la a conhecer...portanto sim, sao os seus vendedores que a fazem evoluir e dar a conhecer...

              Se julgas que estou á espera que os clientes particulares aqui venham pedir valores bem arranjado estava....

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                Percebeste mal... Se leres o que eu disse verás que eu não disse que são dispensáveis. São dispensáveis se não derem uma mais valia ao produto/serviço que vendem. Acrescentei que muitos não o fazem. Logo, partindo desse princípio, o que dizes de seguida no teu post não são aplicáveis ao meu argumento.

                Repetindo, e tentando explicar-me melhor:

                1 - Um comercial deve ser uma mais valia para o produto que vende
                2 - Se o cliente prefere abdicar dessa mais valia por achar que não precisa, achar que não ganha com isso, achar que não quer, então deve poder fazê-lo devendo a empresa vendedora tentar aproveitar os ganhos de eficiência que isso permite disponibilizando canais de venda alternativos
                3 - Pela razão expressa no ponto 2 é que cada vez mais serviços (p.ex. bancos) fornecem inúmeros canais de vendas incluindo por call-centers, por internet, etc etc. Tudo canais que dispensam a presença tradicional da função comercial embora ela esteja presente em back-office.


                [/size][/font]

                Pelo contrário, as pessoas cada vez menos necessitam da presença física como prova a predominância das vendas por canais de venda alternativos. Até para comprar os vegetais e as frutas já há quem o faça pela net.

                Acho que, obviamente, cada empresa deve ter a filosofia que considera correcta quanto a esse fenómeno. No entanto, uma empresa previdente e com dimensão para poder suportar essa solução, não deverá por os ovos todos no mesmo cesto e, se possível, dará possibilidade ao cliente escolher.

                Aliás a questão é fundamentalmente essa, o cliente deve poder escolher!!! Naturalmente sabemos que a escolha não é "livre" e geralmente as empresas encaminham o cliente para a escolha que é mais lucrativa (no sentido lato). Se tu consideras que a venda directa é a mais proveitosa então fazes bem em defendê-la. O que te peço é que não apresentes isso como verdade universal e como a única solução possível porque sabes bem que isso é uma visão redutora.


                [font=Times New Roman][size=3]

                Como te disse não tenho uma função comercial directa mas tenho algum bom senso e em geral isso é um bom começo para muita coisa.

                Não posso concordar com a tua opinião porque representa a tua visão do teu negócio em particular. Não me parece que seja a solução única e tal se prova pelo facto de haver quem faça de maneira diferente e com sucesso.
                E tens todo o direito á tua opiniao, eu como comercial e estando no ramo e conhecendo o terreno, tenho outra baseado naquilo que se passa actualmente e naquilo com que me deparo todos os dias. Uma coisa permite-me que te diga e com todo o respeito, independentemente da opinião, a ideia que tens é completamente diferente daquilo que o mercado exige.

                E pela minha profissão, sinto que tenho algum conhecimento de causa e posso falar

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Peugeot_Sales Ver Post
                  Claro que sim, é um complemento...pode ser inclusive uma ajuda ao teu trabalho junto do teu cliente. Agora nenhum comercial que conheça o mercado, que saiba aquilo que marca a diferença, têm receio algum da compra on-line...porque nunca o vai substituir, porque as pessoas necessitam e gostam, porque não dizê-lo, fundamentalmente de tudo aquilo que disse em cima.

                  Isto é uma lei basica das vendas...qualquer manual de vão de escada sobre vendas ensina isto. É a diferença entre o sucesso e o insucesso no mercado comercial. Uma relação de confiança.
                  Os últimos 3 carros NOVOS que comprei o vendedor serviu apenas para me dar a chave e eu passar-lhe o cheque, por isso podia ser um vendedor como podia ser uma assistente!

                  Fiz a compra pelo telefone, que se resumiu: tem o modelo X na cor Y? Sim, óptimo e o preço qual é? Boa, quanto tempo para entregar? Sim senhor, vou-lhe enviar os meus dados por fax para a factura pro-forma!

                  Vou comprar outro carro NOVO este ano e vai ser assim!

                  Felizmente que existe a internet, pq a maioria dos vendedores auto por mais formações que tenham ainda vivem noutro mundo que não este e de comerciais têm muito pouco. Como em tudo existem excepções, o problema é que a maioria são MUITO fraquinhos!

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                    Os últimos 3 carros NOVOS que comprei o vendedor serviu apenas para me dar a chave e eu passar-lhe o cheque, por isso podia ser um vendedor como podia ser uma assistente!

                    Fiz a compra pelo telefone, que se resumiu: tem o modelo X na cor Y? Sim, óptimo e o preço qual é? Boa, quanto tempo para entregar? Sim senhor, vou-lhe enviar os meus dados por fax para a factura pro-forma!

                    Vou comprar outro carro NOVO este ano e vai ser assim!

                    Felizmente que existe a internet, pq a maioria dos vendedores auto por mais formações que tenham ainda vivem noutro mundo que não este e de comerciais têm muito pouco. Como em tudo existem excepções, o problema é que a maioria são MUITO fraquinhos!
                    Isso para mim é pouco relevante, com o mal dos outros posso eu bem. Se muitos são maus, melhor, é mais uma hipotese que eu tenho de tentar marcar a diferença. Bons e maus existem em todo o lado e em todas as profissões.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Peugeot_Sales Ver Post
                      Isso para mim é pouco relevante, com o mal dos outros posso eu bem. Se muitos são maus, melhor, é mais uma hipotese que eu tenho de tentar marcar a diferença. Bons e maus existem em todo o lado e em todas as profissões.
                      pois isso é uma verdade incontornável, tal como existem outras como por exemplo:

                      Segundo um estudo sobre o comportamento do consumidor em UK da Honda, em 2000 o comprador entrava em média 7x no mesmo stand antes de efectuar a compra, hoje (2006) entra cerca de 1,5x e a expectativa é que em 2015, de acordo com a Honda, esse valor desça para 0,5x.

                      Outro dado engraçado é que a média que se dispende numa compra de vestuário situa-se em 40m (deve ser de 3h para as mulheres LOL ) e num stand o tempo gasto médio por visita não vai além dos 23m.

                      A internet tem vantagens fantásticas, no entanto muitas marcas que operam em Portugal tem um back office miserável e uma rede de vendas do sécXX que não responde às solicitações vindas online, a isto há que juntar que muitos comercias vêm a net como um concorrente e não como uma ferramente poderosa, mas a culpa não deles, é de quem os contrata e quem lhes dá formação.

                      OT: tb trabalho em vendas e sei bem ver o que é um bom comercial e um fracote!

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                        Segundo um estudo sobre o comportamento do consumidor em UK da Honda, em 2000 o comprador entrava em média 7x no mesmo stand antes de efectuar a compra, hoje (2006) entra cerca de 1,5x e a expectativa é que em 2015, de acordo com a Honda, esse valor desça para 0,5x.

                        A internet tem vantagens fantásticas, no entanto muitas marcas que operam em Portugal tem um back office miserável e uma rede de vendas do sécXX que não responde às solicitações vindas online, a isto há que juntar que muitos comercias vêm a net como um concorrente e não como uma ferramente poderosa, mas a culpa não deles, é de quem os contrata e quem lhes dá formação.

                        That's my point... Os comerciais não têm de se sentir atacados ou dispensados pela existência de canais de vendas não presenciais porque continuam a ser necessários noutro ponto do processo de venda. Agora têm é de se saber ajustar.

                        Comentário


                          #42
                          No entanto nem tudo é mau!

                          Na minha próxima compra (novo) entrei de facto num stand e ia muito bem informado, sobre preços, prestações, já sabia o equipamento de série e já sabia o que ia colocar como extra, no fundo ia ouvir uma proposta de valor apenas. Fiquei agradavelmente surpreendido porque o vendedor não me tentou impingir um modelo que vai ter uma revisão da motorização no final do ano, tendo-me aconselhado a esperar pelo Verão ou finais, fiquei satisfeito porque ia com vontade de fechar negócio e houve um BOM profissional que preferiu perder uma venda quase certa em Fevereiro para a adiar por mais 6 meses, com a incerteza de não comprar nesse stand. Como é óbvio daqui a uns meses, e por ter sido bem atendido este stand e vendedor será o 1º da lista a ser contactado, no entanto como sempre faço vou ligar para vários stands a pedir propostas e invarialvelmente irei comprar a quem me fizer o maior desconto.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                            No entanto nem tudo é mau!

                            Na minha próxima compra (novo) entrei de facto num stand e ia muito bem informado, sobre preços, prestações, já sabia o equipamento de série e já sabia o que ia colocar como extra, no fundo ia ouvir uma proposta de valor apenas. Fiquei agradavelmente surpreendido porque o vendedor não me tentou impingir um modelo que vai ter uma revisão da motorização no final do ano, tendo-me aconselhado a esperar pelo Verão ou finais, fiquei satisfeito porque ia com vontade de fechar negócio e houve um BOM profissional que preferiu perder uma venda quase certa em Fevereiro para a adiar por mais 6 meses, com a incerteza de não comprar nesse stand. Como é óbvio daqui a uns meses, e por ter sido bem atendido este stand e vendedor será o 1º da lista a ser contactado, no entanto como sempre faço vou ligar para vários stands a pedir propostas e invarialvelmente irei comprar a quem me fizer o maior desconto.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                              No entanto nem tudo é mau!

                              Na minha próxima compra (novo) entrei de facto num stand e ia muito bem informado, sobre preços, prestações, já sabia o equipamento de série e já sabia o que ia colocar como extra, no fundo ia ouvir uma proposta de valor apenas. Fiquei agradavelmente surpreendido porque o vendedor não me tentou impingir um modelo que vai ter uma revisão da motorização no final do ano, tendo-me aconselhado a esperar pelo Verão ou finais, fiquei satisfeito porque ia com vontade de fechar negócio e houve um BOM profissional que preferiu perder uma venda quase certa em Fevereiro para a adiar por mais 6 meses, com a incerteza de não comprar nesse stand. Como é óbvio daqui a uns meses, e por ter sido bem atendido este stand e vendedor será o 1º da lista a ser contactado, no entanto como sempre faço vou ligar para vários stands a pedir propostas e invarialvelmente irei comprar a quem me fizer o maior desconto.
                              ???

                              Tu ligas para os stands e eles dão te o melhor preço pelo telefone ?

                              Comentário


                                #45
                                Isto é tudo muito relativo, eu até acho que é útil ir ao site da marca antes de meter os pés no concessionário:
                                Vou dar um exemplo: No fim do ano passado estava a decorrer uma campanha da citroen em que o C4 a 1,6 a diesel com o pack 2 ficaria a 22.222 euros com o desconto de 3.500 euros daquele mês decorrente, estive no concessionário a ver os carros e a perguntar preços e o vendedor não me saía com nenhum preço daqueles que estava no site (era tudo para cima), depois lá tive de ser directo e dizer que tinha visto na net e no configurador... depois lá me disse que tinha razão! Resumindo: neste caso foi útil ter ido ao site.

                                Mas existem aspectos negativos, como telefonar para o concessionário a perguntar preços, já fiz essa experiência e eles dão um valor muito por alto, e nunca fazem o "tal" desconto... pelo simples facto de não estarem cara a cara com o possivel comprador...

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
                                  Isto é tudo muito relativo, eu até acho que é útil ir ao site da marca antes de meter os pés no concessionário:
                                  Vou dar um exemplo: No fim do ano passado estava a decorrer uma campanha da citroen em que o C4 a 1,6 a diesel com o pack 2 ficaria a 22.222 euros com o desconto de 3.500 euros daquele mês decorrente, estive no concessionário a ver os carros e a perguntar preços e o vendedor não me saía com nenhum preço daqueles que estava no site (era tudo para cima), depois lá tive de ser directo e dizer que tinha visto na net e no configurador... depois lá me disse que tinha razão! Resumindo: neste caso foi útil ter ido ao site.

                                  Mas existem aspectos negativos, como telefonar para o concessionário a perguntar preços, já fiz essa experiência e eles dão um valor muito por alto, e nunca fazem o "tal" desconto... pelo simples facto de não estarem cara a cara com o possivel comprador...
                                  Bingo...

                                  Comentário

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