Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Consumo de combustível no C.B.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por DV82 Ver Post
    Posso estar enganado, mas a explicação da diferença entre as médias apresentadas pelo CB e as calculadas à mão deve-se a isto:

    Já pensaram no tempo, e consequente gasto de combustível, que têm os carros parados a trabalhar ao ralenti? Por exemplo enquanto esperam num semáforo, enquanto esperam à porta da amante que ela se arranje e resolva descer, enquanto estão do pára-arranca....enfim, todo um leque de situações.

    Ora nestes casos os CBs, na sua maioria, não contabiliza o consumo, de facto as médias são feitas apenas quando o carro está em andamento e engatado.

    Por exemplo no caso do Yaris da minha velhota, quando carro entra em ralenti o consumo instantâneo desaparece sendo substituído por "----", e eu duvido muito que a média aumente se o carro estiver a trabalhar ao ralenti durante 2 horas seguidas. Alguns CBs, neste caso, passam para consumo em litros/hora, mas não sei se actualizam a média que está sempre em litros/100km

    Ou seja, se assim for, os CBs anunciam apenas a média que o carro faz em andamento, que é de facto o que é anunciado pelas marcas.

    Por isto, a única maneira de realmente vermos as médias que realmente fazemos, contabilizando na íntegra a utilização que damos ao nosso carro, é fazer as continhas á mão.
    este exemplo é tão válido para os cálculos por CB como para os manuais, pelos mesmos motivos






    .....não se podem esquecer de uma coisa:

    UMA MÉDIA é exactamente um cálculo probabilístico!!!

    com tudo o que a probabilidade implica: desvio padrão, moda, mediana, etc etc e tal e vira o disco....

    TRADUZINDO, e para toda a gente perceber... existem SEMPRE variáveis que prejudicam o cálculo (excepto em ambientes controlados)

    e o célebre exemplo:

    eu comi um frango e o "Zé" não comeu nada.....
    na média comêmos cada um meio frango
    No entanto eu tou cheio e o Zé com uma fome do caraças!


    bons Km´s

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por miguelsims Ver Post
      este exemplo é tão válido para os cálculos por CB como para os manuais, pelos mesmos motivos






      .....não se podem esquecer de uma coisa:

      UMA MÉDIA é exactamente um cálculo probabilístico!!!

      com tudo o que a probabilidade implica: desvio padrão, moda, mediana, etc etc e tal e vira o disco....

      TRADUZINDO, e para toda a gente perceber... existem SEMPRE variáveis que prejudicam o cálculo (excepto em ambientes controlados)

      e o célebre exemplo:

      eu comi um frango e o "Zé" não comeu nada.....
      na média comêmos cada um meio frango
      No entanto eu tou cheio e o Zé com uma fome do caraças!


      bons Km´s

      Tanto no C3Hdi como no mini cooper a média aumenta se estiver ao relanti! Mas no cooper nota-se um bocadinho mais!!

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por miguelsims Ver Post
        este exemplo é tão válido para os cálculos por CB como para os manuais, pelos mesmos motivos
        Caro miguel, nos cálculos manuais isto não se passa....se o que nós queremos saber é a média de consumo para a nossa utilização diária. Para mim é isto que me interessa, se quero fazer uma simulação de quanto gasto mensalmente em combustível, pois o combustível é consumido mesmo estando o carro ao ralenti, logo vao-se fazer menos quilómetros.

        Se um CB apena contabiliza apenas as alturas em que o carro não está ao ralenti (coisa que nao tenho a certeza), aqui é-nos fornecida apenas a media que o carro faz estando em movimento, mas quando confrontamos o valor fornecido pelo valor calculado, é obvio que os valores não são iguais. Dá-nos para ter uma ideia de quanto gasta o nosso carro em andamento, mas nao nos podemos basear neste valor para prever um valor aproximado de quanto gastamos ao final do mes.

        Claro que, como disseste, a média, mesmo calculada à mão, nunca será sempre a mesma, pois existem demasiadas variáveis, mas a não ser que mudes radicalmente de estilo de vida, as médias de um mês andarão muito próximas da dos restantes meses e da real.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por DV82 Ver Post
          Caro miguel, nos cálculos manuais isto não se passa....se o que nós queremos saber é a média de consumo para a nossa utilização diária. Para mim é isto que me interessa, se quero fazer uma simulação de quanto gasto mensalmente em combustível, pois o combustível é consumido mesmo estando o carro ao ralenti, logo vao-se fazer menos quilómetros.

          Se um CB apena contabiliza apenas as alturas em que o carro não está ao ralenti (coisa que nao tenho a certeza), aqui é-nos fornecida apenas a media que o carro faz estando em movimento, mas quando confrontamos o valor fornecido pelo valor calculado, é obvio que os valores não são iguais. Dá-nos para ter uma ideia de quanto gasta o nosso carro em andamento, mas nao nos podemos basear neste valor para prever um valor aproximado de quanto gastamos ao final do mes.

          Claro que, como disseste, a média, mesmo calculada à mão, nunca será sempre a mesma, pois existem demasiadas variáveis, mas a não ser que mudes radicalmente de estilo de vida, as médias de um mês andarão muito próximas da dos restantes meses e da real.

          SE o CB contabilizar o ralenti tens precisamente o contrário.... uma média mais certa. com menor desvio padrão e mais real contando com paragens (coisa impossível de fazer à mão, a não ser que sejas obsessivo/compulsivo)

          Comentário


            #35
            nem sabia que havia CB's que não contabilizavam o consumo ao relanti! LOL

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por eL_niNo Ver Post
              nem sabia que havia CB's que não contabilizavam o consumo ao relanti! LOL
              Lol claro que contabilizam... Normalmente não apresentam nenhum valor porque o consumo na generalidade dos cb's é apresentado em L/100km's, e se estás parado, o combustível usado para fazer 100 km's tende para infinito... Por isso é que aparecem os "--"

              Na minha experiência, se o carro estiver em andamento e com o motor ao relanti, o cb já apresenta um valor de consumo.

              Comentário


                #37
                É claro que os CB contabilizam quando ao ralenti. No meu 307 aparece -,-- no consumo instantâneo quando abaixo dos 30Km/h porque a velocidade é muito baixa para dar uma estimativa de l/100 (entramos nas assímptotas horizontais; quase a 0 mas não é bem). Mas depois vê-se que ele toma em conta esse gasto. É só experimentar zerar o CB, deixá-lo ao ralenti e depois andar uns kms normalmente e o consumo dispara porque esteve muito tempo parado.
                No Corsa D o CB abaixo dos 20(?)Kms/h dá a indicação de l/h.
                Já agora, o CB do Corsa é certinho, o do 307 tem um erro à volta dos 0,4.

                Comentário


                  #38
                  Por acaso nunca tive pachorra para fazer calculos a mao, pelo que me guio pelo cb.. agora se ele esta certo ou nao isso ja nao sei, o que sei e que qd a luz acende tenho de encher, agr o resto.. ..
                  Por acaso o meu ao ralenti tb aparecem uns traços..
                  cumps,,,

                  Comentário


                    #39
                    Todos os que tive até hoje falham nos valores de CB.

                    O C4 conta 0,5 a 0,6 litros a menos (se bem que já apanhei diferenças menores e superiores).

                    O A4 conta 0,2 litros a menos, mas pelo que julgo saber pode ser afinado para procurar ficar mais preciso.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por miguelsims Ver Post
                      TRADUZINDO, e para toda a gente perceber... existem SEMPRE variáveis que prejudicam o cálculo (excepto em ambientes controlados)

                      e o célebre exemplo:

                      eu comi um frango e o "Zé" não comeu nada.....
                      na média comêmos cada um meio frango
                      No entanto eu tou cheio e o Zé com uma fome do caraças!


                      bons Km´s
                      Aqui está a frase mais verdadeira deste tópico, só não entende quem não quer...

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por eL_niNo Ver Post
                        nem sabia que havia CB's que não contabilizavam o consumo ao relanti! LOL


                        De facto é com cada teoria...

                        Os CB podem não mostrar o consumo abaixo de determinada velocidade, mas contam-no, como é lógico.

                        Quantas vezes já vi a média a aumentar enquanto estava parado numa fila de trânsito.

                        Aliás, quem tiver dúvidas, faça um reset ao computador de bordo com o carro parado ao ralenti...

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por joaomika Ver Post
                          Talvez seja melhor fazeres a tua própria tabela, com as variáveis que quiseres...

                          Não é dificil e faz-se em poucos minutos...
                          Acredito que sim, mas é que não percebo nada do excel...

                          Se poderes ajudar será sempre bem vindo...

                          Cump,

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                            O mesmo comigo. O Mazda tem um erro de 0,4-0,5l, mas o GP o CB indica os valores das médias feitas à mão.



                            Confirmo!!!
                            No meu G.p tambem dá certinho!!!

                            Comentário


                              #44
                              É muito difícil a um CB ser muito preciso, na medida em que o próprio comportamento dos injectores não é 100% preciso. Quando a centralina indica ao injector para injectar 0,0100 ml (por exemplo) de combustível, umas vezes ele vai injectar 0,0104 outras vezes 0,00997, etc...

                              Como o computador contabiliza sempre 0,0100, é daqui que vêm os erros...

                              Comentário


                                #45
                                No meu ibiza fr tdi costuma acertar, ou dar 0.1 ou 0.2 a mais que a realidade (raro). Costumo encher sempre até ao maximo e fazer as contas para ver se apanho erros, mas até costuma ser certo. Já um manco tdi de um amigo que também costuma ser optimista em 0.5. a oscilação máxima também é de 0.2, mas neste caso, tanto é para cima, como para baixo. Ele Fica fulo por o meu ser muito mais certo!
                                A que se deverá este erro de um e não erro do outro se a base dos motores até é mais ou menos igual?! :S


                                Cumps

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Tiago Leal Ver Post

                                  E vocês? O vosso CB dá valores mais reais? (refiram o carro)
                                  Por acaso há poucos dias tive que ver isso e no meu caso, uma Focus tdci de 90cv, o CB é optimista em cerca de 0,5 lit/100 km.

                                  Não há grande margem para erros pois sei todos os abastecimentos feitos, preços do gasóleo, litros supostamente metidos (não posso controlar a veracidade das bombas de abastecimento portanto tenho que acreditar que serão mais ou menos certinhas...) e as continhas "à mão" foram feitas ao fim de 3 meses e 12.600-12.800 km.

                                  Ainda assim ficou marginalmente abaixo dos 6 lit/100 km, em média é claro.

                                  Comentário

                                  AD fim dos posts Desktop

                                  Collapse

                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                  Collapse
                                  Working...
                                  X