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Motor rotativo Wankel, porquê só o Mazda RX8 o usa?
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eu tenho um rx-8
gasta oleo sim mas nada por aí além
mas a gasolina gasta muito , quer dizer depende de como se anda , mas eu encho com cerca de 70 euros e as vezes dá para muito pouco tempo , uma semana , outras vezes duas semanas, depende mesmo de como se anda e o problema é que ele só se comporta como um carro a serio em altas por isso
mas é um maquinão ehhehe
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A meu ver, no nosso país, ter um wenkel trás mais desvantagens do que vantagens.
Em relação a óleos e cuidados é algo sabido, mas a maior desvantagem nem sequer é essa.
Um colega meu tem um rx7 e devido a idade avançada do carro, como é normal, é necessário fazer uma manutenção mais cuidada que incluem a substituição de alguns componentes. Algo que tem que ser feito através da mazda e devido ao material para esse tipo de carros não ser abundante por cá, tem que ser importado muitas vezes do Japão, o que faz com o tempo de espera seja muito elevado e os custos inerentes sejam também elevados. Depois para ser ainda pior a mazda em Portugal tem pouquíssimos técnicos com conhecimentos acerca desse tipo de motores e pelo que ele me disse, nenhum deles é especialista.
Em ralação a viatura em causa, o rx7, modelo fc o segundo de 3.
É um carro fantástico, tem um som fora de série como é óbvio, é mesmo viciante de ouvir, devido a sua elevada rotatividade tem uma sonoridade muito próxima de um 2 tempos, tem um relenti incerto e é normal mesmo em relenti ouvir-se uns pequenos rateres. Depois de quente emana um calor elevado da sua parte inferior, vindo da zona dos tubos de escape. É um carro muito baixo, o seu interior é exíguo e não cabe lá qualquer um, penso que uma pessoa com mais de 1.80 terá dificuldade em sentar-se direito nos bancos dianteiros, os traseiros são quase simbólicos. É um carro para pessoas pequenas. O seu comportamento é conhecido, e acredito mesmo que ainda está a par dos melhores.
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Acho que num motor de +200cv por mais pontudo que seja aguenta-se às 2500rpm, mas a trocar em altas terás certamente muito melhor resposta.
Ou seja é uma péssima escolha de motor para conduzir "à Diesel". E é uma péssima escolha de motor se estás preocupado com consumos.
Já agora aproveito e respondo ao tópico: o Wankel já na altura não era mais usado porque um 2.0TSI anda mais e bebe menos. Aliás até um V6 bebe menos. Hoje em dia nem sei até que ponto um Wankel consegue sequer cumprir as normas de emissões poluentes.
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Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
Acho que num motor de +200cv por mais pontudo que seja aguenta-se às 2500rpm, mas a trocar em altas terás certamente muito melhor resposta.
Ou seja é uma péssima escolha de motor para conduzir "à Diesel". E é uma péssima escolha de motor se estás preocupado com consumos.
Já agora aproveito e respondo ao tópico: o Wankel já na altura não era mais usado porque um 2.0TSI anda mais e bebe menos. Aliás até um V6 bebe menos. Hoje em dia nem sei até que ponto um Wankel consegue sequer cumprir as normas de emissões poluentes.
Se não estou em erro, o mesmo de momento nem cumpre mesmo as emissões poluentes (e o carrojá nem é vendido novo)
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Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
Acho que num motor de +200cv por mais pontudo que seja aguenta-se às 2500rpm, mas a trocar em altas terás certamente muito melhor resposta.
Ou seja é uma péssima escolha de motor para conduzir "à Diesel". E é uma péssima escolha de motor se estás preocupado com consumos.
Já agora aproveito e respondo ao tópico: o Wankel já na altura não era mais usado porque um 2.0TSI anda mais e bebe menos. Aliás até um V6 bebe menos. Hoje em dia nem sei até que ponto um Wankel consegue sequer cumprir as normas de emissões poluentes.
Também não é preciso exagerar e conduzi-lo como um diesel , o que eu queria saber é se dava para fazer uma condução relaxada tendo em conta o motor "diferente". Quanto ao 2.0 Tsi andar mais, tudo o que encontrei na internet me diz o contrário. Segundo a Motor Trend, o rx8 de 230 cv faz os 0-62 mph em 6.0 seg, enquanto que um Seat Leon Cupra R de 260cv faz em 6.2seg (com mais 30 cv!). Quanto aos consumos, os wankel são realmente um pouco gastadores. No campo das emissões, eles cumprem a norma IV e segundo li há um protótipo que cumpre a norma V (o que não faz deles amigos do ambiente, 280g/km nos dias de hoje é muito)Editado pela última vez por marelo; 11 February 2012, 22:32.
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Originalmente Colocado por marelo Ver PostTambém não é preciso exagerar e conduzi-lo como um diesel , o que eu queria saber é se dava para fazer uma condução relaxada tendo em conta o motor "diferente". Quanto ao 2.0 Tsi andar mais, tudo o que encontrei na internet me diz o contrário. Segundo a Motor Trend, o rx8 de 230 cv faz os 0-62 mph em 6.0 seg, enquanto que um Seat Leon Cupra R de 260cv faz em 6.2seg (com mais 30 cv!). Quanto aos consumos, os wankel são realmente um pouco gastadores. No campo das emissões, eles cumprem a norma IV e segundo li há um protótipo que cumpre a norma V (o que não faz deles amigos do ambiente, 280g/km nos dias de hoje é muito)
Além disso, podes ver aqui um duelo:
Mazda RX8 vs Seat Leon II Cupra R -> Duel 10773035
O Cupra R é claramente mais rápido, e quanto maior a velocidade, mais se nota a vantagem do Cupra.
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Originalmente Colocado por edununo Ver PostAcelerações 0-100kms/h estão muito longe de dizer o que um carro anda. O RX-8 apesar de menos potente é RWD e o Leon é FWD, logo aqui há algo a equilibrar a menor potencia.
Além disso, podes ver aqui um duelo:
Mazda RX8 vs Seat Leon II Cupra R -> Duel 10773035
O Cupra R é claramente mais rápido, e quanto maior a velocidade, mais se nota a vantagem do Cupra.
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Originalmente Colocado por marelo Ver PostQuanto as performances, rendo-me . Realmente tem razão. Não percebi foi a comparação entre fwd e rwd, queres dizer que não podemos comparar carros com a mesma potencia rwd e fwd porque é injusto para um dos lados? Eu não concordo, cada um escolhe a sua estratégia e sofre as consequências da mesma...
Por regra um carro RWD no arranque será sempre melhor que um carro FWD.
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Originalmente Colocado por nto Ver PostPor regra um carro RWD no arranque será sempre melhor que um carro FWD.
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Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver PostEu nem via tanto por aí, mas mais no facto de quanto maior a potência num FWD maior a dificuldade em manobrá-lo e é nessa perspectiva que vejo os motores possantes a levar vantagem quando começa a puxar atrás.
É mais fácil de um RWD passar a potência ao chão, no arranque do que um FWD.
Como exemplo típico disso, basta ver os arranques no WTCC, em que os BMW's conseguem como que saltar para a frente nos primeiros metros.
Isto claro, sem falar depois nas derivas que são possíveis de realizar com um RWD e que não o é de forma tão evidente, com um FWD.Editado pela última vez por nto; 11 February 2012, 23:30.
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Originalmente Colocado por nto Ver PostMas é por aí.
É mais fácil de um RWD passar a potência ao chão, no arranque do que um FWD.
Como exemplo típico disso, basta ver os arranques no WTCC, em que os BMW's conseguem como que saltar para a frente nos primeiros metros.
Isto claro, sem falar depois nas derivas que são possíveis de realizar com um RWD e que não o é de forma tão evidente, com um FWD.
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Originalmente Colocado por edununo Ver PostAcelerações 0-100kms/h estão muito longe de dizer o que um carro anda. O RX-8 apesar de menos potente é RWD e o Leon é FWD, logo aqui há algo a equilibrar a menor potencia.
Além disso, podes ver aqui um duelo:
Mazda RX8 vs Seat Leon II Cupra R -> Duel 10773035
O Cupra R é claramente mais rápido, e quanto maior a velocidade, mais se nota a vantagem do Cupra.
"First comes te weight, then comes the power"
Isto no comparativo RS VS. R26.R.
Isto só para dizer que os carros leves saem privilegiados nas medições 0-100, mas não é por isso que andam mais
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Originalmente Colocado por edununo Ver PostAcelerações 0-100kms/h estão muito longe de dizer o que um carro anda. O RX-8 apesar de menos potente é RWD e o Leon é FWD, logo aqui há algo a equilibrar a menor potencia.
Além disso, podes ver aqui um duelo:
Mazda RX8 vs Seat Leon II Cupra R -> Duel 10773035
O Cupra R é claramente mais rápido, e quanto maior a velocidade, mais se nota a vantagem do Cupra.
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Já estão a fazer comparações na PVG Deixem-se lá disso, é um RX8, RWD, é carro pro drift e curvas não pra andar com o volante soldado em frente.
Top Gear - Mazda RX8 - BBC - YouTube
"The guy who was running Mazda when they were designing the RX8, use to race cars"
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Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver PostJá dizia o Jeremy Clarkson:
"First comes te weight, then comes the power"
Isto no comparativo RS VS. R26.R.
Isto só para dizer que os carros leves saem privilegiados nas medições 0-100, mas não é por isso que andam mais
Originalmente Colocado por Miguelspc Ver PostNao esquecer que o leon é turbo e isso muda tudo , dai as reprises serem sempre melhores que o rx8
Foi apenas um exemplo para demonstrar que 2 carros com valores parecidos na marca dos 0-100 podem ter andamentos bem diferentes.
Um exemplo de 2 carros que até aos 120 são muito semelhantes mas depois como o Fahrenheit disse e bem, o baixo peso do 1º carro deixa de contar e a potencia do 2º começa a fazer a diferença.
xpto.jpg
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