Originalmente Colocado por Peugeot_Sales
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Repetindo, e tentando explicar-me melhor:
1 - Um comercial deve ser uma mais valia para o produto que vende
2 - Se o cliente prefere abdicar dessa mais valia por achar que não precisa, achar que não ganha com isso, achar que não quer, então deve poder fazê-lo devendo a empresa vendedora tentar aproveitar os ganhos de eficiência que isso permite disponibilizando canais de venda alternativos
3 - Pela razão expressa no ponto 2 é que cada vez mais serviços (p.ex. bancos) fornecem inúmeros canais de vendas incluindo por call-centers, por internet, etc etc. Tudo canais que dispensam a presença tradicional da função comercial embora ela esteja presente em back-office.
As pessoas podem achar a net interessante, mas precisam e precisarão sempre de alguém fisicamente e cada vez mais isso vai acontecer porque este tipo de coisas apenas promove a distancia entre as pessoas…e se por um lado pode ser confortável…em grande parte dos casos não é…
Pelo contrário, as pessoas cada vez menos necessitam da presença física como prova a predominância das vendas por canais de venda alternativos. Até para comprar os vegetais e as frutas já há quem o faça pela net.
Acho que, obviamente, cada empresa deve ter a filosofia que considera correcta quanto a esse fenómeno. No entanto, uma empresa previdente e com dimensão para poder suportar essa solução, não deverá por os ovos todos no mesmo cesto e, se possível, dará possibilidade ao cliente escolher.
Aliás a questão é fundamentalmente essa, o cliente deve poder escolher!!! Naturalmente sabemos que a escolha não é "livre" e geralmente as empresas encaminham o cliente para a escolha que é mais lucrativa (no sentido lato). Se tu consideras que a venda directa é a mais proveitosa então fazes bem em defendê-la. O que te peço é que não apresentes isso como verdade universal e como a única solução possível porque sabes bem que isso é uma visão redutora.
Acho sinceramente…que devias estudar um pouco mais a área comercial já que lidas com clientes com frequência…
Não posso concordar com a tua opinião porque representa a tua visão do teu negócio em particular. Não me parece que seja a solução única e tal se prova pelo facto de haver quem faça de maneira diferente e com sucesso.
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