Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Clio 1.6 16v

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por BoraLaMarina Ver Post
    Não fazia ideia, perguntei pois vi aí acima que foi utilizado no Clio RS (uma versão vitaminada naturalmente).
    E como sei que o do meu Laguna é também referência K4M, lembrei-me que aquilo já tem mais de 200.000 kms e até à data não tenho razão de queixa.
    O 4KM não foi utilizado no Clio RS. O Clio RS montava um motor de 2 litros de cilindrada. Mas foi montado no Twingo RS.
    Editado pela última vez por PauloRaposo; 03 May 2020, 13:20.

    Comentário


      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
      Como estavamos a falar de Clio II, só tem K4M 7xx
      O BoraLaMarina perguntou "Existe mais do que uma versão do K4M ?" em resposta a um post do Twingo32 que fazia referência ao 4KM montado no Twingo RS
      Editado pela última vez por PauloRaposo; 03 May 2020, 13:21.

      Comentário


        Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
        Sim, hás-de reparar que em qualquer Clio original do lado direito tens 1.1/1.2 16v/1.4/1.4 16v/1.5 dci/1.6/1.6 16v/1.9 d/1.9 dtii/2.0 16v. Já do lado esquerdo vais ter o nível de acabamento RN/RT/RXE/16v etc. A lógica é esta, mas se houve versões/anos em que saíram com 16v apenas do lado direito, isso desconheço. Até poderá ter acontecido nas primeiras versões (as de 1998), uma vez que o motor 1,4 16v ainda não existia (só apareceu em 1999), tal como o RS (em 2000), e o 16v podia identificar o 1.6 16v (dado que era, nessa altura, o único motor 16v da Renault montado no Clio II).

        A questão do quadrante é diferente, até 1999 vinham com quadrante de fundo azul e uma configuração diferente. De 2000 em diante passaram a vir com o quadrante de fundo branco.
        Numa breve pesquisa encontrei este. Vi outros exemplos mas a foto não é totalmente clara.

        O meu é exatamente assim, 16v de ambos os lados.

        Quanto ao quadrante, o meu já é de fundo branco, estofos em veludo, e tem matricula de 06/1999.

        Comentário


          Já agora, este isolamento foi aproveitado para fazer a revisão (a anterior tinha ocorrido há 1 ano e 2 meses tendo feito 10.000km) e trocar o depósito de refrigeração.




          E aqui aproveito para pedir uma opinião.

          A tampa do anterior vaso apertava em falso, isto é, quando apertava voltava a desapertar e assim sucessivamente. No novo vaso, com uma nova tampa, acontece precisamente o mesmo. É normal? É que após algum tempo ela acaba a desapertar sozinha.

          Comentário


            Quando fiz referência no meu último post de as primeiras versões do 1.6 16v serem de 1998, foi engano queria escrever 1999. Salvo erro, e se não me falha a memória esta versão apareceu em Fevereiro de 1999 (em França). A indicação que tenho é alteração do quadrante deu-se em Julho de 1999. Mas o teu é de Junho e já tem o quadrante branco, como tal deve ser uma imprecisão da fonte onde fui buscar a informação. Todos os Clio de 2000 têm quadrante de fundo branco. Os de 1999 podem ter os dois tipos de quadrante (fundo azul ou branco) dependendo do mês de comercialização.

            O meu, sendo de 2000, já tem o quadrante branco e os estofos são em pele/tecido.
            Editado pela última vez por PauloRaposo; 03 May 2020, 14:05.

            Comentário


              Por acaso enganei-me, queria referir-me como exemplo ao Twingo RS que falaram no outro comentário.

              Pois falavam da robustez do conjunto K4M, e eu não sabendo que existiam essas versões todas apenas aproveitei para mencionar que: o do meu Laguna I fase 2, já vai com 19 anos e os kms que mencionei e até à data tem-se portado bem.

              Consumo de óleo é quase nulo no espaço de 10.000 a 12.000 kms (também leva sempre 5w40), nunca me pus a fazer aranques, nem aceleradelas a frio, eventualmente leva algum puxanço em velocidade de ponta em AE.
              Tirando as já mencionadas bobines de ignição, não me lembro de mais nada para já.
              Editado pela última vez por BoraLaMarina; 03 May 2020, 14:08.

              Comentário


                Em termos de óleo, no meu tenho colocado esse mesmo óleo da ELF mas 5W30.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por BoraLaMarina Ver Post
                  Por acaso enganei-me, queria referir-me como exemplo ao Twingo RS que falaram no outro comentário.

                  Pois falavam da robustez do conjunto K4M, e eu não sabendo que existiam essas versões todas apenas aproveitei para mencionar que: o do meu Laguna I fase 2, já vai com 19 anos e os kms que mencionei e até à data tem-se portado bem.

                  Consumo de óleo é quase nulo no espaço de 10.000 a 12.000 kms (também leva sempre 5w40), nunca me pus a fazer aranques, nem aceleradelas a frio, eventualmente leva algum puxanço em velocidade de ponta em AE.
                  Tirando as já mencionadas bobines de ignição, não me lembro de mais nada para já.
                  O meu Twingo RS tem praticamente 190.000kms e de motor nada a apontar apesar do uso pouco amigável que lhe dou.

                  Neste momento precisa de algum carinho devido aos travões atrás que cederam mas depois volta a rolar como de costume.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Twingo32v Ver Post
                    O meu Twingo RS tem praticamente 190.000kms e de motor nada a apontar apesar do uso pouco amigável que lhe dou.

                    Neste momento precisa de algum carinho devido aos travões atrás que cederam mas depois volta a rolar como de costume.

                    Twingo32v, acho que nunca te perguntei isto: o teu Twingo RS tem jantes 16 ou 17? Em alguns sites apresentam duas hipóteses para o conjunto jante/pneu: 195/45R16 ou 195/40R17.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                      Twingo32v, acho que nunca te perguntei isto: o teu Twingo RS tem jantes 16 ou 17? Em alguns sites apresentam duas hipóteses para o conjunto jante/pneu: 195/45R16 ou 195/40R17.
                      Twingo RS tem 195/45r16
                      Twingo RS Cup e Gordini têm 195/40r17

                      No meu uso no inverno 195/45r16 e no verão 195/50r15 semi slicks, quanto mais pequena for a janta melhor ele se comporta no caso do Twingo RS (a suspensão é demasiado dura para o baixo peso e depois com um perfil se pneus muito baixo fica demasiado saltitao

                      Comentário


                        Parabéns, está um projeto bastante interessante

                        Comentário


                          -Apagado-
                          Editado pela última vez por MonteiroV; 01 December 2020, 12:55.

                          Comentário


                            Apagar
                            Editado pela última vez por PauloRaposo; 09 June 2020, 09:30.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por MonteiroV Ver Post
                              Já vendeu ?
                              Ainda não! Aliás nunca foi colocado à venda, nunca o poderia ter vendido!

                              Comentário


                                Mais um aqui para o tópico, desta vez o meu .












                                how many gallons does a betta need

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por MonteiroV Ver Post
                                  Mais um aqui para o tópico, desta vez o meu .










                                  Parabéns pela nova aquisição. Pela matrícula esse é dos últimos 1.6 16v Fase 1. Quantos kms tem?

                                  E fotos do interior, podes colocar?

                                  Quais as primeiras impressões de condução?
                                  Editado pela última vez por PauloRaposo; 01 December 2020, 15:58.

                                  Comentário


                                    Muito obrigado . Sim foi mesmo dos últimos sendo esta a versão RSi, com algumas diferenças para o 1.6 16v. Está com 280.000 kms, o antigo (e único dono) fazia bastantes vezes Lisboa - Algarve.

                                    Comprei o carro à uns dias e como o tempo tem estado chuvoso ainda não tive oportunidade de colocar à prova o carro e avaliar as suas capacidades dinâmicas, no entanto já pude confirmar que é um motor bastante linear em toda a faixa de rotação, estou com o problema de ralenti instável, sobretudo a frio o carro acelera e desacelera normalmente entre as 500 e as 750 rotações, irei limpar a válvula de ralenti para testar.

                                    Aqui vão algumas fotos do interior, está a precisar de alguns mimos, mas adoro o facto de ser metade pele metade tecido







                                    Comentário


                                      Esse está então mais rodado que o meu TWINGO RS que já leva 197.000 (mas foram kms difíceis!).

                                      Algum consumo de água ou óleo?

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Twingo32v Ver Post
                                        Esse está então mais rodado que o meu TWINGO RS que já leva 197.000 (mas foram kms difíceis!).

                                        Algum consumo de água ou óleo?
                                        Só tenho o carro à alguns dias não consigo responder a essa pergunta, mas sei a resposta que espero vir a ter

                                        Comentário


                                          Não tenho conhecimento de nenhuma versão RSI no Clio II 1.6 16v Fase 1. Que diferenças são essas?

                                          Que eu saiba a versão RSI existiu apenas no Clio I e com a motorização 1.8.

                                          Esse interior está a precisar de uns bons mimos (não apenas de alguns). Está muito feio esse tablier do lado do passageiro. O que se terá passado com o revestimento na zona do airbag? O dono deu-te alguma explicação palusível para isso?

                                          Quanto ao ralenti instável: bem vindo ao mundo admirável dos Clio dessa geração . Esse é um problema crónico bem conhecido destes motores.

                                          Se já leste os tópicos sobre este modelo aqui no Fórum, já deves saber como se resolve
                                          Editado pela última vez por PauloRaposo; 01 December 2020, 21:42.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                                            Não tenho conhecimento de nenhuma versão RSI no Clio II 1.6 16v Fase 1. Que diferenças são essas?

                                            Que eu saiba a versão RSI existiu apenas no Clio I e com a motorização 1.8.

                                            Esse interior está a precisar de uns bons mimos (não apenas de alguns). Está muito feio esse tablier do lado do passageiro. O que se terá passado com o revestimento na zona do airbag? O dono deu-te alguma explicação palusível para isso?

                                            Quanto ao ralenti instável: bem vindo ao mundo admirável dos Clio dessa geração . Esse é um problema crónico bem conhecido destes motores.

                                            Se já leste os tópicos sobre este modelo aqui no Fórum, já deves saber como se resolve
                                            Basicamente deram este nome ao carro para finais de 2000 e a diferença era que vinha com os equipamentos opcionais do 1.6 16v de série como ar condicionado , bancos em pele, caixa de cd's debaixo do banco do condutor. O quadrante é também diferente, o quadrante do rsi é parecido com o do RS. Infelizmente no rsi nem todos trouxeram o capô e mala em alumínio.

                                            Os airbags de passageiro do Clio II fase 1 têm este problema crónico sobretudo quando ficam muito tempo expostos ao sol e temperaturas elevadas , penso que isto tenha piorado pelo carro ter estado algum tempo parado.
                                            Arranjar o interior é prioridade !

                                            Ahaha sim de facto já li e ajuda imenso ! Bobinas penso que não seja porque o carro só faz mesmo isto ao ralenti, primeiro vou tentar limpar a válvula que controla o ralenti uma vez que não é necessário remover o coletor de ar, caso o problema persista irei limpar a borboleta e substituição dos 2 o rings.

                                            Comentário


                                              Uma dica, tive esse problema num Megane 3 1.6 16v 110, o sensor de posição da árvore de Cames (fica do lado esquerdo do motor quando estas de frente para o carro, junto ao bocal onde se adiciona óleo).

                                              Tiras e lavas (eu usava produto para lavar travões) e tinha sossego. Quando comecei a usar outro óleo passou e nunca mais fez.

                                              Comentário


                                                Tenho algures uma revista, em que tem o ensaio na época do Clio II RSi com esse motor...

                                                A ver se encontro a dita.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por MonteiroV Ver Post
                                                  Basicamente deram este nome ao carro para finais de 2000 e a diferença era que vinha com os equipamentos opcionais do 1.6 16v de série como ar condicionado , bancos em pele, caixa de cd's debaixo do banco do condutor. O quadrante é também diferente, o quadrante do rsi é parecido com o do RS. Infelizmente no rsi nem todos trouxeram o capô e mala em alumínio.

                                                  Os airbags de passageiro do Clio II fase 1 têm este problema crónico sobretudo quando ficam muito tempo expostos ao sol e temperaturas elevadas , penso que isto tenha piorado pelo carro ter estado algum tempo parado.
                                                  Arranjar o interior é prioridade !

                                                  Ahaha sim de facto já li e ajuda imenso ! Bobinas penso que não seja porque o carro só faz mesmo isto ao ralenti, primeiro vou tentar limpar a válvula que controla o ralenti uma vez que não é necessário remover o coletor de ar, caso o problema persista irei limpar a borboleta e substituição dos 2 o rings.
                                                  Sem querer estar a duvidar de ti, mas que quadrante diferente é esse? Podes colocar aqui uma foto? Eu só conheço dois tipos de quadrante no 1.6 16v: o das versões iniciais (1999) com fundo azul e o das outras versões (iguais à do meu) com fundo branco. Esse do teu carro é diferente do modelo de baixo (que é o do meu)?:





                                                  Outra coisa, que eu saiba, a porta da mala nunca foi em alumínio em nenhuma versão. Apenas o capot é que era em alumínio nas primeiras versões (não sei bem precisar até quando, mas o meu - que é de 07/2000 - já não tem).

                                                  O meu tem todos os equipamentos que referes (inclusive a cx de CD's que no meu caso está debaixo do banco do passageiro), com excepção do AC.
                                                  Editado pela última vez por PauloRaposo; 02 December 2020, 12:14.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                    Tenho algures uma revista, em que tem o ensaio na época do Clio II RSi com esse motor...

                                                    A ver se encontro a dita.
                                                    Gostava muito de ver esse ensaio

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                                                      Gostava muito de ver esse ensaio



                                                      Ver se descubro a dita... se encontrar, coloco aqui.

                                                      Comentário


                                                        Agora deixaram me na dúvida mas penso que o meu tem capot e mala em alumínio. Pelo menos na altura o vendedor frisou isso...

                                                        De resto tem não tem caixa de Cd's nem bancos em meia pele mas tem AC e quadrante de fundo branco.

                                                        É de Junho de 1999, produzido pouco tempo antes.

                                                        Comentário


                                                          Atenção que eu escrevi "que eu saiba", o que não quer dizer que não seja como o MonteiroV referiu. Mas gostava de alguém confirmasse isto com alguma fonte e não apenas o "diz que disse".

                                                          Os bancos em meia pele não eram opção, eram de série a partir do início de 2000. O quadrante a branco surgiu em JUL de 1999 (Fonte: automobile-sportive.com)

                                                          Eu tenho alguns artigos onde falam do capot em alumínio, mas nunca li nada sobre o portão da mala em alumínio.
                                                          Editado pela última vez por PauloRaposo; 02 December 2020, 15:26.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                                                            Sem querer estar a duvidar de ti, mas que quadrante diferente é esse? Podes colocar aqui uma foto? Eu só conheço dois tipos de quadrante no 1.6 16v: o das versões iniciais (1999) com fundo azul e o das outras versões (iguais à do meu) com fundo branco. Esse do teu carro é diferente do modelo de baixo (que é o do meu)?:





                                                            Outra coisa, que eu saiba, a porta da mala nunca foi em alumínio em nenhuma versão. Apenas o capot é que era em alumínio nas primeiras versões (não sei bem precisar até quando, mas o meu - que é de 07/2000 - já não tem).

                                                            O meu tem todos os equipamentos que referes (inclusive a cx de CD's que no meu caso está debaixo do banco do passageiro), com excepção do AC.
                                                            Penso ter lido algures numa revista que seria o capot e mala, no entanto estou a falar de memória posso ter-me equivocado.

                                                            Quanto ao quadrante sim é diferente, ainda que seja preciso olhar com atenção para perceber as ou a diferença , hoje não tive oportunidade de tirar foto ao meu mas deixo uma foto de como é o meu.

                                                            Este é o modelo do meu :




                                                            E este o do RS :

                                                            Comentário


                                                              Já agora, criei um grupo no facebook para que um dia possamos marcar um encontro destes modelos

                                                              https://www.facebook.com/groups/cliorsiportugal

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X