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    Originalmente Colocado por Jfire Ver Post
    É apenas uma comparação. E como ex proprietário de um Clio Mk1 e de um Corsa B 1.4 Sport, fazer um Porto- Coimbra é bem mais agradável no Corsa do que no Clio fofinho.
    Os Ibiza que falo são versões depois de 2000.
    Pois eu disso não me acredito porque esse tipo de viagens fiz muitos milhares num Clio I e num Corsa 1.5 TD e o Corsa é uma miséria, mesmo em estrada aberta.

    Porquê?
    Porque no Corsa não se arranja uma posição 100% confortável, ao passo que no Clio isso é possivel.

    PS - o CLio até é um BeBop que tem bancos mais fraquinhos do que as outras versões.

    Comentário


      Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
      Vamos lá ver uma coisa:

      Eu nunca disse que os bancos do Ibiza eram bons.
      Eu disse que o facto dos do Ibiza serem maus - e piores do que o Corsa - desculpam o facto deste último também ser desconfortável.

      O Opel Corsa é um automóvel desconfortável. Sempre o foi. Até parece que se está a falar de uma novidade.
      As publicações sempre o referiram.
      Ninguém se desculpou com o Ibiza, só tu entendeste isso, tanto eu com o Jfire fizémos essa menção em tom de comparação e nem foi só com esse carro que eu comparei. E claro que o conforto não foi nem é o ponto alto dos Opel. O que estamos a dizer é que também não é assim tão mau como andam a pintar (dito por alguém que tem Opel há 15 anos, corsa B, corsa C e Astra H) e há casos bem piores. É só isso.

      Comentário


        Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
        Pois eu disso não me acredito porque esse tipo de viagens fiz muitos milhares num Clio I e num Corsa 1.5 TD e o Corsa é uma miséria, mesmo em estrada aberta.

        Porquê?
        Porque no Corsa não se arranja uma posição 100% confortável, ao passo que no Clio isso é possivel.

        PS - o CLio até é um BeBop que tem bancos mais fraquinhos do que as outras versões.
        É claro para mim que cada um tem sensações diferentes ao volante dos mesmos carros e como tal respeito que não te sintas confortável e que não encontres uma posição de condução adequada, ao volante de um corsa. Eu nunca senti essa dificuldade e esse desconforto, apesar de já o ter reconhecido, que conforto não é um primor.

        E também estranho que o corsa seja mais agradável (ainda para mais o Sport), que o clio em viagens longas. Diria que o contrário faria mais sentido.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
          Ibiza 6K2, aquele de 1999-2002?
          É horrivelmente duro.
          E o 6L é bem pior que o Corsa C.
          O Corsa C não é mau de todo, ainda aqui há dias conduzi uma Combo que supostamente devia ser pior e até gostei.
          Tenho ideia que o D está mais duro que o C.
          Editado pela última vez por FernandoAc; 05 September 2012, 10:52.

          Comentário


            Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
            O Corsa C não é mais de todo, ainda aqui há dias conduzi uma Combo que supostamente devia ser pior e até gostei.
            Tenho ideia que o D está mais duro que o C.
            Tenho ideia do mesmo, tanto nos materiais como na suspensão.
            O problema no Corsa D não está na medida de jante, porque o Punto Evo Sport com 17'' é mais confortável que D com 15''.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
              Tenho ideia do mesmo, tanto nos materiais como na suspensão.
              O problema no Corsa D não está na medida de jante, porque o Punto Evo Sport com 17'' é mais confortável que D com 15''.
              O Corsa D só conheço o 1.2 com 16".
              É durissimo.

              Comentário


                Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                O Corsa D só conheço o 1.2 com 16".
                É durissimo.
                Sim, horrível para se conduzir em estradas Portuguesas.

                Preferia o meu velhinho Corsa A, 145/80R13, aquilo não pisava o asfalto, navegava sobre ele.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                  Pois eu disso não me acredito porque esse tipo de viagens fiz muitos milhares num Clio I e num Corsa 1.5 TD e o Corsa é uma miséria, mesmo em estrada aberta.

                  Porquê?
                  Porque no Corsa não se arranja uma posição 100% confortável, ao passo que no Clio isso é possivel.

                  PS - o CLio até é um BeBop que tem bancos mais fraquinhos do que as outras versões.
                  Mas desde quando é que as tuas experiências são mais válidas que as minhas?

                  O Corsa tem uma posição de condução muito melhor, vais bem encaixado. No Clio ia sempre a mexer-me e os bancos fofinhos chegavam ao final e acabavam por ser desconfortaveis.

                  O Clio era um RT, e o Corsa um Sport.
                  O BeBop tinha uns bancos realmente do mais fólclorico que existia.
                  Tu, ao que parece nem foste proprietário de nenhum Corsa. Do Clio não sei. Viagens esporádicas em carros de namoradas, não valem pela experiência do carro ser teu.
                  Editado pela última vez por Jfire; 05 September 2012, 13:11.

                  Comentário


                    MadDragon, não justifiques tudo com o que as revistas diziam. O Fahrenheit respondeu-te a isso de uma forma exímia.
                    Tu não distingues um Swing (versão base) de um GLS (versão melhor até 1997)...os teus conhecimentos sobre Corsas não são os melhores.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Jfire Ver Post
                      MadDragon, não justifiques tudo com o que as revistas diziam. O Fahrenheit respondeu-te a isso de uma forma exímia.
                      Tu não distingues um Swing (versão base) de um GLS (versão melhor até 1997)...os teus conhecimentos sobre Corsas não são os melhores.
                      Swing não era versão base, havia o Eco nessa altura.

                      Comentário


                        Sim o meu é o Eco e é o base, só trás tecto de abrir porque foi pedido na altura

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Jfire Ver Post
                          MadDragon, não justifiques tudo com o que as revistas diziam. O Fahrenheit respondeu-te a isso de uma forma exímia.
                          Tu não distingues um Swing (versão base) de um GLS (versão melhor até 1997)...os teus conhecimentos sobre Corsas não são os melhores.
                          Se me permites a expressão, poupa-me aos teus ensinamentos.
                          O ECO é que era a versão base, fosse ou não da época do GLS.

                          Em segundo lugar pouco me interessa se o GLS era acima ou abaixo do SWING.
                          Alías, eu até disse que o GLS deveria ser uma versão boa já que trazia algum equipamento interessante.
                          Não era por isso que é mais confortável ou não do que a concorrência.

                          Por último, quando uma pessoa não admite que o Corsa B era um automóvel desconfortável, mesmo para a época, então é porque não entende muito do assunto.

                          o Corsa B era, inclusive, tido como dos piores utilitários da época.

                          E sim, as tuas experiências valem tanto como as minhas.
                          A diferença entre nós é que eu não necessito de dizer bem ou mal da Opel.
                          Já tu com o avatar que tens mostras para onde tendes.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                            Se me permites a expressão, poupa-me aos teus ensinamentos.
                            O ECO é que era a versão base, fosse ou não da época do GLS.

                            Em segundo lugar pouco me interessa se o GLS era acima ou abaixo do SWING.
                            Alías, eu até disse que o GLS deveria ser uma versão boa já que trazia algum equipamento interessante.
                            Não era por isso que é mais confortável ou não do que a concorrência.

                            Por último, quando uma pessoa não admite que o Corsa B era um automóvel desconfortável, mesmo para a época, então é porque não entende muito do assunto.

                            o Corsa B era, inclusive, tido como dos piores utilitários da época.

                            E sim, as tuas experiências valem tanto como as minhas.
                            A diferença entre nós é que eu não necessito de dizer bem ou mal da Opel.
                            Já tu com o avatar que tens mostras para onde tendes.
                            Há que reconhecer.

                            Obviamente que tinha as suas qualidades: durabilidade, resistência...mas o seu sucesso comercial deveu-se fundamentalmente a um factor: estética. Não havia nada igual na época (ou nada tão redondo ) mas cativava por isso. E conseguia agradar a raparigas e rapazes (estes mais na versão Sport - também tive um 1.5TD - máquina!!).

                            Os interiores também eram algo inovadores e diferentes para a época.

                            Mas tinha grandes pontos fracos:

                            - O chassis era evolução do existente no Corsa A. A condução era pouco interessante...
                            - Até à entrada da família Ecotec da Opel (a partir de 94), os motores era muito fracos. O 1.2 tinha 45cv (?!) e o 1.4 ficava-se pelos 60 ou 77cv (versão Sport). Só mais tarde apareceu o 1.4 16v de 90cv e o 1.6 para o GSi. A melhor opção era sempre o 1.5 TD.
                            - O espaço interior era reduzido
                            - Nunca foi o modelo mais acessível do segmento.

                            Lembro-me claramente que o Fiat Punto e o VW Polo conseguiam sempre melhores críticas que o Corsa B.

                            Tirando isso, e apesar de todos os defeitos, não me arrependo nada de o ter tido como 1º carro.

                            Em relação às versões, do que me recordo:

                            Versões fase inicial:

                            - City (apenas 5 portas)
                            - Swing (3p e 5p)
                            - Joy (3 p)
                            - Sport (3 p)
                            - GLS (5 p)
                            - GSI (3 p)

                            Penso que passado 2 anos de vendas, a Opel introduziu algumas alterações estéticas (que não é o 1º facelift de 2000). Nestas alterações, os choques passaram a ser pintados da cor da carroçaria e a versão City foi substituída pela ECO. A versão GLS também desapareceu passando a denominar-se CDX.

                            Ao nível de motores:

                            1.2 45cv
                            1.4 60cv
                            1.4 77cv
                            1.6 105cv
                            1.5 D (?cv)
                            1.5 TD 67cv

                            O Corsa B manteve-se assim até ao ano 2000 (facelift) onde recebeu diversos melhoramentos mecânicos. Destaca-se ainda a introdução do 1.0 3cil de 55cv e algum tempo depois aparece o 1.2 16v de 65cv.

                            As versões passaram a ser:

                            - ECO (3 e 5p)
                            - Swing (3 e 5p)
                            - Centenário / 100 (durante 1 ano, penso) (3p e 5p)
                            - Sport / Sportive (3p)
                            - GSi (3p)

                            Ao nível de motores:

                            1.0 55cv
                            1.2 65cv
                            1.4 90cv
                            1.6 110 cv
                            1.5 TD 67cv

                            Penso que de modo geral é isto.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                              Se me permites a expressão, poupa-me aos teus ensinamentos.
                              O ECO é que era a versão base, fosse ou não da época do GLS.

                              Em segundo lugar pouco me interessa se o GLS era acima ou abaixo do SWING.
                              Alías, eu até disse que o GLS deveria ser uma versão boa já que trazia algum equipamento interessante.
                              Não era por isso que é mais confortável ou não do que a concorrência.

                              Por último, quando uma pessoa não admite que o Corsa B era um automóvel desconfortável, mesmo para a época, então é porque não entende muito do assunto.

                              o Corsa B era, inclusive, tido como dos piores utilitários da época.

                              E sim, as tuas experiências valem tanto como as minhas.
                              A diferença entre nós é que eu não necessito de dizer bem ou mal da Opel.
                              Já tu com o avatar que tens mostras para onde tendes.
                              Oh MadDragon, poupa-me da tua azia companheiro.
                              Entaão o swing não era uma versão base em 1993? Não saiu primeiro que a ECO. Eu vou-te poupar dos meus ensinamentos e tu dos teus falhanços.
                              Tu de Corsas percebes 0.
                              Piores da época? Deixa-me rir. Desconfortável? E já não sei nada só porque tu o achas? Deixa-me rir...
                              Avatar? Quando já não se tem mais para dizer ou para atacar...
                              Editado pela última vez por Jfire; 06 September 2012, 12:28.

                              Comentário


                                Guga, em 1994 a família EcoTec já existia e o 1400cm3 já tinha 90cv! O anterior tinha 82cv e não 77 como dizes...

                                O 1600cm3 tinha 106 e não 110. Esse já desde 1993...
                                Editado pela última vez por Jfire; 06 September 2012, 12:30.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Guga Ver Post
                                  Há que reconhecer.

                                  Obviamente que tinha as suas qualidades: durabilidade, resistência...mas o seu sucesso comercial deveu-se fundamentalmente a um factor: estética. Não havia nada igual na época (ou nada tão redondo ) mas cativava por isso. E conseguia agradar a raparigas e rapazes (estes mais na versão Sport - também tive um 1.5TD - máquina!!).

                                  Os interiores também eram algo inovadores e diferentes para a época.

                                  Mas tinha grandes pontos fracos:

                                  - O chassis era evolução do existente no Corsa A. A condução era pouco interessante...
                                  - Até à entrada da família Ecotec da Opel (a partir de 94), os motores era muito fracos. O 1.2 tinha 45cv (?!) e o 1.4 ficava-se pelos 60 ou 77cv (versão Sport). Só mais tarde apareceu o 1.4 16v de 90cv e o 1.6 para o GSi. A melhor opção era sempre o 1.5 TD.
                                  - O espaço interior era reduzido
                                  - Nunca foi o modelo mais acessível do segmento.

                                  Lembro-me claramente que o Fiat Punto e o VW Polo conseguiam sempre melhores críticas que o Corsa B.

                                  Tirando isso, e apesar de todos os defeitos, não me arrependo nada de o ter tido como 1º carro.

                                  Em relação às versões, do que me recordo:

                                  Versões fase inicial:

                                  - City (apenas 5 portas)
                                  - Swing (3p e 5p)
                                  - Joy (3 p)
                                  - Sport (3 p)
                                  - GLS (5 p)
                                  - GSI (3 p)

                                  Penso que passado 2 anos de vendas, a Opel introduziu algumas alterações estéticas (que não é o 1º facelift de 2000). Nestas alterações, os choques passaram a ser pintados da cor da carroçaria e a versão City foi substituída pela ECO. A versão GLS também desapareceu passando a denominar-se CDX.

                                  Ao nível de motores:

                                  1.2 45cv
                                  1.4 60cv
                                  1.4 77cv
                                  1.6 105cv
                                  1.5 D (?cv)
                                  1.5 TD 67cv

                                  O Corsa B manteve-se assim até ao ano 2000 (facelift) onde recebeu diversos melhoramentos mecânicos. Destaca-se ainda a introdução do 1.0 3cil de 55cv e algum tempo depois aparece o 1.2 16v de 65cv.

                                  As versões passaram a ser:

                                  - ECO (3 e 5p)
                                  - Swing (3 e 5p)
                                  - Centenário / 100 (durante 1 ano, penso) (3p e 5p)
                                  - Sport / Sportive (3p)
                                  - GSi (3p)

                                  Ao nível de motores:

                                  1.0 55cv
                                  1.2 65cv
                                  1.4 90cv
                                  1.6 110 cv
                                  1.5 TD 67cv

                                  Penso que de modo geral é isto.
                                  Excelente post.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Jfire Ver Post
                                    Oh MadDragon, poupa-me da tua azia companheiro.
                                    Entaão o swing não era uma versão base em 1993? Não saiu primeiro que a ECO. Eu vou-te poupar dos meus ensinamentos e tu dos teus falhanços.
                                    Tu de Corsas percebes 0.
                                    Piores da época? Deixa-me rir. Desconfortável? E já não sei nada só porque tu o achas? Deixa-me rir...
                                    Avatar? Quando já não se tem mais para dizer ou para atacar...
                                    Caríssimo, toma um Rennie porque a azia vem daí.
                                    Eu de Corsas percebo o suficiente para saber os seus pontos fortes e fracos.
                                    Tu e a tua doidice pela marca ou pelo modelo é que te enrolam o cérebro todo.

                                    Continua na ignorância e a do avatar entendeste perfeitamente.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                      Tenho ideia do mesmo, tanto nos materiais como na suspensão.
                                      O problema no Corsa D não está na medida de jante, porque o Punto Evo Sport com 17'' é mais confortável que D com 15''.
                                      A minha opinião é a de que a dureza do D, provém dos bancos e não das jantes ou da suspensão.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                        Se me permites a expressão, poupa-me aos teus ensinamentos.
                                        O ECO é que era a versão base, fosse ou não da época do GLS.

                                        Em segundo lugar pouco me interessa se o GLS era acima ou abaixo do SWING.
                                        Alías, eu até disse que o GLS deveria ser uma versão boa já que trazia algum equipamento interessante.
                                        Não era por isso que é mais confortável ou não do que a concorrência.

                                        Por último, quando uma pessoa não admite que o Corsa B era um automóvel desconfortável, mesmo para a época, então é porque não entende muito do assunto.

                                        o Corsa B era, inclusive, tido como dos piores utilitários da época.

                                        E sim, as tuas experiências valem tanto como as minhas.
                                        A diferença entre nós é que eu não necessito de dizer bem ou mal da Opel.
                                        Já tu com o avatar que tens mostras para onde tendes.

                                        O Corsa B quando saiu era um dos carros mais evoluidos do momento.
                                        segurança passiva e proteccao do meio ambiente eram duas permissas presentes no Corsa B

                                        Ja tinha pelo menos em opção, airbag para o condutor e passageiro de grandes dimensões, sistema de libertação dos pedais em caso de acidente violento, enquanto que carros de segmentos superiores, nao o tinham sequer um airbg de grandes dimensões, o Mondeo e o Dedra só tinham eurobag, o Citroen XM nem airbag para o condutor tinha, o MB 190 e 200 penso que so em opção

                                        Barras nas portas para proteger os ocupantes no caso de um embate lateral

                                        Cintos com pre-tensores

                                        ABS de 4 vias da Bosh

                                        Quanto aos piores utilitarios da epoca em que saiu o Corsa... Mini, AX, Clio, Starlet, Polo, Rover 100, Colt, Twingo...
                                        Editado pela última vez por GTTDI; 06 September 2012, 18:44.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Guga Ver Post
                                          Há que reconhecer.

                                          Obviamente que tinha as suas qualidades: durabilidade, resistência...mas o seu sucesso comercial deveu-se fundamentalmente a um factor: estética. Não havia nada igual na época (ou nada tão redondo ) mas cativava por isso. E conseguia agradar a raparigas e rapazes (estes mais na versão Sport - também tive um 1.5TD - máquina!!).

                                          Os interiores também eram algo inovadores e diferentes para a época.

                                          Mas tinha grandes pontos fracos:

                                          - O chassis era evolução do existente no Corsa A. A condução era pouco interessante...
                                          - Até à entrada da família Ecotec da Opel (a partir de 94), os motores era muito fracos. O 1.2 tinha 45cv (?!) e o 1.4 ficava-se pelos 60 ou 77cv (versão Sport). Só mais tarde apareceu o 1.4 16v de 90cv e o 1.6 para o GSi. A melhor opção era sempre o 1.5 TD.
                                          - O espaço interior era reduzido
                                          - Nunca foi o modelo mais acessível do segmento.

                                          Lembro-me claramente que o Fiat Punto e o VW Polo conseguiam sempre melhores críticas que o Corsa B.

                                          .
                                          =O Punto era pior do que o Corsa, pois tinha uma carrocaria mole, em caso de acidente dobrava tipo acordeao, e em relacao ao Polo, nao se esquecam que o Corsa saiu em 93, sendo que Polo que existia entao era muito pior do que o Corsa. O Polo seguinte saiu so em 96.
                                          Alias varias sao as revistas que dizem que o chassi do Polo G40, era insuficiente para aguentar tantos cavalos

                                          Comentário


                                            Desde el pasado día 1 de septiembre, Opel comercializa sus modelos en el mercado australiano. El regreso a este mercado se hace en un momento en el que General Motors quiere quitarle la etiqueta europea a la firma y dotarla de una imagen más internacional.

                                            Tras los buenos resultados obtenidos en China, Rusia y Sudáfrica, hace unas semanas comenzó su expansión con el lanzamiento de su oferta en Chile. Ahora es Australia la que recibe estos modelos, algunos de ellos importados desde España como es el caso del Corsa, y más adelante también regresarán a Nueva Zelanda y Hong Kong. Por ahora Japón seguirá quedando fuera de los planes después de los malos resultados obtenidos en años anteriores, obligando a la empresa a cesar su actividad a finales del 2006.
                                            Fonte: Oficial: Opel ya está presente en Australia

                                            Só tenho uma questão: sendo a Austrália ex-colónia Britânica, com tantas ligações ao Reino Unido (maxime a Rainha), que pertence à Commonwealth , não teria mais sentido lançar lá a Vauxhall?

                                            Comentário


                                              É mais estranho ainda é não os venderem todos como Holden.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                É mais estranho ainda é não os venderem todos como Holden.
                                                Acho, e só acho mesmo, que a Holden está a fazer o percurso da Chevrolet na América Latina. Alguns modelos próprios, desenvolvidos localmente (na América Latina, para todo o Continente), alguns modelos da Chevrolet "Coreana" (Cruze) e alguns modelos da Chevrolet Americana.

                                                Não sei se será assim, mas parece-me... Tanto mais que, tanto Holden, como Chevrolet da América Latina já venderam muitos modelos da Opel e agora abandonaram tudo.

                                                Li um dia deste que o Meriva I foi definitivamente descontinuado no Brasil, e era o último da era "Opel".

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por GTTDI Ver Post
                                                  O Corsa B quando saiu era um dos carros mais evoluidos do momento.
                                                  segurança passiva e proteccao do meio ambiente eram duas permissas presentes no Corsa B

                                                  Ja tinha pelo menos em opção, airbag para o condutor e passageiro de grandes dimensões, sistema de libertação dos pedais em caso de acidente violento, enquanto que carros de segmentos superiores, nao o tinham sequer um airbg de grandes dimensões, o Mondeo e o Dedra só tinham eurobag, o Citroen XM nem airbag para o condutor tinha, o MB 190 e 200 penso que so em opção

                                                  Barras nas portas para proteger os ocupantes no caso de um embate lateral

                                                  Cintos com pre-tensores

                                                  ABS de 4 vias da Bosh

                                                  Quanto aos piores utilitarios da epoca em que saiu o Corsa... Mini, AX, Clio, Starlet, Polo, Rover 100, Colt, Twingo...


                                                  O facto do Corsa ser bom na segurança diz pouco (ou nada) sobre aquilo que realmente as pessoas viam e sentiam a bordo de um, inclusive, as publicações.
                                                  A segurança era fundamental, mas só era "palpável" de uma forma: num acidente.

                                                  Quanto à concorrência, a maior parte eram projectos mais antigos.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                    O facto do Corsa ser bom na segurança diz pouco (ou nada) sobre aquilo que realmente as pessoas viam e sentiam a bordo de um, inclusive, as publicações.
                                                    A segurança era fundamental, mas só era "palpável" de uma forma: num acidente.

                                                    Quanto à concorrência, a maior parte eram projectos mais antigos.
                                                    Arranja-me um modelo Globalmente melhor que o corsa B na altura em que este foi lançado. O corsa B foi uyma revolução para a época, tanto em design como em tecnologia.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Guga Ver Post
                                                      Há que reconhecer.

                                                      Obviamente que tinha as suas qualidades: durabilidade, resistência...mas o seu sucesso comercial deveu-se fundamentalmente a um factor: estética. Não havia nada igual na época (ou nada tão redondo ) mas cativava por isso. E conseguia agradar a raparigas e rapazes (estes mais na versão Sport - também tive um 1.5TD - máquina!!).

                                                      Os interiores também eram algo inovadores e diferentes para a época.

                                                      Mas tinha grandes pontos fracos:

                                                      - O chassis era evolução do existente no Corsa A. A condução era pouco interessante...
                                                      - Até à entrada da família Ecotec da Opel (a partir de 94), os motores era muito fracos. O 1.2 tinha 45cv (?!) e o 1.4 ficava-se pelos 60 ou 77cv (versão Sport). Só mais tarde apareceu o 1.4 16v de 90cv e o 1.6 para o GSi. A melhor opção era sempre o 1.5 TD.
                                                      - O espaço interior era reduzido
                                                      - Nunca foi o modelo mais acessível do segmento.

                                                      Lembro-me claramente que o Fiat Punto e o VW Polo conseguiam sempre melhores críticas que o Corsa B.

                                                      Tirando isso, e apesar de todos os defeitos, não me arrependo nada de o ter tido como 1º carro.

                                                      Em relação às versões, do que me recordo:

                                                      Versões fase inicial:

                                                      - City (apenas 5 portas)
                                                      - Swing (3p e 5p)
                                                      - Joy (3 p)
                                                      - Sport (3 p)
                                                      - GLS (5 p)
                                                      - GSI (3 p)

                                                      Penso que passado 2 anos de vendas, a Opel introduziu algumas alterações estéticas (que não é o 1º facelift de 2000). Nestas alterações, os choques passaram a ser pintados da cor da carroçaria e a versão City foi substituída pela ECO. A versão GLS também desapareceu passando a denominar-se CDX.

                                                      Ao nível de motores:

                                                      1.2 45cv
                                                      1.4 60cv
                                                      1.4 77cv
                                                      1.6 105cv
                                                      1.5 D (?cv)
                                                      1.5 TD 67cv

                                                      O Corsa B manteve-se assim até ao ano 2000 (facelift) onde recebeu diversos melhoramentos mecânicos. Destaca-se ainda a introdução do 1.0 3cil de 55cv e algum tempo depois aparece o 1.2 16v de 65cv.

                                                      As versões passaram a ser:

                                                      - ECO (3 e 5p)
                                                      - Swing (3 e 5p)
                                                      - Centenário / 100 (durante 1 ano, penso) (3p e 5p)
                                                      - Sport / Sportive (3p)
                                                      - GSi (3p)

                                                      Ao nível de motores:

                                                      1.0 55cv
                                                      1.2 65cv
                                                      1.4 90cv
                                                      1.6 110 cv
                                                      1.5 TD 67cv

                                                      Penso que de modo geral é isto.
                                                      Tens aí alguns equicovos, nada de grave:

                                                      1. O facelift ou restyling deu-se em 1997 (já agora em Maio) e não em 2000. Nesta data saí o corsa C.
                                                      2. O punto receber melhores criticas não faz dele melhor carro.
                                                      3. Tens para aí uns cavalos baralhados, mas já te disseram isso.
                                                      4. O espaço do corsa estava ao nivel dos melhores no segmento.
                                                      5. Se nunca foi o modelo mais acessivel, também nunca foi o menos acessivel e globalmente seria uma das melhores opções. Não foi por acaso que vendeu o que vendeu.

                                                      Como ex proprietário de um Corsa B e outro C, só posso dizer que deixam saudades.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por nokia71 Ver Post
                                                        Arranja-me um modelo Globalmente melhor que o corsa B na altura em que este foi lançado. O corsa B foi uyma revolução para a época, tanto em design como em tecnologia.
                                                        E especialmente quando sofreu as alterações em 1997.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Guga Ver Post
                                                          ...... A condução era pouco interessante....
                                                          estou a ver que nunca travaste em curva

                                                          dizes muitas verdades e o ecoflex complementa muito bem.
                                                          Também foi o meu primeiro carro e deixa muitas saudades!!

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                            Tens aí alguns equicovos, nada de grave:

                                                            1. O facelift ou restyling deu-se em 1997 (já agora em Maio) e não em 2000. Nesta data saí o corsa C.
                                                            2. O punto receber melhores criticas não faz dele melhor carro.
                                                            3. Tens para aí uns cavalos baralhados, mas já te disseram isso.
                                                            4. O espaço do corsa estava ao nivel dos melhores no segmento.
                                                            5. Se nunca foi o modelo mais acessivel, também nunca foi o menos acessivel e globalmente seria uma das melhores opções. Não foi por acaso que vendeu o que vendeu.

                                                            Como ex proprietário de um Corsa B e outro C, só posso dizer que deixam saudades.
                                                            Obrigado pela correção!

                                                            Em relação ao espaço interior, bem....lembro-me de entrar no Punto e no Polo da época, e eram mais espaçosos, ou pelo menos era essa a sensação que tinha quando entrava neles.

                                                            Em relação ao preço, o Corsa era mais caro que um Punto "equivalente", mas sempre mais barato que um Polo. Não referi que o preço era injusto, foi apenas uma observação.

                                                            Sempre fui fã do Corsa B principalemnte pelo seu design. Inicio dos anos 90, os carros eram desenhados a régua e esquadro...algo tão redondo foi um choque! Mas dos bons.

                                                            Li em tempos que a geração B do Corsa foi a que mais vendas obteve. Alguém subscreve? Ou sonhei?!

                                                            Por fim, gostava de sublinhar que: tenho saudades quando a Opel arriscava nos novos modelos, como fez no Corsa B, o Tigra A, o Astra F ou mesmo o Astra H GTC e outros tantos. Por momentos pensei que o Insignia fosse trazer a "velha" Opel de volta, mas o Astra...não sei, mas falta-lhe identidade, falta-lhe algo que o destaque dos demais.
                                                            Editado pela última vez por Guga; 06 September 2012, 23:06.

                                                            Comentário


                                                              Uma coisa é certa, o Corsa marcou no desenho quando saiu, lembro-me que quando tinha o meu o carro recebia esse tipo de elogios.
                                                              Era preto, metemos umas jantes aftermarket (e não as tradicionais 3 raios) e tinha o spoiler Opel que enquadrava muito bem no desenho. O resultado final era francamente agradavel, fazia a concorrência da época muito datada a nível estilistico.

                                                              Quanto ao ser avançado tecnicamente...
                                                              AOpel na época fez um bom marketing de facto e os carros traziam algum equipamento de segurança de serie como as barras nas portas (embora nesta época já muito carro as tivessem mesmo sem publicitar), pre tensores, estrutura de deformação programada, um volante algo almofadado nas versões sem airbag, e o revestimento macio em frente ao lugar do passageiro que me recordo do manual falar disso como medida de segurança, o que achei curioso, tanto que ainda hoje me lembro, vocês que os têm podem confirmar. O sistema de libertação de pedais penso que a minha unidade não tinha porque não me recordo de ler isso, mas tenho ideia de ouvir falar do sistema era no Vectra que saiu depois.

                                                              Anyway e apesar deste palavreado todo nos testes do Euroncap teve 2 estrelas como o Clio de 1991 ou o Micra K11 (1992).

                                                              Na realidade o carro não era avançado tecnicamente em coisa nenhuma contrariamente ao que o departamento de marketing conseguiu transmitir. Os motores eram fracos, o conforto era sofrível, a dinâmica também e o espaço era prejudicado pelo desenho arredondado. Fala-se de uma suposta fiabilidade, eu infelizmente nem essa sorte.

                                                              Na epoca era para ter vindo um Colt... Oh tempo volta pra trás...

                                                              Comentário

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