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[Pergunta técnica] Ar húmido, menos rendimento?

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    #31
    Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
    A potênica é superior quando o ar é fresco e seco.
    Basta pensar porque é que existem intercoolers em carros com turbo... arrefecer o ar que entra, para que entre mais ar no mesmo volume!

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Peugeot_Sales Ver Post
      Não não....estão todos enganados...quando está humido é sempre melhor...



      ...a biela desliza melhor...
      Andaste a pensar nessa durante quanto tempo?...

      Comentário


        #33
        Acho que é obvio, que até um certo ponto, o motor vai ter melhor rendimento com mais humidade!
        É normal!
        Se há mais humidade, há mais oxigenio e se há mais oxigenio, há uma melhor combustão!

        Humidade é uma coisa, água é outra!

        O mesmo acontece em altitude; quanto maior a altitude, menor o desempenho!
        Lá está: menos oxigenio=cumbustão mais pobre!

        É assim e não vale a pena inventar!

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
          Acho que é obvio, que até um certo ponto, o motor vai ter melhor rendimento com mais humidade!
          É normal!
          Se há mais humidade, há mais oxigenio e se há mais oxigenio, há uma melhor combustão!

          Humidade é uma coisa, água é outra!

          O mesmo acontece em altitude; quanto maior a altitude, menor o desempenho!
          Lá está: menos oxigenio=cumbustão mais pobre!

          É assim e não vale a pena inventar!
          Mas desde quando é que por haver mais humidade tem necessariamente que haver mais oxigénio?

          Até digo mais, é precisamente ao contrário.

          O motor aspira por volume de ar. Ou seja, ele vai admitir para a camara de combustão um determinado volume de ar. Não é oxigénio, nem humidade, nem azoto. É tudo o que estiver no ar. Logo, uma atmosfera mais rica em humidade, vai ser menos rica noutros compostos, nomeadamente o oxigénio. Isto para um mesmo volume de ar.

          O melhor ambiente, conforme já aqui foi dito, é uma temperatura e humidade baixas e uma pressão alta (baixas altitudes).

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
            Acho que é obvio, que até um certo ponto, o motor vai ter melhor rendimento com mais humidade!
            É normal!
            Se há mais humidade, há mais oxigenio e se há mais oxigenio, há uma melhor combustão!

            Humidade é uma coisa, água é outra!

            O mesmo acontece em altitude; quanto maior a altitude, menor o desempenho!
            Lá está: menos oxigenio=cumbustão mais pobre!

            É assim e não vale a pena inventar!
            Mas o oxigénio que tens na água está ligado a dois átomo de hidrogénios num composto estável. Não vais conseguir usar esse oxigénio como comburente... E entrando vapor de água, sobra menos espaço para oxigénio gasoso...

            Comentário


              #36
              Responde melhor...o ar fica mais denso sendo favoravel a uma melhor explosão.

              Existe inclusive kits ( R5 GTT por ex.) de indução de água na injecção:

              Comentário


                #37
                Como já aqui foi dito (e bem...) o rendimento é menor quanto maior for a humidade no ar.

                Num mesmo espaço só pode estar uma coisa, e se está lá água não pode estar oxigénio, ou seja, perde-se directamente rendimento do motor.

                Notem que ar e oxigénio não é a mesma coisa...e atenção que humidade é mesmo água!





                A questão da injecção de partículas de água para o motor penso que se prende com a redução das altas temperaturas provocadas pela elevada taxa de compressão, a fim de evitar a auto-ignição da mistura antes do ponto morto superior.

                Comentário


                  #38
                  Eu continuo a achar que humido é melhor...

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Peugeot_Sales Ver Post
                    Eu continuo a achar que humido é melhor...
                    É pois! Até podes promover o 308 exibindo o magnífico banco traseiro!

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                      É pois! Até podes promover o 308 exibindo o magnífico banco traseiro!

                      Como assim?

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                        Como assim?
                        Sorry! Piada interna para o Peugeot_Sales!

                        Comentário


                          #42
                          VSilva esse kit que mostraste é o da Aquamist

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                            Sorry! Piada interna para o Peugeot_Sales!
                            Tambem não percebi

                            Comentário


                              #44
                              Tenho um Clio 1.2 8V e noto a mesma coisa que tu ClioII. Bem como num dia bastante quente também noto que ele se queixa, a admissão deste motor, na minha opinião não está bem concebida, a caixa do filtro está numa zona onde apanha bastante calor.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por CaRaMeLo Ver Post
                                Tenho um Clio 1.2 8V e noto a mesma coisa que tu ClioII. Bem como num dia bastante quente também noto que ele se queixa, a admissão deste motor, na minha opinião não está bem concebida, a caixa do filtro está numa zona onde apanha bastante calor.
                                A caixa do filtro nem me parece que esteja numa posição particularmente má. E a entrada vem da cava da roda esquerda, logo não entra ar quente do motor.

                                Comentário


                                  #46
                                  quanto menos oxigénio entrar, menos potencia é debitada

                                  se houver mais humidade, a massa de ar que entra no motor tem menos oxigénio e mais agua no estado gasoso

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por k_pt Ver Post
                                    quanto menos oxigénio entrar, menos potencia é debitada

                                    se houver mais humidade, a massa de ar que entra no motor tem menos oxigénio e mais agua no estado gasoso
                                    e agua no estado gasoso são 2 moleculas de hidrogénio para uma de oxigenio... no entanto há mais ignição sem agua ou humidade por perto...

                                    Comentário


                                      #48
                                      a massa de ar que entra no motor está em parte ocupada por hidrogénio que não ajuda na combustão, basicamente é isso

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                        A caixa do filtro nem me parece que esteja numa posição particularmente má. E a entrada vem da cava da roda esquerda, logo não entra ar quente do motor.
                                        A entrada do ar vem de um sítio "fresco" mas a caixa em si está num local bastante quente. Inevitavelmente aquece o ar que é admitido no motor. Acredita, eu já fiz a experiencia de mudar a caixa de origem para outro sítio só mesmo para testar no verão e notei diferenças ;)

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Peugeot_Sales Ver Post
                                          Eu continuo a achar que humido é melhor...
                                          Eu também!

                                          E noto bem isso no meu Vitara carburador!

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                            Mas desde quando é que por haver mais humidade tem necessariamente que haver mais oxigénio?

                                            Até digo mais, é precisamente ao contrário.

                                            O motor aspira por volume de ar. Ou seja, ele vai admitir para a camara de combustão um determinado volume de ar. Não é oxigénio, nem humidade, nem azoto. É tudo o que estiver no ar. Logo, uma atmosfera mais rica em humidade, vai ser menos rica noutros compostos, nomeadamente o oxigénio. Isto para um mesmo volume de ar.

                                            O melhor ambiente, conforme já aqui foi dito, é uma temperatura e humidade baixas e uma pressão alta (baixas altitudes).
                                            E, ao entrar na camara de combustão (não se é o nome correcto), devido à temperatura, não haverá libertação de oxigenio dessa humidade?!

                                            Comentário


                                              #52
                                              nop...

                                              Comentário


                                                #53
                                                Bem, vendo de outra maneira. Ok, com humidade realmente o carro anda menos, pq há dois factores em jogo. menor pressao atmosférica e água no estado gasoso. O que referi foi em dias de nevoeiro (água no estado liquido) ar fresco, e normalmente pressao atmosferica maior. é nesses dias (ou noites) que sinto o carro a andar bastante mais solto.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Isto não te a ver com a humidade nem com a temperatura do ar (embora esta última possa ter alguma influência). O que se passa tem a ver com a pressão atmosférica. Quando está mau tempo significa que há uma depressão (o B que aparecia nos boletins meteorológicos antigos), ou seja, a pressão atmosférica é mais baixa. O bom tempo é trazido por um anticiclone, ou seja, um núcleo de altas pressões (o A que aparecia nos boletins meteorológicos antigos). Nos motores atmosféricos, a velocidade e quantidade do ar que entra no motor depende desta pressão atmosférica, daí notarem-se diferenças de rendimento.
                                                  A temperatura do ar também tem influência, já que o ar quente tem menos densidade que o ar frio. Já a humidade não tem qualqeur influência no rendimento.
                                                  Lembrem-se dos barómetros que prevêm o bom ou mau tempo. Eles avaliam isso através da pressão atmosférica.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    reparem k sim...todos são factores importantes mas COMPLETAMENTE distintos...

                                                    1 - Humidade: Quanto mais teor de humidade (partículas de água em suspensão) no ar menor a quantidade de oxigénio por unidade de volume e logo menor rendimento;

                                                    2 - Pressão de admissão: Quanto maior é pressão atmosférica, maior é a quantidade de ar por unidade de volume, logo maior é o rendimento.

                                                    3 - Temperatura: O ar quente é menos denso (princípio de funcionamento dos balões de ar quente) que o ar frio, ou seja, por exemplo, a baixas temperaturas a sua densidade é maior o que significa mais quantidade de ar por unidade de volume e consequente maior rendimento volumétrico.



                                                    De acordo com as condições climatéricas (3 factores) a potência tende a ser máxima em dias frios e secos a baixa altitude.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por NDzign Ver Post
                                                      reparem k sim...todos são factores importantes mas COMPLETAMENTE distintos...

                                                      1 - Humidade: Quanto mais teor de humidade (partículas de água em suspensão) no ar menor a quantidade de oxigénio por unidade de volume e logo menor rendimento;

                                                      2 - Pressão de admissão: Quanto maior é pressão atmosférica, maior é a quantidade de ar por unidade de volume, logo maior é o rendimento.

                                                      3 - Temperatura: O ar quente é menos denso (princípio de funcionamento dos balões de ar quente) que o ar frio, ou seja, por exemplo, a baixas temperaturas a sua densidade é maior o que significa mais quantidade de ar por unidade de volume e consequente maior rendimento volumétrico.



                                                      De acordo com as condições climatéricas (3 factores) a potência tende a ser máxima em dias frios e secos a baixa altitude.
                                                      Esta parece-me de facto a visão correcta!!! e que na prática se verifica!

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                        Por outro lado, o motor está a absorver mais vapor de água em vez de oxigénio, não?

                                                        Que o ar frio é melhor pq é mais denso, de acordo. Noto bom rendimento em dias muito frios, mas secos!
                                                        Exactamente.

                                                        Na F1 a queda de temperatura de 10ºC, com tempo seco, implicava um acréscimo de potência na ordem dos 5%!

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
                                                          E, ao entrar na camara de combustão (não se é o nome correcto), devido à temperatura, não haverá libertação de oxigenio dessa humidade?!

                                                          Haverá se fizeres a electrólise da água (para tal precisas de energia, mas pronto...)

                                                          Ah e depois sobra-te o hidrogéneo no estado gasoso, que deve dar um rendimento extra!

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por antoniop Ver Post
                                                            Isto não te a ver com a humidade nem com a temperatura do ar (embora esta última possa ter alguma influência). O que se passa tem a ver com a pressão atmosférica. Quando está mau tempo significa que há uma depressão (o B que aparecia nos boletins meteorológicos antigos), ou seja, a pressão atmosférica é mais baixa. O bom tempo é trazido por um anticiclone, ou seja, um núcleo de altas pressões (o A que aparecia nos boletins meteorológicos antigos). Nos motores atmosféricos, a velocidade e quantidade do ar que entra no motor depende desta pressão atmosférica, daí notarem-se diferenças de rendimento.
                                                            A temperatura do ar também tem influência, já que o ar quente tem menos densidade que o ar frio. Já a humidade não tem qualqeur influência no rendimento.
                                                            Lembrem-se dos barómetros que prevêm o bom ou mau tempo. Eles avaliam isso através da pressão atmosférica.

                                                            Do que me lembro da Geografia, o A era um centro de Altas pressões, associando ao bom tempo, e o B, era um centro de Baixas pressões, associado ao mau tempo.

                                                            Agora tu podes ter a mesma humidade relativa do ar, quer com baixas temperaturas, quer com altas temperaturas. E então como é?

                                                            Aliás a potência quando é determinada segundo normas, a humidade é um dos factores que tem que ser normalizado. Portanto há influência na potência, segundo a humidade. Não se pode desprezar esta variável.

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                                                              Em dias chuvosos é natural sentir que o carro anda menos uma vez que perde capacidade de tracção.

                                                              De qualquer forma é nas noites mais frias que eu noto que o meu carro desenvolve substancialmente melhor pois entra mais ar fresco para o motor.

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