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Dois escapes - Necessidade, moda ou imagem??

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    #31
    Originalmente Colocado por PhAnT69 Ver Post
    Ao menos faziam as ponteiras direccionadas na horizontal....qual é a graça de ter 2 abufadeiras bem á mostra mas a apontar para baixo?!
    Porque (ainda) mandam nuvens negras...

    A BMW já tem carros a diesel com escapes iguais aos a gasolina...

    Comentário


      #32
      Acredito que em alguns casos possa ser para melhorar o rendimento do carro, mas na maior parte das vezes é pela moda e por ficar mais bonito e desportivo, nada mais.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Vibri Ver Post
        Porque (ainda) mandam nuvens negras...

        A BMW já tem carros a diesel com escapes iguais aos a gasolina...
        Os novos Mercedes Classe C também têm os escapes iguais, tanto seja a diesel como a gasolina.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por foo Ver Post
          Alguem sabe a nivel de engenharia que tipo de vantagens e desvantagens tem este layout?!
          Claro que tem. Quando trocares as panelas, pagas 2 em vez de 1. As garagens agradecem.

          Comentário


            #35
            É moda e...

            ...Muito Recente !!!!

            Reparem neste carro de 1960, idêntico ao que o meu Pai teve...

            ...só um deles é que funcionava, o outro estava sempre FRIO



            Comentário


              #36
              Se para alguns modelos é essencial, para outros (bastantes mais) é uma opção estética...

              O mesmo se passa nas motos, onde as bicilindricas como as tl têm duas panelas, e uma rsv tem apenas 1...

              Pelo menos é a ideia que tenho ; )


              Cump.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                O 2.0 TDI 140cv só tem saida de um lado. O de 170cv já tem 2 panelas de cada lado. Algo provocou essa alteração.
                Não é verdade, por exemplo o A6 2.0 TDI 140cv tem um escape de cada lado e julgo que o mesmo ocorre com alguns A4...

                Comentário


                  #38
                  Isso é meramente estético.
                  Compreende-se, em parte, para carros com motor longitudinal e duas cabeças (cilindros opostos, cilindros em "V") e com problemas de espaço

                  Por exemplo, nos 33 (motor boxer, uma cabeça para cada lado, admissão por cima, colectores de escape por baixo), o escapamento é feito com as saídas da cabeça do lado esquerdo para um lado e as do lado direito para o outro, resultando numa sequência "estranha" de escape.
                  A Ansa (Ansa-Marmite) fabricava um escape de rendimento para os 33 que era cruzado (por baixo do cárter), o que reduzia substancialmente a altura ao chão, e tornava-se mais facil danificar os colectores.
                  Para reduzir o número de uniões entre os segmentos do escape, uma solução interessante era, precisamente, meter um escape para cada lado.

                  Mas lá está... acaba por ser mais estético que outra coisa.

                  Comentário


                    #39
                    Ah porque é bonito e tal... COncordo, dá uma imagem da traseira muito melhor, seja em que carro for...

                    Mas... quando trocar as panelas como é?? Despesa a dobrar, claro

                    Comentário


                      #40
                      As saidas separadas por norma não têm apenas objectivos estéticos, o que não significa que seja para melhorar a performance obrigatoriamente...o user BOXER faz uma boa explicação do tema.
                      Editado pela última vez por DonJuanZ; 31 August 2007, 11:40.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por PhAnT69 Ver Post
                        Ao menos faziam as ponteiras direccionadas na horizontal....qual é a graça de ter 2 abufadeiras bem á mostra mas a apontar para baixo?!
                        Pois é...nesses casos nem a questão estética faz sentido...mas por exemplo, o Leon FR/TOP SPORT antigo (e o novo) têm as bufantes a apontar para fora...pelo menos ajudam a compor o conjunto estético.

                        Comentário


                          #42
                          Outro ex. KIa Sportage duas bufadeiras 2.0 diesel já do ano passado . Acho que fica melhor que só uma.

                          Tenho um A3 tdi 170 CV. Pode ser uma questão de espaço debaixo do chassis mas o motor é o mesmo do a4 por isso não acredito que tenha a ver com performances acho q é moda.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por ice Ver Post
                            Se para alguns modelos é essencial, para outros (bastantes mais) é uma opção estética...

                            O mesmo se passa nas motos, onde as bicilindricas como as tl têm duas panelas, e uma rsv tem apenas 1...

                            Pelo menos é a ideia que tenho ; )


                            Cump.
                            Era isso mesmo que estava a pensar.

                            Só pode ser mesmo por questões estéticas e/ou de moda.

                            Ainda ontem vi uma mota BMW r1150r bicilindrica com apenas 1 escape quando existem inúmeras com metade da cilindrada e 2 escapes.

                            Aliás, muitas das motas desportivas têm apenas um escape...

                            Comentário


                              #44
                              Tanto é moda que os 206 1.6 HDi têm a ponteira a apontar para baixo, mas depois soldaram-lhes uma ponteira "falsa" a apontar para trás... como se fosse muito importante o sítio para onde o escape aponta

                              Aquela m3rda fica horrível... mas pronto.

                              Em relação a embelezar as traseiras, concordo, mas só enquanto estivermos a falar de carros

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                Era isso mesmo que estava a pensar.

                                Só pode ser mesmo por questões estéticas e/ou de moda.

                                Ainda ontem vi uma mota BMW r1150r bicilindrica com apenas 1 escape quando existem inúmeras com metade da cilindrada e 2 escapes.

                                Aliás, muitas das motas desportivas têm apenas um escape...
                                Novamente, imagina uma BMW com motor boxer, que tem uma cabeça para cada lado. Aí é impossível teres só uma saída, porque parte do escape tinha que "atravessar" a mota para se unir à outra parte
                                Assim é mais fácil ficar um escape de cada lado.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Vibri Ver Post
                                  Porque (ainda) mandam nuvens negras...

                                  A BMW já tem carros a diesel com escapes iguais aos a gasolina...
                                  O meu Fiat tem a ponteira de escape cromada como os a gasolina. A Mazda tambem. Há "N" carros assim.

                                  Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                  Não é verdade, por exemplo o A6 2.0 TDI 140cv tem um escape de cada lado e julgo que o mesmo ocorre com alguns A4...

                                  Estavamos a falar do A4. No A6 o 2.0 TDI 140cv tem uma panela de cada lado.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Boxer Ver Post
                                    Novamente, imagina uma BMW com motor boxer, que tem uma cabeça para cada lado. Aí é impossível teres só uma saída, porque parte do escape tinha que "atravessar" a mota para se unir à outra parte
                                    Assim é mais fácil ficar um escape de cada lado.
                                    A maioria das BMW com motor Boxer só tem uma ponteira, coisa que não gosto muito. Acho que quer a mota, quer o carro fica muito mais "equilibrado" do ponto de vista estectico com uma ponteira de cada lado.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por don.juan Ver Post
                                      Pois é...nesses casos nem a questão estética faz sentido...mas por exemplo, o Leon FR/TOP SPORT antigo (e o novo) têm as bufantes a apontar para fora...pelo menos ajudam a compor o conjunto estético.
                                      Exactamente

                                      Comentário


                                        #49
                                        por vezes certos carros vem equipados com panela dupla por necessidade outros e por beleza, depende, mas sim cada vez mais os carros trazem dupla panela apenas por beleza.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por taberneiro Ver Post
                                          Ah porque é bonito e tal... COncordo, dá uma imagem da traseira muito melhor, seja em que carro for...

                                          Mas... quando trocar as panelas como é?? Despesa a dobrar, claro
                                          la esta nao tens € poes so uma, ou nao poes nenhuma

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Boxer Ver Post
                                            Novamente, imagina uma BMW com motor boxer, que tem uma cabeça para cada lado. Aí é impossível teres só uma saída, porque parte do escape tinha que "atravessar" a mota para se unir à outra parte
                                            Assim é mais fácil ficar um escape de cada lado.

                                            Estás equivocado!

                                            É precisamente isso que acontece na BMW r1150r com motor boxer. Apesar de ter 2 cilindros e ser boxer tem apenas uma saída de escape. O escape direito vem ligar ao da direita por baixo do motor.

                                            Procura fotos.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Actualmente penso que seja mais pela estética do que por outro motivo qualquer.
                                              Pegando no exemplo do audis, porque razão o A4 de 170cv tem duas ponteiras separadas e os bmw's série 3 de 163/177cv com perfomances idênticas só tem uma ponteira?
                                              Porque razão o A3 2.0 tdi 170cv tem duas ponteiras juntas e o A4 com o mesmo motor já as tem maiores e separadas?
                                              Só vejo a razão estética e também para diferenciar os carros, pois os motores são os mesmos.
                                              Eu prefiro vê-las separadas. Uma de cada lado...

                                              Comentário


                                                #53
                                                Há BMWs X3 e X5 (não sei se é em todas as versões), que têm duas ponteiras, uma de cada lado, mas apenas uma delas é verdadeira. A da direita é "fake".

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                                  Estás equivocado!

                                                  É precisamente isso que acontece na BMW r1150r com motor boxer. Apesar de ter 2 cilindros e ser boxer tem apenas uma saída de escape. O escape direito vem ligar ao da direita por baixo do motor.

                                                  Procura fotos.
                                                  E os carros com 4 cilindros e 8 saídas de escape.

                                                  Hein, hein?

                                                  =P

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Casos há em que realmente se justificam as 2 saídas...quando a potência o exige e é necessário um melhor escoamento dos gases de escape, tirando isso é mais uma mania como tantas outras... que de vez em quando se lembram! Cpts

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Se vocês soubessem as bocas que eu já ouvi por a minha mota ter um escape e a 1000 ter dois...!

                                                      Em carros acho mesmo cagativo.

                                                      Originalmente Colocado por PhAnT69 Ver Post
                                                      Ao menos faziam as ponteiras direccionadas na horizontal....qual é a graça de ter 2 abufadeiras bem á mostra mas a apontar para baixo?!
                                                      Creio que tem a ver com dispersão de vapores.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Boas. Bem são várias as razões e já as disseram todas, só não acho que as tenham dito na ordem correcta.
                                                        O primeiro factor para isto acontecer é o facto de ser algo que está realmente na moda, os carros hoje em dia são mais agressivos embora mais desprovidos de originalidade. Depois temos também que ver que os motores cada vez têm que responder a limites de poluição cada vez mais apertados e isso resolve-se, por exemplo, com a aplicação de 2 panelas em vez de uma(2 panelas significam um aumento do trajecto dos gases até sairem o que siginifca uma melhor filtragem dos gases e uma redução da emissão de gases), por último dou por exemplo uma coisa que não se vê mas que se usa agora com muita regularidade conforme a potencia do carro, existem carros que não têm um só catalizador mas sim 2 catalizadores, ex:clio rs 182cv ;)

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por GTS_M5 Ver Post
                                                          E os carros com 4 cilindros e 8 saídas de escape.

                                                          Hein, hein?

                                                          =P
                                                          Está bem, está bem...

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                                            E quem disse que era desnecessário?

                                                            É que a Audi não ia gastar dinheiro a alterar um sistema de escape completo só para ficar mais bonito. E se o fizesse não ia colocar aquelas ponteiras horriveis a apontar para o chão.

                                                            O 2.0 TDI 140cv só tem saida de um lado. O de 170cv já tem 2 panelas de cada lado. Algo provocou essa alteração.
                                                            Sim, deve ter havido alguma alteração.
                                                            Mas pq que o A4 é o unico modelo do grupo com esse motor que tem duas saidas?


                                                            cumps,
                                                            [dio]

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por GTS_M5 Ver Post
                                                              E os carros com 4 cilindros e 8 saídas de escape.

                                                              Hein, hein?

                                                              =P
                                                              Quais??

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

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