Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fiat Barchetta- já está :D

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por homemdonorte Ver Post
    então vamos la a uma pequena explicação:

    1º lugar: tudo o que são motores série K, mesmo 1.4 são excelentes 4 cilindros...os que conseguem melhor equilibrio entre potência, rotações, binário e fiabilidade(sim, são extremamente fiáveis, precisam de ser bem cuidados)...não é por acaso que os Elise tinham motor série K...

    2º lugar, por exemplo o TF 160 põe no bolso qualquer MX5 mesmo o NC 2.0 160cv...o Barchetta fica longe até do TF135.

    3º lugar o TF 115, além de ter melhor subida de regime que o MX5 1.6; tem mais 6cv e melhor binário a mais baixas rotações.

    então diz lá onde é que sabes??
    Homem do Norte,

    ai jazus, o que vai para aí...

    As razões da escolha dos K-series da Rover prendem-se essencialmente com 3 factores:
    1º - Custos (são motores extremamente baratos)
    2º - Peso (muito leves)
    3º - Equilibrados e faceis de mexer (como disseste)

    Mas uma coisa que eles não são, são fiáveis. Os problemas com a junta de cabeça são sobejamente conhecidos, mesmo em carros muito bem cuidados, e nas versões mais poderosas, reconstruções de motores são algo comum.

    Quanto ao resto, não sei.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
      Homem do Norte,

      ai jazus, o que vai para aí...

      As razões da escolha dos K-series da Rover prendem-se essencialmente com 3 factores:
      1º - Custos (são motores extremamente baratos)
      2º - Peso (muito leves)
      3º - Equilibrados e faceis de mexer (como disseste)

      Mas uma coisa que eles não são, são fiáveis. Os problemas com a junta de cabeça são sobejamente conhecidos, mesmo em carros muito bem cuidados, e nas versões mais poderosas, reconstruções de motores são algo comum.

      Quanto ao resto, não sei.
      estás redondamente enganado! as razões prendem-se com o facto do motor conseguir atingir altas rotações sem problemas, aliás é mais que sabido que os motores K funcionam bem em altas. Quanto á fiabilidade tenho um TF que tem 38mil km e já mudou de junta, mas isso não é defeito do motor, mas sim do deficiente arrefecimento do motor central do TF. No elise tem melhor arrefecimento....se vires os motores serie K utilizados nos Rover motor dianteiro(o Jetboy que te diga que ele tem meia dúzia) 0 problemas...teve um toyota Carina que deu mais pouco mais mas deu. OS motores K necessitam é de cuidados básicos como aquecerem primeiro antes de se poder esgotar uma mudança etc...de resto é sempre a rolar ainda esta semana conheci um mecanico que tem um rover 414 dos antiguinhos com 320mil km e 0 problemas...mudou a junta aos 150mil km não porque precisava mas estava na hora e ia mudar agora outra vez. o resto?? bem o 1.4 com 103cv em inicios de 90'´é só do que melhor existe....mesmo hoje é provavelmente o 1.4 mais potente do mercado passados estes anos todos

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
        tudo é possivel de ser criticado. Actualmente os Elise trazem Toyotas e são criticados pela falta de disponibilidade a baixa rotação (o R) e pelo ruido pouco inspirado

        Se falas em performances, não sei nem me interessa, mas há mais num motor que apenas números, e defendendo aqui os italianos, os motores a gasosa continuam a ser dos mais entusiasmantes de utilizar. Seja pelo nervosismo ou pelo ruido emanado.

        Conduzo um fiestazinho de 75cv e já me passaram pelas mãos carros mais potentes, e sinceramente, alguns deles podem ter os numeros, mas divertia-me mais "explorando" os 45cv do uno 45s.
        sim referia-me apenas a numeros mas até na sonoridade é superior..ao nivel do Barchetta....quem conduziu um TF que te fale do barulho do motor...o Mazda simplesmente não ronca. e sim já conduzi o MX5 NC 2.0...a meu ver, inferior ao antigo NB 1.8..mais rápido menos emocionante

        Comentário


          #64
          HomemdoNorte, eu gosto muito de Rover, aliás, Rover para mim é a minha marca de eleição, mas...o que não falta por aí é Rovers com a junta queimada, não é apenas no TF ou no F. ;) A duzentos metros da minha casa, é onde está a oficina do meu mecânico, além de já ter criado alguma amizade vou lá regularmente ver o que eles andam a fazer (até para aprender), e não são poucas as vezes em que o vejo agarrado ao compressor de ar para retirar aquela pápa que se cria dentro do motor e de dentro das tubagens (em Rovers) quando a junta vai à vida. É um mal que é necessário para quem gosta da Rover.
          O Serie L, no meu caso também teve um problema de aquecimento que nunca ninguém conseguiu perceber qual o problema, tendo eu substituido uma serie de peças, como radiador, algumas tubagens, etc, mas nada..., mas neste caso parece-me que foi um caso isolado

          Cumprimentos,

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por migueldefender Ver Post
            HomemdoNorte, eu gosto muito de Rover, aliás, Rover para mim é a minha marca de eleição, mas...o que não falta por aí é Rovers com a junta queimada, não é apenas no TF ou no F. ;) A duzentos metros da minha casa, é onde está a oficina do meu mecânico, além de já ter criado alguma amizade vou lá regularmente ver o que eles andam a fazer (até para aprender), e não são poucas as vezes em que o vejo agarrado ao compressor de ar para retirar aquela pápa que se cria dentro do motor e de dentro das tubagens (em Rovers) quando a junta vai à vida. É um mal que é necessário para quem gosta da Rover.
            O Serie L, no meu caso também teve um problema de aquecimento que nunca ninguém conseguiu perceber qual o problema, tendo eu substituido uma serie de peças, como radiador, algumas tubagens, etc, mas nada..., mas neste caso parece-me que foi um caso isolado

            Cumprimentos,
            pois volto a refererir que isso acontece devido aos tratamentos a frio que o carro leva.....antigamente os carros principalmente a gasoleo convinham aquecer antes de arrancar hoje isso não acontece...no entanto no caso dos Rovers isso é um mal necessário, e cumprinco essa necessidade é carro para durar uma vida.

            Tenho um livrinho pequenino daqueles oferecidos pelas revistas sobre carros ingleses e refere precisamente isto e desta forma.

            ainda quanto ás juntas...segundo me dizem mecanicos da Rover...oficiais e habituados a mexer neles o problema das fugas na junta resume-se ao facto de elas terem uns componentes sensiveis ao aquecimento...depois da primeira junta esses componentes já são de outra liga e ja resistem mais por isso é que é normal a primeira junta durar menos que as outras.
            Editado pela última vez por homemdonorte; 21 June 2007, 20:03.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por homemdonorte Ver Post
              foste tu que o conduziste?????????????

              ou não estamos a falar do mesmo...ou esse tava avariado o TF160 é tanto ou mais sobrevirador que o S2000....acredita. não terá sido um 115??? ou os pneus eram uns yokohama semi slicks.
              Yep!!! eu mesmo!

              os pneus não me lembro quais eram, mas já não estavam novos!

              era de facto o 160 , e tinha sensivelmente 50.000km


              Pá....eu não o acho nem de longe nem de perto mais sobrevirador do que um S2000, embora não os tenha conduzido a ambos em circuito idêntico.....mas de facto não achei que o TF fosse assim tão fácil para um "leigo" de em piso seco dar uma grande deslizadela de traseira (a subir)!

              apesar da grande inclinação das curvas, e de existirem até desniveis, que fazem o carro derrapar e escorregar mais do que seria de esperar, ele rapidamente ganha de novo a compostura mostrado que o chassis e o conjunto são de facto bastante equilibrados!

              O barchetta é muito mais para meninos.......o MX-5 não posso falar, só conduzi o 1.6 e sinceramente.....aquilo assim não serve para se aperceber de nada a ver com o facto de ser um roadster RWD!



              Originalmente Colocado por homemdonorte Ver Post
              como já te falei uma vez, as verdadeiras máquinas têm as suas limitações

              Claro que sim!!!!

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                Yep!!! eu mesmo!

                os pneus não me lembro quais eram, mas já não estavam novos!

                era de facto o 160 , e tinha sensivelmente 50.000km


                Pá....eu não o acho nem de longe nem de perto mais sobrevirador do que um S2000, embora não os tenha conduzido a ambos em circuito idêntico.....mas de facto não achei que o TF fosse assim tão fácil para um "leigo" de em piso seco dar uma grande deslizadela de traseira (a subir)!

                apesar da grande inclinação das curvas, e de existirem até desniveis, que fazem o carro derrapar e escorregar mais do que seria de esperar, ele rapidamente ganha de novo a compostura mostrado que o chassis e o conjunto são de facto bastante equilibrados!

                O barchetta é muito mais para meninos.......o MX-5 não posso falar, só conduzi o 1.6 e sinceramente.....aquilo assim não serve para se aperceber de nada a ver com o facto de ser um roadster RWD!






                Claro que sim!!!!
                por acaso não concordo o MX5 1.6 e o TF 1.6 com uns pneus a meio gasto são bem divertidos...aliás não posso fazer uma curva assim a abrir em 2ª ou mesmo 3ª que ele atravessa-se todo...no MX5 1.6 idem....em piso molhado então é melhor ter contenção no pé. por exemplo o MX5 1.6 é muito mais brincalhão que o actual 1.8.

                o que achaste do ronco????

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                  .......o MX-5 não posso falar, só conduzi o 1.6 e sinceramente.....aquilo assim não serve para se aperceber de nada a ver com o facto de ser um roadster RWD!

                  Tu deves ter guiado o MX-5 1.6 NB. Para além de ter um motor menos potente que o 1.6 do NA e mais borracha (pneus bem mais largos), nem sequer permite ter autoblocante. É a versão menos interessante de todos os MX-5 (exceptuando aquele 1.6 de 90 cv que surgiu posteriormente no NA quando o 1.6 de 115cv foi abandonado por questões ambientais).

                  O 1.6 do NA era um motor muito interessante que respirava muito bem. Como o carro era mais leve e os pneus mais estreitos, a diversão que se conseguia ter com este motor (que recordo era o original) era surpreendente. A versão com autoblocante (em opção) era ainda mais interessante.
                  Editado pela última vez por PauloRaposo; 22 June 2007, 09:41.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Paulo Raposo Ver Post
                    Tu deves ter guiado o MX-5 1.5 NB. Para além de ter um motor menos potente que o 1.6 do NA e mais borracha (pneus bem mais largos), nem sequer permite ter autoblocante. É a versão menos interessante de todos os MX-5 (exceptuando aquele 1.6 de 90 cv que surgiu posteriormente no NA quando o 1.6 de 115cv foi abandonado por questões ambientais).

                    O NB não tem 1.5, tem o 1.6 e o 1.8.


                    Cumprimentos,

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por homemdonorte Ver Post
                      por acaso não concordo o MX5 1.6 e o TF 1.6 com uns pneus a meio gasto são bem divertidos...aliás não posso fazer uma curva assim a abrir em 2ª ou mesmo 3ª que ele atravessa-se todo...no MX5 1.6 idem....em piso molhado então é melhor ter contenção no pé. por exemplo o MX5 1.6 é muito mais brincalhão que o actual 1.8.

                      o que achaste do ronco????
                      pronto, eu sei a diferença entre um gancho de pé a fundo a 40 e uma curva apertada a 60 de pé a fundo e guinada, a segunda faz o carro metarforsear-se numa drifter ......a primera, faz o carro dar de rabo controladamente........eu apenas fiz a primeira, pois na Madeira poucas estradas permitem um drift rápido controlado (sem trânsito)

                      o MX-5 que conduzi ....(era de rent a car) e tinha 180.000km....achei demasiado brando!

                      ronco...achei tipicamente japuna de origem!

                      Originalmente Colocado por Paulo Raposo Ver Post
                      Tu deves ter guiado o MX-5 1.5 NB. Para além de ter um motor menos potente que o 1.6 do NA e mais borracha (pneus bem mais largos), nem sequer permite ter autoblocante. É a versão menos interessante de todos os MX-5 (exceptuando aquele 1.6 de 90 cv que surgiu posteriormente no NA quando o 1.6 de 115cv foi abandonado por questões ambientais).

                      O 1.6 do NA era um motor muito interessante que respirava muito bem. Como o carro era mais leve e os pneus mais estreitos, a diversão que se conseguia ter com este motor (que recordo era o original) era surpreendente. A versão com autoblocante (em opção) era ainda mais interessante.

                      era de 91 penso eu.........., pensei que fosse um 1.6! ..... Não era um carro desiquilibrado (ainda mais tendo em conta a idade) ...aliás...lembro-me perfeitamente de achar que para o aspecto exterior, dentro do carro parecia bem grande ( posição de condução num ponto mais atrás).........

                      ...achei que a posição de condução transmitia bem a sensação ao volante, mas que o carro era pouco divertido!.......gostei do interior..........gostei da caixa.....gostei de tudo, mas estava á espera de mais!


                      todavia reconheço que a unidade em questão poderia de facto não estar no seu melhor nivel!
                      Editado pela última vez por PauloFVF; 22 June 2007, 02:35.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por homemdonorte Ver Post
                        estás redondamente enganado! as razões prendem-se com o facto do motor conseguir atingir altas rotações sem problemas, aliás é mais que sabido que os motores K funcionam bem em altas. Quanto á fiabilidade tenho um TF que tem 38mil km e já mudou de junta, mas isso não é defeito do motor, mas sim do deficiente arrefecimento do motor central do TF. No elise tem melhor arrefecimento....se vires os motores serie K utilizados nos Rover motor dianteiro(o Jetboy que te diga que ele tem meia dúzia) 0 problemas...teve um toyota Carina que deu mais pouco mais mas deu. OS motores K necessitam é de cuidados básicos como aquecerem primeiro antes de se poder esgotar uma mudança etc...de resto é sempre a rolar ainda esta semana conheci um mecanico que tem um rover 414 dos antiguinhos com 320mil km e 0 problemas...mudou a junta aos 150mil km não porque precisava mas estava na hora e ia mudar agora outra vez. o resto?? bem o 1.4 com 103cv em inicios de 90'´é só do que melhor existe....mesmo hoje é provavelmente o 1.4 mais potente do mercado passados estes anos todos

                        As rotações altas são um factor importante, mas ao mesmo tempo secundário. A escolha na K-series da Rover, em deterimento de outras hipóteses capazes de fazer tanto ou mais rotações que os Rover, teve como factores principais de escolha o preço e o peso.

                        Quanto à fiabilidade dos k-series, até nos land rover eles deram problemas e esses certamente não têm problemas de arrefecimento. Aliás, a LR tem à venda um kit que, dizem eles, ajudam a colmatar esse problema.

                        MG-ZR, Elise, Exige S1, MG TF, etc... todos eles mostraram a fragilidade do K-series, alguns de forma bem vincada.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por migueldefender Ver Post
                          HomemdoNorte, eu gosto muito de Rover, aliás, Rover para mim é a minha marca de eleição, mas...o que não falta por aí é Rovers com a junta queimada, não é apenas no TF ou no F. ;) A duzentos metros da minha casa, é onde está a oficina do meu mecânico, além de já ter criado alguma amizade vou lá regularmente ver o que eles andam a fazer (até para aprender), e não são poucas as vezes em que o vejo agarrado ao compressor de ar para retirar aquela pápa que se cria dentro do motor e de dentro das tubagens (em Rovers) quando a junta vai à vida. É um mal que é necessário para quem gosta da Rover.
                          O Serie L, no meu caso também teve um problema de aquecimento que nunca ninguém conseguiu perceber qual o problema, tendo eu substituido uma serie de peças, como radiador, algumas tubagens, etc, mas nada..., mas neste caso parece-me que foi um caso isolado

                          Cumprimentos,

                          Essa oficina é em Lisboa Miguel? Só para ficar com o contacto... "Just in case..." (passei agora os 30k e parece que é nesta altura que o problema "ataca".

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por OneLife Ver Post
                            Essa oficina é em Lisboa Miguel? Só para ficar com o contacto... "Just in case..." (passei agora os 30k e parece que é nesta altura que o problema "ataca".

                            Sim, é em Alfragide perto do EMFA. ;) Caso necessites de alguma coisa é só dizer. ;)

                            Cumprimentos,

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por migueldefender Ver Post
                              Sim, é em Alfragide perto do EMFA. ;) Caso necessites de alguma coisa é só dizer. ;)

                              Cumprimentos,
                              Obrigado.

                              A sério, na EMFA?

                              Por razões profissionais frequentei durante anos a EMFA (a meio desse tempo foi quando comprei o TF). Tbm conheci o dono de um TF160 preto para esses lados...

                              Quando a junta "der de si", já sabes, vou-te chatear.

                              Abraço

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por OneLife Ver Post
                                Obrigado.

                                A sério, na EMFA?

                                Por razões profissionais frequentei durante anos a EMFA (a meio desse tempo foi quando comprei o TF). Tbm conheci o dono de um TF160 preto para esses lados...

                                Quando a junta "der de si", já sabes, vou-te chatear.

                                Abraço
                                Espero que não dê de si. Se conheces então aquela zona, estás a ver aquele conjunto de moradias junto ao EMFA e em frente a um terreno enorme baldio? Ele trabalha no fim dessa rua. ;)


                                Cumprimentos,

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por migueldefender Ver Post
                                  Espero que não dê de si. Se conheces então aquela zona, estás a ver aquele conjunto de moradias junto ao EMFA e em frente a um terreno enorme baldio? Ele trabalha no fim dessa rua. ;)


                                  Cumprimentos,
                                  Perfeitamente localizado... Nunca reparei na oficina mas da próxima que lá passar já sei. Obrigado

                                  Comentário


                                    #77
                                    Como é óbvio aquela referência ao 1.5 no NB foi erro ortográfico! O MX-5 nunca teve nenhum 1.5. Vou alterar o post...

                                    Comentário


                                      #78
                                      ainda esta semana conheci um mecanico que tem um rover 414 dos antiguinhos com 320mil km e 0 problemas...mudou a junta aos 150mil km não porque precisava mas estava na hora


                                      nunca tinha ouvido falar de mudanças programadas de juntas de cabeça...??

                                      normalmente só se trocam quando estão com problemas, já que nunca se sabe muito bem quando os vão ter...

                                      é a mesma coisa que mudar a embraiagem sem a mesma apresentar sinais de desgaste...

                                      Comentário


                                        #79
                                        E do Alfa Spider ninguém fala? Julgo ser concorrente desses também. E é um carro engraçado e que se vê pouco

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                          ...

                                          o MX-5 que conduzi ....(era de rent a car) e tinha 180.000km....achei demasiado brando!

                                          ronco...achei tipicamente japuna de origem!




                                          era de 91 penso eu.........., pensei que fosse um 1.6! ..... Não era um carro desiquilibrado (ainda mais tendo em conta a idade) ...aliás...lembro-me perfeitamente de achar que para o aspecto exterior, dentro do carro parecia bem grande ( posição de condução num ponto mais atrás).........

                                          ...achei que a posição de condução transmitia bem a sensação ao volante, mas que o carro era pouco divertido!.......gostei do interior..........gostei da caixa.....gostei de tudo, mas estava á espera de mais!


                                          todavia reconheço que a unidade em questão poderia de facto não estar no seu melhor nivel!

                                          Se era de 1991, então guiaste um 1.6 NA de 115cv. A alusão ao 1.5 foi um erro ortográfico (já corrigi).

                                          Comentário


                                            #81
                                            Eu sou um amante de roadsters em geral. Um dos que mais aprecio após o TF até será o MR2 mas a estética e carisma do MG tiveram maior peso na escolha.

                                            Os problemas dos série K são sem dúvida os da junta da cabeça. Quando aparecem a chave está no arranjo que tem que ser correctamente efectuado. Caso contrário o problema pode reaparecer mais facilmente. Em termos de manutenção e fiabilidade o meu TF tem-me dado menos chatices que o meu anterior vw polo para a mesma relação de kms.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post


                                              nunca tinha ouvido falar de mudanças programadas de juntas de cabeça...??

                                              normalmente só se trocam quando estão com problemas, já que nunca se sabe muito bem quando os vão ter...

                                              é a mesma coisa que mudar a embraiagem sem a mesma apresentar sinais de desgaste...
                                              Não são programandas mas sim de prevenção. Eu que actualmente tenhum num 160000 também a vou mudar, não vá o Diabo tecê-las. Antes gastar agora X do que mais tarde ter que gastar 2 x X. ;)


                                              Cumprimentos,

                                              Comentário


                                                #83
                                                Não faças isso, Miguel. Se está bom não mexe... ela há-de rebentar um dia, nem que seja aos 400 mil km , portanto nessa altura logo metes a da LR ou da Payen e o oil-rail da LR. Just my 2 cents (hoje estou pobrezinho ).

                                                O que podes fazer já (se andares preocupado que possa vir a existir futuramente algum problema de fugas) é meter o reservatório de expansão com o sensor de nível, avisador sonoro e led. Isso avisa-te sobre eventuais fugas de líquido e há modelos com aviso imediato ou com um delay (que também pode ser fixo ou programável, arranjam-se os esquemas eléctricos de ambas as placas). O líquido é ir trocando todos os 4-5 anos usando o OAT.

                                                Se quiseres uma protecção adicional, poderás substituir esse termostato pelo modelo PRT usado nos Freelander e Lotus há alguns anos e também nos TF (o F ainda não tinha isso). Idealmente isso deveria ser feito aproveitando uma altura em que fosse necessário substituir o anticongelante (ou a bomba de água), se bem que 3 litros do OAT também não sejam propriamente uma grande fortuna (uns 15€, para aí).

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  pessoal, obrigado pelas opiniões ... o fiat barchetta já descansa na garagem

                                                  Saudações Alfistas

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Bme, já temos mais uma sucata italiana no forum!!


                                                    De que cor é a máquina?!

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Aqui fica uma foto da sucata ...


                                                      Shot with 6280.

                                                      Saudações Alfistas

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Tá muito fixe, só tirava o simbolo ferrari!!

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                                                          Tá muito fixe, só tirava o simbolo ferrari!!
                                                          nas fotos parece estranho, mas ao vivo e com o hábito nem fica muito mal ...

                                                          Saudações Alfistas

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Antes gastar agora X do que mais tarde ter que gastar 2 x X. ;)
                                                            como o DL disse, basta andares com atenção ao nível de água e ao manómetro da temperatura do motor!

                                                            se está bom não mexas!

                                                            Pedro, gostei do aspecto do bicho, as jantes ficam-lhe muito bem!!

                                                            Parabéns e boas curvas!!

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              tira só o simbolo da Ferrari....de resto..parece bem.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X