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Carro a GPL explode em Espanha(Galiza) com trabalhadores portugueses

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    #31
    Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
    Ninguém tem um vídeo de um crash test de um carro a GPL a levar um violento embate na traseira? Eu tinha curiosidade em ver. Eu sei que a "bilha" deve aguentar, mas tinha uma certa curiosidade.
    Na A1 á uns anos houve um acidente em cadeia, onde se incendiaram alguns carros, acabando por 1 carro transformado a GPL ter explodido

    Foi muito falado na altura, mas agora e após pesquisa não encontro nada

    Comentário


      #32
      Já tivémos essa discussão.
      E dados nada!

      Comentário


        #33
        A preocupação da explosão de GPL não me levaria a não o colocar.

        Acho que é bastante difícil aquilo explodir.

        No entanto, por muito resistente que seja o depósito, temos sempre de admitir que tem um ponto de ruptura, e que no caso de uma pancada enorme na traseira o depósito possa não aguentar.

        O mesmo se aplica ao da gasolina, só que este último está colocado mais à frente...

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
          O mesmo se aplica ao da gasolina, só que este último está colocado mais à frente...
          Normalmente debaixo dos bancos.

          Por outro lado, é um reservatório simples de chapa/nylon sem qq dispositivo de segurança...

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
            A preocupação da explosão de GPL não me levaria a não o colocar.

            Acho que é bastante difícil aquilo explodir.

            No entanto, por muito resistente que seja o depósito, temos sempre de admitir que tem um ponto de ruptura, e que no caso de uma pancada enorme na traseira o depósito possa não aguentar.

            O mesmo se aplica ao da gasolina, só que este último está colocado mais à frente...
            Vou explicar novamente.
            Ao chegar a uma certa pressão, qquer reservatório de GPL possui uma válv. de segurança, que para proteger a integridade estrutural do reservatório começa a libertar gás, no caso de existir um incêndio à volta poderá acontecer um efeito de maçarico. De qquer maneira, acontecerá um foco de queima direccionado, e n um rebentamento e explosão.
            Antes de explodir, o q acontece é q rebenta o reservatório.
            Mas garanto-te q só acontecerá por fogo, por embate teria q ser uma coisa montruosa.
            Ele rebenta, há uma onda de pressão, e depois pode começar a formar-se uma atmosfera explosiva, havendo ignição aí sim há uma explosão, c uma onde de calor.
            Editado pela última vez por ESPRIT; 10 October 2007, 10:55. Razão: Faltava a acção da válvula de segurança.

            Comentário


              #36
              O GPL não me atrai particularmente, mas não acho sério basear-me em acotecimentos destes. Estas coisas acontecem em gasolinas e em GPL's.

              Comentário


                #37
                Há dias vi uma notícia na TV a mostrar as idas dos portugueses a Espanha para abastecer e poupar. Um condutor levava para Portugal duas botijas de gás na mala (para fogão/esquentador...).

                Isto sim é um perigo!

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                  Há dias vi uma notícia na TV a mostrar as idas dos portugueses a Espanha para abastecer e poupar. Um condutor levava para Portugal duas botijas de gás na mala (para fogão/esquentador...).

                  Isto sim é um perigo!
                  Nos anos 80 andei num taxi perto de sevilha que o motorista a meio do percurso trocou de bilha...tinha 2 bilhas de 13 kilos de gaz na mala do carro identicas ao gaz de fogão.... foi só trocar a bilha

                  expectaculo até eram tubos de borracha usados normalmente na cozinha e o respectivo ruptor

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                    Nos anos 80 andei num taxi perto de sevilha que o motorista a meio do percurso trocou de bilha...tinha 2 bilhas de 13 kilos de gaz na mala do carro identicas ao gaz de fogão.... foi só trocar a bilha

                    expectaculo até eram tubos de borracha usados normalmente na cozinha e o respectivo ruptor
                    Espera aí eu não quiz dizer que o tal da notícia levava o carro a FUNCIONAR com o gás em botijas domésticas, apenas me referia ao facto dele as transportar na mala e que isso há-de ser mais perigoso (obviamente) do que andar num carro a GPL.

                    QUanto à situação que descreves, é caso para ficar e com vontade de trocar de taxi!!!

                    Comentário


                      #40
                      Se o depósito tivesse rebentado de certeza que a noticia tinha
                      sido muito mais divulgada. É que uma coisa dessas tinha concerteza
                      que destruir muita coisa à volta.

                      Se calhar o que explodiu até foi o depósito da gasolina....

                      E quanto à proibição de carros a GPL em Espanha, parece que já não existe.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                        Nos anos 80 andei num taxi perto de sevilha que o motorista a meio do percurso trocou de bilha...tinha 2 bilhas de 13 kilos de gaz na mala do carro identicas ao gaz de fogão.... foi só trocar a bilha

                        expectaculo até eram tubos de borracha usados normalmente na cozinha e o respectivo ruptor



                        Comentário


                          #42
                          rebemais depressa o depósito da gasolina do que o deposito do gpl...As tantas até foi mesmo isso que aconteceu.
                          Mas também não me admira que o carro tivesse um equipamento dos primeiros e ilegais, onde se andava com uma bilha do fogão de casa na mala.No texto em espanhol, eles referem uma bilha e não um deposito.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                            Nos anos 80 andei num taxi perto de sevilha que o motorista a meio do percurso trocou de bilha...tinha 2 bilhas de 13 kilos de gaz na mala do carro identicas ao gaz de fogão.... foi só trocar a bilha

                            expectaculo até eram tubos de borracha usados normalmente na cozinha e o respectivo ruptor
                            O meu pai teve um carro assim

                            Comentário


                              #44
                              Mmm tópico engraçado! Ok, já carimbei a senha de presença!

                              Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                              Mas afinal os GPL explodem ou não
                              Mas tens dúvidas?! Só espero que, quando o meu GPL explodir à maneira, não esteja num túnel! Eu quero fazer um pouquinho de skysurfing antes de aterrar no chãoooooooo.

                              Comentário


                                #45
                                Uma vez assisti a um incêndio numa fábrica, onde explodiram algumas bilhas de gás. É uma explosão tremenda.

                                Quando há acidentes nas habitações os apartamentos ficam totalmente destruídos, por isso se fosse o depósito do GPL a explodir o carro nem para a sucata servia e o pessoal à volta não ficava com muita saúde.

                                Em Espanha já foi liberalizada a venda de GPL a particulares. Há poucas bombas de abastecimento porque não há aderência dos espanhóis. O preço do GPL é mais caro que em Portugal e a gasolina mais barata.

                                Acho que a Repsol chegou a fazer uma campanha em que oferecia a transformação.

                                Comentário


                                  #46
                                  [quote=LM;1764284]Uma vez assisti a um incêndio numa fábrica, onde explodiram algumas bilhas de gás. É uma explosão tremenda.

                                  Quando há acidentes nas habitações os apartamentos ficam totalmente destruídos, por isso se fosse o depósito do GPL a explodir o carro nem para a sucata servia e o pessoal à volta não ficava com muita saúde.

                                  Em Espanha já foi liberalizada a venda de GPL a particulares. Há poucas bombas de abastecimento porque não há aderência dos espanhóis. O preço do GPL é mais caro que em Portugal e a gasolina mais barata.

                                  Acho que a Repsol chegou a fazer uma campanha em que oferecia a transformação.[/quote]

                                  A última vez q me referiste isso, n consegui confirmar essa promoção. Creio q n passou de intenção.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por LM Ver Post
                                    Uma vez assisti a um incêndio numa fábrica, onde explodiram algumas bilhas de gás. É uma explosão tremenda.

                                    Quando há acidentes nas habitações os apartamentos ficam totalmente destruídos, por isso se fosse o depósito do GPL a explodir o carro nem para a sucata servia e o pessoal à volta não ficava com muita saúde.

                                    Em Espanha já foi liberalizada a venda de GPL a particulares. Há poucas bombas de abastecimento porque não há aderência dos espanhóis. O preço do GPL é mais caro que em Portugal e a gasolina mais barata.

                                    Acho que a Repsol chegou a fazer uma campanha em que oferecia a transformação.
                                    Pelo que sei as bilhas de gás não têm qualquer dispositivo de segurança pelo que são mais propícias a explodirem. Os depósitos de GPL têm válvulas (como já foi dito) que nunca deixam elevar a pressão no seu interior, inviabilizando assim qualquer explosão (existem sempre casos singulares).

                                    Não são comparáveis.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                      Pelo que sei as bilhas de gás não têm qualquer dispositivo de segurança pelo que são mais propícias a explodirem. Os depósitos de GPL têm válvulas (como já foi dito) que nunca deixam elevar a pressão no seu interior, inviabilizando assim qualquer explosão (existem sempre casos singulares).

                                      Não são comparáveis.
                                      Dizes tu!

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por CLIO_thoris Ver Post
                                        Na A1 á uns anos houve um acidente em cadeia, onde se incendiaram alguns carros, acabando por 1 carro transformado a GPL ter explodido

                                        Foi muito falado na altura, mas agora e após pesquisa não encontro nada
                                        lembras-te que explodiu??

                                        Engraçado que eu apenas lembro-me de o ter visto a arder. Era um Pajero...

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                                          lembras-te que explodiu??

                                          Engraçado que eu apenas lembro-me de o ter visto a arder. Era um Pajero...
                                          tens algum link ou fotos?

                                          Comentário


                                            #51
                                            Vou voltar a insistir numa "tecla"!

                                            Há uma diferença entre rebentar e explodir.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                              Dizes tu!
                                              Tens informações que sustentem o contrário? Partilha.

                                              Comentário


                                                #53
                                                A questão é, se tivesse sido um carro "normal" a diesel ou gasolina, será que algum jornal iria adoptar um título do género: "Automóvel a gasolina/gasóleo que transportava trabalhadores explodiu"?

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Dizia ardeu.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                                    Tens informações que sustentem o contrário? Partilha.
                                                    Vávula de garrafa c válvula de segurança, n obrigatória ao q sei.

                                                    Qdo n tenho a certeza, uso a palavra "Creio".
                                                    Ficheiros anexados

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                      Nos anos 80 andei num taxi perto de sevilha que o motorista a meio do percurso trocou de bilha...tinha 2 bilhas de 13 kilos de gaz na mala do carro identicas ao gaz de fogão.... foi só trocar a bilha

                                                      expectaculo até eram tubos de borracha usados normalmente na cozinha e o respectivo ruptor
                                                      Aqui há cerca de um ano, andei num mercedes e ao falar com o condutor, este disse-me que o carro trabalhava a gás.

                                                      Por brincadeira, referi que o dito não levava autocolante e ele respondeu-me:

                                                      Pois não, este carro funciona com botijas iguais às utilizadas em casa, não está legal!

                                                      Ainda me disse, que para ir à inspecção, bastava retirar a botija e que passava na boa.

                                                      Se calhar ainda andam alguns por esse país fora.

                                                      Um abraço, by Filas

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                                                        rebemais depressa o depósito da gasolina do que o deposito do gpl...As tantas até foi mesmo isso que aconteceu.
                                                        Mas também não me admira que o carro tivesse um equipamento dos primeiros e ilegais, onde se andava com uma bilha do fogão de casa na mala.No texto em espanhol, eles referem uma bilha e não um deposito.
                                                        Dúvido que nos dias de hoje ainda hajam carros com esses "esquemas" porque na hora de ir ao IPO chumbava logo.

                                                        Se ainda os há então são carros que não vão ao IPO.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por LM Ver Post
                                                          Uma vez assisti a um incêndio numa fábrica, onde explodiram algumas bilhas de gás. É uma explosão tremenda.

                                                          Quando há acidentes nas habitações os apartamentos ficam totalmente destruídos, por isso se fosse o depósito do GPL a explodir o carro nem para a sucata servia e o pessoal à volta não ficava com muita saúde.
                                                          Em primeiro lugar, o GPL é diferente do gás usado nas botijas caseiras. É liquido e em contacto com o ar despressuriza-se. Além disso e como já foi diversas vezes referido neste fórum, os depósitos GPL além de terem capacidade para resistir ao fogo durante cerca de 30 minutos (em média) têm uma valvula de segurança que o esvaziam progressivamente quando for sentida uma grande pressão no seu interior, precisamente para evitar explosões.

                                                          E considerando uma situação extrema de embate traseiro numa viatura a GPL será muito pouco provável que por muito forte que seja o embate, este se danifique ao ponto de criar uma grande pressão no seu interior. Um depósito GPL é bastante resistente e como tal, o mais certo é que este numa situação de forte embate se desloque do ponto onde se encontra montado no carro.

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                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por margalhau Ver Post
                                                            Em primeiro lugar, o GPL é diferente do gás usado nas botijas caseiras. É liquido e em contacto com o ar despressuriza-se. Além disso e como já foi diversas vezes referido neste fórum, os depósitos GPL além de terem capacidade para resistir ao fogo durante cerca de 30 minutos (em média) têm uma valvula de segurança que o esvaziam progressivamente quando for sentida uma grande pressão no seu interior, precisamente para evitar explosões.

                                                            E considerando uma situação extrema de embate traseiro numa viatura a GPL será muito pouco provável que por muito forte que seja o embate, este se danifique ao ponto de criar uma grande pressão no seu interior. Um depósito GPL é bastante resistente e como tal, o mais certo é que este numa situação de forte embate se desloque do ponto onde se encontra montado no carro.
                                                            Se for propano n é, aliás se for mistura tbem n é, é igualzinho.
                                                            Está em fase líquida na garrafa, e a passagem para gasoso faz-se ainda na garrafa, escepto em garrafas de fase liquida, qto mais "cheia" estiver a garrafa, maior a capacidade de vaporização.
                                                            O Redutor está lá para o por À pressão de afinação do aparelho.

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                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                              Se for propano n é, aliás se for mistura tbem n é, é igualzinho.
                                                              Está em fase líquida na garrafa, e a passagem para gasoso faz-se ainda na garrafa, escepto em garrafas de fase liquida, qto mais "cheia" estiver a garrafa, maior a capacidade de vaporização.
                                                              O Redutor está lá para o por À pressão de afinação do aparelho.
                                                              Já constatei que existem alguns fornecedores de combustivel a fazer o atesto de carros GPL com botijas industriais utilizando uma máquina com um aspecto artesanal. Em Coimbra há uma oficina onde fazem isso.

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