1980 Audi Quattro
Porsche 959
1955 Citroen DS 19
Bugatti Veyron
Jaguar E-type
Tucker Torpedo
Citroen Traction Avant
Original Dodge Caravan
Cord 810 / Cord L-29
Toyota Prius
Audi TT DSG
Cadillac Automatic
1912 Cadillac Electric Start
Mini Austin Seven
BMW 2002 Turbo
1958 Lotus Elite
1992 McLaren F1
Mercedes-Benz S-class
Ford Model T
1940 Oldsmobile Automatic
1955 Cadillac with Air Con
1886 Benz Patentwagen
1895 Panhard et LeVassor
1901 Mercedes 35 hp
1946 Volkswagen Beetle
Chevrolet with Small Block V-8
1968 Lamborghini Miura
2004 Porsche Carrera GT
Saab 99 Turbo
Fiat 128
Racing Cars
Lotus 49
Bugatti T35
Porsche 917
Cooper T45 / Cooper Climax
Porsche 935
Plymouth Superbird / Dodge Daytona
Ford GT40
Mitsubishi Lancer Evolution
Shelby Cobra 289 / Daytona Coupe
Mini Cooper
Audi Quattro
Auto Union V16 / Type C / Type D
Chaparral 2J
Brabham Cooper Indy Car
Blower Bentley
Porsche 956 / 962
Jaguar D-type
Audi R8 / R10
Modern F1 car
Henry Ford's 999 Land Speed Record Car
Spirit of America Land Speed Record Car
Watson-Offy Indy Roadster
1926 Miller 91
1972 Gurney Eagle
1977 Lotus 78
WRC Group B
Mercedes-Benz W154
McLaren MP4/2
Maserati 250F
Miller 122
Lotus 25
Os meus pais tiveram um Fiat 128. Não contesto que tenha sido um dos 25 escolhidos pela tecnologia, desconheço é o motivo.
Só hoje vi este tópico.
Interessante a votação, sobretudo pelo facto de terem separado por categorias.
Acertaram em muitos, sem dúvida.
Em relação ao 128.
A razão para estar nessa lista é simples. Todos os FWD actuais (exceptuando os que têm motor longitudinal, como alguns Audi), ainda "respeitam" o layout introduzido pelo 128.
Antes do 128, temos o Mini. O Mini foi o primeiro FWD a colocar o motor em posição transversal, poupando preciosos centimentros no espaço ocupado pelo mesmo, em beneficio da habitabilidade.
Com a caixa colocada por debaixo do motor, partilhando o óleo do carter, foi um dos maiores avanços em packaging automóvel.
O que a Fiat fez, evoluindo a solução, para garantir maior flexibilidade, foi colocar a caixa ao lado do motor, usando para isso semi-eixos de comprimento diferente.
Surge pela primeira vez o conceito de "torque-steer", mas por outro lado, possibilitou maior flexibilidade e redução de custos na escolha do conjunto motor/caixa.
E ainda hoje, é o layout mais usado pela maioria dos FWD.
Entre outras novidades, o 128 também estreou em carros compactos, cabeças de motor em aluminio.
Tivemos de esperar até a década que passou para mais um avanço na arquitectura FWD, com motor tranversal, que foi protagonizada com o iQ da TOyota, ao colocar o diferencial à frente do motor, conseguindo poupar mais preciosos centimetros no compartimento do mesmo, permitindo o recuar do motor perante o eixo, colocar o eixo dianteiro numa posição mais avançada (diminuindo eficazmente a "overhang"), e logo, com beneficios extra na obtenção de espaço interior.
Então a maravilha tecnológica é a caixa DSG??? ou o automóvel em si???...que curiosamente até é um equipamento opcional, tanto nesse automóvel como em vários outros!!!
Penso que foi o primeiro carro do grupo VW a incluir a caixa DSG.
Só hoje vi este tópico.
Interessante a votação, sobretudo pelo facto de terem separado por categorias.
Acertaram em muitos, sem dúvida.
Em relação ao 128.
A razão para estar nessa lista é simples. Todos os FWD actuais (exceptuando os que têm motor longitudinal, como alguns Audi), ainda "respeitam" o layout introduzido pelo 128.
Antes do 128, temos o Mini. O Mini foi o primeiro FWD a colocar o motor em posição transversal, poupando preciosos centimentros no espaço ocupado pelo mesmo, em beneficio da habitabilidade.
Com a caixa colocada por debaixo do motor, partilhando o óleo do carter, foi um dos maiores avanços em packaging automóvel.
O que a Fiat fez, evoluindo a solução, para garantir maior flexibilidade, foi colocar a caixa ao lado do motor, usando para isso semi-eixos de comprimento diferente.
Surge pela primeira vez o conceito de "torque-steer", mas por outro lado, possibilitou maior flexibilidade e redução de custos na escolha do conjunto motor/caixa.
E ainda hoje, é o layout mais usado pela maioria dos FWD.
Entre outras novidades, o 128 também estreou em carros compactos, cabeças de motor em aluminio.
Tivemos de esperar até a década que passou para mais um avanço na arquitectura FWD, com motor tranversal, que foi protagonizada com o iQ da TOyota, ao colocar o diferencial à frente do motor, conseguindo poupar mais preciosos centimetros no compartimento do mesmo, permitindo o recuar do motor perante o eixo, colocar o eixo dianteiro numa posição mais avançada (diminuindo eficazmente a "overhang"), e logo, com beneficios extra na obtenção de espaço interior.
Tendo em conta as inovações que introduziu, parece-me justo que figure na lista.
Sim, é o percursor dos modernos compactos do segmento C, ainda antes do Golf, embora o Golf tenha inovado na carroçaria, 2 volumes com portão traseiro, enquanto o 128 ainda era 3 volumes, mas já não seguia o esquema mecânico tradicional no segmento
O 127 tinha essas inovações?
Passou um aqui por casa que não deixou recordações em termos de fiabilidade mas foi o primeiro carro que me lembro de ter andado e ai sim as recordações são muitas.
É aquele carro que a minha familia se lembra como sendo pouco fiavel mas que toda a gente gosta, parece aqueles cães que mijam a casa toda mas toda a gente o adora. Hoje em dia ninguem ia tolerar um carro assim, muito menos recordá-lo com carinho.
O 127 tinha essas inovações?
Passou um aqui por casa que não deixou recordações em termos de fiabilidade mas foi o primeiro carro que me lembro de ter andado e ai sim as recordações são muitas.
É aquele carro que a minha familia se lembra como sendo pouco fiavel mas que toda a gente gosta, parece aqueles cães que mijam a casa toda mas toda a gente o adora. Hoje em dia ninguem ia tolerar um carro assim, muito menos recordá-lo com carinho.
Estava-se a falar do Fiat 128, não do 127, embora o 127 também tenha sido inovador. Foi o primeiro utilitário moderno, ainda antes do Renault 5.
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