Pois é, como já aqui referi a minha namorada comprou um Alfa 147JTD de 115cv de 2003. Fomos buscá-lo ontem a Lisboa e coube-me a mim trazê-lo para Coimbra.
Antes de mais, reparei que o carro, apesar de ser um modelo que saiu para o mercado em 2001, ainda é muito notado na rua. São ainda muitas as pessoas que o seguem com os olhos! Fiquei admirado, porque eu só faço isso com Porsches, Ferraris e afins!
O percurso que fiz foi composto de cerca de 45 kms dentro de Lisboa e arredores, seguido de à volta de 200 e picos, na A8 até Leiria e depois na A1 até Coimbra.
Fiz o reset do computador de bordo quando saímos do stand para ver os consumos. Dentro de lisboa fez uma média de 7,2, e no fim da viagem estava com a média de 7,0 sendo de referir que na auto-estrada levei-o duas vezes ao limite (210 de ponteiro, para aí uns 195 reais), e o resto do tempo foi com o cruise control ligado nos 140kms/h (não vá o diabo da polícia tecê-las), sempre com o ar condicionado ligado. Não me parece mau, tratando-se de um 1.9.
Quanto à condução, puxei um pouco por ele no troço de estrada em Loures e a A8, que tem algumas curvas e contracurvas e fiquei com um sorriso de orelha a orelha! Tem um handling muito bom, quando comparado com a minha Megane Break. É preciso notar que tem pneus 215 em jantes de 17" e que tem suspensão desportiva. O ASR/ESP nunca actuou nem eu queria que actuasse!
Quanto ao conforto, se em auto-estrada nada há apontar, já em estrada fraca torna-se muito duro, razão pela qual já sugeri à minha namorada que mande pôr a suspensão normal.
O motor está bem insonorizado, melhor do que eu julgava. Ainda assim, acima das 3000 rpm tem uma sonoridade cativante, fazendo lembrar um motor a gasolina.
O que não gostei tanto foi algum ruído de rolamento, motivado com certeza pela largura dos pneus, mas também pelo facto de termos mandado passar os pneus da frente para trás. Portanto, os pneus que eram de trás ainda não tiveram tempo de fazer "cama", agora que estão na frente. Ainda assim é um ruído que já começa a desaparecer.
Os materiais do interior estão bem montados, não havendo ruídos parasitas a apontar, excepto um que parece vir do enrolador do cinto do pendura e algum ranger dos estofos, que são em pele. No entanto não gosto muito do material do tablier. É agradável á vista, mas tem uma consistência demasiado esponjosa.
De uma forma geral, a avaliação é muito positiva. Nota-se contudo que o carro não foi pensado para ser um familiar, pelo menos com esta suspensão. Para viagens calmas acho que prefiro a Megane. Agora, para andar largado em auto-estrada e especialmente para as curvas e contra-curvas o 147 é quase viciante. O comportamento fez-me lembrar muito um 306 xsi de um amigo meu, cujo comportamento ainda bate muitos dos carros mais actuais.
Antes de mais, reparei que o carro, apesar de ser um modelo que saiu para o mercado em 2001, ainda é muito notado na rua. São ainda muitas as pessoas que o seguem com os olhos! Fiquei admirado, porque eu só faço isso com Porsches, Ferraris e afins!
O percurso que fiz foi composto de cerca de 45 kms dentro de Lisboa e arredores, seguido de à volta de 200 e picos, na A8 até Leiria e depois na A1 até Coimbra.
Fiz o reset do computador de bordo quando saímos do stand para ver os consumos. Dentro de lisboa fez uma média de 7,2, e no fim da viagem estava com a média de 7,0 sendo de referir que na auto-estrada levei-o duas vezes ao limite (210 de ponteiro, para aí uns 195 reais), e o resto do tempo foi com o cruise control ligado nos 140kms/h (não vá o diabo da polícia tecê-las), sempre com o ar condicionado ligado. Não me parece mau, tratando-se de um 1.9.
Quanto à condução, puxei um pouco por ele no troço de estrada em Loures e a A8, que tem algumas curvas e contracurvas e fiquei com um sorriso de orelha a orelha! Tem um handling muito bom, quando comparado com a minha Megane Break. É preciso notar que tem pneus 215 em jantes de 17" e que tem suspensão desportiva. O ASR/ESP nunca actuou nem eu queria que actuasse!
Quanto ao conforto, se em auto-estrada nada há apontar, já em estrada fraca torna-se muito duro, razão pela qual já sugeri à minha namorada que mande pôr a suspensão normal.
O motor está bem insonorizado, melhor do que eu julgava. Ainda assim, acima das 3000 rpm tem uma sonoridade cativante, fazendo lembrar um motor a gasolina.
O que não gostei tanto foi algum ruído de rolamento, motivado com certeza pela largura dos pneus, mas também pelo facto de termos mandado passar os pneus da frente para trás. Portanto, os pneus que eram de trás ainda não tiveram tempo de fazer "cama", agora que estão na frente. Ainda assim é um ruído que já começa a desaparecer.
Os materiais do interior estão bem montados, não havendo ruídos parasitas a apontar, excepto um que parece vir do enrolador do cinto do pendura e algum ranger dos estofos, que são em pele. No entanto não gosto muito do material do tablier. É agradável á vista, mas tem uma consistência demasiado esponjosa.
De uma forma geral, a avaliação é muito positiva. Nota-se contudo que o carro não foi pensado para ser um familiar, pelo menos com esta suspensão. Para viagens calmas acho que prefiro a Megane. Agora, para andar largado em auto-estrada e especialmente para as curvas e contra-curvas o 147 é quase viciante. O comportamento fez-me lembrar muito um 306 xsi de um amigo meu, cujo comportamento ainda bate muitos dos carros mais actuais.
Comentário