Artigo traduzido do site da revista alemã auto motor und sport
Este artigo menciona apenas carros alemães, mas penso que se poderá generalizar a nível da indústria europeia e japonesa, pelo menos.
"Os alemães estão cada vez mais gordos - mas não só eles. Também os carros aumentaram significativamente de peso nas últimas décadas. Isso afecta não só o coração, mas também o meio ambiente. Entre alguns dos que mais engordaram podemos considerar o VW Golf, o Opel Vectra ou o VW Multivan.
É claro que o aumento do peso e das dimensões não é de atribuir apenas ao aumento dos itens de conforto. Também a segurança activa e passiva (crash-tests, airbags, etc.) bem como o isolamento acústico têm um papel importante neste aumento. Ainda assim, diferenças de 500 kg não são raridade, tal como por exemplo o Audi A4 e o seu antecessor Audi 80, ou o VW Golf actual em comparação com o Golf I. Também o Opel Vectra deu um salto enorme, que em relação ao Asc0na de 1976 aumentou o seu peso em mais de meia tonelada.
Se utilitários como o VW Polo ou o Ford Fiesta ainda pesavam à volta de 700 kg há 30 anos atrás, hoje em dia estes veículos superam já a barreira da tonelada com algum à-vontade. A versão de base 2.0 do VW Multivan até já acusa um peso respeitável de 2,2 toneladas - uma diferença de 789 kg em relação ao seu antepassado T2, que pesava 1395 kg. Este teria, portanto, que ser carregado até ao seu peso bruto (2250 kg) para que ele pesasse aproximadamente o mesmo que um Multivan vazio!!
Mas a opulência das novas gerações não se reflecte apenas ao olhar para a balança. Também as dimensões exteriores dos veículos são testemunha de um lento mas constante processo de "engorda". Assim, por exemplo, o comprimento do Passat de 1975 aumentou em cerca de 60 cm, dos 4,19 m da primeira geração até aos respeitáveis 4,77 m da geração actual.
Também a Mercedes, a BMW e a Porsche engordaram
Os outros construtores alemães também não se coibem de seguir esta tendência: o Mercedes 190 (W 201) e o novo Classe C têm uma diferença de quase 20 cm no comprimento, 10 cm em largura e ca. de 400 kg no peso. Com o BMW Série 3 acontece algo de quase idêntico. Até um Porsche 911, tanto na sua versão Carrera como no Turbo, tem hoje mais 400 kg que o seu equivalente dos anos 70. As limousines topo de gama Audi A8, BMW Série 7 e Mercedes Classe S também apresentam hoje em dia um peso considerável de 1,9 toneladas. Nesta categoria, no entanto, as diferenças não são tão grandes como nas outras."
De seguida, mostra-se uma tabela em que se compara, respectivamente:
Este artigo menciona apenas carros alemães, mas penso que se poderá generalizar a nível da indústria europeia e japonesa, pelo menos.
"Os alemães estão cada vez mais gordos - mas não só eles. Também os carros aumentaram significativamente de peso nas últimas décadas. Isso afecta não só o coração, mas também o meio ambiente. Entre alguns dos que mais engordaram podemos considerar o VW Golf, o Opel Vectra ou o VW Multivan.
É claro que o aumento do peso e das dimensões não é de atribuir apenas ao aumento dos itens de conforto. Também a segurança activa e passiva (crash-tests, airbags, etc.) bem como o isolamento acústico têm um papel importante neste aumento. Ainda assim, diferenças de 500 kg não são raridade, tal como por exemplo o Audi A4 e o seu antecessor Audi 80, ou o VW Golf actual em comparação com o Golf I. Também o Opel Vectra deu um salto enorme, que em relação ao Asc0na de 1976 aumentou o seu peso em mais de meia tonelada.
Se utilitários como o VW Polo ou o Ford Fiesta ainda pesavam à volta de 700 kg há 30 anos atrás, hoje em dia estes veículos superam já a barreira da tonelada com algum à-vontade. A versão de base 2.0 do VW Multivan até já acusa um peso respeitável de 2,2 toneladas - uma diferença de 789 kg em relação ao seu antepassado T2, que pesava 1395 kg. Este teria, portanto, que ser carregado até ao seu peso bruto (2250 kg) para que ele pesasse aproximadamente o mesmo que um Multivan vazio!!
Mas a opulência das novas gerações não se reflecte apenas ao olhar para a balança. Também as dimensões exteriores dos veículos são testemunha de um lento mas constante processo de "engorda". Assim, por exemplo, o comprimento do Passat de 1975 aumentou em cerca de 60 cm, dos 4,19 m da primeira geração até aos respeitáveis 4,77 m da geração actual.
Também a Mercedes, a BMW e a Porsche engordaram
Os outros construtores alemães também não se coibem de seguir esta tendência: o Mercedes 190 (W 201) e o novo Classe C têm uma diferença de quase 20 cm no comprimento, 10 cm em largura e ca. de 400 kg no peso. Com o BMW Série 3 acontece algo de quase idêntico. Até um Porsche 911, tanto na sua versão Carrera como no Turbo, tem hoje mais 400 kg que o seu equivalente dos anos 70. As limousines topo de gama Audi A8, BMW Série 7 e Mercedes Classe S também apresentam hoje em dia um peso considerável de 1,9 toneladas. Nesta categoria, no entanto, as diferenças não são tão grandes como nas outras."
De seguida, mostra-se uma tabela em que se compara, respectivamente:
- Comprimento (Länge)
- Breite (largura)
- Altura (Höhe)
- Tara (Leergewicht)
- Potência (PS)
- Cilindrada (Hubraum)
- Ano de construção (Baujahr)
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