Mais uma proposta intrigante da citroen.
Apesar de ter um aspecto global bastante alternativo, tem soluções bastante interessantes e válidas do ponto de vista do design, sobretudo no interior, que foi o que captou mais a minha atenção.
O carro não tem painel de instrumentos, pelo menos não como o conhecemos, o que faz com que haja todo aquele espaço vazio à frente do condutor.
Pelo que tenho lido (e ainda continuo à procura de mais informações sobre este curioso concept), esta solução permitiu reduzir o número de componentes no interior do carro basicamente para metade.
Outro pormenor curioso é o facto das janelas não abrirem, mas parece que resolveram a questão de alguma maneira (que ainda não vi) para retirarem tickets das portagens por exemplo.
O capot não abre à lá Audi A2.
A personalização das costas dos bancos e dos paineis interiores das portas pode parecer, para já apenas pra encher o olho, mas será que eles arranjaram maneira de viabilizar a personalização desses mesmos paineis através de algum avanço na tecnologia de corte e que permita a personalização dos mesmos com custos razoáveis?
No exterior é que as coisas complicam-se.
Ao inicio, pensei que fosse mais uma proposta que se inserisse num futuro citadino, mas estas formas escondem mesmo bem os 4.2m. Ou seja, tem dimensões semelhantes a um C4.
O carro parece-me a junção de uma amálgama de elementos que não combinam, ficando sempre a sensação de ser algo desconjuntado. Talvez tenha algo a ver com a utilização de vários tons para diversas partes da carroçaria ou então a existência de cortes na continuidade das linhas, como o arco sobre a porta traseira. Não deixam de ser pormenores curiosos.
A frente parece ter sido inspirada num focinho de um animal qualquer género hipópatamo, com os faróis em posição elevada e aquelas "narinas" em grande destaque.
Uma solução diferente, mas não acredito que a veremos em modelos de produção.
A traseira é um reflexo da frente e provavelmente diminuiria a dimensão dos farolins e não considero nada atraente a solução encontrada para os para-choques, com aquelas 2 coisas negras em destaque.
Não é o carro mais elegante, contrastando com outros concepts da citroen, mas em termos de ousadia e de soluções apresentadas, sobretudo na definição do interior, é puramente citroen.
A Renault dominou por vários anos, pela riqueza de concepto-cars e acima de tudo porque foi das primeiras marcas a fazer vários por ano, no fundo a iniciar a moda do concept por salão, pelo menos cá na Europa. Aliás pouco depois, já mais perto do final dos anos 90, vários por salão.
Mas de há uns anos para cá, a Citro está a dar-lhe bem
Já se saiu com concepts extremamente bonitos e elegante, Metisse, C-AirDream, outros completamente funky como este.
A Renault dominou por vários anos, pela riqueza de concepto-cars e acima de tudo porque foi das primeiras marcas a fazer vários por ano, no fundo a iniciar a moda do concept por salão, pelo menos cá na Europa. Aliás pouco depois, já mais perto do final dos anos 90, vários por salão.
Mas de há uns anos para cá, a Citro está a dar-lhe bem
Já se saiu com concepts extremamente bonitos e elegante, Metisse, C-AirDream, outros completamente funky como este.
esta Renault da era Ghosn começa a preocupar-me.
Poderá ser o master em rentabilizar marcas e grupos industriais, mas o seu poder de influência sobre a aparência final dos produtos começa a ser preocupante.
Basta ver a direcção que a Renault segue com o novo Twingo e Laguna
esta Renault da era Ghosn começa a preocupar-me.
Poderá ser o master em rentabilizar marcas e grupos industriais, mas o seu poder de influência sobre a aparência final dos produtos começa a ser preocupante.
Basta ver a direcção que a Renault segue com o novo Twingo e Laguna
esta Renault da era Ghosn começa a preocupar-me.
Poderá ser o master em rentabilizar marcas e grupos industriais, mas o seu poder de influência sobre a aparência final dos produtos começa a ser preocupante.
Basta ver a direcção que a Renault segue com o novo Twingo e Laguna
Por acaso concordo com isso, acho que o Carlos nao devia meter o bedelho no que os engenheiros ou designer's fazem! Independemente de ficarem melhores ou piores, mais bontos ou mais feios.
Acho possível o proximo C3 ter pouco mais de 4m. Assim próximo C2 torna-se um modelo autônomo e o sucessor do C4 teria maiores dimensões para ocupar um pouco do espaço do actual C5, visto que a Citroen assumiu o novo C5 como uma berlina da 4 portas.
esta Renault da era Ghosn começa a preocupar-me.
Poderá ser o master em rentabilizar marcas e grupos industriais, mas o seu poder de influência sobre a aparência final dos produtos começa a ser preocupante.
Basta ver a direcção que a Renault segue com o novo Twingo e Laguna
acredita que o twingo pre-ghosn era pior, pelas poucas fotos que há a circular.
e o laguna é assim de propósito. obedece a uma filosofia própria da renault, de não chamar à atenção por ser extravagante, mas para ter um aspecto de solidez e qualidade. outros modelos já serão mais exuberantes... quem o diz é o patrick le quement.
acredita que o twingo pre-ghosn era pior, pelas poucas fotos que há a circular.
e o laguna é assim de propósito. obedece a uma filosofia própria da renault, de não chamar à atenção por ser extravagante, mas para ter um aspecto de solidez e qualidade. outros modelos já serão mais exuberantes... quem o diz é o patrick le quement.
esperava ver mais do que foi explorado nos concepts Wind e Fluence nestes últimos lançamentos, principalmente no Laguna.
O Twingo saiu anónimo, o Laguna incrivelmente timido e com uma traseira muito discutivel.
O Patrick LeQuement também dizia há um ano e meio, 2 anos que o novo Laguna seria uma proposta que teria o trunfo da beleza, contrapondo à ousadia do Laguna 2... cadê?
Entre o que é anunciado e o que se verifica existe uma grande distância.
É como o Walter da Silva dizer que o A5 é o carro mais belo que desenhou.
Há que baixar o "volume" uns decibeis para nos aproximarmos mais da realidade.
Il n’y a pas si longtemps encore, on s’interrogeait pour savoir si le concept C-Cactus, présenté à Francfort en 2007, prendrait le chemin des lignes de production. Hé bien d’après l’Auto-Journal, cela devrait être chose faite dès l’année prochaine !
Exposé au Salon de Francfort en 2007 sous forme de Concept-Car, le Citroën C-Cactus a fait couler beaucoup d’encre depuis sa présentation. Avec ce concept, Citroën entend revenir à une vision plus simple de l’automobile et, à ce titre, certains n’hésitaient pas à parler d’elle comme d’une nouvelle 2CV. D’après l’Auto-Journal, le centre de style et de développement de PSA à Velizy, auraient gelé le style de l’auto, qui resterait très proche de celui du concept.
Simple dans sa conception, le C-Cactus se veut aussi être une voiture propre puisqu’il sera animé par une technologie hybride selon le schéma habituel, comme le concept toujours. A un détail près : on parle maintenant d’un bloc thermique essence turbocompressé de 100 chevaux qui sera couplé à un moteur électrique.
Décidemment, si l’info se révèle exacte, il y aura de quoi sérieusement se réjouir à la vue des prochains concepts de Citroën puisque c’est le troisième en quelques mois, (après la GT et la DS Inside) qui devrait passer au stade de la production.
Depois de ter lido mais info sobre este concept em particular, fiquei a apreciá-lo bastante melhor, não tanto pelo resultado estético, que acaba por ser de menor importância neste caso, mas pelas soluções encontradas, do ponto de vista do design, sobretudo no interior, e que permitem não só uma redução apreciável de custos e desperdicio, mas também o aparecimento de soluções alternativas para aquilo que esperamos de um automóvel!
é uma boa noticia, de que este concept chegará à produção!
No entanto, melhor notícia seria ver as suas soluções aplicadas em grande escala, de forma tranversal a toda a gama.
Vamos lá ver o que sai daí. É pouco provável que mantenham esta solução estilistica, até porque sai bastante daquilo que a citroen actualmente se encontra (pastiche alemão).
Seria corajoso lançar algo semelhante a este concept. Seria mais Citroen que a actual gama toda junta!
Eu estou é a achar muita fartura da Citroën para o segmento... Aplaudo de pé é certo,ainda para mais com designs de vanguarda.Estou expectante para ver como vai ficar a gama da marca francesa...
Estive a reler alguns dos posts, e basicamente quando se punha em hipótese a produção deste concept, esperava eu, que estivesse mais focado nas soluções de design aplicadas no interior e exterior, que mostram eficazmente, como é possivel simplificar e reduzir bastante os custos de produção, sem perder nada do que temos hoje em dia nos nossos automóveis.
Não esperaria que copiassem a estética, e para mais que evoluisse para algo como essa... coisa!
Bem, a imagem não é muito nitida, e trata-se claramente de uma maqueta, mas assusta bastante!
A Citroen tem aqui uma oportunidade de ouro, para mostrar que low-cost não significa algo inferior a um carro "normal". Espero que pelo menos o interior faça uso das boas soluções do concept
Mais vale esperar para ver o resultado final, antes de começar a barafustar...
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