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[Pergunta técnica] Ar húmido, menos rendimento?
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Acho que é obvio, que até um certo ponto, o motor vai ter melhor rendimento com mais humidade!
É normal!
Se há mais humidade, há mais oxigenio e se há mais oxigenio, há uma melhor combustão!
Humidade é uma coisa, água é outra!
O mesmo acontece em altitude; quanto maior a altitude, menor o desempenho!
Lá está: menos oxigenio=cumbustão mais pobre!
É assim e não vale a pena inventar!
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Originalmente Colocado por ASAS Ver PostAcho que é obvio, que até um certo ponto, o motor vai ter melhor rendimento com mais humidade!
É normal!
Se há mais humidade, há mais oxigenio e se há mais oxigenio, há uma melhor combustão!
Humidade é uma coisa, água é outra!
O mesmo acontece em altitude; quanto maior a altitude, menor o desempenho!
Lá está: menos oxigenio=cumbustão mais pobre!
É assim e não vale a pena inventar!
Até digo mais, é precisamente ao contrário.
O motor aspira por volume de ar. Ou seja, ele vai admitir para a camara de combustão um determinado volume de ar. Não é oxigénio, nem humidade, nem azoto. É tudo o que estiver no ar. Logo, uma atmosfera mais rica em humidade, vai ser menos rica noutros compostos, nomeadamente o oxigénio. Isto para um mesmo volume de ar.
O melhor ambiente, conforme já aqui foi dito, é uma temperatura e humidade baixas e uma pressão alta (baixas altitudes).
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Originalmente Colocado por ASAS Ver PostAcho que é obvio, que até um certo ponto, o motor vai ter melhor rendimento com mais humidade!
É normal!
Se há mais humidade, há mais oxigenio e se há mais oxigenio, há uma melhor combustão!
Humidade é uma coisa, água é outra!
O mesmo acontece em altitude; quanto maior a altitude, menor o desempenho!
Lá está: menos oxigenio=cumbustão mais pobre!
É assim e não vale a pena inventar!
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Como já aqui foi dito (e bem...) o rendimento é menor quanto maior for a humidade no ar.
Num mesmo espaço só pode estar uma coisa, e se está lá água não pode estar oxigénio, ou seja, perde-se directamente rendimento do motor.
Notem que ar e oxigénio não é a mesma coisa...e atenção que humidade é mesmo água!
A questão da injecção de partículas de água para o motor penso que se prende com a redução das altas temperaturas provocadas pela elevada taxa de compressão, a fim de evitar a auto-ignição da mistura antes do ponto morto superior.
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Originalmente Colocado por CaRaMeLo Ver PostTenho um Clio 1.2 8V e noto a mesma coisa que tu ClioII. Bem como num dia bastante quente também noto que ele se queixa, a admissão deste motor, na minha opinião não está bem concebida, a caixa do filtro está numa zona onde apanha bastante calor.
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Originalmente Colocado por k_pt Ver Postquanto menos oxigénio entrar, menos potencia é debitada
se houver mais humidade, a massa de ar que entra no motor tem menos oxigénio e mais agua no estado gasoso
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Originalmente Colocado por ClioII Ver PostA caixa do filtro nem me parece que esteja numa posição particularmente má. E a entrada vem da cava da roda esquerda, logo não entra ar quente do motor.
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Originalmente Colocado por monicamelo Ver PostMas desde quando é que por haver mais humidade tem necessariamente que haver mais oxigénio?
Até digo mais, é precisamente ao contrário.
O motor aspira por volume de ar. Ou seja, ele vai admitir para a camara de combustão um determinado volume de ar. Não é oxigénio, nem humidade, nem azoto. É tudo o que estiver no ar. Logo, uma atmosfera mais rica em humidade, vai ser menos rica noutros compostos, nomeadamente o oxigénio. Isto para um mesmo volume de ar.
O melhor ambiente, conforme já aqui foi dito, é uma temperatura e humidade baixas e uma pressão alta (baixas altitudes).
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Bem, vendo de outra maneira. Ok, com humidade realmente o carro anda menos, pq há dois factores em jogo. menor pressao atmosférica e água no estado gasoso. O que referi foi em dias de nevoeiro (água no estado liquido) ar fresco, e normalmente pressao atmosferica maior. é nesses dias (ou noites) que sinto o carro a andar bastante mais solto.
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Isto não te a ver com a humidade nem com a temperatura do ar (embora esta última possa ter alguma influência). O que se passa tem a ver com a pressão atmosférica. Quando está mau tempo significa que há uma depressão (o B que aparecia nos boletins meteorológicos antigos), ou seja, a pressão atmosférica é mais baixa. O bom tempo é trazido por um anticiclone, ou seja, um núcleo de altas pressões (o A que aparecia nos boletins meteorológicos antigos). Nos motores atmosféricos, a velocidade e quantidade do ar que entra no motor depende desta pressão atmosférica, daí notarem-se diferenças de rendimento.
A temperatura do ar também tem influência, já que o ar quente tem menos densidade que o ar frio. Já a humidade não tem qualqeur influência no rendimento.
Lembrem-se dos barómetros que prevêm o bom ou mau tempo. Eles avaliam isso através da pressão atmosférica.
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reparem k sim...todos são factores importantes mas COMPLETAMENTE distintos...
1 - Humidade: Quanto mais teor de humidade (partículas de água em suspensão) no ar menor a quantidade de oxigénio por unidade de volume e logo menor rendimento;
2 - Pressão de admissão: Quanto maior é pressão atmosférica, maior é a quantidade de ar por unidade de volume, logo maior é o rendimento.
3 - Temperatura: O ar quente é menos denso (princípio de funcionamento dos balões de ar quente) que o ar frio, ou seja, por exemplo, a baixas temperaturas a sua densidade é maior o que significa mais quantidade de ar por unidade de volume e consequente maior rendimento volumétrico.
De acordo com as condições climatéricas (3 factores) a potência tende a ser máxima em dias frios e secos a baixa altitude.
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Originalmente Colocado por NDzign Ver Postreparem k sim...todos são factores importantes mas COMPLETAMENTE distintos...
1 - Humidade: Quanto mais teor de humidade (partículas de água em suspensão) no ar menor a quantidade de oxigénio por unidade de volume e logo menor rendimento;
2 - Pressão de admissão: Quanto maior é pressão atmosférica, maior é a quantidade de ar por unidade de volume, logo maior é o rendimento.
3 - Temperatura: O ar quente é menos denso (princípio de funcionamento dos balões de ar quente) que o ar frio, ou seja, por exemplo, a baixas temperaturas a sua densidade é maior o que significa mais quantidade de ar por unidade de volume e consequente maior rendimento volumétrico.
De acordo com as condições climatéricas (3 factores) a potência tende a ser máxima em dias frios e secos a baixa altitude.
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Originalmente Colocado por ClioII Ver PostPor outro lado, o motor está a absorver mais vapor de água em vez de oxigénio, não?
Que o ar frio é melhor pq é mais denso, de acordo. Noto bom rendimento em dias muito frios, mas secos!
Na F1 a queda de temperatura de 10ºC, com tempo seco, implicava um acréscimo de potência na ordem dos 5%!
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Originalmente Colocado por ASAS Ver PostE, ao entrar na camara de combustão (não se é o nome correcto), devido à temperatura, não haverá libertação de oxigenio dessa humidade?!
Haverá se fizeres a electrólise da água (para tal precisas de energia, mas pronto...)
Ah e depois sobra-te o hidrogéneo no estado gasoso, que deve dar um rendimento extra!
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Originalmente Colocado por antoniop Ver PostIsto não te a ver com a humidade nem com a temperatura do ar (embora esta última possa ter alguma influência). O que se passa tem a ver com a pressão atmosférica. Quando está mau tempo significa que há uma depressão (o B que aparecia nos boletins meteorológicos antigos), ou seja, a pressão atmosférica é mais baixa. O bom tempo é trazido por um anticiclone, ou seja, um núcleo de altas pressões (o A que aparecia nos boletins meteorológicos antigos). Nos motores atmosféricos, a velocidade e quantidade do ar que entra no motor depende desta pressão atmosférica, daí notarem-se diferenças de rendimento.
A temperatura do ar também tem influência, já que o ar quente tem menos densidade que o ar frio. Já a humidade não tem qualqeur influência no rendimento.
Lembrem-se dos barómetros que prevêm o bom ou mau tempo. Eles avaliam isso através da pressão atmosférica.
Do que me lembro da Geografia, o A era um centro de Altas pressões, associando ao bom tempo, e o B, era um centro de Baixas pressões, associado ao mau tempo.
Agora tu podes ter a mesma humidade relativa do ar, quer com baixas temperaturas, quer com altas temperaturas. E então como é?
Aliás a potência quando é determinada segundo normas, a humidade é um dos factores que tem que ser normalizado. Portanto há influência na potência, segundo a humidade. Não se pode desprezar esta variável.
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