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Originalmente Colocado por Boxer Ver PostPorquê?
Se a pergunta fosse "para quem gosta de qualidade e fiabilidade" também não era tendenciosa? Acho que o objectivo é mesmo esse, dado que são marcas com filosofias distintas.
É a mesma coisa que comparar um PC e um portátil e perguntar "qual é que escolhiam como melhor solução para manter, a pensar no futuro?".
E, atenção, ambos permitem upgrades. Mas...
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Originalmente Colocado por XlPower Ver PostPodes adaptar esse texto até a um smart, e funciona na mesma se assim
o quiseres. Para mim, não é assim que se classifica um carro.
Um Smart tem charme? Pode ter irreverência, espírito juvenil... agora, charme?
Vamos pegar numa coisa interessante que já foi dita e vamos fazer aqui uma analogia às mulheres
Se tiverem que escolher entre duas mulheres à luz da paixão, do charme, da alma, etc... tudo aquilo que o v7 referiu, qual é que escolhiam?
Mulher A - Séria, carregada de etiqueta, nem bonita nem feia, bem apresentada mas sem deslumbrar, discreta, fiel, dedicada, uma verdadeira mãe para os nossos filhos que sabemos que nunca nos vai trair.
Mulher B - Ruiva, alta, curvas pecaminosas, num vestido elegante e requintado, mas apelativo, transpira sensualidade ao mesmo tempo que mantém uma postura correcta, ou seja, sem nunca cair nos moldes da "rameira", nem nada que se pareça.
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Originalmente Colocado por D4Dpower Ver Postporque acho que se deveria estar a comparar as marcas como um todo e não apenas tendo em conta determinado aspecto, cada um que julgue de acordo com aquilo a que atribui maior importância, quer seja a estética, a paixão como a fiabilidade e qualidade...
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Originalmente Colocado por Boxer Ver PostMas não estamos a falar do carro como um todo. Apenas do seu charme.
Um Smart tem charme? Pode ter irreverência, espírito juvenil... agora, charme?
Vamos pegar numa coisa interessante que já foi dita e vamos fazer aqui uma analogia às mulheres
Se tiverem que escolher entre duas mulheres à luz da paixão, do charme, da alma, etc... tudo aquilo que o v7 referiu, qual é que escolhiam?
Mulher A - Séria, carregada de etiqueta, nem bonita nem feia, bem apresentada mas sem deslumbrar, discreta, fiel, dedicada, uma verdadeira mãe para os nossos filhos que sabemos que nunca nos vai trair.
Mulher B - Ruiva, alta, curvas pecaminosas, num vestido elegante e requintado, mas apelativo, transpira sensualidade ao mesmo tempo que mantém uma postura correcta, ou seja, sem nunca cair nos moldes da "rameira", nem nada que se pareça.
Pá, em relação às mulheres depende da hora do dia (ou da noite)
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Originalmente Colocado por 1alfista Ver PostIsto assim não vai la...
Daqui a um bocado la tenho que chegar a gasolina a isto! (leia-se topico ).
Lexus e carisma na mesma frase ?!
os outros não sentem paixão por outras marcas.
Eu não só tenho carisma pela Lexus, como ainda sinto paixão pela
Lexus e adoro o anterior IS, aliás sou um apaixonado pelo grupo Toyota.
Cada um tem as suas paixões e as suas taras...
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Ainda na analogia com as mulheres, relembro a pergunta que foi feita:
"Para alguém que queira uma alternativa às marcas premium alemães e que goste de carros elegantes, marcantes, exclusivos, com alma, qual o melhor ?"
Como alternativa ao estereótipo de mulher "para casar" (que nos dá segurança, estabilidade, eficácia, etc...), qual destas duas mulheres será a melhor para quem qosta de mulheres elegantes, marcantes, exclusivas, com alma?
Eu respondo: a ruiva!
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Originalmente Colocado por 1alfista Ver PostGostava que quem está a defender que a Lexus tem mais qualidade, que fosse mais especifica...
Mais qualidade onde, e em quê ? (motores, carrocerias, interiores, chassis...)
Por exemplo nos que são mais semelhantes e concorrentes (IS e 159).
Fotos:Adelino GonçalvesDura lex, Sed Lexus
Comparativo Lexus IS220d e rivais
Enorme qualidade de construção, óptimos materiais, estilo agressivo e atraente e um comportamento excelente são definições possíveis para o IS220d. Uma nova e dura lei para um segmento até agora dominado pelos alemães.
O segundo andamento da gama IS da Lexus revela, claramente, as intenções da marca pertença do universo Toyota: após a interpretação das necessidades do segmento, chegou a altura de conquistar e dominar. Não é tarefa fácil, pois falta alguma imagem de marca, “tubarões” como BMW e Mercedes são “ossos duros de roer” e até marcas mais generalistas como Alfa Romeo e VW oferecem excelentes produtos. Mas após a primeira análise ao IS com motorização a gasolina, ficámos com a impressão que a Lexus soube interpretar bem as necessidades para conquistar o segmento. Com a chegada da versão diesel, era inevitável colocar o IS 220d frente aos seus rivais e comprovar esta nossa teoria. Assim juntámos ao Lexus, BMW 320d, Mercedes C220 CDI, o belo Alfa 159 JTD e o familiar VW Passat TDI.
Carroçaria
Supremacia germânica
Lendária, a qualidade dos automóveis alemães começa a ser questionada. A aproximação experimentada pelo Alfa Romeo impressiona. A marca italiana mostra evolução muito positiva e para já, consegue com alguma facilidade colar-se ao VW Passat que apesar do tamanho e do refinamento de alguns equipamentos, não consegue exalar uma imagem Premium. Que assenta como uma luva no Alfa Romeo e perfeitamente no 320d, C220 CDI e no IS220d. O Lexus é quem coloca em maiores dificuldades os alemães, porque a marca é crónica vencedora dos prestigiosos estudos de qualidade JD Power, respira qualidade por todos os poros e apesar de menor investimento na percepção, a qualidade real é verdadeiramente elevada. A segurança também faz parte das preocupações da Lexus e fazendo jogo igual com os adversários, oferece controlo de estabilidade com controlo de tracção e ABS c/EBD.
Onde o IS 220d perde claramente para os restantes é na capacidade da mala, ilustrando-se neste capítulo o Passat. Os 565 litros da bagageira do VW deixam a longa distância os míseros 378 litros do Lexus. Os restantes ficam entre os 405 e os 460 litros (Alfa Romeo e BMW), com o C 220 CDI a ficar-se pelos 455 litros.
Interior Lexus IS220dInterior
Qualidade nipónica
Se no exterior tínhamos ficado bem impressionados, no interior aumentou a admiração. É verdade que Mercedes e BMW fazem jogo igual, mas alguns pormenores destacam o IS 220d. Não há materiais de menor valia escondidos e apesar de parecerem mais pobres que os do C220 CDI e 320d, é pura ilusão
Ou seja, a Lexus deu mais destaque à qualidade real do que à percepcionada e não fosse a tradicional forma japonesa de “espalhar” pelo “tablier” os diversos botões e comandos, tudo seria ainda melhor. O Passat esconde debaixo do manto perceptivo alguns materiais menos rigorosos e no caso do Alfa Romeo, a evolução é boa mas ainda não chega para lutar de igual para igual com Mercedes, BMW e Lexus.
Quando falamos de habitabilidade, o VW é rei e senhor: 9554 pontos no índice de habitabilidade, revelam um habitáculo espaçoso, acolhedor e onde ninguém viaja apertado. Para perceber a diferença abismal entre o Passat e os restantes, dizemos-lhe que o mais próximo é o BMW (9474 pts), seguindo-se o Mercedes (9454 pts). E aqui está um dos grandes problemas do Lexus: o valor de 9357 pts é fraco e isso verifica-se quando olhamos para o banco traseiro. Dificuldade em arrumar as pernas e pouca largura ao nível dos cotovelos, destacam-se de um interior onde apenas à frente não há dificuldades. Pior ainda é o Alfa Romeo que adere fielmente à filosofia de coupé de quatro portas, ao oferecer um mínimo espaço atrás que se traduz num índice de habitabilidade de apenas 9194 pontos, ao nível dos utilitários.
O Lexus volta à ribalta quando falamos de segurança passiva, ao oferecer de série nada menos de dez airbags, entre os quais os de joelhos para condutor e passageiro. O 159 é quem fica mais perto ao ter disponível um airbag de joelhos para o condutor. Os restantes oferecem “apenas” oito airbags, mas todos alcançaram (como o Alfa 159) as cinco estrelas EuroNCAP.
A qualidade de vida a bordo é muito boa em todos, embora haja alguns destaques a fazer. Falamos da boa funcionalidade de Passat, Mercedes e Lexus, menor no BMW e no Alfa Romeo, embora este compense com a melhor ergonomia e uma clara preocupação com o condutor. O conforto varia entre o excelente do Passat e a dureza do BMW, espelhos fiéis dos objectivos de cada modelo e da quanto a nós falhada tentativa da VW em colocar o Passat entre os modelos “Premium”.
BMW Série 320dMecânica
Lexus e BMW empatam
O motor 2.0 TDI da VW encontra aqui concorrência tão forte que as suas características empalidecem perante BMW, Lexus e até Alfa Romeo. Apenas o motor do Mercedes lhe faz companhia, por ser mais antigo. No caso do 159, o bloco 1.9 JTD Multijet destaca-se pela linearidade de comportamento e disponibilidade em todos os regimes. Mas nada pode fazer perante o bloco da BMW e o excelente D-CAT da Toyota, utilizado pelo Lexus. Sendo o mais potente do plantel com 177 CV, o motor do IS 220d destaca-se pelo baixo ruído, pelos consumos razoáveis e por uma protecção ambiental acima da média. Muitas são as características excelentes deste motor e que levam a melhor sobre o motor de 163 CV do BMW. Este, porém, é insuperável em termos de disponibilização de binário e na rapidez com que sobe de rotações (apenas o TDI o acompanha neste aspecto). Ainda por cima é auxiliado pela melhor caixa de velocidades deste comparativo. Firme, mas rápida e de fácil utilização, bem escalonada e pronta para retirar a quintessência dos 340 Nm de binário.
O motor do Lexus acaba prejudicado pela caixa de velocidades, óptima na utilização e na rapidez, mas péssima no escalonamento final, especialmente das duas últimas marchas (quinta e sexta) o que se repercute nas prestações, nomeadamente nas recuperações. No caso da Mercedes, a melhor opção é mesmo a caixa automática, pois a unidade manual é lenta e com um escalonamento apenas razoável. Palavra para a caixa do Alfa Romeo, muito melhor que nas anteriores gerações do 156, fundamentalmente na utilização e funcionamento.
Impressionante no Alfa, BMW e Lexus é a aderência mecânica. O primeiro é um tracção à frente, os outros têm tracção traseira e todos recorrem a suspensões independentes nos dois eixos (Passat e Mercedes também). Os índices de rigidez e resistência à torção são muito elevados e por isso mesmo, o “grip” mecânico é extraordinário, deixando bem longe os valores de Mercedes e VW.
Alfa Romeo 159 JTDAo volante
Trio da frente
Por isso mesmo, não espanta que o melhor comportamento pertença aos carros da Alfa Romeo, BMW e Lexus. O 320d mantém-se imperial em qualquer situação e só a muito custo conseguimos fazer funcionar o controlo de estabilidade, podendo mesmo optar pelo DSC, o programa de estabilidade alternativo – que se acede através do botão colocado na consola central – que lhe dá maior liberdade sem colocar em risco a segurança. O IS 220d é igual e as velocidades em curva impressionam, pois o carro parece estar agarrado a carris imaginários e quase não conta com a ajuda do ESP. Reconhecemos que não será tão imperturbável como o BMW, mas num dado percurso o 320d não consegue fugir ao Lexus.
Nem ao Alfa, que apesar de serem as rodas da frente a puxar, curva muito depressa e com uma segurança impressionante, ao ponto de nos esquecermos do ESP, tão raramente ele se manifesta. Longe deste trio ficam Mercedes e VW. O C220 CDi é muito seguro, mas para andar aos ritmos dos outros três, recorre em demasia ao ESP, mas mesmo assim, acaba por se isolar tendo capacidade mais que suficiente para se superiorizar ao Passat. Claramente apostado na utilização familiar e no conforto, a carroçaria deste adorna em demasia e a tendência para sair de frente é forte e obriga a alguma contenção ou crença absoluta no ESP. É também do Passat a pior posição de condução, muito por culpa dos bancos mal desenhados.
O melhor neste capítulo volta a ser o BMW, acompanhado por Mercedes e Alfa Romeo, ficando o Lexus a meio caminho, mas apenas porque ficamos sempre um bocadinho altos demais qualquer que seja a regulação de banco e volante.
A melhor travagem pertence a Alfa, BMW e Lexus, afastando-se o 159 no que toca à direcção, menos aprumada que a do 320d, IS220d e até do Mercedes. O Passat tem uma direcção que pouco ou nenhuma sensação transmite e a travagem revela algumas dificuldades com a resistência à fadiga. O já referido mau escalonamento da caixa do Lexus, coloca-o na cauda em termos de prestações, nomeadamente, nas recuperações de aceleração, exercício onde BMW, Mercedes e VW são os melhores, ficando o BWM na ribalta em termos de aceleração 0-100 km/h e velocidade máxima.
VW PassatEconomia
Preços desequilibram
Acreditamos que quando olhou para os preços destes carros, arregalou os olhos e não quis acreditar nos preços de Lexus e Mercedes. O valor final do IS 220d traduz um equipamento absolutamente imbatível, tão completo é, não deixando nada para a lista de opcionais. É verdade que são 54.953 euros, mas faça contas connosco. O BMW 320d custa “apenas” 43.550 euros, mas para ter o mesmo equipamento do Lexus, temos de deitar mão à lista de opcionais e o valor final fixa-se acima dos 55 mil euros. O Mercedes C 220 CDI custa 50.154 euros, mas uma vez mais, quando se iguala o equipamento do Lexus verificamos que o preço final fica quase nos 60 mil euros! É evidente que existem versões mais baratas e despidas de equipamento. No caso do Lexus, os valores começam nos 44.143 euros e o Mercedes pode ser adquirido por 47.728 euros.
Lexus IS220d
Noutro campeonato situam-se Alfa Romeo e VW. O 159 custa apenas 40.867 euros e carregando-o do equipamento necessário para o igualar ao Lexus, o valor final ultrapassa pouco os 46 mil euros, no caso do Passat, o valor base da versão mais equipada custa 42.832 euros e os poucos opcionais que tem levam o preço final para próximo dos 47 mil euros. Ou seja, aparentemente, os melhores negócios são o Alfa e o VW. Porém, os valores de retoma do 159 continuam muito baixos e no caso do Passat, embora sejam bons, ficam aquém de Mercedes, Lexus e BMW.
No capítulo dos consumos nenhum é exemplar, pois as suas elevadas prestações obrigam a um maior gasto de gasóleo. Nunca as médias andaram acima dos 10 litros, mas o pior foi o Alfa Romeo, seguindo-se BMW, Lexus e Mercedes, revelando-se como mais económico o VW.
Conclusão
Lexus é um caso sério
Conseguir um carro com um desenho inspirado, qualidade exemplar e dinamismo referencial, não é fácil e num segmento dominado por BMW e Mercedes, aparecer um concorrente que os supera é notícia. Mas a Toyota conseguiu com este IS220d que surge sob o manto Lexus. O 320d é um adversário duro e a vitória é à tangente, mas para além da linguagem fria dos números, fica a nossa consciência e sensibilidade e também aqui o Lexus sai vencedor. O último lugar do Alfa Romeo não significa que o carro italiano seja mau, longe disso. É de longe o mais bonito, apresenta um salto qualitativo enorme, tem um comportamento excelente e uma posição de condução óptima. Mas para bater-se com os alemães e os japoneses falta-lhe “um bocadinho assim”. Fica o extraordinário preço final que faz dele uma séria opção aos alemães e ao Lexus. O Mercedes apesar de idoso, joga com a qualidade e o carisma para se manter no topo e o Passat é mesmo um familiar médio virado para a família e sem entrada no clube dos “Premium”.
Texto:José Manuel Costa
Fotografia:Adelino Gonçalves
Infografia:Luis Abreu
Edição:Luís Cáceres Monteiro
Comparativo publicado na Revista Turbo de Março de 2006
Em http://turboonline.clix.pt/default.a...ntentId=326944
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Originalmente Colocado por XlPower Ver PostLá está, como vocês são apaixonados pela Alfa partem do princípio que
os outros não sentem paixão por outras marcas.
Eu não só tenho carisma pela Lexus, como ainda sinto paixão pela
Lexus e adoro o anterior IS, aliás sou um apaixonado pelo grupo Toyota.
Cada um tem as suas paixões e as suas taras...
Ninguem "sente" ou tem carisma, pelo que quer que seja!
É uma caracteristica. E julgo que será consensual que a Lexus é uma das marcas menos carismaticas, que pela sua curta existencia, quer pela gama reduzida, quer pela expressão reduzida, quer pelo desconhecimento do mainstream, quer pela ausencia de modelos historicos, and so on...
E não coloco em causa sequer que alguem adore a Lexus, ou a Toyota.
Agora se ha coisa, que a Lexus não tem é carisma! Pelo menos na "nossa" realidade. (portugal, EU)
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Uma das razões pelas quais gosto da Alfa é que eu acho (é apenas a minha opinião) que é a marca que tem mais hipóteses de produzir o meu carro de sonho (que actualmente não existe) - e a Maserati também.
É óbvio que qualquer marca pode produzir o meu carro de sonho (assim uma mistura entre um grande turismo requintado e um desportivo puro e duro ).
Mas o mesmo carro com um emblema com o "peso" da Alfa (ou da Maserati), para mim, é algo de perfeitamente normal. Já com o emblema da Lexus... pode acontecer... mas até estranhava...
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Originalmente Colocado por 1alfista Ver PostNesse caso trata-se de um problema de português...
Ninguem "sente" ou tem carisma, pelo que quer que seja!
É uma caracteristica. E julgo que será consensual que a Lexus é uma das marcas menos carismaticas, que pela sua curta existencia, quer pela gama reduzida, quer pela expressão reduzida, quer pelo desconhecimento do mainstream, quer pela ausencia de modelos historicos, and so on...
E não coloco em causa sequer que alguem adore a Lexus, ou a Toyota.
Agora se ha coisa, que a Lexus não tem é carisma! Pelo menos na "nossa" realidade. (portugal, EU)
P.S.: bom fim-de-semana
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Originalmente Colocado por Leonardo Sinisgalli Ver PostUma das razões pelas quais gosto da Alfa é que eu acho (é apenas a minha opinião) que é a marca que tem mais hipóteses de produzir o meu carro de sonho (que actualmente não existe) - e a Maserati também.
É óbvio que qualquer marca pode produzir o meu carro de sonho (assim uma mistura entre um grande turismo requintado e um desportivo puro e duro ).
Mas o mesmo carro com um emblema com o "peso" da Alfa (ou da Maserati), para mim, é algo de perfeitamente normal. Já com o emblema da Lexus... pode acontecer... mas até estranhava...
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Originalmente Colocado por TURBO Ver PostVale o que vale 1Alfista
Nesse texto dizem o mesmo que dizem neste topico. "ah e tal, a Lexus tem mais qualidade".
Eu gostava de saber é em quê especificamente!
Tem melhores plasticos interiores, tem um chassis melhor, tem melhores travões, tem um carroceria com melhores materiais... and so on.
Como sempre esse texto, apenas apresenta o "chavão" do costume...
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Originalmente Colocado por 1alfista Ver PostGostava que quem está a defender que a Lexus tem mais qualidade, que fosse mais especifica...
Mais qualidade onde, e em quê ? (motores, carrocerias, interiores, chassis...)
Por exemplo nos que são mais semelhantes e concorrentes (IS e 159).
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Originalmente Colocado por 1alfista Ver PostNesse caso trata-se de um problema de português...
Ninguem "sente" ou tem carisma, pelo que quer que seja!
É uma caracteristica. E julgo que será consensual que a Lexus é uma das marcas menos carismaticas, que pela sua curta existencia, quer pela gama reduzida, quer pela expressão reduzida, quer pelo desconhecimento do mainstream, quer pela ausencia de modelos historicos, and so on...
E não coloco em causa sequer que alguem adore a Lexus, ou a Toyota.
Agora se ha coisa, que a Lexus não tem é carisma! Pelo menos na "nossa" realidade. (portugal, EU)
O carisma da Alfa ficou nos anos 80 com a falta de qualidade e fiabilidade.
Esse carisma generalizado que estás a dizer vai mas é para as marcas alemãs.
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Originalmente Colocado por 1alfista Ver PostPois, o problema é que esse texto não passa da velha "ladaínha"...
Nesse texto dizem o mesmo que dizem neste topico. "ah e tal, a Lexus tem mais qualidade".
Eu gostava de saber é em quê especificamente!
Tem melhores plasticos interiores, tem um chassis melhor, tem melhores travões, tem um carroceria com melhores materiais... and so on.
Como sempre esse texto, apenas apresenta o "chavão" do costume...
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostJulgo que a maior parte ainda não sabe bem.
Bom fim-de-semana ? abandona-se assim isto ?
Basta ler o ensaio acima no factor preço e retira-se logo as conclusões V7 .
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Originalmente Colocado por 1alfista Ver PostPois, o problema é que esse texto não passa da velha "ladaínha"...
Nesse texto dizem o mesmo que dizem neste topico. "ah e tal, a Lexus tem mais qualidade".
Eu gostava de saber é em quê especificamente!
Tem melhores plasticos interiores, tem um chassis melhor, tem melhores travões, tem um carroceria com melhores materiais... and so on.
Como sempre esse texto, apenas apresenta o "chavão" do costume...
Alfa sempre nos últimos lugares.
Mas lá está, a paixão é cega.
Bom fim de semana, tenho que bazar.
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