Boa noite a todos e todas!
Com esta nova vaga de motores otto com admissão a ar comprimido a preços razoavelmente apetecíveis, pelo menos aparentemente, tenho andado a virado para um género de “visita o tudo o que é stand” na tentativa de fazer alguns test drives, comecei pelo aparentemente mais apetecível e publicitado, o novo astra 1.6 turbo com cerca de 180 cv. Em cada visita solicitando o respectivo test drive, mas infelizmente esse test drive tem ficado apenas pela intenção e mais meia dúzia de panfletos, transcrevo um deles, que me foi fornecido abaixo.
Como gostava de saber, essencialmente, o seu comportamento e disponibilidade do motor, visto, na minha opinião não bastar saber que um qualquer carro tem x cavalos para avançar com a compra imediata, pois numa experiência recente, fiz um test drive a um golf 1.4 de 140cv e não fiquem muito bem impressionado. Neste caso tenho o receio que com este género de pequenos motores, esta fraca disponibilidade em baixas se repita. Mas infelizmente não há, para já, astras com este motor para testes, nem o astra “normal”, pelo menos foi o que me venderam em 3 dos stands que visitei, 2 no norte e 1 em Lisboa.
Também li a pouco um artigo na revista Turbo em que falam maravilhas do GTC 1.6 turbo, tanto a nível de motor, como a nível de comportamento, mas mesmo assim, preferia sentir o que é realmente este carro e se vale a diferença de cerca de 10000 euros para o 2.0 turbo 240cv, como é dito na TURBO.
Visto este fórum ser um ou o maior a nível nacional, gostava, se possível, que alguém possuidor deste tipo de viatura deixasse aqui a sua opinião.
Esta foi uma das informações que me foram fornecidas;
"O Opel Astra 1.6 Turbo inicia esta semana a comercialização no mercado português. A gama do modelo mais vendido em Portugal em 2006 alarga-se para passar a incluir aquele que é o motor a gasolina mais potente da sua classe de cilindrada. O novo motor sobrealimentado da Opel debita uma potência de 180 cavalos e garante um binário máximo normal de 230 Nm constante num leque de rotações extremamente alargado, entre as 1980 e as 5500 rpm, subindo aos 266 Nm com a função overboost. Com estes valores, o Astra consegue acelerar de 0-100 km/h em apenas 8,2 segundos e pode atingir uma velocidade máxima de 223 km/h. A elevada tecnologia integrada neste novo propulsor permite optimizar o controlo da eficiência da combustão, maximizando a potência e mantendo os consumos em níveis invulgarmente baixos face ao que era hábito encontrar até hoje nestes patamares de potência. O novo Astra 1.6 Turbo apresenta um consumo médio de apenas 7,7 litros/100 km.
O Opel Astra recebeu em Fevereiro uma actualização ao nível de vários pormenores de design com o objectivo de reforçar o estilo sem modificar a identidade do modelo, a qual é, reconhecidamente, um dos factores que tem contribuído para o enorme sucesso de vendas. Detalhes como a grelha, as entradas de ar do pára-choques e os faróis dianteiros e traseiros, foram redesenhados para conferir ao Astra um visual ainda mais distinto, tornando-o simultaneamente mais requintado e atraente.
Entre as características que se mantêm na nova edição da gama Astra estão as listas completas de equipamento, com alguns elementos que continuam a ser inéditos no segmento, como a suspensão de controlo electrónico ou o pára-brisas panorâmico. As versões equipadas com o novo motor 1.6 Turbo de 180 cavalos não fogem à regra, integrando de série o ar condicionado automático, o rádio com leitor de CDs, o computador de bordo ou os espelhos retrovisores eléctricos, entre muitos outros. Em matéria de segurança activa e passiva, tal como todos os outros Astra, o 1.6 Turbo possui de série o evoluído sistema de controlo electrónico de estabilidade ESPPlus (que actua em três rodas em vez de apenas uma como nos sistemas convencionais) sistema de travagem com ABS e EBD, airbag duplo frontal, airbags laterais, airbags de cortina, encostos de cabeça activos e cintos de segurança com tensores e limitadores de força (à frente), e sistema Isofix para fixação de cadeiras de criança no banco traseiro.
A Opel disponibiliza o novo motor nas quatro carroçarias do Astra – 3 portas (GTC), 5 portas, Caravan (carrinha) e TwinTop (descapotável), propondo preços extremamente competitivos que se iniciam nos 25.410 euros. Volvido o período de encomendas, as primeiras unidades começam esta semana a chegar a Portugal.
O novo motor 1.6 Turbo: potência específica de 112,3 cv/litro
O novo motor sobrealimentado de 180 cv (132 kW) − o mais potente motor turbo desta categoria de cilindrada, com uns impressionantes 112,3 cv por litro − alcança um equilíbrio notável entre performance e economia. Mais leve e menos atingido pela tributação fiscal devido à menor cilindrada, o novo 1.6 Turbo da Opel apresenta um consumo médio de apenas 7,7 litros de gasolina a cada 100 km. Ao mesmo tempo, este propulsor compacto e leve (131 kg) proporciona desempenhos de elevado nível.
O Astra GTC equipado com este motor acelera de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos e regista uma velocidade máxima de 223 km/h. Um dos destaques do propulsor está na tecnologia de sobrealimentação. Com o turbocompressor integrado no colector de escape, a resposta ao acelerador é extremamente rápida, o que se reflecte, entre outros, no valor da recuperação 80-120 km/h em 5ª velocidade, que é cumprida em apenas 8,4 segundos.
O sofisticado sistema de alimentação do novo 1.6 Turbo conta ainda com injecção sequencial controlada electronicamente e com uma função overboost. O binário máximo normal (230 Nm) é constante entre as 1980 e as 5500 rpm, e eleva-se rapidamente a 266 Nm quando o sistema electrónico reconhece a necessidade de ainda maior pressão de sobrealimentação, com base na rapidez com que é pisado o pedal do acelerador. A potência suplementar fica disponível durante um máximo de cinco segundos, após o que a unidade de controlo regula o binário para recolocá-lo no valor normal de 230 Nm.
O turbocompressor de resposta rápida (a rotação da turbina pode superar as 200.000 rpm) possui arrefecimento externo a água e comprime ar proveniente do intercooler arrefecido a ar. Para fazer face ao elevado nível de potência, as válvulas de escape são arrefecidas a sódio e os pistões especiais são lubrificados e arrefecidos a jacto de óleo. Um dos segredos para a economia de combustível deste motor está na optimização do sistema de distribuição, onde foi dada especial atenção à redução efectiva do atrito no accionamento dos veios de excêntricos e das válvulas. No sistema de escape, a existência de um pré-conversor situado logo a seguir à turbina complementa o trabalho do conversor catalítico principal para melhorar o controlo de emissões de gases de escape de três vias."
Obrigado.
Com esta nova vaga de motores otto com admissão a ar comprimido a preços razoavelmente apetecíveis, pelo menos aparentemente, tenho andado a virado para um género de “visita o tudo o que é stand” na tentativa de fazer alguns test drives, comecei pelo aparentemente mais apetecível e publicitado, o novo astra 1.6 turbo com cerca de 180 cv. Em cada visita solicitando o respectivo test drive, mas infelizmente esse test drive tem ficado apenas pela intenção e mais meia dúzia de panfletos, transcrevo um deles, que me foi fornecido abaixo.
Como gostava de saber, essencialmente, o seu comportamento e disponibilidade do motor, visto, na minha opinião não bastar saber que um qualquer carro tem x cavalos para avançar com a compra imediata, pois numa experiência recente, fiz um test drive a um golf 1.4 de 140cv e não fiquem muito bem impressionado. Neste caso tenho o receio que com este género de pequenos motores, esta fraca disponibilidade em baixas se repita. Mas infelizmente não há, para já, astras com este motor para testes, nem o astra “normal”, pelo menos foi o que me venderam em 3 dos stands que visitei, 2 no norte e 1 em Lisboa.
Também li a pouco um artigo na revista Turbo em que falam maravilhas do GTC 1.6 turbo, tanto a nível de motor, como a nível de comportamento, mas mesmo assim, preferia sentir o que é realmente este carro e se vale a diferença de cerca de 10000 euros para o 2.0 turbo 240cv, como é dito na TURBO.
Visto este fórum ser um ou o maior a nível nacional, gostava, se possível, que alguém possuidor deste tipo de viatura deixasse aqui a sua opinião.
Esta foi uma das informações que me foram fornecidas;
"O Opel Astra 1.6 Turbo inicia esta semana a comercialização no mercado português. A gama do modelo mais vendido em Portugal em 2006 alarga-se para passar a incluir aquele que é o motor a gasolina mais potente da sua classe de cilindrada. O novo motor sobrealimentado da Opel debita uma potência de 180 cavalos e garante um binário máximo normal de 230 Nm constante num leque de rotações extremamente alargado, entre as 1980 e as 5500 rpm, subindo aos 266 Nm com a função overboost. Com estes valores, o Astra consegue acelerar de 0-100 km/h em apenas 8,2 segundos e pode atingir uma velocidade máxima de 223 km/h. A elevada tecnologia integrada neste novo propulsor permite optimizar o controlo da eficiência da combustão, maximizando a potência e mantendo os consumos em níveis invulgarmente baixos face ao que era hábito encontrar até hoje nestes patamares de potência. O novo Astra 1.6 Turbo apresenta um consumo médio de apenas 7,7 litros/100 km.
O Opel Astra recebeu em Fevereiro uma actualização ao nível de vários pormenores de design com o objectivo de reforçar o estilo sem modificar a identidade do modelo, a qual é, reconhecidamente, um dos factores que tem contribuído para o enorme sucesso de vendas. Detalhes como a grelha, as entradas de ar do pára-choques e os faróis dianteiros e traseiros, foram redesenhados para conferir ao Astra um visual ainda mais distinto, tornando-o simultaneamente mais requintado e atraente.
Entre as características que se mantêm na nova edição da gama Astra estão as listas completas de equipamento, com alguns elementos que continuam a ser inéditos no segmento, como a suspensão de controlo electrónico ou o pára-brisas panorâmico. As versões equipadas com o novo motor 1.6 Turbo de 180 cavalos não fogem à regra, integrando de série o ar condicionado automático, o rádio com leitor de CDs, o computador de bordo ou os espelhos retrovisores eléctricos, entre muitos outros. Em matéria de segurança activa e passiva, tal como todos os outros Astra, o 1.6 Turbo possui de série o evoluído sistema de controlo electrónico de estabilidade ESPPlus (que actua em três rodas em vez de apenas uma como nos sistemas convencionais) sistema de travagem com ABS e EBD, airbag duplo frontal, airbags laterais, airbags de cortina, encostos de cabeça activos e cintos de segurança com tensores e limitadores de força (à frente), e sistema Isofix para fixação de cadeiras de criança no banco traseiro.
A Opel disponibiliza o novo motor nas quatro carroçarias do Astra – 3 portas (GTC), 5 portas, Caravan (carrinha) e TwinTop (descapotável), propondo preços extremamente competitivos que se iniciam nos 25.410 euros. Volvido o período de encomendas, as primeiras unidades começam esta semana a chegar a Portugal.
O novo motor 1.6 Turbo: potência específica de 112,3 cv/litro
O novo motor sobrealimentado de 180 cv (132 kW) − o mais potente motor turbo desta categoria de cilindrada, com uns impressionantes 112,3 cv por litro − alcança um equilíbrio notável entre performance e economia. Mais leve e menos atingido pela tributação fiscal devido à menor cilindrada, o novo 1.6 Turbo da Opel apresenta um consumo médio de apenas 7,7 litros de gasolina a cada 100 km. Ao mesmo tempo, este propulsor compacto e leve (131 kg) proporciona desempenhos de elevado nível.
O Astra GTC equipado com este motor acelera de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos e regista uma velocidade máxima de 223 km/h. Um dos destaques do propulsor está na tecnologia de sobrealimentação. Com o turbocompressor integrado no colector de escape, a resposta ao acelerador é extremamente rápida, o que se reflecte, entre outros, no valor da recuperação 80-120 km/h em 5ª velocidade, que é cumprida em apenas 8,4 segundos.
O sofisticado sistema de alimentação do novo 1.6 Turbo conta ainda com injecção sequencial controlada electronicamente e com uma função overboost. O binário máximo normal (230 Nm) é constante entre as 1980 e as 5500 rpm, e eleva-se rapidamente a 266 Nm quando o sistema electrónico reconhece a necessidade de ainda maior pressão de sobrealimentação, com base na rapidez com que é pisado o pedal do acelerador. A potência suplementar fica disponível durante um máximo de cinco segundos, após o que a unidade de controlo regula o binário para recolocá-lo no valor normal de 230 Nm.
O turbocompressor de resposta rápida (a rotação da turbina pode superar as 200.000 rpm) possui arrefecimento externo a água e comprime ar proveniente do intercooler arrefecido a ar. Para fazer face ao elevado nível de potência, as válvulas de escape são arrefecidas a sódio e os pistões especiais são lubrificados e arrefecidos a jacto de óleo. Um dos segredos para a economia de combustível deste motor está na optimização do sistema de distribuição, onde foi dada especial atenção à redução efectiva do atrito no accionamento dos veios de excêntricos e das válvulas. No sistema de escape, a existência de um pré-conversor situado logo a seguir à turbina complementa o trabalho do conversor catalítico principal para melhorar o controlo de emissões de gases de escape de três vias."
Obrigado.
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