Conduzi durante uns dias o carro da minha namorada e gostaria de partilhar as impressões que o carro me deu.
Fiz alguns troços urbanos e extra-urbanos ( sem entrar contudo em AE).
O velocímetro marca 200 e o redline aparece às 6500, números que à partida nos deixam algo decepcionados perante um motor atmosférico 16v com 85 cavalos. O carro apresenta 127.000 km, rodados de forma equilibrada, tanto em cidade, como fora da cidade ( nacionais e AEs).
Este carro tem tido uma manutenção muito cuidada e daí os seus interiores pareciam em bom estado e transpareciam uma grande simplicidade e sobriedade. O facto de estar bem limpo também ajudou.
O peso das portas, foi uma também umas das primeiras impressões, pela sua leveza.Não sei contudo qual o seu desempenho a nível de segurança.
Bom, uma vez a par de alguns pormenores, passemos ao que melhor este carro tem: o motor.
Já tendo uma lista larga de carros que já conduzi a 16 v, o Punto surpreendeu-me pela disponibilidade a regimes ligeiramente mais baixos.
Isto sem dúvida facilita sua condução em cidade, contudo sem surpreender, tendo em conta peso- potência.No entanto, tem um coice engraçado e é bem divertido. Fora da cidade, isto muda de figura. O carro a subir de regime é bastante forte, facto tb notório através uma caixa algo curta que melhora de alguma forma o seu desempenho. A quarta tem um bom fôlego , não perdendo vontade de andar mesmo em subidas algo íngremes. Mas o que sabe mesmo bem, é numa estrada aberta arrancar:primeira, segunda, terceira e meter quarta, e olhando para o velocimetro, num ápice já vamos a mais de 120kmh.
A sonoridade do motor é engraçada mas esperava mais deste 16v... Não tem aquele grito rouco e antes sai um som mais grave, não se distinguindo muito bem o trabalhar das válvulas, embora elas se oiçam... Outro aspecto foi a linearidade. É um motor algo redondo,que não tem aquele disparo repentino deste tipo de motores, mas sobe, de forma decidida de regime.
A suspensão é algo seca, mas eficaz.
Os travões ( não eram ABS) agiam prontamente embora os calços tivessem gastos o que provocava por vezes uma chiadeira quando se travava...
O comportamento deste carro está contudo longe de ser bom.
Penso que tal se deve também, à altura do carro, aos pneus algo finos ( 165), e a um chassis pouco interactivo. O carro em recta, cumpre bem, mas quando vem vento ou uma curva mais apertada, o carro parece saltitar e fugir da linha pretendida. Embora com DA, notou-se muito isso.
E não , não foi situações extremas.
Não sei se há aqui pessoas que passaram por situações semelhantes, mas que alterações serão aconselhadas? Aumento do tamanho dos pneus, um ligeiro rebaixamento?
Bom voltando a mais alguns pormenores, o carro não tinha AC, tinha airbag condutor, radio ( cassetes), não tinha ABS, tinha direcção assistida, 5 portas, vidros eléctricos à frente, fecho com comando...
A nível de consumos fiquei com uma ideia surpreendente, pois o carro, tanto em cidade com fora dela, apresentava um consumo relativamente comedido tendo em conta a potência embora fosse um 1.2 16 v.
Mesmo após algumas acelerações mais fortes não era muito guloso.
Aliado a isso estava sem dúvida os pneus pequenos, o motor algo disponível, a leveza do carro. Embora apresentasse alguns barulhos parasitas, o interior está bem conseguido, embora seja demasiado simplista tendo em conta a concorrência.
Assim no global e tendo em conta os bons níveis de fiabilidade que este carro tem apresentado, a quilometragem dou um razoável como nota final.
Fiz alguns troços urbanos e extra-urbanos ( sem entrar contudo em AE).
O velocímetro marca 200 e o redline aparece às 6500, números que à partida nos deixam algo decepcionados perante um motor atmosférico 16v com 85 cavalos. O carro apresenta 127.000 km, rodados de forma equilibrada, tanto em cidade, como fora da cidade ( nacionais e AEs).
Este carro tem tido uma manutenção muito cuidada e daí os seus interiores pareciam em bom estado e transpareciam uma grande simplicidade e sobriedade. O facto de estar bem limpo também ajudou.
O peso das portas, foi uma também umas das primeiras impressões, pela sua leveza.Não sei contudo qual o seu desempenho a nível de segurança.
Bom, uma vez a par de alguns pormenores, passemos ao que melhor este carro tem: o motor.
Já tendo uma lista larga de carros que já conduzi a 16 v, o Punto surpreendeu-me pela disponibilidade a regimes ligeiramente mais baixos.
Isto sem dúvida facilita sua condução em cidade, contudo sem surpreender, tendo em conta peso- potência.No entanto, tem um coice engraçado e é bem divertido. Fora da cidade, isto muda de figura. O carro a subir de regime é bastante forte, facto tb notório através uma caixa algo curta que melhora de alguma forma o seu desempenho. A quarta tem um bom fôlego , não perdendo vontade de andar mesmo em subidas algo íngremes. Mas o que sabe mesmo bem, é numa estrada aberta arrancar:primeira, segunda, terceira e meter quarta, e olhando para o velocimetro, num ápice já vamos a mais de 120kmh.
A sonoridade do motor é engraçada mas esperava mais deste 16v... Não tem aquele grito rouco e antes sai um som mais grave, não se distinguindo muito bem o trabalhar das válvulas, embora elas se oiçam... Outro aspecto foi a linearidade. É um motor algo redondo,que não tem aquele disparo repentino deste tipo de motores, mas sobe, de forma decidida de regime.
A suspensão é algo seca, mas eficaz.
Os travões ( não eram ABS) agiam prontamente embora os calços tivessem gastos o que provocava por vezes uma chiadeira quando se travava...
O comportamento deste carro está contudo longe de ser bom.
Penso que tal se deve também, à altura do carro, aos pneus algo finos ( 165), e a um chassis pouco interactivo. O carro em recta, cumpre bem, mas quando vem vento ou uma curva mais apertada, o carro parece saltitar e fugir da linha pretendida. Embora com DA, notou-se muito isso.
E não , não foi situações extremas.
Não sei se há aqui pessoas que passaram por situações semelhantes, mas que alterações serão aconselhadas? Aumento do tamanho dos pneus, um ligeiro rebaixamento?
Bom voltando a mais alguns pormenores, o carro não tinha AC, tinha airbag condutor, radio ( cassetes), não tinha ABS, tinha direcção assistida, 5 portas, vidros eléctricos à frente, fecho com comando...
A nível de consumos fiquei com uma ideia surpreendente, pois o carro, tanto em cidade com fora dela, apresentava um consumo relativamente comedido tendo em conta a potência embora fosse um 1.2 16 v.
Mesmo após algumas acelerações mais fortes não era muito guloso.
Aliado a isso estava sem dúvida os pneus pequenos, o motor algo disponível, a leveza do carro. Embora apresentasse alguns barulhos parasitas, o interior está bem conseguido, embora seja demasiado simplista tendo em conta a concorrência.
Assim no global e tendo em conta os bons níveis de fiabilidade que este carro tem apresentado, a quilometragem dou um razoável como nota final.
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