Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvida 1.9TDI 130cv

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por PhAnT69 Ver Post
    Dito mal e porcamente, é um turbo em que as pás são deformáveis e o eixo muda de diametro, reduzindo o "tamanho do turbo". Tens um de 17, este pode assumir o tamanho de um 15, 14 etc funcionando melhor em baixas.
    ou seja tem umas alhetas em que alteram a cilindrada do turbo, baixa rotação menos cilindrada, sendo preciso menos gases para o colocar a rodar, resultados melhor resposta em baixa rotação. com o aumento de rotação as alhetas vão abrindo até ficar como um de geometria fixa.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Kerosin Ver Post
      Os 150cv saíram só com GT1749VB, acho eu. Os KKK vieram nos de 130.
      Não sei porquê, mas acho que já tivemos esta "conversa"...

      KKK KP39 - Primeiras versões do TDI de 150cv, 2000/2001.
      1749VB - A partir dessa data.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
        Não sei porquê, mas acho que já tivemos esta "conversa"...

        KKK KP39 - Primeiras versões do TDI de 150cv, 2000/2001.
        1749VB - A partir dessa data.
        exactamente, foi aquando do azar desse meu colega.
        e fiquei com essa ideia que houve 2 tipos nesse carro

        Comentário


          #64
          "off topic"
          ha algum carro a gazolina com geometria variavel? se não (que é o que eu axo) porquê???

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Blackcupra Ver Post
            "off topic"
            ha algum carro a gazolina com geometria variavel? se não (que é o que eu axo) porquê???

            Novo 911 turbo.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
              Olha que não, nos VAGS pelo menos desde o 1.9 TDI 90cv, a injecção é directa, e a partir do 115cv (salvo erro) é feita através do famoso injector-bomba "pumpe-duse" de alta pressão que em certo modelos rivalizava e batia os common-rail...

              ja percebi, eu sabia que o Audi do meu pai tem injecçao bomba


              agora uma coisa, os carros da Vag e Audi, os 1.9 TDI, 2.0 TDI e mais ainda sao injector-bomba ou ja ha common-rail??

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por _Drifter_ Ver Post
                ja percebi, eu sabia que o Audi do meu pai tem injecçao bomba


                agora uma coisa, os carros da Vag e Audi, os 1.9 TDI, 2.0 TDI e mais ainda sao injector-bomba ou ja ha common-rail??
                2.7, 3.0, etc tem common-rail, mas parece que os 2.0 tambem vão passar a ter.
                Renderam-se á evidencia

                Comentário


                  #68
                  "O Porsche é equipado com motor 3.6 V6 (seis cilindros em "V"). Há duas turbinas, que inauguram a tecnologia TGV (geometria variável) em motores a gasolina."

                  Acho que o problema é a temperatura dos gases de escape. A Porsche contornou esse problema.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                    "O Porsche é equipado com motor 3.6 V6 (seis cilindros em "V"). Há duas turbinas, que inauguram a tecnologia TGV (geometria variável) em motores a gasolina."

                    Acho que o problema é a temperatura dos gases de escape. A Porsche contornou esse problema.
                    V6? Bem um V de 180º ok mas isso é considerado Boxer
                    A geometria dos turbos da Porsche funciona de maneira diferente, em vez de ser o eixo a aumentar o seu diametro, são as paredes do caracol que fecham, +/- como nas bombas de agua.

                    Comentário


                      #70
                      Foi de um site brasileiro. A maneira de escrever deles é um bocado estranha.

                      PS: Netse site tem umas cenas fixes sobre turbos e assuntos relacionados com carros, etc.

                      http://auto.howstuffworks.com/turbo.htm

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                        pelo que já ouvi e vi tambem, o kkk dura 100 000 km's .


                        O meu durou 202 000KM.
                        Córdoba 1.9 TDI 130 cv.
                        De referir que 70% destes Kms foram feitos em 6a.
                        O turbo é o KKK.
                        Já agora o que acham do valor que paguei,550€?(montagem á parte).
                        O turbo foi novo e não reconstruido.(se bem que deve fazer pouca diferença,certo?)



                        Saludos

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por sempreabrir Ver Post
                          O meu durou 202 000KM.
                          Córdoba 1.9 TDI 130 cv.
                          De referir que 70% destes Kms foram feitos em 6a.
                          O turbo é o KKK.
                          Já agora o que acham do valor que paguei,550€?(montagem á parte).
                          O turbo foi novo e não reconstruido.(se bem que deve fazer pouca diferença,certo?)



                          Saludos

                          que tás aqui a fazer, vadio? já para dentro de casa!!

                          Agora também andas metido no kkk? Olha que o teu Cordoba pode ter uma mala grande, mas em altura interior, não te dá hipótese. tens de dobrar a máscara...

                          Comentário


                            #73
                            Diferença entre um turbo de geometria fixa e um de geometria variável.


                            Este é um turbo compressor de geometria variável e isso constata-se, verificando que as alhetas mudam a sua posição conforme a rotação do motor.

                            Se a turbina fosse de geometria fixa, as alhetas tinham sempre o mesmo ângulo e assim:
                            Em baixas rotações, a quantidade e velocidade dos gases de escape são baixas e logo a turbina vai ter maior dificuldade em rodar, em fazer rodar o compressor devido à inércia do conjunto.

                            Com a geometria variável, a baixas rotações as alhetas inclinam-se de forma a "mandar" os gases de escape contra as extremidades das pás da turbina, reduzindo assim o 2º momento de área (inércia) e permitindo maior binario.
                            Á medida que as rpm sobem, as alhetas vão mudando o ângulo para permitirem um melhor enchimento da turbina e débito de potência a altas rpm.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                              "O Porsche é equipado com motor 3.6 V6 (seis cilindros em "V"). Há duas turbinas, que inauguram a tecnologia TGV (geometria variável) em motores a gasolina."

                              Acho que o problema é a temperatura dos gases de escape. A Porsche contornou esse problema.


                              A Porsche chamou a si esse mérito mas não tem razão.
                              A Chrysler produziu nos finais dos 80 início de 90, um 4 cilindros 2.2 turbo (SOHC) com tecnologia VNT. Esse motor foi usado no Shelby CSX e foram produzidos 500 carros (498) para o público.

                              Mas eu compreendo a Porsche...

                              Comentário


                                #75
                                obrigado pela explicação Bodygard, ja fiquei a saber mais qualquer coisita

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por PhAnT69 Ver Post
                                  2.7, 3.0, etc tem common-rail, mas parece que os 2.0 tambem vão passar a ter.
                                  Renderam-se á evidencia
                                  Enfim....

                                  Comentário


                                    #77
                                    Porra, esta conversa dos turbos partidos já me está a assustar. Tenho um 130cvs com 80 milkms, devo estar preocupado ?!

                                    E vocês, cujo tubo durou pouco?, tiveram cuidado na utilização?
                                    E pra aqueles que durou muito!? tiveram cuidados especiais?

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por jorge1gomes1 Ver Post
                                      Porra, esta conversa dos turbos partidos já me está a assustar. Tenho um 130cvs com 80 milkms, devo estar preocupado ?!

                                      E vocês, cujo tubo durou pouco?, tiveram cuidado na utilização?
                                      E pra aqueles que durou muito!? tiveram cuidados especiais?
                                      Preocupado? Quanto a mim só se o tratares mal.....com a manutenção indicada, etc porque não durar a vida util do carro?!

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por PhAnT69 Ver Post
                                        Preocupado? Quanto a mim só se o tratares mal.....com a manutenção indicada, etc porque não durar a vida util do carro?!
                                        Eu tambem penso assim, mas pelo que estou a ler, é "normal" o turbo partir.
                                        Não sou de puxar por ele, aliás, em em cidade é dificil, quando se dá conta já se está em cima da traseira do carro da frente. Noto que é um turbo que se reduzir-mos, o turbo acompanha com um digámos "assobio invertido", além disso é um turbo que basta tocar no acelerador para se ouvir o turbo.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por jorge1gomes1 Ver Post
                                          Eu tambem penso assim, mas pelo que estou a ler, é "normal" o turbo partir.
                                          Não sou de puxar por ele, aliás, em em cidade é dificil, quando se dá conta já se está em cima da traseira do carro da frente. Noto que é um turbo que se reduzir-mos, o turbo acompanha com um digámos "assobio invertido", além disso é um turbo que basta tocar no acelerador para se ouvir o turbo.
                                          Por outro lado de hoje em dia já tudo parece feito com um prazo de validade....o melhor é prevenir.
                                          O do meu megane 1.5 105 tambem funciona assim, engraçado então até agora são os unicos 2 carros que conheço a funcionar assim....até gosto do o ouvir

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por jorge1gomes1 Ver Post
                                            Eu tambem penso assim, mas pelo que estou a ler, é "normal" o turbo partir.
                                            Não sou de puxar por ele, aliás, em em cidade é dificil, quando se dá conta já se está em cima da traseira do carro da frente. Noto que é um turbo que se reduzir-mos, o turbo acompanha com um digámos "assobio invertido", além disso é um turbo que basta tocar no acelerador para se ouvir o turbo.

                                            Eu normalmente estes comentários do pessoal sobre os turbos e outras coisas, "fico de fora" só a ler e ver as opiniões das pessoas. Não vale a pena por vezes tentar argumentar porque as pessoas simplesmente não acreditam.

                                            Os turbos não partem com facilidade a não ser que tenham algum defeito de fabrico ou tenham sido muito mal tratados.


                                            Para terem um turbo que dure muitos anos/Km's sigam estas dicas:

                                            - Façam uma boa rodagem ao carro (se fôr novo). Isto incluí condução cuidadosa nos 1ºs 5mil-10mil Km do carro. Não quer dizer que não puxem mas tenham cuidado na forma como puxam.
                                            Pensem num carro novo como uma casa ou um bebé. Se as fundações da casa e a alimentação do bebé forem correctas os problemas em "adulto" serão muito menores.
                                            - Façam a mudança de óleo do motor a tempo e horas e usem óleo de excelente qualidade (o turbo ganha com isto).
                                            - Quando arrancam e o motor está frio, não calquem a fundo no acelerador nem passem das 2000/2500 (diesel) 3000/3500 (gasolina) até o motor estar quente.
                                            - Quando param, esperem 10-15 seg para desligar o motor. Em caso de terem andado a puxar ou estiradas em autoestrada 1:30 a 2min de espera.
                                            - Não conduzam durante vários minutos a fundo (em AE por ex.)

                                            Para terem ideia, se arrancarem com um carro com turbo e puxarem (a rasgar mesmo), ao fim de 300 ou 400m o turbo já está a ficar incandescente (tal como os colectores). Podem bem ver a sensibilidade deste órgão...

                                            Cumps

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Bodygard Ver Post
                                              Eu normalmente estes comentários do pessoal sobre os turbos e outras coisas, "fico de fora" só a ler e ver as opiniões das pessoas. Não vale a pena por vezes tentar argumentar porque as pessoas simplesmente não acreditam.

                                              Os turbos não partem com facilidade a não ser que tenham algum defeito de fabrico ou tenham sido muito mal tratados.


                                              Para terem um turbo que dure muitos anos/Km's sigam estas dicas:

                                              - Façam uma boa rodagem ao carro (se fôr novo). Isto incluí condução cuidadosa nos 1ºs 5mil-10mil Km do carro. Não quer dizer que não puxem mas tenham cuidado na forma como puxam.
                                              Pensem num carro novo como uma casa ou um bebé. Se as fundações da casa e a alimentação do bebé forem correctas os problemas em "adulto" serão muito menores.
                                              - Façam a mudança de óleo do motor a tempo e horas e usem óleo de excelente qualidade (o turbo ganha com isto).
                                              - Quando arrancam e o motor está frio, não calquem a fundo no acelerador nem passem das 2000/2500 (diesel) 3000/3500 (gasolina) até o motor estar quente.
                                              - Quando param, esperem 10-15 seg para desligar o motor. Em caso de terem andado a puxar ou estiradas em autoestrada 1:30 a 2min de espera.
                                              - Não conduzam durante vários minutos a fundo (em AE por ex.)

                                              Para terem ideia, se arrancarem com um carro com turbo e puxarem (a rasgar mesmo), ao fim de 300 ou 400m o turbo já está a ficar incandescente (tal como os colectores). Podem bem ver a sensibilidade deste órgão...

                                              Cumps

                                              Obrigado.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Bodygard Ver Post
                                                Para terem um turbo que dure muitos anos/Km's sigam estas dicas:

                                                - Façam a mudança de óleo do motor a tempo e horas e usem óleo de excelente qualidade (o turbo ganha com isto).
                                                BP Visco 7000 aos 9.000km e agora aos 12.000 vai levar outra dose hehehehe
                                                Tudo em prol de uma boa manutenção...e que se lixe o que os fabricantes recomendam aos 20.000, ou ao 30.000, ou ao 40.000, etc

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por PhAnT69 Ver Post
                                                  BP Visco 7000 aos 9.000km e agora aos 12.000 vai levar outra dose hehehehe
                                                  Tudo em prol de uma boa manutenção...e que se lixe o que os fabricantes recomendam aos 20.000, ou ao 30.000, ou ao 40.000, etc

                                                  Bom óleo.

                                                  A questão é, se dás o tratamento ao carro que o fabricante refere que deve ser dado, não tens de te preocupar. Se encurtas as margens de mudança, claro que vais ter um desgaste inferior mas não muito inferior. O tempo/km's que se "encurtam" não é proporcional ao desgaste.
                                                  Por outro lado também te sai mais caro. O fabricante tem isto tudo em conta e tenta chegar a um equilíbrio.


                                                  No entanto, pensem lá, os fabricantes recomendam que não se calque no acelerador a fundo de forma instantânea. Deve ser sempre progressivo com o carro frio ou quente. Quantos de nós é que fazem isso?
                                                  Numa ultrapassagem por exemplo, metemos na faixa ideal de rpm's e "prego na chapa" até ultrapassar porque queremos o binário máximo do carro, a máxima aceleração do carro e isso só acontece com o pedal totalmente a fundo.


                                                  Concluindo, se dás um "uso intensivo" ao teu carro, fazes bem em encurtar um pouco as mudanças porque vais poupar a longo prazo no desgaste do motor e peças.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    só falta é andarem com o fumarento ao colo, essa é que é essa.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Bodygard Ver Post
                                                      Bom óleo.

                                                      A questão é, se dás o tratamento ao carro que o fabricante refere que deve ser dado, não tens de te preocupar. Se encurtas as margens de mudança, claro que vais ter um desgaste inferior mas não muito inferior. O tempo/km's que se "encurtam" não é proporcional ao desgaste.
                                                      Por outro lado também te sai mais caro. O fabricante tem isto tudo em conta e tenta chegar a um equilíbrio.


                                                      No entanto, pensem lá, os fabricantes recomendam que não se calque no acelerador a fundo de forma instantânea. Deve ser sempre progressivo com o carro frio ou quente. Quantos de nós é que fazem isso?
                                                      Numa ultrapassagem por exemplo, metemos na faixa ideal de rpm's e "prego na chapa" até ultrapassar porque queremos o binário máximo do carro, a máxima aceleração do carro e isso só acontece com o pedal totalmente a fundo.


                                                      Concluindo, se dás um "uso intensivo" ao teu carro, fazes bem em encurtar um pouco as mudanças porque vais poupar a longo prazo no desgaste do motor e peças.
                                                      Não dou uso intendivo ao carro, faço p'rai 70% urbano, mas não deixa de ser onde ele sofre mais....
                                                      Quanto ás mudanças de oleo o meu pai é mecânico e tem vários cursos de lubrificação, o ultimo que tirou foi patrocinado pela Galp, por isso está tudo sobre controle

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                                        só falta é andarem com o fumarento ao colo, essa é que é essa.
                                                        Quem quer e pode deve faze-lo quer fumarentos ou ecologicos os nossos amigos (automoveis) só agradecem.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                                          só falta é andarem com o fumarento ao colo, essa é que é essa.

                                                          Claro mas depois o pessoal vem queixar-se e dizer mal desta marca e daquela...

                                                          "Olha os tdi's é só turbos partidos...ain o Laguna DCi parte-os num piscar de olhos" e tal e tal...

                                                          90% da explicação disso acontecer é a falta de cumprimento de alguns cuidados básicos.


                                                          Como exemplo: o meu cunhado tem uma Passat tdi 110cv de 98. Já passou os 200 mil Km e turbo é o de origem. Olhem que ele anda sempre a acelerar naquilo mas como cumpre esses cuidados tá descansado.

                                                          Eu bem vejo vizinhos meus a arrancar de manhã com os carros (dci's, hdi's, tdi's...)quando vão para o emprego...1ª é logo até as 3000 e tal...

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X