Pois é, agora a minha 6 está bem acompanhada na garagem por um 2.
O modelo é o Exclusive (acho eu) com o motor 1.25 de 75Cv.
O modelo é, obviamente, pós restyling. Ou seja conta com a nova grelha e ópticas frontais e traseiras assim como novos materiais no interior.
À primeira vista o carro não é muito agradável, nem à segunda, terceira ou muitas vistas depois. É demasiado alto, com a dianteira curta, o que dá ideia de ser desproporcional à altura do segundo volume. Ou seja a beleza exterior não é muita, vale a habitual qualidade de construção da marca. As folgas entre painéis são boas e as que não são são iguais em ambos os lados. Presumo então que seja feitio!!
Passando para o interior devo confessar que tive uma agradável surpresa. Embora nem todos os materiais sejam bons, há por exemplo plástico a mais nas portas, os plásticos variam entre o bom e o agradável, para o segmento, a montagem continua num patamar elevado mas acima de tudo julgo ter havido uma preocupação de agradar mais à vista aquando da escolha dos materiais.
Passando a explicar melhor. Normalmente a montagem é muito boa, os materiais são bons mas pouco agradáveis à vista. Julgo que neste restyling a Mazda teve a preocupação de também melhorar a qualidade percepcionada.
Resumindo, não está ao nível de um Polo Sportline, para mim a referência mo segmento, mesmo depois da chegada desta nova vaga, mas está claramente acima da média.
O equipamento julgo ser o normal para o segmento, não faltam os indispensáveis AC e rádio com CD. Juntando o banco do condutor com regulação em altura etc... Ou seja cumpre, tem o que é preciso para um carro que assume a vocação citadina.
O espaço à frente é bom, atrás é bom, mas quem paga é a bagageira. Acho que os bancos de trás deslizam mas ainda não experimentei! Como está a bagageira é pouco mais que exígua. Nem pensar ir de férias com apenas aquele volume.
Se por acaso for possível puxar à frente os bancos então o que está dentro da bagageira vai ficar à vista, uma situação nada agradável e conveniente.
Depois de sentado no banco do condutor vem outra surpresa, está tudo lá em baixo!! A posição de condução é elevada, mesmo puxando o banco todo para baixo!! Mesmo do alto do meu 1,72m o mundo fica lá em baixo. Não gostei, é fácil encontrar uma posição confortável, embora o volante não regule em altura, e agora que estou a escrever isto nem sei se em profundidade regula, mas nunca me senti verdadeiramente bem. Talvez por estar habituado à 6 e ao 147.
Depois de rodar a chave vem outra surpresa, o motor é incrivelmente disponível em baixas, talvez devido ao escalonamento curto da caixa, e as acelarações são giras. Tem como reverso o facto de respirar mal lá em cima, limitando as prestações. Basta aparecer uma subida para o velocimetro levar um rombo enorme. Mais uma vez pode ser o facto de estar mal habituado. Não faço ideia como se safa a concorrência neste campo.
Mas a maior de todas as surpresas surge nas curvas, é bom demais o desempenho do carro, então quando nos lembramos da sua altura... Cada curva é um prazer. Já fiquei com um sorriso na cara em várias tal a facilidade com que se pode fazer as ditas.
Mas e como tudo tem um mas.... O conforto não é muito. No entanto o conforto não é para já, uma das minhas prioridades e como tal não acho relevante.
Para finalizar, gostei bastante do carro, no entanto não o comprava, a falta de estilo, o equipamento apenas "obrigatório" e a bagageira eram factores que me levariam a colocar este carro fora de hipótese. No entanto, só me faz aguardar com mais ansiedade pelo novo 2, esse sim já com o estilo Mazda que tanto tem agradado aos consumidores e dizem eles, mais virado para a condução!!
O modelo é o Exclusive (acho eu) com o motor 1.25 de 75Cv.
O modelo é, obviamente, pós restyling. Ou seja conta com a nova grelha e ópticas frontais e traseiras assim como novos materiais no interior.
À primeira vista o carro não é muito agradável, nem à segunda, terceira ou muitas vistas depois. É demasiado alto, com a dianteira curta, o que dá ideia de ser desproporcional à altura do segundo volume. Ou seja a beleza exterior não é muita, vale a habitual qualidade de construção da marca. As folgas entre painéis são boas e as que não são são iguais em ambos os lados. Presumo então que seja feitio!!
Passando para o interior devo confessar que tive uma agradável surpresa. Embora nem todos os materiais sejam bons, há por exemplo plástico a mais nas portas, os plásticos variam entre o bom e o agradável, para o segmento, a montagem continua num patamar elevado mas acima de tudo julgo ter havido uma preocupação de agradar mais à vista aquando da escolha dos materiais.
Passando a explicar melhor. Normalmente a montagem é muito boa, os materiais são bons mas pouco agradáveis à vista. Julgo que neste restyling a Mazda teve a preocupação de também melhorar a qualidade percepcionada.
Resumindo, não está ao nível de um Polo Sportline, para mim a referência mo segmento, mesmo depois da chegada desta nova vaga, mas está claramente acima da média.
O equipamento julgo ser o normal para o segmento, não faltam os indispensáveis AC e rádio com CD. Juntando o banco do condutor com regulação em altura etc... Ou seja cumpre, tem o que é preciso para um carro que assume a vocação citadina.
O espaço à frente é bom, atrás é bom, mas quem paga é a bagageira. Acho que os bancos de trás deslizam mas ainda não experimentei! Como está a bagageira é pouco mais que exígua. Nem pensar ir de férias com apenas aquele volume.
Se por acaso for possível puxar à frente os bancos então o que está dentro da bagageira vai ficar à vista, uma situação nada agradável e conveniente.
Depois de sentado no banco do condutor vem outra surpresa, está tudo lá em baixo!! A posição de condução é elevada, mesmo puxando o banco todo para baixo!! Mesmo do alto do meu 1,72m o mundo fica lá em baixo. Não gostei, é fácil encontrar uma posição confortável, embora o volante não regule em altura, e agora que estou a escrever isto nem sei se em profundidade regula, mas nunca me senti verdadeiramente bem. Talvez por estar habituado à 6 e ao 147.
Depois de rodar a chave vem outra surpresa, o motor é incrivelmente disponível em baixas, talvez devido ao escalonamento curto da caixa, e as acelarações são giras. Tem como reverso o facto de respirar mal lá em cima, limitando as prestações. Basta aparecer uma subida para o velocimetro levar um rombo enorme. Mais uma vez pode ser o facto de estar mal habituado. Não faço ideia como se safa a concorrência neste campo.
Mas a maior de todas as surpresas surge nas curvas, é bom demais o desempenho do carro, então quando nos lembramos da sua altura... Cada curva é um prazer. Já fiquei com um sorriso na cara em várias tal a facilidade com que se pode fazer as ditas.
Mas e como tudo tem um mas.... O conforto não é muito. No entanto o conforto não é para já, uma das minhas prioridades e como tal não acho relevante.
Para finalizar, gostei bastante do carro, no entanto não o comprava, a falta de estilo, o equipamento apenas "obrigatório" e a bagageira eram factores que me levariam a colocar este carro fora de hipótese. No entanto, só me faz aguardar com mais ansiedade pelo novo 2, esse sim já com o estilo Mazda que tanto tem agradado aos consumidores e dizem eles, mais virado para a condução!!
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