Tinha um kubota igual a esse em casa do meu avo!! la andava eu a fazer manobras com isso no quintal desde muito pequenito que ele me metia a conduzir so os pedais ficavam por conta dele!
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Que quer dizer este "I"?
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Originalmente Colocado por Lino Marques Ver PostSignifica "Isento" e refere-se a uma benesse fiscal qualquer nos anos 70 a que tinham direito todos os carros que tivessem bancos traseiros rebatíveis!!!
Isto porque, supostamente, essa característica dava-lhes um carácter mais comercial, ou seja, tornava-os adequados a uma utilização comercial/empresarial.
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Estou a ver que é só putos por aqui.
Como o Lino Marques explicou, o I sinalizava veículos homologados como "Mistos" - a diferença era precisamente o banco rebatível e (geralmente) o portão traseiro, para transporte de cargas.
Tal como quase toda a fiscalidade na altura, era um regime confuso mas que assentava em critérios de homologação do veículo.
Com a entrada no mercado único europeu a fiscalidade automóvel foi revista e reformularam tudo - foi quando apareceu o famigerado I.A. baseado na cilindrada - obra do presidente Cavaco.
Foi um período em que não havia IVA, IRS, IRC. Em vez disso, havia impostos específicos sobre o consumo, o imposto complementar e um imposto das sociedades. Estamos a falar da década de 80...
Paralelamente havia fortes restrições à importação, pelo que os fabricantes mais populares foram forçados a implantar "montadoras" de automóveis, como a fábrica da Renault em Setúbal, a Citroen/PSA em Mangualde, a Opel na Azambuja ou a joint-venture Toyota/Salvador Caetano em Ovar.
Nos impostos de circulação, para além do imposto municipal que vigorou até este ano, havia o já falado imposto sobre os veículos a gasóleo, que pagavam pequenas fortunas trimestrais - na altura era pesadíssimo, mas para quem fazia muitos kilometros compensava.
Os comerciais também existiam e tinham que ostentar na frente uma placa azul com o concelho fiscal em que estavam registados.
Dentro destas placas, havia umas que para além da indicação da localidade, limitavam também a circulação a um raio de 50km.
Estas placas foram utilizadas até ao início da década de 90, juntamente com o famoso "80" na traseira.
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Originalmente Colocado por Vorsprung durch Technik Ver PostEstou a ver que é só putos por aqui.
Como o Lino Marques explicou, o I sinalizava veículos homologados como "Mistos" - a diferença era precisamente o banco rebatível e (geralmente) o portão traseiro, para transporte de cargas.
Tal como quase toda a fiscalidade na altura, era um regime confuso mas que assentava em critérios de homologação do veículo.
Com a entrada no mercado único europeu a fiscalidade automóvel foi revista e reformularam tudo - foi quando apareceu o famigerado I.A. baseado na cilindrada - obra do presidente Cavaco.
Foi um período em que não havia IVA, IRS, IRC. Em vez disso, havia impostos específicos sobre o consumo, o imposto complementar e um imposto das sociedades. Estamos a falar da década de 80...
Paralelamente havia fortes restrições à importação, pelo que os fabricantes mais populares foram forçados a implantar "montadoras" de automóveis, como a fábrica da Renault em Setúbal, a Citroen/PSA em Mangualde, a Opel na Azambuja ou a joint-venture Toyota/Salvador Caetano em Ovar.
Nos impostos de circulação, para além do imposto municipal que vigorou até este ano, havia o já falado imposto sobre os veículos a gasóleo, que pagavam pequenas fortunas trimestrais - na altura era pesadíssimo, mas para quem fazia muitos kilometros compensava.
Os comerciais também existiam e tinham que ostentar na frente uma placa azul com o concelho fiscal em que estavam registados.
Dentro destas placas, havia umas que para além da indicação da localidade, limitavam também a circulação a um raio de 50km.
Estas placas foram utilizadas até ao início da década de 90, juntamente com o famoso "80" na traseira.
Já sei a quem recorrer quando tiver dúvidas deste tipo. Agora sim, esclarecimento total e não apenas "uma ideia daquilo que é".
Obrigado!
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