Criei este tópico porque insistentemente se tem a ideia de que um carro do segmento C (familiares médios) tem forçosamente que ser melhor que um do segmento B (utilitários).
Cada vez mais os mais pequenos propõem equipamentos, conforto e prestações que até aqui só apareciam em segmentos superiores. Por outro lado, o facto de começarem a aumentar de tamanho, o que os aproxima ainda mais do segmento acima, tanto que até se chegam a confundir. O preço também tem vindo a subir, como reverso da medalha...
Quanto aos veículos segmento C, este têem vindo a assistir a propagação de motores cada vez mais pequenos e com potências e binários até aqui à alguns tempos inimagináveis. Motores esses que eram comuns em veículos do segmento B.
Como em Portugal, o que manda é a cilindrada, não espanta pois que, um veículo do segmento abaixo tenha o seu preço praticamente decalcado do do segmento acima. Por isso é tão comum ouvir-se que "por esse preço, compras um do segmento acima", etc etc...
Uma dessas sugestões é o Opel Astra com o fabulástico 1.3 CDTi...
Dei-me ao trabalho de o comparar com o Clio e o 207. As motorizações escolhidas para estes dois foram as dCi de 85 e 105 cv e HDi de 90 e 110 cv.
Em ambos os carros (Astra, Clio e 207) o nível de equipamento escolhido foi o mais elevado tendo como único extra a pintura metalizada em todos.
O preço foi retirado dos sites oficiais das marcas respectivas e os dados técnicos e os equipamentos do site da AutoHoje.
Como poderão verificar, o Astra só fica mais barato que um 207, que sofre com o IA. Mas ao verificarmos a lista de equipamento, verifica-se que a do 207 e Clio estão bastante mais completas face a do Opel.
No que toca a desempenho mecânico, ambos os Franceses apostam ou em prestações similares (pouco superiores nos casos do dCi de 85 cv e HDi 90 cv) ou naturalmente superiores (dCi de 105 cv e HDi de 110 cv). Ainda assim, conseguem quase sempre consumos inferiores aos do Astra!
Face a isto, o Astra contrapõe apenas um espaço mais generoso (Mas não tanto) quer no habitáculo, quer na mala. Mais qualidade [?] Também... Se bem que a dos Franceses aumentou muito.
Ficam aqui então as tabelas comparativas...
Clio 1.5 dCi 85 vs 207 1.6 HDi 90 vs Astra 1.3 CDTi 90
Clio 1.5 dCi 105 vs 207 1.6 HDi 110 vs Astra 1.3 CDTi 90
Tabela de equipamentos:
Clio Luxe Dynamique vs 207 Sport vs Astra Cosmo
Tabela de Preços para as versões acima indicadas, ambos em versões de 5 portas.
Cada vez mais os mais pequenos propõem equipamentos, conforto e prestações que até aqui só apareciam em segmentos superiores. Por outro lado, o facto de começarem a aumentar de tamanho, o que os aproxima ainda mais do segmento acima, tanto que até se chegam a confundir. O preço também tem vindo a subir, como reverso da medalha...
Quanto aos veículos segmento C, este têem vindo a assistir a propagação de motores cada vez mais pequenos e com potências e binários até aqui à alguns tempos inimagináveis. Motores esses que eram comuns em veículos do segmento B.
Como em Portugal, o que manda é a cilindrada, não espanta pois que, um veículo do segmento abaixo tenha o seu preço praticamente decalcado do do segmento acima. Por isso é tão comum ouvir-se que "por esse preço, compras um do segmento acima", etc etc...
Uma dessas sugestões é o Opel Astra com o fabulástico 1.3 CDTi...
Dei-me ao trabalho de o comparar com o Clio e o 207. As motorizações escolhidas para estes dois foram as dCi de 85 e 105 cv e HDi de 90 e 110 cv.
Em ambos os carros (Astra, Clio e 207) o nível de equipamento escolhido foi o mais elevado tendo como único extra a pintura metalizada em todos.
O preço foi retirado dos sites oficiais das marcas respectivas e os dados técnicos e os equipamentos do site da AutoHoje.
Como poderão verificar, o Astra só fica mais barato que um 207, que sofre com o IA. Mas ao verificarmos a lista de equipamento, verifica-se que a do 207 e Clio estão bastante mais completas face a do Opel.
No que toca a desempenho mecânico, ambos os Franceses apostam ou em prestações similares (pouco superiores nos casos do dCi de 85 cv e HDi 90 cv) ou naturalmente superiores (dCi de 105 cv e HDi de 110 cv). Ainda assim, conseguem quase sempre consumos inferiores aos do Astra!
Face a isto, o Astra contrapõe apenas um espaço mais generoso (Mas não tanto) quer no habitáculo, quer na mala. Mais qualidade [?] Também... Se bem que a dos Franceses aumentou muito.
Ficam aqui então as tabelas comparativas...
Clio 1.5 dCi 85 vs 207 1.6 HDi 90 vs Astra 1.3 CDTi 90
Clio 1.5 dCi 105 vs 207 1.6 HDi 110 vs Astra 1.3 CDTi 90
Tabela de equipamentos:
Clio Luxe Dynamique vs 207 Sport vs Astra Cosmo
Tabela de Preços para as versões acima indicadas, ambos em versões de 5 portas.
Comentário