Decidi revisitar este tópico porque a par de ter tido algumas experiências com os boxster também tenho andado com o S2000 e tenho agora algumas ideias que (julgo) serem mais concretas.
Uma coisa é certa, se tivesse comprador de um carro destes hoje iria ter alguma dificuldade em decidir, embora tenha uma certa inclinação para um deles.
Do Boxster gosto particularmente do grip do carro.
Analisando as coisas de uma forma correcta, devo dizer que os boxster onde tenho andado têm jantes 18 com pneus 255, ao contrário dos 235 em jante 16 do S2000 (primeira versão).
Para ajudar ainda mais o Porsche, o boxster tem controlo de tracção - algo que os primeiros S2000 também não tinham.
Esta combinação cria logo uma maior confiança no Porsche, onde os limites em curva surgem claramente depois. Onde a traseira do S2000 começa a querer ganhar vida própria, o Porsche continua colado ao chão e com muito mais para dar.
A sensação que dá é que o Porsche tem de ser provocado para a traseira sair do sítio, e no S2000 é facílimo (até demais) de o soltar.
Outro ponto em que considero que o Porsche está melhor é ao nível da capota. No S2000 o barulho do vento surge a velocidades inferiores e mesmo devagar parece isolar melhor o ruído exterior, pelo que talvez faça sentido pensar na pouca experiência da Honda a fazer descapotáveis (por comparação com a Porsche).
Estes são os pontos onde considero o Porsche superior (ou até bastante superior em alguns aspectos) ao Honda.
Entrando nos pontos onde não consigo dizer que um é melhor do que o outro, passo a falar do motor.
Eu não sou um fã das altas rpm de um modo geral, e daí gostar imenso da condução dos diesel para carros de dia-a-dia, carros com boa relação performance / conforto.
Por esta lógica deveria ser óbvio a escolha do Porsche...
...mas não é !
Num carro com características desportivas o barulho é uma parte importante da equação, e se o Porsche cativa pelo 6 cilindros o S2000 cativa pelos 240cv a gritarem (9000 rpm) à volta do carro. É uma questão de gostos.
O S2000 já conheço há 9 anos logo não é surpresa nenhuma, mas dos Porsche esperava uma resposta diferente. No caso do 2.5 nota-se que o andamento máximo dele é inferior ao S2000. Os cavalos não enganam aqui.
Mesmo o Boxster S 3.2 não tem exactamente a linearidade que eu estava à espera, ou seja, se pisarmos a fundo numa 2ª ou 3ª nota-se bem que há uma rotação onde dá um esticão.
Eu tinha a ideia (e essa seria a minha preferência) de que seria perfeitamente linear, num crescendo de potência a acompanhar a rotação, sem um ponto definido a partir do qual o motor muda.
No caso do 2.5 não me apercebi desse ponto de viragem (mas não o conduzi), mas no Boxster S é evidente. Ou seja, apesar de ser substancialmente mais forte em baixas do que o S2000 (3.2 vs 2.0), para andar a sério também necessita de estar na rotação ideal, e isso faz com que haja para os meus gostos um empate em termos de preferência mecânica, até porque as 9000 rpm do S2000 acompanhadas de um andamento vigoroso aumentam e de que maneira a adrenalina sentida - que é uma componente deste tipo de carros.
Falando agora do que gosto mais no S2000:
-Os comandos gerais são muito mais confortáveis. A embraiagem dos Porsche exige que se tenha tido uma refeição substancial antes de os conduzir, enquanto o S2000 tem a leveza típica da marca, um pouco menos refinada do que num civic de forma a transmitir mais sensação. A caixa do S2000 também me parece mais agradável, com um feeling mecânico mas um curso extremamente pequeno e leve.
Depois considero que o S2000 teria uma enorme vantagem se estivesse comprador de um, que é a manutenção.
O S2000 é um carro que do ponto de vista mecânico é perfeitamente banal. Abre-se o capôt e tem-se acesso facilitado a tudo o que é de manutenção normal, desde óleo, velas, filtros, etc. Qualquer mecânico lhe faz a manutenção normal, e nem tem componentes caros.
Leva um óleo sintético sem pedir especificações fora do vulgar (ao contrário de um TDI por exemplo) e tudo é simples.
Já no Porsche, o próprio modo de aceder ao motor complica logo tudo, e já não é qualquer mecânico / oficina que lhe mexe com a competência necessária.
Em termos de dia-a-dia talvez o Porsche tivesse algumas vantagens, nomeadamente andar com menos rotação e ter um comportamento mais previsível que não obriga a andar a pilotar em condução normal.
Acho que o S2000 puxa mais por quem vai ao volante, quer por andar frequentemente agarrado à caixa (não por falta de força mas para não andar com muita rotação), quer por ter um comportamento mais nervoso obrigando a mais atenção ao que se vai a fazer.
Mas no meu caso e atendendo a que seria um carro de fim-de-semana / carro desportivo, talvez preferisse o S2000, onde a facilidade de aceder à mecânica simples em muito contribui.
Em qualquer dos casos, é bom que alguém tenha a dúvida de escolher um destes dois carros, pois qualquer um deles é excelente, ainda que com conceitos que me parecem bastante diferentes.
Editado pela última vez por rca33; 08 July 2008, 20:19.
Decidi revisitar este tópico porque a par de ter tido algumas experiências com os boxster também tenho andado com o S2000 e tenho agora algumas ideias que (julgo) serem mais concretas.
Uma coisa é certa, se tivesse comprador de um carro destes hoje iria ter alguma dificuldade em decidir, embora tenha uma certa inclinação para um deles.
Do Boxster gosto particularmente do grip do carro.
Analisando as coisas de uma forma correcta, devo dizer que os boxster onde tenho andado têm jantes 18 com pneus 255, ao contrário dos 235 em jante 16 do S2000 (primeira versão).
Para ajudar ainda mais o Porsche, o boxster tem controlo de tracção - algo que os primeiros S2000 também não tinham.
Esta combinação cria logo uma maior confiança no Porsche, onde os limites em curva surgem claramente depois. Onde a traseira do S2000 começa a querer ganhar vida própria, o Porsche continua colado ao chão e com muito mais para dar.
A sensação que dá é que o Porsche tem de ser provocado para a traseira sair do sítio, e no S2000 é facílimo (até demais) de o soltar.
Outro ponto em que considero que o Porsche está melhor é ao nível da capota. No S2000 o barulho do vento surge a velocidades inferiores e mesmo devagar parece isolar melhor o ruído exterior, pelo que talvez faça sentido pensar na pouca experiência da Honda a fazer descapotáveis (por comparação com a Porsche).
Estes são os pontos onde considero o Porsche superior (ou até bastante superior em alguns aspectos) ao Honda.
Entrando nos pontos onde não consigo dizer que um é melhor do que o outro, passo a falar do motor.
Eu não sou um fã das altas rpm de um modo geral, e daí gostar imenso da condução dos diesel para carros de dia-a-dia, carros com boa relação performance / conforto.
Por esta lógica deveria ser óbvio a escolha do Porsche...
...mas não é !
Num carro com características desportivas o barulho é uma parte importante da equação, e se o Porsche cativa pelo 6 cilindros o S2000 cativa pelos 240cv a gritarem (9000 rpm) à volta do carro. É uma questão de gostos.
O S2000 já conheço há 9 anos logo não é surpresa nenhuma, mas dos Porsche esperava uma resposta diferente. No caso do 2.5 nota-se que o andamento máximo dele é inferior ao S2000. Os cavalos não enganam aqui.
Mesmo o Boxster S 3.2 não tem exactamente a linearidade que eu estava à espera, ou seja, se pisarmos a fundo numa 2ª ou 3ª nota-se bem que há uma rotação onde dá um esticão.
Eu tinha a ideia (e essa seria a minha preferência) de que seria perfeitamente linear, num crescendo de potência a acompanhar a rotação, sem um ponto definido a partir do qual o motor muda.
No caso do 2.5 não me apercebi desse ponto de viragem (mas não o conduzi), mas no Boxster S é evidente. Ou seja, apesar de ser substancialmente mais forte em baixas do que o S2000 (3.2 vs 2.0), para andar a sério também necessita de estar na rotação ideal, e isso faz com que haja para os meus gostos um empate em termos de preferência mecânica, até porque as 9000 rpm do S2000 acompanhadas de um andamento vigoroso aumentam e de que maneira a adrenalina sentida - que é uma componente deste tipo de carros.
Falando agora do que gosto mais no S2000:
-Os comandos gerais são muito mais confortáveis. A embraiagem dos Porsche exige que se tenha tido uma refeição substancial antes de os conduzir, enquanto o S2000 tem a leveza típica da marca, um pouco menos refinada do que num civic de forma a transmitir mais sensação. A caixa do S2000 também me parece mais agradável, com um feeling mecânico mas um curso extremamente pequeno e leve.
Depois considero que o S2000 teria uma enorme vantagem se estivesse comprador de um, que é a manutenção.
O S2000 é um carro que do ponto de vista mecânico é perfeitamente banal. Abre-se o capôt e tem-se acesso facilitado a tudo o que é de manutenção normal, desde óleo, velas, filtros, etc. Qualquer mecânico lhe faz a manutenção normal, e nem tem componentes caros.
Leva um óleo sintético sem pedir especificações fora do vulgar (ao contrário de um TDI por exemplo) e tudo é simples.
Já no Porsche, o próprio modo de aceder ao motor complica logo tudo, e já não é qualquer mecânico / oficina que lhe mexe com a competência necessária.
Em termos de dia-a-dia talvez o Porsche tivesse algumas vantagens, nomeadamente andar com menos rotação e ter um comportamento mais previsível que não obriga a andar a pilotar em condução normal.
Acho que o S2000 puxa mais por quem vai ao volante, quer por andar frequentemente agarrado à caixa (não por falta de força mas para não andar com muita rotação), quer por ter um comportamento mais nervoso obrigando a mais atenção ao que se vai a fazer.
Mas no meu caso e atendendo a que seria um carro de fim-de-semana / carro desportivo, talvez preferisse o S2000, onde a facilidade de aceder à mecânica simples em muito contribui.
Em qualquer dos casos, é bom que alguém tenha a dúvida de escolher um destes dois carros, pois qualquer um deles é excelente, ainda que com conceitos que me parecem bastante diferentes.
não leves a mal, mas acho que este foi o teu melhor post...
de sempre!
talvez ache isto, porque penso 100% da mesma forma
Eu também acho que foi um bom post e também concordo no essencial.
Em relação à subida de rotação do Boxster S não fiquei no entanto com a mesma sensação que tu, ou seja pareceu-me bastante progressiva apesar de haver uma alteração (creio que por volta das 4.500 rpm) devido ao "varioCam" (o equivalente ao Vtec da honda) na sonoridade e na resposta.
Basicamente apesar de concordar com a análise a minha inclinação pende mais para o outro lado
Eu também acho que foi um bom post e também concordo no essencial.
Em relação à subida de rotação do Boxster S não fiquei no entanto com a mesma sensação que tu, ou seja pareceu-me bastante progressiva apesar de haver uma alteração (creio que por volta das 4.500 rpm) devido ao "varioCam" (o equivalente ao Vtec da honda) na sonoridade e na resposta.
Basicamente apesar de concordar com a análise a minha inclinação pende mais para o outro lado
será que dia 03 vais dar uma voltinha com o FilipeJ??
Nota que eu acho que a nível dinâmico o Porsche está de facto espectacular, e é sem qualquer sombra de dúvida o que mais me impressiona no boxster.
Aliás, já dei comigo a analisar o comparativo que deu há uns anos no Top Gear entre o Boxster, o Z3 e o S2000.
Particularmente no duelo Boxster / S2000 acho curioso que um carro menos potente tenha conseguido ser mais rápido em pista.
Se ele perde nas rectas tem de ganhar forçosamente nas curvas, e ainda que não tenha sido por uma margem gigantesca, não deixa de ser mais rápido em pista (e com os pneus de origem, que não são os 255 R18).
A nível de comportamento o Porsche claramente enche-me mais as medidas.
A minha leve preferência pelo S2000 tem muito que ver com razões racionais, tais como a manutenção - já que ainda assim consegue dar bastante gozo numa condução mais apurada (e eu sou um maçarico com o S2000).
Agora se me dissesses que me tinha saído num sorteio um carro destes com manutenção vitalícia incluida - que viesse de lá o Porsche em vez do S.
Nota que eu acho que a nível dinâmico o Porsche está de facto espectacular, e é sem qualquer sombra de dúvida o que mais me impressiona no boxster.
Aliás, já dei comigo a analisar o comparativo que deu há uns anos no Top Gear entre o Boxster, o Z3 e o S2000.
Particularmente no duelo Boxster / S2000 acho curioso que um carro menos potente tenha conseguido ser mais rápido em pista.
Se ele perde nas rectas tem de ganhar forçosamente nas curvas, e ainda que não tenha sido por uma margem gigantesca, não deixa de ser mais rápido em pista (e com os pneus de origem, que não são os 255 R18).
A nível de comportamento o Porsche claramente enche-me mais as medidas.
A minha leve preferência pelo S2000 tem muito que ver com razões racionais, tais como a manutenção - já que ainda assim consegue dar bastante gozo numa condução mais apurada (e eu sou um maçarico com o S2000).
Agora se me dissesses que me tinha saído num sorteio um carro destes com manutenção vitalícia incluida - que viesse de lá o Porsche em vez do S.
mas um dos segredos do sucesso que o S teve foi mesmo esse!
o seu preço inicial e a manutenção
será que dia 03 vais dar uma voltinha com o FilipeJ??
para reconsiderares a tua opinião do S...
Eu conheço bastante razoavelmente o S2000, creio que dificilmente mudava de opinião neste caso.
O S2000 é um carro muito especial e compreendo que haja muita gente que o prefira, nomeadamente em relação aos Boxsters 986 mais básicos.
Mas de facto eu prefiro um Boxster (mesmo dos mais fraquinhos) e se na equação considerarmos um dos actuais Boxster 987 2.7 ou um 986 S, então a coisa ainda se agudiza mais
será que dia 03 vais dar uma voltinha com o FilipeJ??
para reconsiderares a tua opinião do S...
Acho que tu é que devias dar uma volta no Boxster para te aperceberes um pouco melhor do que é aquele carro.
Em termos de eficácia foi seguramente dos carros que mais me impressionaram até hoje (talvez também pela forma como foram conduzidos).
Mas em qualquer dos casos, o feeling é diferente. O Porsche parece que vai abraçado ao alcatrão, e para soltares a traseira dá a sensação que tens de fazer de propósito ou declaradamente abusares imenso.
O S2000 sente-se mais solto, o que é divertido para o fazer escorregar de traseira numa rotunda mas que se torna menos engraçado quando queres curvar forte e feio. A sensação de segurança nunca é a mesma.
Faz lembrar numa escala completamente diferente o que se passa nos carros de segmentos inferiores da Honda vs Europeus.
Tu consegues curvar bem com um civic depois de o "entenderes bem", ou seja, depois de muita experiência.
Mas se agarrares num Megane ou Citroen entras logo na curva a abrir e se ele começar a fugir ainda tens tempo de acender um cigarro, dar a primeira passa e corrigir a trajectória.
Claro que é um exemplo exagerado (até porque os limites de um porsche são tão elevados que quando chega lá a reacção tem de ser imediata), mas que demonstra o que se sente num carro e no outro.
Não me parece que o v7 tenha a ideia de que o S2000 seja um carro mau, mas sim que prefere o Boxster.
Eu na generalidade também o prefiro, e se formos a ver os pontos que me fariam (possivelmente) optar pelo S2000 seriam questões de ordem racional, ligadas directamente a custos.
Este tipo de carros é muito passional e falar deles é sempre entusiasmante (melhor mesmo só conduzir ).
Creio que o Z4 apesar de mais desconhecido tem também fortes argumentos, uma mecânica refinadíssima e uma estética que talvez seja a melhor dos 3 em minha opinião.
É talvez menos cirúrgico que um Boxster e mais "old-school refinado", com muito músculo em todos os regimes, mais poderoso e exuberante que o frenético Honda
Mas de facto eu prefiro um Boxster (mesmo dos mais fraquinhos) e se na equação considerarmos um dos actuais Boxster 987 2.7 ou um 986 S, então a coisa ainda se agudiza mais
Uma coisa que a Porsche tem de excelente é que faz uma evolução na continuidade nos seus carros, bastando ver o que fez ao longo de décadas com o 911.
Se os modelos mais antigos do Boxster e Boxster S já estavam no nível que estavam, então estes mais recentes...
Acho que tu é que devias dar uma volta no Boxster para te aperceberes um pouco melhor do que é aquele carro.
Em termos de eficácia foi seguramente dos carros que mais me impressionaram até hoje (talvez também pela forma como foram conduzidos).
Mas em qualquer dos casos, o feeling é diferente. O Porsche parece que vai abraçado ao alcatrão, e para soltares a traseira dá a sensação que tens de fazer de propósito ou declaradamente abusares imenso.
O S2000 sente-se mais solto, o que é divertido para o fazer escorregar de traseira numa rotunda mas que se torna menos engraçado quando queres curvar forte e feio. A sensação de segurança nunca é a mesma.
Faz lembrar numa escala completamente diferente o que se passa nos carros de segmentos inferiores da Honda vs Europeus.
Tu consegues curvar bem com um civic depois de o "entenderes bem", ou seja, depois de muita experiência.
Mas se agarrares num Megane ou Citroen entras logo na curva a abrir e se ele começar a fugir ainda tens tempo de acender um cigarro, dar a primeira passa e corrigir a trajectória.
Claro que é um exemplo exagerado (até porque os limites de um porsche são tão elevados que quando chega lá a reacção tem de ser imediata), mas que demonstra o que se sente num carro e no outro.
Não me parece que o v7 tenha a ideia de que o S2000 seja um carro mau, mas sim que prefere o Boxster.
Eu na generalidade também o prefiro, e se formos a ver os pontos que me fariam (possivelmente) optar pelo S2000 seriam questões de ordem racional, ligadas directamente a custos.
já andei em alguns Boxters
mas nunca conduzi admito e são belas máquinas, principalmente o 3.2, o 2.5 não gostei tanto, pouco motor para o chassis.
o único Porshe que conduzi foi um 911 descapotável de 2003
eu também prefiro um Boxter S a um S2000...
sempre o disse...a questão está nos valores e aí a vertente racional vem ao de cima
Conheço bem esse comparativo do Top Gear. Gostava muito de experimentar o Z4 que era capaz de me surpreender com alguns detalhes, além de ser, para mim, o mais exclusivo e bonito.
De entre os outros, já sabem qual é a minha escolha do coração, é o S2000. Tem muito a ver com o que o RCA33 tem dito, tem a ver com aquele motor, com a mistica que ronda aquele carro, com a sua configuração e suspensão.
O comportamento dos 1ºs era de facto um pouco sensível pelo que li. Mas pelo menos na versão 2004, que foi o que andei com, o comportamento pareceu-me bastante bom, não foge mais de traseira do que o MX-5!
E aliás os limites e o agarrar ao piso parece-me bem melhor. O que não nos podemos esquecer é que o S2000 tem muito mais potência e leva-nos a explorar rpms altas que entusiasmam e nos fazem esquecer dos limites da fisica...depois não há milagres
Precisamente por impôr esse respeito, esse conhecimento, é que eu falo que tem um "não sei quê", algo mais que os outros que é ligar e andar
E depois vêm as coisas mais racionais como preços inferiores ao Porsche...
É claro que com mais dinheiro um Boxster destes recentes, nomeadamente o S...nem são comparáveis de tão melhores.
PS: Não v7, não me convenceste ainda do Porsche De qualquer forma admito que pouco conduzi, até porque não ia arriscar carro dos outros. No S as condições eram outras.
Bem... Sei que isto vai ser um grande desenterranço, mas já que não está bloqueado, vou dar a minha opinião:
Já tive um S2000 durante algum tempo, e neste momento tenho um Boxster, um simples 2.5cc. Antes deste tinha um Civic type-R com muita vida, e quase nada alterado, sem os azeites do costume... E tanto o Civic como o S2000 andavam o mesmo e andavam mais que o Boxster em aceleração a baixas velocidades.
Assim muito a frio e apesar de ser honda fã boy, tenho que comparar da seguinte forma com o s2000:
Porsche é muito mais carro, mais estável, mais seguro, mais confortável e, espantem-se, mais económico .
Sempre odiei Porsches à excepção destes modelos cabrios, e decidi dar o beneficio da dúvida... De tudo o que é alemão é a única marca que me transmite mais segurança a nível de fiabilidade, quase tanta como nos japoneses, daí ter apostado neste e não num BMW Z3 por exemplo...
Insonorização bastante superior, mal ouço o vento a 150 km/h por exemplo... Com bom equipamento, deste cruise control ao AC automático. Só peca por não ter aquele feeling de estica-las até às 9 mil notando-se claramente ali uma falta de potencia no arranque... Sinceramente o Boxster é uma opção superior caso se goste da estética por igual, tirando o facto de andar menos, nesta motorização...
Como o que neste momento quero é top down, chill out e de vez em quando sentir o bafo do V6, por mim é relativo se puxa mais ou menos que outro modelo equivalente...
Bem... Sei que isto vai ser um grande desenterranço, mas já que não está bloqueado, vou dar a minha opinião:
Já tive um S2000 durante algum tempo, e neste momento tenho um Boxster, um simples 2.5cc. Antes deste tinha um Civic type-R com muita vida, e quase nada alterado, sem os azeites do costume... E tanto o Civic como o S2000 andavam o mesmo e andavam mais que o Boxster em aceleração a baixas velocidades.
Assim muito a frio e apesar de ser honda fã boy, tenho que comparar da seguinte forma com o s2000:
Porsche é muito mais carro, mais estável, mais seguro, mais confortável e, espantem-se, mais económico .
Sempre odiei Porsches à excepção destes modelos cabrios, e decidi dar o beneficio da dúvida... De tudo o que é alemão é a única marca que me transmite mais segurança a nível de fiabilidade, quase tanta como nos japoneses, daí ter apostado neste e não num BMW Z3 por exemplo...
Insonorização bastante superior, mal ouço o vento a 150 km/h por exemplo... Com bom equipamento, deste cruise control ao AC automático. Só peca por não ter aquele feeling de estica-las até às 9 mil notando-se claramente ali uma falta de potencia no arranque... Sinceramente o Boxster é uma opção superior caso se goste da estética por igual, tirando o facto de andar menos, nesta motorização...
Como o que neste momento quero é top down, chill out e de vez em quando sentir o bafo do V6, por mim é relativo se puxa mais ou menos que outro modelo equivalente...
Conta mais.. sensações de condução e se é ou não um verdadeiro Porsche. Posição de condução?A direcção como a comparas ao S2000?
Consegue-se soltar a traseira nisso ou nem por isso? Sempre tive a ideia que esse motor não "dava para nada"...
Já agora como é a manutenção? Há material e oficinas (fora da marca) a mexer nisso em condições? Capacidade da mala é boa?
Para mim é um porsche como todos os outros! Só não anda como a maioria, porque de resto não deve nada a nenhum deles. Posição de condução não notei diferenças!
Ainda não me aventurei com brincadeiras dessas mas a experimentar curvar um bocado mais rápido para testar o comportamento, notei que agarra tipo carraça por isso não deve ser tão fácil por a saltar traseira como o s2000.
Manutenção mesmo na porsche, não é nada de por aí além... Deram-me orçamento e não me assustou! Cá fora arranjo bem mais barato, e como sou eu que faço revisões aos meus carros, será isso que farei com material OEM comprado fora da marca! Oficinas conheço assim de ler pelos fóruns a sport and prestige!
O Porsche Boxster é um carro fantástico, mesmo nas versões mais básicas.
Já conduzi tanto 986, como 987, como o recente 981, (aliás 986 tive um durante 4 anos e meio) todos eles são carros excelentes para a sua época.
Saudade ....
Eu ainda mantenho o 2.5 de 1997...
Não é "explosivo" em termos de potência (204 cv's) mas de facto já dá para proporcionar umas sensações agradáveis ao volante
Editado pela última vez por PRAP; 30 January 2013, 02:19.
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