Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Sempre que ouço um carro do INEM até tremo!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Boas

    A implantação de motas de emergência médica em Portugal em 2004 foi um passo em frente no socorro a populações e o aproximar do nosso sistema á realidade europeia.
    As motas do INEM em funcionamento diário (há moto 4 usadas em situações especificas) são tripuladas por técnicos de emergência e são usadas habitualmente em 3 tipos de situações: primeira intervenção em situações de risco de vida, uma vez que chega ao local rapidamente (a media está em 4m 40seg), avaliação da situação em caso de dúvida (ex: falsas emergências ou situações que não se justifica ambulância) permitindo assim “poupar” uma ambulância que pode ser usada numa verdadeira emergência e é usada no apoio aos restantes meios de emergência.
    Os resultados até agora têm sido tão bons e as vidas salvas têm sido tantas que o inem recebe visitas de estudo de serviços de emergência estrangeiros. A mota possui material de primeira abordagem, desfibrilhador, O2, material de penso e material de avaliação de sinais vitais (glicemia capilar, tensão arterial, SpO2).

    Em relação ao tema do tópico não posso deixar de demonstrar o meu desagrado, embora respeitando todas as opiniões, que se passe uma imagem de irresponsabilidade por parte de todos aqueles que tripulam viaturas de emergência e que todos os dias arriscam a sua vida para salvar a dos outros, no mínimo merecem a o benefício da dúvida, hoje em dia parece correr um pouco por todo lado um síndrome da falta de confiança nas instituições e nos serviços…

    Em relação aos atropelamentos e acidentes são todos eles lamentáveis e motivo de preocupação e estudo no entanto gostava de lembrar que a cor que o INEM usa foi escolhida por um grupo de cientistas e oftalmologistas europeus por ser a cor que os olhos humanos identificam a maior distancia, as viaturas tem sirenes de alta intensidade com toques que provocam o despertar do sentido auditivo e luzes estroboscópicas ao nível dos retrovisores dos automóveis com flashes de luz intensa.

    Não resisto a deixar uma pergunta no ar, quantos de nós recebemos formação pratica durante a instrução sobre o comportamento a ter quando estamos na presença de viaturas de emergência?

    Boa Páscoa a todos…

    Comentário


      #92
      O meu pai há usn anos, teve um acidente de moto, foi na ambulancia, e a descer pelo Amoreiras para o MArques, essa ambulancia ttm um acidente contra um carro, a ambulancia ficou logo ali toda partida, tiveram que esperar por outra ambulancia, que chegou e o levou a ele e ao enfermeiro que vinha solto com ele e que se aleijou mas ligeiramente.
      Curiosamente, a Ambulancia que apanhou o meu pai, trazia o dono da firma de reboques que tinha ido levantar a mota do meu pai que tinha tb tido um acidente logo asseguir.

      Comentário


        #93
        citação:Originalmente colocada por Simple

        O meu pai há usn anos, teve um acidente de moto, foi na ambulancia, e a descer pelo Amoreiras para o MArques, essa ambulancia ttm um acidente contra um carro, a ambulancia ficou logo ali toda partida, tiveram que esperar por outra ambulancia, que chegou e o levou a ele e ao enfermeiro que vinha solto com ele e que se aleijou mas ligeiramente.
        Curiosamente, a Ambulancia que apanhou o meu pai, trazia o dono da firma de reboques que tinha ido levantar a mota do meu pai que tinha tb tido um acidente logo asseguir.
        Porra! Eu não não sou supersticioso mas deve ter sido em alguma 6ª-feira 13!

        Comentário


          #94
          É a segunda vez que posto neste tópico e acho que nÃo o deviamos deixar morrer, não só pela razão que levou o MS abri-lo mas também por uma questão de sensibilizaçao com o brilhante trabalho que estes profissionais desempenham. Quem é da zona de Cascais decerto ouvio falar no acidente da passada quarta feira envolvendo uma mota (CBR 600RR) e uma carrinha que foi ''seifada'' pela mota. Seguia uns escassos minutos atras na minha mota com uma amiga, razao pela qual optei por me afastar do local na medida em que a imagem era no minimo arrepiante.Poucas esperanças tenho relativamente á vida do motociclista e poucas mais quanto á do automobilista que ao que sei sofreu diversas lesoes a nivel cervical.Contudo todo este testamento, talvez inutil para quem nao presenceou a situação serve para felicitar a extremamente rápida intervenção da VMER que possibilitou (pelo menos) que os acidentados saissem do local com vida graças aos cuidados prestados. A quem anda de mota, como eu, nao se excedam, muito menos quando podem estragar a vida de alguem que nada tem a ver com as nossas/vossas descargas de adrenalina. Mais uma vez desculpem a extensissima intervençao mas ''aquilo ficou ca''. Cumps

          Comentário


            #95
            citação:Originalmente colocada por pmc_jtd

            citação:Originalmente colocada por Simple

            O meu pai há usn anos, teve um acidente de moto, foi na ambulancia, e a descer pelo Amoreiras para o MArques, essa ambulancia ttm um acidente contra um carro, a ambulancia ficou logo ali toda partida, tiveram que esperar por outra ambulancia, que chegou e o levou a ele e ao enfermeiro que vinha solto com ele e que se aleijou mas ligeiramente.
            Curiosamente, a Ambulancia que apanhou o meu pai, trazia o dono da firma de reboques que tinha ido levantar a mota do meu pai que tinha tb tido um acidente logo asseguir.
            Porra! Eu não não sou supersticioso mas deve ter sido em alguma 6ª-feira 13!
            Foi a uma sexta, mas não dia 13 .

            Comentário


              #96
              é pena que no nosso pais as pessoas que prejudicam a normal progressão dos meios de emergencia,não sejam "contempladas",com o respectivo processo crime que a lei prevê.

              Comentário


                #97
                Cá em São Paulo - Brasil as equipes de resgate do Corpo de Bombeiros possui paramédicos-motociclistas (equipados com materiais de primeiros-socorros, desfibrilador portátil e colar cervical) para chegarem antes que as ambulâncias (devido ao intenso tráfego na metrópole). Isto já foi aplicado há uns 4 anos, mostrando bastante eficiência (porque apesar da rapidez do resgate, o primeiro atendimento é é fundamental em qualquer procedimento).
                Abraços e gostei bastante do tópico!

                Comentário


                  #98
                  Apenas um comentário relativamente ao complexo e evoluído sistema de gestão da frota do INEM (e viaturas do inem apenas).

                  O CODU funciona com um avançado sistema informático desenvolvido pela Intergraph que procede à triagem e gestão de todas os pedidos de auxilio recebidos... Apenas para enunciar ao de leve uma das componentes do sistema, a cada chamada recebida é atribuida uma prioridade que desencadeia o tipo de meios necessários para cada situação. Todas as viaturas estão equipadas com GPS, pelo que o programa identifica não a viatura que está mais perto, mas sim a viatura que, pelo tipo de estrada e por informações de trânsito, consegue chegar mais rápido ao local. De acordo com o tipo de urgência, estão definidos registos de alarme especificos, por exemplo: se ocorrem a uma situação não urgente, não podem ultrapassar determinados limites de velocidade nem ligar a sinalização sonora. Os procedimentos encontram-se perfeitamente definidos e eles possuem os meios necessários para identificar quem não os cumpra.

                  Tudo isto serve apenas para demonstrar que quando as viaturas do INEM vão em marcha de emergência... é porque vão mesmo numa emergência, devendo por isso ser facilitada a sua passagem....

                  Apesar do sentimento de que neste pais tudo se faz para meter dinheiro ao bolso... é de constatar que, embora desfazados no tempo quando comparados com outros países, o INEM se encontra no topo relativamente aos serviços de saúde que presta.

                  citação:a mim não me parece tão boa ideia!
                  parece-me mais uma ideia em que alguem meteu € ao bolso
                  Se as motos existem, é porque realemente servem para alguma coisa!

                  citação:se reparares, os VMER (agora as Passat's estâo em maioria) estão cheios de material
                  e uma mota... o que tem?! duas malitas?!

                  ora, eu ligo 112 e eles manda-me uma mota
                  o médico (não sei se os da mota são medicos ou enfermeiros, mas penso que são medicos) chega lá, e com o material que tem não pode fazer nada
                  boa... lá vem o Vmer. ou seja, perde-se muito mais tempo e gasta-se mais dinheiro

                  A ideia das motos foi tão boa que existem muito poucas
                  Mas será que possuimos conhecimentos suficientes para poder falar sobre isto?!?! Eu não, por isso remeto-me à minha insignificância e, até prova em contrário dada por quem realmente percebe do assunto (e parece que por aqui existem), acredito que as motas existem e são capazes de cumprir com os objectivos definidos na sua criação...

                  Costumo ler assiduamente este forum e começo a tirar umas conclusões... Toda a gente percebe de tudo e faz os comentários/afirmações que quer e bem entende... simplesmente acho que se não sabemos, não afirmamos, perguntamos e alguém nos há-se esclarecer... como tem vindo a ser feito...

                  Comentário


                    #99
                    Por acaso até uns tempos atrás não tinha razão de queixa, desde o dia q apanho um carro da EMIR (O equivalente ao INEM na Madeira) a vir de frente numa rua de um só sentido. Claro q vinha em sentido contrário. [8]

                    A minha reacção foi instintivamente subir o passeio pra evitar a colisão, mas ainda deu pra pensar no curto espaço de tempo da aproximação e vendo q ele o iria fazer do lado oposto, evitei subir o passeio e assim tb danificar possivelmente o meu carro.

                    Comentário


                      realmente há condutores que abusam,deviam fiscalizaralguns deles,eles são contratados para salvar vidas,não tirá-las!

                      Comentário


                        [quote]Originalmente colocada por Eliselotus

                        eles teem sirenes daquelas por algum motivo. é para TODA A GENTE OUVIR! acho muito dificil que um peao nao consiga ouvir, por mais distraido que esteja.

                        Também existem os peoes surdos....

                        Comentário


                          Pelo que li no que escreveu o nosso amigo m@s, as viaturas do INEM estão equipadas com GPS, contudo não me parece que isso seja verdade uma vez que já assisti por diversas vezes veículos do INEM a circularem de um lado para o outro com as sirenes ligadas a pararem junto de pessoas a perguntar onde fica determinada rua.

                          Comentário


                            citação:Originalmente colocada por bentley

                            Pelo que li no que escreveu o nosso amigo m@s, as viaturas do INEM estão equipadas com GPS, contudo não me parece que isso seja verdade uma vez que já assisti por diversas vezes veículos do INEM a circularem de um lado para o outro com as sirenes ligadas a pararem junto de pessoas a perguntar onde fica determinada rua.
                            Boas

                            Ter GPS não significa que tenham um monitor com um mapa... significa que têm um emisssor de sinal que serve unicamente para identificar a viatura e o sitio onde ela se encontra. Penso que será este o caso.

                            Ainda em relação ao facto de se perderem, este é para mim um dos grandes defeitos dos CODU's, é que por melhor que sejam os mapas disponiveis, por melhor que seja a recolha de elementos para a localizaçao exacta da emergência, as áreas que os diferentes CODU's abrangem são enormes, e torna-se muito dificil para, por exemplo, alguém que está no Porto, enviar/gerir meios de socorro do distrito de Braga. É mesmo complicado. Em tempos estive a trabalhar com funções identicas às dos operadores do CODU nos Bombeiros Sapadores de Gaia, e mesmo tendo "só" o concelho de Gaia para gerir, já era muito complicado.

                            Só mais uma questão que ainda não foi abordada e que acho muito importante... Muitas vezes, que dá má fama aos "verdadeiros" serviços de emergência, são as ambulâncias privadas, que não podem fazer socorro, e que muitas vezes circulam em "marcha de emergência" sem que tal se justifique! E estas empresas têm aparecido como "cogumelos".

                            Cumps

                            Comentário


                              Viva,

                              Apenas para demonstrar o quanto evoluidos estamos... já é possível para os operadores identificarem o local de onde está a ser efectuada a chamada para o 112, quer seja de telefone fixo, quer seja de telemóvel...

                              Comentário


                                Epá eu quando oiço uma sirene procuro ver de onde vem e se vier na minha direcção encosto para facilitar.

                                Comentário


                                  citação:Originalmente colocada por Simple

                                  O meu pai há usn anos, teve um acidente de moto, foi na ambulancia, e a descer pelo Amoreiras para o MArques, essa ambulancia ttm um acidente contra um carro, a ambulancia ficou logo ali toda partida, tiveram que esperar por outra ambulancia, que chegou e o levou a ele e ao enfermeiro que vinha solto com ele e que se aleijou mas ligeiramente.
                                  Curiosamente, a Ambulancia que apanhou o meu pai, trazia o dono da firma de reboques que tinha ido levantar a mota do meu pai que tinha tb tido um acidente logo asseguir.

                                  Comentário


                                    citação:Originalmente colocada por Theplaypen

                                    citação:Originalmente colocada por bentley

                                    Pelo que li no que escreveu o nosso amigo m@s, as viaturas do INEM estão equipadas com GPS, contudo não me parece que isso seja verdade uma vez que já assisti por diversas vezes veículos do INEM a circularem de um lado para o outro com as sirenes ligadas a pararem junto de pessoas a perguntar onde fica determinada rua.
                                    Boas

                                    Ter GPS não significa que tenham um monitor com um mapa... significa que têm um emisssor de sinal que serve unicamente para identificar a viatura e o sitio onde ela se encontra. Penso que será este o caso.

                                    Ainda em relação ao facto de se perderem, este é para mim um dos grandes defeitos dos CODU's, é que por melhor que sejam os mapas disponiveis, por melhor que seja a recolha de elementos para a localizaçao exacta da emergência, as áreas que os diferentes CODU's abrangem são enormes, e torna-se muito dificil para, por exemplo, alguém que está no Porto, enviar/gerir meios de socorro do distrito de Braga. É mesmo complicado. Em tempos estive a trabalhar com funções identicas às dos operadores do CODU nos Bombeiros Sapadores de Gaia, e mesmo tendo "só" o concelho de Gaia para gerir, já era muito complicado.

                                    Só mais uma questão que ainda não foi abordada e que acho muito importante... Muitas vezes, que dá má fama aos "verdadeiros" serviços de emergência, são as ambulâncias privadas, que não podem fazer socorro, e que muitas vezes circulam em "marcha de emergência" sem que tal se justifique! E estas empresas têm aparecido como "cogumelos".

                                    Cumps


                                    pois claro e quando é necessário uma evacuação de alto risco,se é que sabes o que isso é,normalmente acompanhada de equipa medica dos hospitais,que asseguram o suporte avançado de vida,a ambulancia pertença de empresa privada(visto o inem e bombeiros não fazerem este tipo de trabalho)deve seguir em marcha normal,porque de outra forma,estará(na tua opinião)a dar má fama aos verdadeiros serviços de emergencia.essa é boa!!!

                                    Comentário


                                      Na terça assisti a um acidente com uma ambulancia do INEM, foi na praça do chile e está aqui o desenho:

                                      [img]uploaded/MrAnderson/2006530234047_ac.JPG [/img]
                                      (aquilo a vermelho é a ambulancia, os riscos vermelhos é a trajectoria, aquilo a cizento é o opel cordsa

                                      A ambulancia ali curtou caminho, atenção que aquilo não é uma rotunda, embora pareça [8], e o opel corsa dos velhos que se nao parado, lá andava e puf, bateu, só chapa.

                                      A ambulançia lá desligou o som, por coincidencia, estava um carro da policia a passar por lá, que encostou, o condutor da ambulancia sai da ambulancia, e mais não sei porque entretanto chegei ao metro.

                                      Mas sempre pensava que nestes casos a ambulancia continuava, afinal que se lixe a chapa, se a ambulancia anda, o mais importante era socorrer a vitima, mas parece que afinal o protocolo seguido é outro.

                                      É caso para disser, tanta presa para nada...

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por MrAnderson Ver Post
                                        Na terça assisti a um acidente com uma ambulancia do INEM, foi na praça do chile e está aqui o desenho:

                                        [img]uploaded/MrAnderson/2006530234047_ac.JPG [/img]
                                        (aquilo a vermelho é a ambulancia, os riscos vermelhos é a trajectoria, aquilo a cizento é o opel cordsa

                                        A ambulancia ali curtou caminho, atenção que aquilo não é uma rotunda, embora pareça [8], e o opel corsa dos velhos que se nao parado, lá andava e puf, bateu, só chapa.

                                        A ambulançia lá desligou o som, por coincidencia, estava um carro da policia a passar por lá, que encostou, o condutor da ambulancia sai da ambulancia, e mais não sei porque entretanto chegei ao metro.

                                        Mas sempre pensava que nestes casos a ambulancia continuava, afinal que se lixe a chapa, se a ambulancia anda, o mais importante era socorrer a vitima, mas parece que afinal o protocolo seguido é outro.

                                        É caso para disser, tanta presa para nada...
                                        Eu respondo-te a isso, começaram a aparecer queixas dos condutores que levavam os toques, a dizer que a ambulância "fugiu" do local e era culpada !

                                        A ordem passou a ser, informa CODU do acidente para mandar outra o mais rápido possível, fica no local e assiste se houver feridos e resolves as coisas...

                                        Portanto nada de novo, mentalidade tuga a 100%, igualzinha a tua quando dizes que é tanta pressa pra nada...

                                        Comentário


                                          Escavadeira%u00252BCat%2B315.jpg

                                          Mas para o meu post não ser tão inútil, acho que as pessoas têm é de se afastar da frente e mais nada. A minha única preocupação é deixar espaço o suficiente para a ambulância passar sem o condutor ter de estar a calcular distâncias para não bater.

                                          Comentário


                                            Mas que belo desenterro, sim senhor

                                            Comentário


                                              Quase 8 anos de desenterro, há algum prémio ou assim?

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X