Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Porque é que o 207 THp 175 cv, não têm cx de 6??

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por mcag Ver Post
    Encomenda mas é o RC e deixa-te de coisas...

    se eu fizer um test-drive, é uma opção o 207, se não conseguir, nem vale apena pensar...

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
      Para meter mais confusão por aqui o GPunto 1.3 MJet 90cv de 6v gasta mais do que o GPunto 1.3 MJet 90cv 5v. Cá não se vende com caixa de 5v, mas lá fora sim.

      Cada um conclua o que quiser.
      Depende da utilização q é dada ao automóvel!

      Se fizeres mta autoestrada, o de 6vel vai compensar!

      A 130-150 decerteza que o de 5vel gasta mais que o de 6vel...e não é apenas uma décima de litro ou algo q o valha!

      Cumps

      Comentário


        #33
        E porque é que o tópico não diz 207 RC?

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Toshiru Ver Post
          Depende da utilização q é dada ao automóvel!

          Se fizeres mta autoestrada, o de 6vel vai compensar!

          A 130-150 decerteza que o de 5vel gasta mais que o de 6vel...e não é apenas uma décima de litro ou algo q o valha!

          Cumps
          Depende do escalonamento da caixa...

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
            Money money money.............must be funny..........it the wishes of a girl............
            Abba?

            Bolas, tava a ouvir isso e deparo-me com este post

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
              Depende do escalonamento da caixa...
              Ora isso mesmo, já tinha dito isso num post anterior

              Certos carros a gasolina gastam mais combustivel às 2000rpm do que às 3000rpm

              Provavelmente, o 207 RC até tem uma quinta bem aproveitada aos 130/140, e o Mini ficar no meio termo entre a 5ª e a 6ª, aí, é possivel que o 207 até gaste menos (tudo isto teoricamente claro)

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                Ora isso mesmo, já tinha dito isso num post anterior

                Certos carros a gasolina gastam mais combustivel às 2000rpm do que às 3000rpm
                Era mesmo aí que eu queria chegar!

                Há carros que acabam por andar em esforço se andarem a rpm demasiado baixas...

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                  Era mesmo aí que eu queria chegar!

                  Há carros que acabam por andar em esforço se andarem a rpm demasiado baixas...
                  Estamos em sintonia

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                    Estamos em sintonia


                    Isso acontece geralmente em motores 16v...a gasolina...em particular nos de baixa cilindrada

                    Não se pode dizer que a do THP seja grande...

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                      Por outro lado, os carros com caixas de 6 velocidade muito longas (caso do Astras de 6 velocidades) só vão obter melhores consumos (comparativamente a um de caixa de 5) a velocidades mais elevadas. Ou seja, só em velocidades em que os consumos são mais elevados é que eles conseguem fazer a diferença para menos. A andar em velocidades reduzidas, os de caixas de 5 velocidades conseguem melhores resultados. Ou então, tem que se andar sempre a passar de 6ª para 5ª e vice-versa.
                      Penso que é que se passa com o GP Mjet. Se tivesse uma caixa de 5 bem escalonada consumiria menos do que com a de 6. Basta olhar para o Lancia Y, que tem caixa de 5 no mesmo motor e além de ter melhores prestações, apresenta menores consumos.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                        Depende do escalonamento da caixa...
                        Genericamente, essa tua afirmação está correcta!

                        Acontece que eu usei um caso concreto (GPunto 1.3 Mjet de 5 e 6 vel) num tipo de utilização concereta, logo, a minha afirmação estava correcta e o teu "depende" perde a razão!

                        Mas o q eu disse aplica-se a todos os carros diesel de baixa cilindrada(1.3 - 1.6) com o tipo de utilização que referi e são estas as bases que estou a usar em todas as minhas afirmações.

                        Num carro a gasolina as coisas são diferentes cm é evidente...mas secalhar é por isso que é dificil, senão impossivel, encontrares automóveis a gasolina aspirados abaixo de 2lts com caixa de 6vel. Binário a baixa rotação não há!! Adiante...

                        Num carro com uma vel máx (prontos, teórica) de aprox 190Km/h, só s os engenheiros da marca forem mta nabos, é q a 130Km/h um carro com caixa de 6vel gasta mais q um de 5 vel! Isto pq a 130Km/h mesmo com caixa de 6vel (atenção q continuo a usar os mesmos pressupostos), o motor vai a utilizar a faixa de regime onde o binário é max! (Malta das Meganes de 105, Astras e Gp 1.3CDTI's 6 vel,etc a q rpm vai o vosso automovel com o ponteiro nos 130Km/h ??? ). Ora, se o motor não vai em esforço, mas leva uma menor rotação, não axas q vai gastar menos?

                        Claro q s apanhares uma subida com um inclinação mt elevada, a esses 130Km/h, uma 5a pode gastar menos que a 6a, mas sinceramente...não tamos propriamente na Suíça...o nosso país é relativamente plano, logo essas situações são pontuais!

                        Eu dou-te um exemplo concreto, o meu Almera 1.5dCi em circuito misto (e com o mesmo tipo de condução) gasta o mesmo ou um pouco menos que um Astra 1.3cdti (tou a usar carros com peso similares e com performances parecidas). Mas em autoestrada, a 140Km/h de ponteiro, o Almera vai nas 3500rpm e gasta 6l/100...pelo cb! Pergunta lá a um dono de um Astra (um dono coerente sff), s a 140 em 6a o carro tem falta d força, a q rpm vai e qt gasta em média! Aposto q lhe tira meio litro ao consumo do meu! Sem contar c diminuição do ruído, etc. É claro que tb entram outras variáveis em jogo, o 1.3 tem 16v e respira melhor em altos regimes q as 8v do Dci. Para quem faz mta autoestrada, eu axo o astra 1.3cdti de longe, um carro melhor que meganes 1.5 85, almeras 82, 307 e C4's 92, etc...carros com aproximadamente a mesma potência e caracteristicas mas sem caixa de 6vel.

                        O testamento foi longo, mas axo que ficou td explicado...p n haverem interpretações tendenciosas!

                        Cumps
                        Editado pela última vez por Toshiru; 07 July 2007, 15:00.

                        Comentário


                          #42
                          É pena não ter a 6ª até pq sendo um óptimo motor com ampla faixa de utilização seria benéfico para diminuir os consumos.

                          E acho q até os engenheiros da Peugeot conseguiriam fazer uma cx 6 bem escalonada.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Toshiru Ver Post
                            Genericamente, essa tua afirmação está correcta!

                            Acontece que eu usei um caso concreto (GPunto 1.3 Mjet de 5 e 6 vel) num tipo de utilização concereta, logo, a minha afirmação estava correcta e o teu "depende" perde a razão!
                            Sim e não.

                            Eu explico O 1.3 CDTI é um motor fraquinho a baixas rotações. Falando teoricamente, haverá circunstâncias em que fazes uma subida em 6ª de prego a fundo, ou em 5ª à mesma velocidade mas com o pé a meio, por exemplo. É bem provável que o consumo seja menor em 5ª!

                            Por alguma coisa se tu vais num astra 1.3 CDTI em 6ª a 100 km/h e aceleras a fundo...ele pouco se mexe. Porque a potência disponível nessa rotação (aproximadamente 2000?) é pouca, logo vais-lhe exigir grande esforço. Em 5ª isto já não acontece. OK?

                            Originalmente Colocado por Toshiru Ver Post
                            Mas o q eu disse aplica-se a todos os carros diesel de baixa cilindrada(1.3 - 1.6) com o tipo de utilização que referi e são estas as bases que estou a usar em todas as minhas afirmações.
                            Lá está. Um 1.6 HDI 90 cv ou dCi 86 é mais desenvolto a baixas rotações. Sim, não tem caixa de 6. Mas têm potências semelhantes e mais cilindrada que o 1.3 CDTI. Deviam gastar mais. Mas agora repara na tal situação que advém do escalonamento da caixa do Astra e de ser fraco a baixa rpm

                            Consumo a 80-100 km/h

                            Astra: 4,1 l/100 km

                            Megane: 3,6 l/100 km
                            Por outro lado, a velocidades maiores isto já não acontece
                            Consumo a 120-140 km/h

                            Astra: 5,5 l/100 km

                            Megane: 6,0 l/100 km
                            Era aqui que eu queria chegar com a afirmação do escalonamento da caixa!

                            Originalmente Colocado por Toshiru Ver Post
                            Num carro a gasolina as coisas são diferentes cm é evidente...mas secalhar é por isso que é dificil, senão impossivel, encontrares automóveis a gasolina aspirados abaixo de 2lts com caixa de 6vel. Binário a baixa rotação não há!! Adiante...
                            Aqui sim, dou-te razão.
                            Isto acontece pq num otto a potência está distribuída por uma faixa de rotação maior...naturalmente que em cidade, por exemplo, se tornam menos reactivos, embora não necessariamente menos agradáveis...porque há motores diesel que são do género on-off, e andares aos solavancos (passe o exagero) no trânsito não é muito agradável...

                            Originalmente Colocado por Toshiru Ver Post
                            Num carro com uma vel máx (prontos, teórica) de aprox 190Km/h, só s os engenheiros da marca forem mta nabos, é q a 130Km/h um carro com caixa de 6vel gasta mais q um de 5 vel! Isto pq a 130Km/h mesmo com caixa de 6vel (atenção q continuo a usar os mesmos pressupostos), o motor vai a utilizar a faixa de regime onde o binário é max! (Malta das Meganes de 105, Astras e Gp 1.3CDTI's 6 vel,etc a q rpm vai o vosso automovel com o ponteiro nos 130Km/h ??? ). Ora, se o motor não vai em esforço, mas leva uma menor rotação, não axas q vai gastar menos?
                            Por acaso a 130 km/h em 6ª o Astra vai já um pouco acima do regime de binário máximo...o problema não é o binário; é a potência! O 1.3 CDTI é um motor com pouca cilindrada, logo tb com um curso pequeno; através das mariquices todas, especialmente do turbo, consegue ter um bom nível de potência para a cilindrada que tem. Mas (e há sempre um mas...) essa potência a baixa rotação é reduzida. Não deixa de ser um 1.3. Antes do turbo acordar, comporta-se como um vulgar motor 1.3...bem, tenho muita curiosidade em ver a curva de binário e potência dele para comparar com carros de semelhante cilindrada mas otto...

                            Bom, isto tudo para dizer que a caixa de 6v é boa se o motor for redondo, sempre disponível; senão há situações em que o consumo vai pelo cano abaixo , porque vai ser necessário mais recurso á caixa por ele não se mexer em 6ª! No caso que coloquei acima isto ficou patente...claro que sempre a 120-140, sem grandes subidas, se a 6ª do Astra for (e é, bastante!) mais longa que a 5ª do Megane...obviamente terá de consumir menos (pondo de lado factores como a aerodinâmica).

                            Originalmente Colocado por Toshiru Ver Post
                            Claro q s apanhares uma subida com um inclinação mt elevada, a esses 130Km/h, uma 5a pode gastar menos que a 6a, mas sinceramente...não tamos propriamente na Suíça...o nosso país é relativamente plano, logo essas situações são pontuais!
                            Ora nem mais. De qualquer das formas as tais situações de que falas são muito mais pontuais do que imaginas. Falo do Norte. Por aqui, nada é a direito...ou é a descer ou a subir

                            Originalmente Colocado por Toshiru Ver Post
                            Eu dou-te um exemplo concreto, o meu Almera 1.5dCi em circuito misto (e com o mesmo tipo de condução) gasta o mesmo ou um pouco menos que um Astra 1.3cdti (tou a usar carros com peso similares e com performances parecidas). Mas em autoestrada, a 140Km/h de ponteiro, o Almera vai nas 3500rpm e gasta 6l/100...pelo cb! Pergunta lá a um dono de um Astra (um dono coerente sff), s a 140 em 6a o carro tem falta d força, a q rpm vai e qt gasta em média! Aposto q lhe tira meio litro ao consumo do meu! Sem contar c diminuição do ruído, etc. É claro que tb entram outras variáveis em jogo, o 1.3 tem 16v e respira melhor em altos regimes q as 8v do Dci. Para quem faz mta autoestrada, eu axo o astra 1.3cdti de longe, um carro melhor que meganes 1.5 85, almeras 82, 307 e C4's 92, etc...carros com aproximadamente a mesma potência e caracteristicas e caixa de 6vel.
                            Olha, pelo que acabei de ler...estamos de acordo! E acertei na mouche, pq em cima comparei o 1.3 CDTI com o 1.5 dCi! LOL



                            Cumps
                            Editado pela última vez por carregalhe; 07 July 2007, 15:14.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                              Sim e não.

                              Eu explico O 1.3 CDTI é um motor fraquinho a baixas rotações. Falando teoricamente, haverá circunstâncias em que fazes uma subida em 6ª de prego a fundo, ou em 5ª à mesma velocidade mas com o pé a meio, por exemplo. É bem provável que o consumo seja menor em 5ª!

                              Por alguma coisa se tu vais num astra 1.3 CDTI em 6ª a 100 km/h e aceleras a fundo...ele pouco se mexe. Porque a potência disponível nessa rotação (aproximadamente 2000?) é pouca, logo vais-lhe exigir grande esforço. Em 5ª isto já não acontece. OK?



                              Lá está. Um 1.6 HDI 90 cv ou dCi 86 é mais desenvolto a baixas rotações. Sim, não tem caixa de 6. Mas têm potências semelhantes e mais cilindrada que o 1.3 CDTI. Deviam gastar mais. Mas agora repara na tal situação que advém do escalonamento da caixa do Astra e de ser fraco a baixa rpm

                              Por outro lado, a velocidades maiores isto já não acontece
                              Era aqui que eu queria chegar com a afirmação do escalonamento da caixa!



                              Aqui sim, dou-te razão.
                              Isto acontece pq num otto a potência está distribuída por uma faixa de rotação maior...naturalmente que em cidade, por exemplo, se tornam menos reactivos, embora não necessariamente menos agradáveis...porque há motores diesel que são do género on-off, e andares aos solavancos (passe o exagero) no trânsito não é muito agradável...



                              Por acaso a 130 km/h em 6ª o Astra vai já um pouco acima do regime de binário máximo...o problema não é o binário; é a potência! O 1.3 CDTI é um motor com pouca cilindrada, logo tb com um curso pequeno; através das mariquices todas, especialmente do turbo, consegue ter um bom nível de potência para a cilindrada que tem. Mas (e há sempre um mas...) essa potência a baixa rotação é reduzida. Não deixa de ser um 1.3. Antes do turbo acordar, comporta-se como um vulgar motor 1.3...bem, tenho muita curiosidade em ver a curva de binário e potência dele para comparar com carros de semelhante cilindrada mas otto...

                              Bom, isto tudo para dizer que a caixa de 6v é boa se o motor for redondo, sempre disponível; senão há situações em que o consumo vai pelo cano abaixo , porque vai ser necessário mais recurso á caixa por ele não se mexer em 6ª! No caso que coloquei acima isto ficou patente...claro que sempre a 120-140, sem grandes subidas, se a 6ª do Astra for (e é, bastante!) mais longa que a 5ª do Megane...obviamente terá de consumir menos (pondo de lado factores como a aerodinâmica).



                              Ora nem mais. De qualquer das formas as tais situações de que falas são muito mais pontuais do que imaginas. Falo do Norte. Por aqui, nada é a direito...ou é a descer ou a subir



                              Olha, pelo que acabei de ler...estamos de acordo! E acertei na mouche, pq em cima comparei o 1.3 CDTI com o 1.5 dCi! LOL



                              Cumps
                              Ai que vais chumbar.
                              AInda por cima a falar do Astra 1.3 CDTI....

                              Mas pronto é só um pequeno reparo (da parte que está a bold)
                              O Astra naquele regime (até pode desenvolver pouco, não acho, mas não é isso que está em questão) é onde vai desenvolver melhor!

                              Porque está precisamente no ponto de binário máximo.
                              É onde o motor vai ter mais força, logo F = m x a, é onde a aceleração vai ser maior. Pode ser pouca, mas é onde é maior.

                              Essa ideia da pouca potêcia disponível, está errada. O que interessa é o binário. (E pronto já temos assunto para 20 páginas ).
                              Por exemplo se reduzes para 5ª nessas condições, pelo gráfico de potência / binário vês que o motor disponibilizará menor binário, fruto de um regime mais elevado (imagina para aí umas 3000 rpm's, que no caso do Astra não é), mas vais ter realmente maior potência. Mas não é por isso que o carro terá acelerações maiores. Tal resulta de um maior binário à roda, derivado ao escalonamento mais reduzido da 5ª velocidade.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                Ai que vais chumbar.
                                AInda por cima a falar do Astra 1.3 CDTI....

                                Mas pronto é só um pequeno reparo (da parte que está a bold)
                                O Astra naquele regime (até pode desenvolver pouco, não acho, mas não é isso que está em questão) é onde vai desenvolver melhor!

                                Porque está precisamente no ponto de binário máximo.
                                É onde o motor vai ter mais força, logo F = m x a, é onde a aceleração vai ser maior. Pode ser pouca, mas é onde é maior.

                                Essa ideia da pouca potêcia disponível, está errada. O que interessa é o binário. (E pronto já temos assunto para 20 páginas ).
                                Por exemplo se reduzes para 5ª nessas condições, pelo gráfico de potência / binário vês que o motor disponibilizará menor binário, fruto de um regime mais elevado (imagina para aí umas 3000 rpm's, que no caso do Astra não é), mas vais ter realmente maior potência. Mas não é por isso que o carro terá acelerações maiores. Tal resulta de um maior binário à roda, derivado ao escalonamento mais reduzido da 5ª velocidade.
                                Pronto, pronto...percebi De qq das formas tens mais alguma coisa a dizer?

                                Por falar nisso, mais logo tenho de passar pela sala...

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                                  Sim e não.

                                  Eu explico O 1.3 CDTI é um motor fraquinho a baixas rotações. Falando teoricamente, haverá circunstâncias em que fazes uma subida em 6ª de prego a fundo, ou em 5ª à mesma velocidade mas com o pé a meio, por exemplo. É bem provável que o consumo seja menor em 5ª!

                                  Por alguma coisa se tu vais num astra 1.3 CDTI em 6ª a 100 km/h e aceleras a fundo...ele pouco se mexe. Porque a potência disponível nessa rotação (aproximadamente 2000?) é pouca, logo vais-lhe exigir grande esforço. Em 5ª isto já não acontece. OK?
                                  Em caso algum, falei em velocidades de 100km/h...falei sp dos 130 p cima! A 100Km/h duvido que algum diesel de baixa cilindrada em 6a tenha já atingido o regime de binário máximo!

                                  Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                                  Lá está. Um 1.6 HDI 90 cv ou dCi 86 é mais desenvolto a baixas rotações. Sim, não tem caixa de 6. Mas têm potências semelhantes e mais cilindrada que o 1.3 CDTI. Deviam gastar mais. Mas agora repara na tal situação que advém do escalonamento da caixa do Astra e de ser fraco a baixa rpm

                                  Mais uma vez, eu referi-me a situações de médio regime onde o motor 1.3 cdti não tem falta de resposta, mt pelo contrário! Começa até a respirar melhor que o 1.5dCi por exemplo! Tas a usar novamenre argumentos descabidos pa justificar o teu ponto de vista! Toma atenção ás condições que enunciei para proferir as minha afirmações!

                                  Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                                  Era aqui que eu queria chegar com a afirmação do escalonamento da caixa!
                                  Continuo a dizer, a tua afirmação neste caso não tem lógica! Tendo como base os casos que referi, a questão do escalonamento não se põe, pelo menos dessa maneira! É por demais evidente que não se vai por uma 6a relação num automóvel para ela so ser rentável a partir dos 150Km/h...cm disse, os técnicos das marcas não são idiotas, sabem minimamente o q lá andam a fazer!

                                  Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                                  Aqui sim, dou-te razão.
                                  Isto acontece pq num otto a potência está distribuída por uma faixa de rotação maior...naturalmente que em cidade, por exemplo, se tornam menos reactivos, embora não necessariamente menos agradáveis...porque há motores diesel que são do género on-off, e andares aos solavancos (passe o exagero) no trânsito não é muito agradável...
                                  Isso dos solavancos é coisa de quem não sabe conduzir um diesel de baixa cilindrada! Eu tava habituado a conduzir um otto e qd passei poh diesel tive de reaprender a fazer certas coisas e adaptar-m a outras! Qd apanhas o jeito a qq motor, essas questões deixam de ter importância! Só quem não tem abertura para perceber que tem de se adaptar à máquina, é q pode dizer isso! Houve alguém sábio que disse um dia: "O Material tem sempre razão"!!!

                                  Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                                  Por acaso a 130 km/h em 6ª o Astra vai já um pouco acima do regime de binário máximo...o problema não é o binário; é a potência! O 1.3 CDTI é um motor com pouca cilindrada, logo tb com um curso pequeno; através das mariquices todas, especialmente do turbo, consegue ter um bom nível de potência para a cilindrada que tem. Mas (e há sempre um mas...) essa potência a baixa rotação é reduzida. Não deixa de ser um 1.3. Antes do turbo acordar, comporta-se como um vulgar motor 1.3...bem, tenho muita curiosidade em ver a curva de binário e potência dele para comparar com carros de semelhante cilindrada mas otto...
                                  Vais-m desculpar, mas isso do curso e da potência em função da rotação aprendes-t n outro dia, aqui no forum! Digo-t isto na boa, mas vejo q tens tentado explicar certos conceitos ao longo deste agradável discussão...com a devida humildade da minha parte, não confundas o facto de ter poucos post's n forum com desconhecimento ou ignorância sobre as questões d automóveis o motores...com a tua idade já m interessava pelo assunto, e olha que já lá vai algum tempo!
                                  A 130Km/h o que disse tá completamente válido...p o caso, não m interessa o q acontece a baixa rotação! Em AE, a velocidade de cruzeiro não circulas a baixa rotação!

                                  Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                                  Bom, isto tudo para dizer que a caixa de 6v é boa se o motor for redondo, sempre disponível; senão há situações em que o consumo vai pelo cano abaixo , porque vai ser necessário mais recurso á caixa por ele não se mexer em 6ª! No caso que coloquei acima isto ficou patente...claro que sempre a 120-140, sem grandes subidas, se a 6ª do Astra for (e é, bastante!) mais longa que a 5ª do Megane...obviamente terá de consumir menos (pondo de lado factores como a aerodinâmica).

                                  Ora nem mais. De qualquer das formas as tais situações de que falas são muito mais pontuais do que imaginas. Falo do Norte. Por aqui, nada é a direito...ou é a descer ou a subir
                                  Mas o país é mt maior que o norte, e há mt mais AE's que a A24...Se analizares em termos de percentagem a tipologia do terreno de tdas as AE's d nosso país vais ver que 80% delas, são planas ou têm uma inclinação reduzida, onde a uma vel de cruzeiro de 130Km/h, n precisas de reduzir de 6a num Astra 1.3 cdti, por exemplo!

                                  carrega-lhe, sem nada pessoal contra ti e axando q tens total direito à tua opinião mesmo sem teres uma experiência significativa de condução, axo q tens d perceber as vezes, q entre o modelo teórico das coisas, e o q s passa n dia a dia na prática, vai uma distância grande!

                                  A grande vantagem das caixas de 6 vel actualmente é a poupança em AE...e os escalonamentos como falas, tão feitos de forma a isso acontecer! Tens de fazer a ligação entre escalonamento teórico e o q acontece realmente, pois este ultimo é q nos interessa no dia-a-dia!

                                  Cumps

                                  Comentário


                                    #47
                                    Tudo bem

                                    Não confundi poucos posts com ignorância alguma, até porque concordo com o que disseste. Simplesmente fui por outro lado...

                                    Em relação aos solavancos, LOL, não falava de 1.5 dCi/1.6 HDI/whatever. Falava do 1.9 TDI 110 e 130 cv. Mas como disseste e bem, ainda não tenho experiência de condução, logo não sei até que ponto isto será verdadeiro...

                                    Tal como já tinha dito, temos pontos de vista semelhantes...simplesmente eu abordei a questão pensando em velocidades mais baixas, e tu em mais altas.

                                    Anyway, em relação às caixas de 6 v, sim, geralmente o seu objectivo é o silêncio, menor desgaste e menor consumo do motor em AE. Contudo há excepções...embora muito raras. Estou a pensar num Lexus que já não sei o nome, que a 130 em 6ª vai a 3000 (?) e no Clio RS, que a 120 km/h em 6ª vai a 4000 rpm!

                                    Ah...como sabes que eu falava da A24?
                                    Cumps
                                    Editado pela última vez por carregalhe; 07 July 2007, 16:32.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Na boa!

                                      Qq motor é uma questão de habituação...c jogo de acelarador/embraiagem correcto e jeitinho, td s conduz sem problemas!
                                      Claro q há uns mais faceis d q outros, mas botom line, é preciso é jeitinho!

                                      Cumps

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Toshiru Ver Post
                                        Na boa!

                                        Qq motor é uma questão de habituação...c jogo de acelarador/embraiagem correcto e jeitinho, td s conduz sem problemas!
                                        Claro q há uns mais faceis d q outros, mas botom line, é preciso é jeitinho!

                                        Cumps
                                        Exacto

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                                          Tudo bem

                                          Não confundi poucos posts com ignorância alguma, até porque concordo com o que disseste. Simplesmente fui por outro lado...

                                          Em relação aos solavancos, LOL, não falava de 1.5 dCi/1.6 HDI/whatever. Falava do 1.9 TDI 110 e 130 cv. Mas como disseste e bem, ainda não tenho experiência de condução, logo não sei até que ponto isto será verdadeiro...

                                          Tal como já tinha dito, temos pontos de vista semelhantes...simplesmente eu abordei a questão pensando em velocidades mais baixas, e tu em mais altas.

                                          Anyway, em relação às caixas de 6 v, sim, geralmente o seu objectivo é o silêncio, menor desgaste e menor consumo do motor em AE. Contudo há excepções...embora muito raras. Estou a pensar num Lexus que já não sei o nome, que a 130 em 6ª vai a 3000 (?) e no Clio RS, que a 120 km/h em 6ª vai a 4000 rpm!

                                          Ah...como sabes que eu falava da A24?
                                          Cumps
                                          LOL mas a 6a só é para ser engrenada a velocidades mais altas...a velocidades baixas cm é evidente, n rende! Por isso referi condução em AE normal...ou seja...120Km/h p cima (d ponteiro)!

                                          Eu disse "principal" objectivo! Há outras vantagens assim cm desvantagens...mas a velocidades elevadas, as vantagens superam as desvantagens em mt!

                                          Atenção...esse lexus deve ser um estradista...o clio RS é um desportivo!!
                                          O lexus tá concebido para satisfazer mtas e variadas necessidades...o clio RS tá focado em performances e comportamente desportivo!
                                          O clio terá uma caixa mais curta e o próprio motor será mais rotativo!
                                          Mas agora tou a falar meio as escuras pq não conheço os dados em concreto!

                                          edit: ah, qt a A24, eu ja sou leitor do forum ha mt tempo, antes até d t ver p ca! So m registei bastante tempo dp e é raro mandar bitaites! Desta vez lá calhou, mas normalmente n tenho tempo nem paciência para entrar em discussões com alguns users que só veêm o q lhes interessa (não tou a dizer q é o caso)!
                                          Tda a gente q leia o forum sabe q és da zona de Lamego e q fazes mtas vezes a A24 até Vila-Real...

                                          Cumps
                                          Editado pela última vez por Toshiru; 07 July 2007, 17:14.

                                          Comentário


                                            #51
                                            caixa de 6 deve pesar mais no preço do carro do que a caixa de 5

                                            não surpreende ... um evo6 com 280cvs tem caixa de 5

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                                              Pronto, pronto...percebi De qq das formas tens mais alguma coisa a dizer?

                                              Por falar nisso, mais logo tenho de passar pela sala...

                                              So tenho mais uma coisa a dizer: (em jeito de defesa do Astra 1.3 CDTI ), que é o seguinte: esses dados que arranjaste dos consumos acho que foram retirados de algum teste da AHO, não é? Acho essa diferença muito grande nos 80 - 100 Km/H. É meio litro...

                                              Bem mas o ponto é o seguinte, tu justificaste que o Astra gastaria mais, esses tais 4,1 L/100 Km, devido a circular em 6ª abaixo do regime de binário máximo. Certo!!!

                                              Mas agora coloco-te a questão: então e se ele for em 5ª?
                                              Não te esqueças que o escalonamento da 5ª do Astra é semelhante à 5ª do Megane.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Porque é um carro barato.

                                                Aliás, segundo li, terá mesmo um preço referencial.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                                  So tenho mais uma coisa a dizer: (em jeito de defesa do Astra 1.3 CDTI ), que é o seguinte: esses dados que arranjaste dos consumos acho que foram retirados de algum teste da AHO, não é? Acho essa diferença muito grande nos 80 - 100 Km/H. É meio litro...

                                                  Bem mas o ponto é o seguinte, tu justificaste que o Astra gastaria mais, esses tais 4,1 L/100 Km, devido a circular em 6ª abaixo do regime de binário máximo. Certo!!!

                                                  Mas agora coloco-te a questão: então e se ele for em 5ª?
                                                  Não te esqueças que o escalonamento da 5ª do Astra é semelhante à 5ª do Megane.
                                                  Se ele for em 5ª creio que gastará menos, obviamente...

                                                  E eu sei que sim, porque já vi consumos teus de 3,7 l/100 km, por exemplo...

                                                  Estes consumos são da Guia do Automóvel

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                                                    Se ele for em 5ª creio que gastará menos, obviamente...

                                                    E eu sei que sim, porque já vi consumos teus de 3,7 l/100 km, por exemplo...

                                                    Estes consumos são da Guia do Automóvel

                                                    Pois...

                                                    Por acaso estava para referir isso.

                                                    Mas depois inventam músicas que eu ando num Astra e gasto 3,7 L/100 Km...

                                                    A questão é: e então se fosse num Megane?
                                                    Faria menos? Faria esse tal meio litro a menos?
                                                    Isso dava... 3,2 L/100 Km

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                                      Pois...

                                                      Por acaso estava para referir isso.

                                                      Mas depois inventam músicas que eu ando num Astra e gasto 3,7 L/100 Km...

                                                      A questão é: e então se fosse num Megane?
                                                      Faria menos? Faria esse tal meio litro a menos?
                                                      Isso dava... 3,2 L/100 Km
                                                      Eish...eu pensei mal...quem me garante que o consumo do CDTI a 80-100 km/h não foi obtido em 5ª...?

                                                      Duvido que a 80-100 km/h o Megane consiga fazer 3,2. É muito difícil mesmo.

                                                      Mas a partir do momento em que o Clio já fez 4,3...tudo é possível

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                                                        Eish...eu pensei mal...quem me garante que o consumo do CDTI a 80-100 km/h não foi obtido em 5ª...?

                                                        Duvido que a 80-100 km/h o Megane consiga fazer 3,2. É muito difícil mesmo.

                                                        Mas a partir do momento em que o Clio já fez 4,3...tudo é possível

                                                        Mas foste tu quem considerou que os tais 4,1 L/100 Km eram consequencia da 6ª velocidade longa do Astra.

                                                        Como foram obtidos não sei!

                                                        O que sei é que eu nessas condições faço 3,7 L/100 Km.
                                                        Da última vez que fiz uma maratona económica até fez uma décima a menos. Foi para testar o CID.

                                                        Não faço ideia quanto gastará um Megane a andar assim.
                                                        Acredito que consiga baixar dos 4 L/100 Km. Especialmente se for a de 85 CV. Eu sempre que ando com as Meganes (foram sempre carrinhas ) foi sempre para andarem bem....

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                                          Mas foste tu quem considerou que os tais 4,1 L/100 Km eram consequencia da 6ª velocidade longa do Astra.
                                                          E se calhar considerei mal...

                                                          É o que dá as revistas terem perdido muita da informação que era dada antigamente...saber quais as mudanças utilizadas e as características do percurso dava imenso jeito

                                                          Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                                          Como foram obtidos não sei!

                                                          O que sei é que eu nessas condições faço 3,7 L/100 Km.
                                                          Da última vez que fiz uma maratona económica até fez uma décima a menos. Foi para testar o CID.


                                                          Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                                          Bem, o Clio nunca fez grandes médias. Mesmo amanhã que vai esticar as perninhas para fora da cidade não prevejo grande coisa, porque vai ser para andar bem...veremos

                                                          Não faço ideia quanto gastará um Megane a andar assim.
                                                          Acredito que consiga baixar dos 4 L/100 Km. Especialmente se for a de 85 CV. Eu sempre que ando com as Meganes (foram sempre carrinhas ) foi sempre para andarem bem....
                                                          Claro que devem conseguir. Mas não deve ser fácil...

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Toshiru Ver Post

                                                            Num carro com uma vel máx (prontos, teórica) de aprox 190Km/h, só s os engenheiros da marca forem mta nabos, é q a 130Km/h um carro com caixa de 6vel gasta mais q um de 5 vel! Isto pq a 130Km/h mesmo com caixa de 6vel (atenção q continuo a usar os mesmos pressupostos), o motor vai a utilizar a faixa de regime onde o binário é max! (Malta das Meganes de 105, Astras e Gp 1.3CDTI's 6 vel,etc a q rpm vai o vosso automovel com o ponteiro nos 130Km/h ??? ). Ora, se o motor não vai em esforço, mas leva uma menor rotação, não axas q vai gastar menos?

                                                            Claro q s apanhares uma subida com um inclinação mt elevada, a esses 130Km/h, uma 5a pode gastar menos que a 6a, mas sinceramente...não tamos propriamente na Suíça...o nosso país é relativamente plano, logo essas situações são pontuais!

                                                            Eu dou-te um exemplo concreto, o meu Almera 1.5dCi em circuito misto (e com o mesmo tipo de condução) gasta o mesmo ou um pouco menos que um Astra 1.3cdti (tou a usar carros com peso similares e com performances parecidas). Mas em autoestrada, a 140Km/h de ponteiro, o Almera vai nas 3500rpm e gasta 6l/100...pelo cb! Pergunta lá a um dono de um Astra (um dono coerente sff), s a 140 em 6a o carro tem falta d força, a q rpm vai e qt gasta em média! Aposto q lhe tira meio litro ao consumo do meu! Sem contar c diminuição do ruído, etc. É claro que tb entram outras variáveis em jogo, o 1.3 tem 16v e respira melhor em altos regimes q as 8v do Dci. Para quem faz mta autoestrada, eu axo o astra 1.3cdti de longe, um carro melhor que meganes 1.5 85, almeras 82, 307 e C4's 92, etc...carros com aproximadamente a mesma potência e caracteristicas mas sem caixa de 6vel.



                                                            Cumps
                                                            No meu megane de 105cv, 130km corresponde a +- 2500rpm em 6.

                                                            E já fiz uma viagem normal com subidas e AE a 140 e fez média de 5.5l e ainda tá em rodagem.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X